10 dicas para combater o bloqueio de ideias na hora de postar

31 ago 2010 | By

Praticamente todos os blogueiros passam por um determinado momento em que surge o bloqueio na hora de escrever. Não existem ideias, todos os conteúdos parecem fúteis e meio sem graça, ou simplesmente não existe inspiração ou vontade. Nós próprios passamos por isso de tempos em tempos, especialmente quando tudo está um pouco mais parado no que concerne a grandes novidades e portanto, mais difícil de explorar e analisar. O bloqueio na hora de escrever novas matérias é resultado de uma série de fatores, e pode ser facilmente evitado utilizando técnicas que lhe permitem combater essa insuficiência de ideias.

 

Não ter assuntos para debater é algo que normalmente assola os blogueiros, seja um fator real, seja apenas a ideia de um dia isso poder vir a acontecer. Muitas vezes esse “problema” está associado a uma necessidade que todos nós blogueiros temos: escrever conteúdo de topo sempre. Ou seja, a maioria dos blogueiros sente uma enorme necessidade de escrever sempre artigos de grande qualidade, o que por sua vez os pressiona e restringe em termos de novas ideias.

Vejamos então algumas formas de combater esses problemas:

1. VOCÊ NÃO TEM DE ESCREVER SEMPRE CONTEÚDOS DE TOPO

Uma das coisas pelas quais quase todos passamos é a necessidade de escrevermos conteúdos de topo sempre. A audiência é cada vez maior, o número de artigos publicados já é vasto, e normalmente o autor sempre tem a pressão de levar aos seus leitores conteúdos de grande nível todos os dias. Na verdade, quando se escreve conteúdo só porque os leitores estão esperando por mais um artigo fantástico, corre-se o risco de decepcionarmos o leitor diariamente.

Esqueça a parte em que você tem de escrever sempre conteúdos de topo. Isso não existe. Ninguém é capaz de escrever diariamente artigos que deixem os leitores completamente de boca aberta, que gerem centenas de retweets, ou artigos que façam simplesmente os seus RSS Feeds estremecer de tantos cliques e visualizações. Isso na verdade é uma grande condicionante para si, enquanto autor, e obviamente você deverá ter capacidade de perceber que embora não possa escrever conteúdos de topo todos os dias, pode simplesmente atualizar o blog com informação que considere relevante. Evitando este condicionalismo, você tem a primeira arma para combater o bloqueio da escrita.

2. ESCREVA COM E SOBRE AS SUAS PAIXÕES

Alguns leitores e principalmente aqueles que se consideram mais leigos, e que por uma ou outra razão visitam o blog à procura de filmes e poemas góticos, normalmente não gostam deste tipo de artigos (educacionais). Consideram “longos”, mas na verdade são reflexo de uma das minhas paixões: ensinar.

Escrever somente com o intuito rotineiro de “acrescentar postagens” normalmente leva a uma situação em que só se escreve por escrever. Não existe atratividade nisso, perde-se a paixão. Não podemos oferecer postagens aos nossos leitores, que nós próprios achamos “sem graça”.

Uma das formas de combater o bloqueio na hora de escrever, é optar por um assunto que você adora. Quando se escreve sobre algo que se domina, que se adora, tudo fica mais fácil. Quando optamos por assuntos apenas porque “não temos o que fazer”, comete-se o erro de não escrever com paixão e consequentemente chegar a um ponto em que o bloqueio da escrita é uma constante.

3. PARTILHE AS SUAS EXPERIÊNCIAS PESSOAIS

Quando num determinado momento você se sentir bloqueado para escrever, escreva sobre uma experiência pessoal sua de acordo com o assunto proposto. Evite cometer o erro de pensar que os seus leitores não se interessam por suas atividades. Eles se interessam! Na verdade todos nós gostamos de uma boa história ou de um caso de estudo de alguém que viveu X ou Y.

Mostrar transparência, conhecimento e algum caráter é uma boa forma de combater o bloqueio na hora de escrever. Se não tem um assunto técnico para abordar, fale um pouco sobre quem é você!

4. LEIA OUTROS BLOGS

Uma das coisas que costumamos fazer para combater o bloqueio na hora de escrever é ler outros blogs. Embora seja mais ou menos uma rotina, ler outros blogs é uma forma prática de conseguir novas ideias (Aconselho a leitura dos nossos parceiros, na lateral do blog). Ler um determinado artigo, normalmente leva-nos a outro, que depois leva-nos a uma ideia e mais tarde a algumas pesquisas fundamentadas. Num curto espaço de tempo surgem dezenas de novas ideias para matérias interessantes. Estar atento ao que os outros escrevem (aconselho a ler os artigos dos outros autores, todos tem suas peculiaridades) é importante não só para conhecer novos assuntos, como também para ter um fluxo de ideias mais atuante.

5. FAÇA PESQUISAS

Fazer pesquisas, seja nos buscadores, seja em outras plataformas como o Youtube, é uma forma de procurar novas ideias para matérias. Esteja atento aos tópicos que tenham sido alvos de debates, com muitos comentários, analise os artigos mais populares, veja os vídeos mais populares das seções técnicas do Youtube, faça pesquisas nos buscadores por assuntos idênticos ao do seu blog, etc. É importante você circular pelo mercado de conteúdos e analisar aquilo que está sendo feito e escrito. Dessa forma você poderá construir um leque de novas ideias para postagens.

6. FAÇA UMA PAUSA

Por vezes as pausas são a melhor arma de um blogueiro.

Considere utilizar os fins-de-semana para relaxar, passear, sentar-se à beira mar e tentar de alguma forma pensar com a cabeça dos seus leitores. O que será que eles gostariam de ler na semana seguinte? Momentos de pausa são excelentes para não só desbloquear o seu fluxo de ideias, como também criar um novo fluxo de ideias a favor da criação de novos tópicos de debate.

7. PERGUNTE AOS SEUS LEITORES

Uma das melhores formas para conseguir encontrar o caminho das postagens, é perguntar diretamente aos seus leitores quais os tópicos que estes gostariam de ver debatidos no seu blog. Seja através do Twitter, do Facebook ou mesmo com um post, você pode perguntar diretamente aos seus leitores quais os tópicos e assuntos a desenvolver de seguida. Eles, melhor do que ninguém sabem quais são os assuntos para os quais gostariam de obter uma orientação ou simplesmente uma resposta. Nem sempre você conseguirá decifrar quais os problemas que os leitores estão tendo, portanto, pergunte-lhes!

8. ESCREVA ANTECIPADAMENTE

Escrever de forma antecipada é uma das melhores estratégias a ter em conta na blogosfera. Se você escrever pelo menos com 1 ou 2 dias de antecipação, (salvando nos rascunhos) você garante que no dia seguinte está a salvo do bloqueio da escrita, ou seja, você já tem um artigo programado para o dia seguinte e portanto, tem o dia todo para pensar nas novas postagens dos dias seguintes. Isto retira-lhe a pressão de ter de escrever no próprio dia e num determinado horário, libertando-o para um maior fluxo de ideias.

9. FAÇA UMA LISTAGEM DE ASSUNTOS A ABORDAR

Costumamos dizer que o nosso melhor amigo é o bloco de notas. É precisamente nele que apontamos todas as ideias para novas postagens, e é também a ele que recorremos sempre que o bloqueio surge na hora de escrever um novo artigo. Se você conseguir manter uma listagem de assuntos a abordar, você está praticamente salvo contra qualquer eventual bloqueio. De semana a semana tente por num bloco de notas as ideias que foi tendo, para novas postagens, e sempre que necessitar recorra a esse bloco para escrever uma nova postagem.

10. CONVERSE COM AMIGOS E FAMILIARES

Uma das coisas que também costumamos fazer é conversar. Seja uns com os outros, seja via Second Life, ou seja com os nossos amigos e familiares. Por vezes uma simples pergunta do tipo – “O que gostarias de ler para aprender a ganhar dinheiro no Second Life?” – pode ser o princípio de tudo. Depois disso a conversa irá levá-lo a várias ideias, soluções e formas diferentes de abordar conteúdos que por ventura até já escreveu.

BÓNUS: PARE COMPLETAMENTE!

Infelizmente existe muito o mito de que um blog não deve ficar sem atualizações durante algum tempo sob pena de perder tráfego. Mas na verdade um blog não morre, muito menos perde tráfego, se ficar uma semana sem novos conteúdos. (Experiência própria, depois que tem conteúdo bom no blog, pode ficar sem atualizações, que as visitas vem igual) Num caso extremo de saturação e de insistência, o que lhe recomendamos é que pare completamente!

Tire uma semana de férias do seu computador e do seu blog, aproveite esse tempo para divertir-se e dedicar-se a outras atividades, e de certeza absoluta que durante esse período as novas ideias irão começar a fervilhar.

E VOCÊ, COMO COMBATE O BLOQUEIO DE IDEIAS?

Tendo em conta que provavelmente é blogueiro, não deixe de participar nesse debate com as suas opiniões e experiências pessoais. Gostaríamos de saber como lida com o bloqueio na hora de escrever… Comente!

4 comentários em “10 dicas para combater o bloqueio de ideias na hora de postar

  1. Bom dia Elvira.
    Excelente sua postagem, adorei.
    Eu concordo em genero numero e grau com seu texto, vejamos o seguinte, eu não vou postar por postar, fazer post tapa buraco idem, não faço, é contra tudo que penso, é contra o respeito aos leitores deste ou do meu blog particular e é contra ao meu ver para a matéria que uso para tapar buraco. Falta de o que postar, fico sem postar, dou o tempo que preciso para que a matéria venha, limpa,informando e respeitado a todos no geral…é assim que vejo, penso e sinto.
    Foi por isso que ontem fiquei sem postar, estava me dando um tempo, analisando, pensando,observando, pois acho isso fundamental para que tudo flua de maneira agradável,leve,sem constrangimentos aos leitores.
    Beijos .

  2. katia raynierNo Gravatar disse:

    Bom dia
    Eu ja esperava algo parecido , mas nao tao profundo, gostei da materia, um incentivo ate para quem esta prestes a fazer vestibular.
    Bom eu faco a ultima opcao. nao faco nada. e rambem quando posso, adianto e deixo rascunhoi antes de publicar. percebo que as vezes nao precisava tanto. ao inves de adicionar mais e mais coisas para enfeitar, percebo que retirar deixando simples, polido e limpo. se torna mais atraente a posrtagem.
    vou usar as dicas sim com certeza.
    bjs

  3. Elvira SLNo Gravatar disse:

    Postagem nota 10!!! :D

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: