A Importância do Trabalho em Equipe

31 jul 2010 | By

Trabalhar em equipe é mais divertido do que trabalhar individualmente, o que pode contribuir para melhorar nosso desempenho. Assista:

Quando falamos em trabalho em equipe, logo nos lembramos das formigas e dos gafanhotos, seres tão pequenos, mas que dão um grande exemplo de união, força e autogerenciamento.

Há… Coisas na terra que são pequenas, mas extremamente sábias: as formigas, criaturas sem força, todavia no verão preparam a sua comida… Os gafanhotos não têm rei, porém todos saem, e em bandos se repartem (Provérbios 30:24-27).

As primeiras têm um líder, vivem numa sociedade eficazmente organizada e não precisam receber ordens para executar seu trabalho. Você já viu de perto um formigueiro? Já notou como elas andam em fileiras e sincronia perfeitas e preparam seu alimento no verão para os dias de chuva, quando não podem trabalhar? Já os gafanhotos não têm um líder, porém sabem o que devem fazer exatamente.

Trabalho em Equipe

Mas o que é trabalho em equipe?

Suponha que você e mais duas pessoas estão trabalhando em uma plantação de feijão, onde cada um ganha o salário correspondente ao seu dia de trabalho. O trabalho funciona da seguinte maneira: em fila, você cava o buraco, o segundo joga a semente e o terceiro integrante tapa o buraco. Cada integrante deste grupo se preocupa apenas em realizar a sua tarefa, nada entendendo da importância do trabalho dos outros, “é cada um por si”.

Muitas pessoas, que atuam em diversas organizações, estão trabalhando em grupo e não em equipe, como se estivessem em uma linha de produção, onde o trabalho é individual e cada um se preocupa em realizar apenas sua tarefa e pronto. No trabalho em equipe, cada membro sabe o que os outros estão fazendo e sua importância para o sucesso da tarefa. Eles têm objetivos comuns e desenvolvem metas coletivas que tendem a ir além daquilo que foi determinado. Se no exemplo anterior você e os demais integrantes do grupo trabalhassem como equipe, conhecendo a importância do trabalho de cada membro, tendo uma visão e objetivos comuns.

Grupo é um conjunto de pessoas com objetivos comuns, em geral se reúnem por afinidades. No entanto esse grupo não é uma equipe. Pois, equipe é um conjunto de pessoas com objetivos comuns atuando no cumprimento de metas específicas

Toda equipe é um grupo, porém… Nem  todo grupo é uma equipe. (Carlos Basso, sócio-diretor da Consultoria CR Basso)

Ter uma equipe altamente eficaz é mais do que ter um grupo de pessoas, visto que o trabalho em equipe precisa ser planejado, elaborado.

Um exemplo de trabalho em equipe somos nós aqui no site Black Angel onde com a colaboração de todos os autores trabalhamos juntos para que possamos oferecer o melhor conteúdo para você leitor.

Parabéns a toda equipe Black Angel: Rick Reymond, Elvira, Escravo e Cristhal Zimberman.

Fonte: www.artigonal.com
Edição: Rebeka Lecktar

8 comentários em “A Importância do Trabalho em Equipe

  1. Elvira SLNo Gravatar disse:

    UAU, que apresentação bonita no vídeo…
    Realmente, somos uma equipe bem unida, mesmo com modos de pensar diferentes :)

    [ALFINETADA modo ON]

    O Rick é MACHISTA

    [ALFINETADA modo OFF]

    1. katia raynierNo Gravatar disse:

      KKKKKKKKKKKKKKKKKK

  2. katia raynierNo Gravatar disse:

    Timbalada e Olodum que se cuidem
    maravilhoso sapateado.

    Sobre trabalho em equipe, concordo plenamente.

    Parabens pela materia, Antonella.

  3. Lindo trabalho Antonella.

    Parabéns! Ja estou morrendo de saudades de vcs!

    1. Oieeeeeee lindaaa idem minha amigaaa, olha quero te avisar uma coisa , tua arma está na sky do castelo kkkkkkkkkkkkkkkkkkk, estavamos revendo os prims ontem eu e o rei encontramos ela transparente por lá kkkkkkkkk… volta logoo temos novidades =))…

      1. Oi Antonella!
        Acho que a arma é copi!

        Saudades, assim que der to de volta.

        Mil beijos

  4. Elvira SLNo Gravatar disse:

    Grande postagem! :D

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: