11 Maravilhas do Brasil pouco conhecidas

11 nov 2010 | By

Desde o Mundo Antigo se fala em Maravilhas do Mundo.  Em todo o nosso planeta  o ser humano tem capacidade infinita de criação basta colocar em prática. No Brasil, há provavelmente há centenas de obras belíssimas criadas pelo homem.  Nos limitamos aqui, por algumas que achamos interessantes,  do território brasileiro, é difícil eleger as melhores em meio a tantas dessas Maravilhas, listamos  algumas,  para que possamos aprender a olhar mais para nosso Brasil.
1-Forte dos Reis Magos (RN)
A Fortaleza da Barra do Rio Grande, popularmente conhecida como Forte dos Reis Magos ou Fortaleza dos Reis Magos, localiza-se na cidade de Natal, no Estado do Rio Grande do Norte, no Brasil.
O forte ergue-se no lado direito da barra do rio Grande (hoje rio Potengi), no litoral Nordeste do país, tendo sido o marco inicial da cidade, fundada em 25 de Dezembro de 1599.

2-Catedral Metropolitana de São Paulo
(SP)
Catedral Metropolitana de São Paulo ou Catedral da Sé, localizada na Praça da Sé, s/n, São Paulo. É um dos cinco maiores templos góticos do mundo.
Sua construção começou em 1913 e durou quarenta anos. Em estilo neogótico é a maior igreja de São Paulo com 111 metros de comprimento, 46 de largura, duas torres com 92 metros de altura e uma cúpula magistral. Tem capacidade para abrigar 8.000 pessoas.

3-Ponte Rio-Niterói
(RJ)
Ponte Presidente Costa e Silva, mais conhecida popularmente como Ponte Rio-Niterói, localiza-se na baía de Guanabara, Estado do Rio de Janeiro, no Brasil.
É uma obra de arte integrante da rodovia BR-101, que percorre praticamente todo o litoral leste brasileiro, entre os Estados do Rio Grande do Norte e Rio Grande do Sul.
A obra foi entregue em 4 de Março de 1974, com extensão total de 13,29 km, dos quais 8,83 km são sobre a água, e 72 m de altura em seu ponto mais alto, e com previsão de um volume diário de 4.868 caminhões, 1.795 ônibus e 9.202 automóveis, totalizando 15.865 veículos.

4-Ponte Juscelino Kubitschek (DF)
A Ponte Juscelino Kubitschek é uma ponte situada em Brasília, ligando a porção final Lago Sul, Paranoá e São Sebastião à parte central do Plano Piloto (via L4 e Eixo Monumental).
A ponte é um projeto premiado internacionalmente, tendo destaque como uma das primeiras pontes estaiadas bem como high-tech do país.
Os três arcos que constituem a parte central da ponte tem vãos de 24 metros de largura, dimensionado em conformidade com o disposto nas normas para rodovias de primeira classe. São os elementos principais da estrutura de suporte da ponte.

5-Farol e Forte de Santo Antonio da Barra (BA)
O Farol da Barra localiza-se na antiga ponta do Padrão, em Salvador, no litoral do estado da Bahia, no Brasil.
No século XVII, o porto de Salvador era um dos mais movimentados e importantes do continente, e era preciso auxiliar as embarcações que chegavam à Baía de Todos os Santos em busca de pau-brasil e outras madeiras-de-lei, açúcar, algodão, tabaco e outros itens, para abastecer o mercado consumidor europeu.

6-Memorial Frei Damião (PB)
O Memorial Frei Damião é um projeto arquitetônico idealizado pela Diocese de Guarabira desde o ano de 2000, em uma homenagem ao capucinho Frei Damião de Bozzano, grande missionário do Nordeste brasileiro. O Memorial demorou cerca de cinco anos para ser construído. Foi realizado parcerias entre a Diocese de Guarabira, a Prefeitura da Cidade de Guarabira e o Governo do estado da Paraíba em sua edificação. O projeto foi feito pelo arquiteto Alexandre Azedo.
O Memorial fica situado em Guarabira, no Brejo Paraibano, a 98 Km da capital do estado, João Pessoa, no estado da Paraíba, na Serra da Jurema (nome denominado ao pico onde se encontra o Memorial).

7-Jardim Botânico de Curitiba (PR)
O Jardim Botânico de Curitiba ou Jardim Botânico Francisca Maria Garfunkel Richbieter é um dos principais pontos turísticos da cidade brasileira de Curitiba. Localiza-se no bairro Jardim Botânico.
Inaugurado em 5 de outubro de 1991, o jardim contém inúmeros exemplares vegetais do Brasil e de outros países, espalhados por alamedas e estufas de ferro e vidro, a principal delas inspirada no Palácio de Cristal, de Londres, Inglaterra.

8-MAC – Museu de Arte Contemporânea de Niterói (RJ)
O Museu de Arte Contemporânea de Niterói localiza-se no Mirante da Boa Viagem, no bairro de Boa Viagem da cidade de Niterói. Projetado pelo arquiteto Oscar Niemeyer, o MAC tornou-se um dos cartões-postais da cidade.
O MAC de Niterói começou a ser construído em 1991, numa praça de 2.500m², e foi concluído em 2 de Setembro de 1996. Destaca-se na paisagem pelo arrojo de seus traços suaves e contemporâneos, que o fazem assemelhar-se a um cálice ou a disco voador.

9-Forte São Marcelo (BA)
O Forte de Nossa Senhora do Pópulo e São Marcelo, popularmente conhecido como Forte do Mar, localiza-se em Salvador, capital da Bahia, no Brasil.
A primitiva concepção desta fortificação remonta a 1608. Inicialmente de madeira, foi todo reconstruído em alvenaria em 1624 para enfrentar os holandeses. Em 1650, ganhou a definitiva forma circular, que possibilita que sua artilharia dispare em qualquer direção, único das Américas nesse modelo. A sua estrutura é em cantaria de arenito até a linha d’água e o restante em alvenaria de pedra irregular.

10-Oficina Brennand
(PE)
A Oficina Brennand surge em 1971 nas ruínas de uma olaria do início do século XX, como materialização de um projeto obstinado e sem trégua do artista Francisco Brennand. Antiga fábrica de tijolos e telhas herdada de seu pai, instalada nas terras do Engenho Santos Cosme e Damião, no bairro histórico da Várzea, e cercada por remanescentes da Mata Atlântica e pelas águas do Rio Capibaribe, a Cerâmica São João tornou-se fonte inspiradora e depositária da história do artista pernambucano.

11-São Miguel das Missões(RS)
São Miguel Arcanjo foi fundada em 1632, no centro do atual Estado do Rio Grande do Sul. Devido aos ataques dos bandeirantes paulistas, a região foi abandonada e sua população transferiu-se para a Argentina. Em 1687, guaranis e jesuítas retornaram, iniciando a construção de um novo povoado em sua localização definitiva. Quando atingiu 7 000 habitantes, foi dividida, sendo criada São João Batista. Foi declarada Monumento Nacional em 1938, pelo Governo Federal brasileiro; e Patrimônio Cultural da Humanidade, pela UNESCO, em 1983. Em torno dos vestígios do povoado missioneiro desenvolveu-se a cidade-sede do atual município de São Miguel das Missões.

http://www.mundomeu.net

Edição : Rick Reymond

4 comentários em “11 Maravilhas do Brasil pouco conhecidas

  1. São lugares maravilhosos! Boa matéria Rick.

  2. hhaaaaaaa me senti em casa agora meu rei 10-Oficina Brennand (PE) \o/ nossa que lugar lindo , não da vontade de sair la de dentro rsrsrrsrsrrs adorooo , linda postagem aqui esta o link de uma foto, o local se chama Marco Zero do Recife, la tem um farou e outras obras do nosso ceramista e Artista Francisco Brennand.adoreiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii….. :lol: :w00t: :tongue:
    http://barriodecuba.altervista.org/NationGallery/brasile/recife/marco%20zero.jpg

    1. Linda foto Antonella!

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: