10 dicas para conseguir parcerias com outros blogs

05 ago 2010 | By

A criação de um perfil funcional de “link building” é extremamente importante no desenvolvimento e criação de autoridade no seu blog. Os links ajudam-no não só a gerar mais tráfego via clique, aumentar a sua exposição social, e ainda mais importante que isso, ajudam-no a subir nos resultados de pesquisas nos motores de busca. Indiretamente, um bom perfil de parcerias acabará por fazê-lo ganhar visitantes de qualidade para o seu blog.

Um dos erros mais comuns é o pedido de troca de links. Embora seja uma estratégia bastante popular entre blogs e blogueiros, a verdade é que quando utilizada de forma pouco eficiente ou estratégica, poderá colocá-lo em risco ao nível do reconhecimento.

Praticamente todos os dias recebo emails de blogueiros interessados em efetuar trocas de links com os meus blogs. Embora alguns dos emails sejam devidamente bem estruturados, a grande maioria são completamente absurdos e a probabilidade de algum dia conseguirem uma troca de links é muito muito reduzida. Obviamente, quando recebo essas propostas, provavelmente existem mais blogs e blogueiros que as recebem em simultâneo, pelo que se a estratégia for mesmo errônea, é bem provável que esse blogueiro tenha acabado de perder tempo em prol de nada.

Com uma estratégia bem definida, as trocas de links até podem ser bastante benéficas para blogs e blogueiros, especialmente aqueles que estão começando agora na área. Deixo-lhe 10 dicas essenciais para conseguir uma boa troca de links com outros blogs:

1. VÁ DIRETO AO ASSUNTO

Se o propósito do seu email é conseguir uma troca de links com outro blog ou blogueiro, tenha a certeza de que é claro na transmissão da idéia, e o que oferece em troca (como um link na blogroll – parcerias) e torne o seu comunicado simples e curto. Obviamente, não é mau colocar um pouco de personalidade e informação no seu email, mas EVITE ao máximo tornar o email denso e extenso. Os grandes blogueiros recebem centenas de emails diariamente, e se o seu contato for curto e direto, tem mais possibilidade de ser visualizado. Se por ventura está a contactar blogueiros que entraram no mercado há pouco tempo, então terá um pouco mais de liberdade nesta área.

2. COMECE COM CONTATOS QUE CONHECE

A sua melhor oportunidade de obter sucesso com alguém para troca de links, acontece provavelmente quando você contata alguém que pelo menos sabe quem você é, ou o que faz. Se por ventura está começando na blogosfera, provavelmente os seus contatos ainda são reduzidos, portanto, esta é uma boa oportunidade de você começar a criar amizades e a conhecer outros blogueiros dentro da sua área. Se possível, comece por enviar links nos seus artigos para outros blogs, comentar nos blogs desses autores e participar ativamente em comunidades, antes de pedir uma troca de links.

3. LIMITE-SE A CONTATAR BLOGS RELEVANTES

É perfeitamente comum receber emails de blogueiros a convidarem-me para uma troca de links, quando na verdade os seus blogs não estão sequer na mesma área de assuntos que a minha… Mas se pretende ter sucesso com a troca de links, preocupe-se em abordar blogs e blogueiros que sejam relevantes para o seu público alvo e vice-versa. Nem tudo na blogosfera é pagerank….

4. CONTATE BLOGS COM DIMENSÕES SIMILARES

Se por ventura lançou o seu blog na semana passada, evite ao máximo pedir uma troca de links a blogs devidamente estabelecidos e reconhecidos (exceto se conhecer o blogueiro ou já tiver uma reputação construída na área). O seu tempo é muito mais bem empregue a contatar outros blogueiros novatos, e provavelmente até conseguirá uma taxa de retorno muito superior. À medida que o seu blog for crescendo, você passará a ter melhores oportunidades de contatar outros blogs maiores.

Os blogs grandes, de acordo com a imagem desta postagem,
terão uma série de razões para
NÃO aceitar uma troca de links com o seu blog:

  • Não há nada no seu blog para eles. Na verdade não é completamente nada, mas é necessário compreender que um blogueiro de topo não se motiva numa troca de links com um blog acabado de ser criado. Compreenda também que o link de um blog de topo no seu blog recente, não lhe trás muito tráfego direto, e seguramente também não vai te ajudar a subir nos motores de busca, pela simples razão de que nem você próprio tem expressão nos motores de busca.
  • Eles recebem demasiados contatos. Se os blogueiros de topo aceitassem todos os pedidos de troca de links que recebem, provavelmente a sua barra lateral seria interminável.
  • Eles não sabem nada acerca da sua motivação. Falando um pouco por mim, não vejo grande interesse em trocar links com um blog que não está estabelecido há pelo menos 6 meses. Infelizmente mais de 65% dos blogueiros desistem de bloggar num espaço de 3 meses. Como resultado disso, você terá de provar primeiro que vale a pena confiar no seu trabalho, até conseguir trocar links com blogs de topo.

5. ENCONTRE O NOME DO AUTOR

Para a grande maioria dos blogueiros de topo que recebem centenas de pedidos de troca de links, pode fazer uma grande diferença você preocupar-se em saber o nome da pessoa que está a contatar. Infelizmente ainda são poucos os blogueiros que se dão a esse trabalho, pois não compreendem a importância de um contato mais pessoal e direto.

6. NÃO IGNORE OS LINKS NOS ARTIGOS

Embora a troca de links na barra lateral seja o processo mais comum, e garanta que o seu blog aparece listado em todas as páginas, não é seguramente o único modelo de negócio existente. De tempos a tempos faço um “roundup” de artigos de outros blogs, enviando links para cerca de 10 a 20 blogs diferentes. Esse tipo de estratégia funciona muito bem, especialmente porque os outros blogueiros acabam por visitar o blog seguindo o backlink, bem como deixam comentários a agradecer o “link love”. Linkar para outros blogs é uma excelente forma de travar novas amizades.

Uma forma de contornar a troca de links, é contatar blogs e blogueiros que façam regularmente “roundups” deste estilo, propondo a troca de links numa situação deste tipo. Numa tentativa deste tipo, a grande maioria dos blogueiros acaba por aceitar, pois não interfere diretamente com o peso global dos seus blogs, e torna-se também atrctivo do ponto de vista social.

7. NÃO ENVIE O MESMO EMAIL PARA DEZENAS DE CONTATOS

Se pretende ter alguma hipótese de conseguir trocar links, por favor tente mostrar que o seu email é pessoal e não um contato genérico enviado para CENTENAS de contatos. Utilizar simplesmente o nome de contato da pessoa, torna a sua investida muito mais pessoal. Evite também contatar vários blogueiros ao mesmo tempo, expondo todos os endereços de email. Utilize o “CCO” para esconder os seus contatos quando envia emails. É detestável receber mensagens genéricas enviadas para centenas de pessoas.

8. INDIQUE O SEU BLOG

Parece óbvio, mas recebo dezenas de emails que dizem: “Parabéns pelo blog, vamos fechar parceria e efetuar uma troca de links? É possível?” Manter a mensagem curta e direta é essencial, como referi no ponto Nº1, mas se por ventura não coloca o contato do seu blog, de que forma sua proposta será avaliada???

9. NÃO EXAGERE

Embora as trocas de links possam ser benéficas para o seu blog, principalmente no início, esta é apenas uma das centenas de estratégias necessárias para levar o seu blog ao sucesso. Não exagere. Evite passar horas e horas a enviar emails e a tentar trocar links com todos os blogs e blogueiros que encontra na rede. Preocupe-se em utilizar grande parte do seu tempo em prol do seu conteúdo, ou seja, mantenha os posts atualizados.

10. O SEU CONTEÚDO VEM PRIMEIRO QUE TUDO O RESTO!

A melhor forma de atrair links para o seu blog, esquecendo um pouco a troca de links, é focando a sua mente na criação de conteúdos de grande qualidade. Se por ventura tentar trocar links com um autor que não conhece o seu blog, a primeira coisa que ele fará é visitar o seu endereço e analisar o tipo de conteúdos que você produz. Se você produzir conteúdos de qualidade, as suas chances de ser bem sucedido numa troca de links são maiores.

Nunca se esqueça: o conteúdo vem antes de todo o resto!

  • QUAL É A SUA EXPERIÊNCIA COM TROCA DE LINKS?

Deixe o seu comentário, histórias, relatos, dúvidas, idéias e outras coisas que considere importantes acerca da troca de links de texto. Você efetua trocas de links? É bem sucedido? Comente! Até Já!

2 comentários em “10 dicas para conseguir parcerias com outros blogs

  1. DrXisNo Gravatar disse:

    Bacana, Só aceito parceria no meu blog com sites com mais de 5mil visitas diarias, :)
    Mais as dicas foram muito bem organizadas parabens :)

  2. RickReymondNo Gravatar disse:

    Certo Dr Xis , precisamos de seu link paa tambem mostrar presença aqui do seu site!
    Quando voltará da China?
    Faço votos que sua parceria e negociaçao tenha se concluido com sucesso!

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: