4 grandes vantagens de escrever com qualidade no blog

27 jul 2010 | By

Quem não lê com regularidade e atenção, dificilmente saberá transpor isso para o papel na altura de escrever.

Ser um bom escritor em blogs, não significa que você tenha de apresentar um registo extremamente rico em vocabulário ou uma linguagem complexa. Por vezes a simplicidade faz a diferença, e no que toca aos blogs, quanto mais simples e direto, melhor.

Vamos então analisar 4 grandes vantagens de escrever com qualidade no seu blog, no seu website ou inclusivamente em comentários nos espaços vizinhos. O importante é escrever, fazendo o seu trabalho circular e ser reconhecido.

  • 1. DISTINÇÃO e UNICIDADE

A primeira grande vantagem faz-se pela distinção e unicidade de um blog. Ser ÚNICO numa blogosfera de milhões de blogs é seguramente uma grande vantagem, especialmente quando se trata de nichos de mercado muito concorrênciais e onde circula muita informação teoricamente idêntica…

Se imaginar dois blogs que escrevem sobre Vampirísmo no Second Life, de que forma você os irá distinguir? – pela escrita, pela criatividade e pelo conteúdo. O autor que for mais simplista e sucinto, irá atrair a maior quantidade de subscritores dentro daquele nicho, (público alvo)  independentemente de escrever sobre o mesmo assunto que o seu vizinho.

Os leitores identificam-se com estilo e com a transmissão de informação. Ninguém subscreve/assina um blog apenas porque ele fala sobre um assunto interessante. Regra geral, existem vários blogs a cobrir um único assunto, portanto, existe sempre espaço para mudar e procurar uma alternativa de qualidade superior. A UNICIDADE leva ao domínio da escrita, que leva à produtividade nas postagens de qualidade.

  • 2. PRODUTIVIDADE e OTIMIZAÇÃO do TEMPO

Escrever bem e com qualidade é uma enorme vantagem. Regra geral, os blogueiros que dominam a arte da escrita e exploram-na devidamente, conseguem produzir muito mais conteúdos do que um blogueiro  que nunca parou para pensar na forma como escreve e transmite suas idéias.

Escrever 10 ou 100 artigos de qualidade por mês e ainda participar em comentários nos outros blogs, está apenas ao alcance daqueles que procuram melhorar as suas qualidades de escritores.

Um blogueiro que domine a escrita e escreva com qualidade, geralmente faz muito mais proveito do tempo e dificilmente se perde com a imaginação ou com a dificuldade de transmitir a informação que idealizou.

Foque-se na leitura de livros e artigos na internet, e procure tentar perceber o que diferencia os melhores blogues da sua área, de todos os outros, incluindo o seu. Analise a forma como a informação é transmitida, se você entende, e procure identificar os vocábulos e a gramática utilizada por esses blogueiros. O segredo está ai!

  • 3. FIDELIZAÇÃO DE LEITORES

A terceira grande vantagem de escrever com qualidade, é claramente a capacidade de fidelização de leitores. Quando um blogueiro é reconhecido, pela sua capacidade de escrever com qualidade e transmitir informação de forma sucinta e credível, ele é procurado por muito mais leitores, e a probabilidade desses leitores subscreverem o blog é enorme.

Um leitor que se identifica com um blog, geralmente subscreve com o intuito de não perder “nenhuma postagem” sobre o que o mesmo tem para dizer, independentemente do assunto ou contexto do artigo.

Muitas vezes os leitores identificam-se com estilos e maneirismos próprios de um autor. Em conjugação com a unicidade, isso faz com que o autor se torne rapidamente reconhecido pela sua capacidade de fidelizar leitores e novos visitantes, através da sua escrita persuasiva e inteligente.

  • 4. PROMOÇÃO do BLOG GRATUITA

A última grande vantagem de escrever com qualidade, leva a auto-promoção do seu blog duma forma boca-a-boca, geralmente feito pelos seus leitores fidelizados e apaixonados. Escrever com qualidade não só prende a atenção do leitor, como faz com que ele sinta afinidade por essa escrita, levando-o a recomendá-la a amigos e conhecidos.
O mesmo se passa internamente. Um leitor que se identifique com o seu padrão de escrita, geralmente terá maior apetência para navegar e explorar o seu blog ao máximo, procurando outros artigos de qualidade. Isso faz com que o leitor permaneça mais tempo online, visualize mais páginas, e efetue o bookmarking (divulgação) de mais artigos.

Escrever com qualidade não significa que você tenha de adaptar um estilo ou forma particular, que o faça saltar para o estrelato dos blogs únicos e desejados. Longe disso.
A única coisa que você precisa trabalhar, é a forma como articula as suas ideias, deixando uma relação continua sem que o discurso e o debate de ideias se parta no meio e continue mais tarde num outro parágrafo qualquer…

Uma forma de escrever com qualidade e racionalidade, é escrevendo em listas do tipo…

10 dicas, 20 ideias, 4 vantagens, entre outras…

Informação organizada e sucinta, ajuda-o a explorar melhor aquilo que pretende transmitir, da mesma forma que torna a leitura mais prazerosa para o leitor. E quando se fala em prazer, geralmente fala-se de fidelização, não é mesmo? :)

Fonte: EscolaDinheiro.com

10 comentários em “4 grandes vantagens de escrever com qualidade no blog

  1. Boa noite Elvira,Passei o dia sem fazer nada aqui no blog mas assim que entrei,vim diretamente a esta postagem, pois é de meu interesse fazer o melhor e com certeza depois de todas essas dicas,estarei apartir de hoje procurando sempre mais informações a respeito do assunto para que eu possa está dando o melhor de mim e com isso melhorar minha forma de escrita e transmissão de minhas ideias aos leitores. heheheheh tomara que eu consiga ^^..
    Adorei essa postagem aprendi muito com o que eu li.bjuss. Rainha das Trevas hehehe..

    1. Elvira SLNo Gravatar disse:

      UAU, já está falando bonito!!!! xD

  2. Elvira li meu email agora a pouco a respeito dessa postagem, desculpe minha Ignorância mas não entendi quando você fala (e criar uma postagem “em lista”).ou será que você fala de(10 dicas, 20 ideias, 4 vantagens, entre outras…) é essa postagem “em lista” que você se refere? Por favor aguardo Respostas para que eu possa esta Providenciando a minha ihihihih…

    1. Elvira SLNo Gravatar disse:

      Rebeka, realmente, minha explicação quanto às listas ficou bem falha neste artigo, mas já escrevi outro, e enviei por e-mail, dando maiores explicações… Em resumo, é bem simples!
      http://www.blackangelsl.net/2010/exercicios-para-blogueiros-1-criar-um-artigo-em-lista/

      E baseada nas idéias que estou tendo, vou convidar algumas amizades que tenho, que também são donos de blogs, para participarem dos exercícios também… Assim o público será maior e mais fidelizado ^^

  3. Tudo bem?, dei uma espreitadela o teu blog e apreciei imenso, tás a escrever muito bem!
    Vai em frente com o boa escrita que tens!
    Ate a vista

  4. Poker GratisNo Gravatar disse:

    olá, rediges um blogue fantástico, gostei de o ler, e mais uma vez aqui venho pois como estamos na altura do natal Bom Natal, e que para o ano faças muitas postagens para todos páginas online, são estes os votos de alegria dos webmasters!
    Bom Natal e um ótimo 2011

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: