Assexualidade

03 ago 2010 | By

Num mundo que valoriza a expressão sexual, nem percebemos que existem pessoas que se identificam como assexuadas. Alguns estudos apontam que ao menos 2% dos casais não mantêm atividades sexuais. Para muitos profissionais de saúde, estas pessoas são classificadas como doentes e passaram por problemas emocionais sérios. Para a maioria destas pessoas que se auto-identifica assexuadas a questão é outra.

Na última década, grupos têm se formado em alguns países para defender o direito de serem pessoas que apenas não sentem que seu desejo sexual se destina a outras pessoas a ponto de conduzir ao relacionamento. Assim consideram que se trata de outra orientação sexual, distinta da heterossexualidade, da homossexualidade ou da bissexualidade. Trata-se da assexualidade. Não existe a motivação sexual na direção de outra pessoa, mas a maioria mantém alguma atividade de cunho sexual com o propósito de alívio físico. Um dos exemplos é o uso da estimulação sexual solitária. Em especial muitos homens aprenderão este mecanismo, pois alguns ficarão com dores fortes nos em suas partes intimas se não houver ejaculação freqüente. Estas pessoas não se sentem angustiadas por não sentirem desejo sexual por outras, não sofrem com esta situação. Além disso, apontam que outras formas de orientação sexual, homossexualidade e bissexualidade, até há pouco tempo, também não eram consideradas legítimas.

Os assexuais consideram que existem dois tipos de assexualidade. Existem os que não sentem orientação sexual em prol de outra pessoa e aqueles que não sentem atração romântica. Quando estas pessoas se envolvem e se casam colocam-se em situação complicada, pois podem sentir-se obrigados a fazer sexo, mesmo que não sinta desejo.

O assexual é diferente do celibatário, que decide não ter atividades sexuais, mas freqüentemente sente desejos. Os assexuais não se percebem como quem tomou uma decisão, eles apenas se sentem assim.

Claro que existem diferenças daquelas pessoas que têm inibição do desejo sexual, que tiveram situações conjugais hostis que provocaram o afastamento das atividades sexuais. Homens e mulheres com inibição do desejo sexual são pessoas que reativamente deixam de desejar o sexo, sem controle sobre as situações. Assexuadas são pessoas que se sentem satisfeitos no convívio com outra pessoa sem as necessidades sexuais existirem.

Existem situações em que a assexualidade pode se confundir com o celibato. No catolicismo há casamentos assexuados sob delimitação religiosa, a qual, historicamente, compreende o casamento sem sexo como uma demonstração maior de amor do que o casamento tradicional sexuado.

O reconhecimento de que o desejo sexual pode se dirigir a homens, mulheres, a ambos e a nenhum dos sexos é importante na discussão da diversidade sexual. Também necessário é compreender que a intensidade desta orientação sexual pode ser variável, não se referindo estas orientações sexuais a condições estanques, nem no objeto de desejo, nem ao longo do tempo. O ser humano encontra-se em constante movimento, o que permite compreender esta possibilidade de variação de objetos ao longo do tempo.

Quanto mais debatemos a diversidade sexual humana, mais temos a compreender sobre as variáveis possíveis e aprendemos a conviver com estas diferenças.

Oswaldo M. Rodrigues Jr é psicoterapeuta sexual, diretor do Instituto Paulista de Sexualidade

Nem tudo que parece é: não é por que ele não sente interesse sexual por mulheres ,que ele seja gay,Então nunca tome uma decisão precipitada se necessário procure ajuda com um especialista ele poderá te ajudar a entender melhor o que está acontecendo com sua mente e seu corpo.

Logo aqui uma pergunta feita ao escritor de Malhação por uma leitora de seu blog e a resposta do autor sobre o assunto:

Olá Ricardo! Gosto muito do seu trabalho e estou adorando os personagens do Alê e da Maria Cláudia! Gostaria de saber se o Alê é assexuado mesmo, ou ele vai ceder aos encantos da Maria Claudia, porque eles formam um casal muito lindo e ela é muito prestativa!

Angela Millanova, São Paulo, SP

Ricardo Hofstetter: Ângela, o Alê é mesmo assexuado, não se interessa por sexo. Ele e Maria Cláudia se amam e terão que enfrentar esse dilema.

Fonte: cenag.terra.com.br
Edição: Rebeka Lecktar

12 comentários em “Assexualidade

  1. Elvira SLNo Gravatar disse:

    Quanto a esta parte: Assexuadas são pessoas que se sentem satisfeitos no convívio com outra pessoa sem as necessidades sexuais existirem.

    É verdade! Experiência própria! :)

  2. O video é a cena da malhação elvira na verdade são dois^^ mass não consegue ver …o.O

  3. Elvira SLNo Gravatar disse:

    Consegui sim, quando eu coloquei o comentário demorou mas apareceu os vídeos, daí editei o comentário, desculpa aí, minha net que tá uma merlin hoje :(
    Assisti os dois vídeos e já passei por esta fase que o ator se encontrou nos vídeos… Por não sentir atração sexual, cheguei a ter dúvidas se era homossexual ou não… Hoje sei que sou simplesmente uma pessoa que não curte transar :)

  4. O.o Nossa surpresa a minha em saber disso vindo de voce, mas posso imaginar como seja e as vezes relacionamentos podem nao dar certo por que muitas vezes os parceiros nao entendem e dificil.* OBS>sinais das palavras nao estao saindo no meu teclado afsss…

  5. Elvira SLNo Gravatar disse:

    rsrsrs pois é, eu não sou a vida do Joseph Climber, mas sou uma caixinha de surpresas rsrsrsrs

  6. rsrrsrsrrsrsrrsr… verdade pode ter certeza que ainda estou pasma com o que eu li rsrsr.. mas como eu ja disse eu entendo..

  7. Elvira SLNo Gravatar disse:

    Que bom, mesmo que superficialmente, aqui… Alguém me entende rsrsrs
    Pois na vida RL, nem minha família me entende… Mas enfim, desisti de ser entendida mesmo.

  8. Haaaaa, uma coisa eu posso te afirmar, mesmo com pouca experiencia de vida que tenho , muitas vezes pessoas estranhas que entram em sua vida te entendem e sao mais compreensivos com voce do que sua propria familia e pessoas que se dizem seus amigos isso digo por experiencia propria.

  9. Katia RaynierNo Gravatar disse:

    Bom, alguem perguntou para um velhinho:

    Vovô, voce acha mais interessante, sexo ou aniversário?
    Ele respondeu: Ah, magina, Mas é claro que é de sexo, oras, aniversario tem todo ano, enjoa!!!

  10. REBEKANo Gravatar disse:

    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk, adorei uahsuahuhua…

  11. RickReymondNo Gravatar disse:

    katia , princesinha isso nao é conversa de minina tá!
    recolho-se ao quarto fexe os olhos e ouvidos

  12. RickReymondNo Gravatar disse:

    Puxa Rainha ,tenho orgulho de ver a educação da Princesinha Katia!
    Obedeceu prontamente essa noite passada!
    Foi para a caminha…
    hehehehehehehehehehe
    Vai ganhar um chocolate princesinha!

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: