Como escrever títulos de qualidade para os seus artigos?

02 ago 2010 | By

Provavelmente, depois de ler esta postagem, você saberá que os títulos dos seus posts representam um papel muito importante na dinâmica e crescimento do seu blog, e que quanto mais eficientes forem, melhor.

Também saberá, que a primeira impressão é sempre aquela que fica!

Escrever títulos para artigos em blogs, pode muitas vezes parecer uma estratégia simples, mas na verdade pode tornar-se bastante complexa. Existem pelo menos 2 objetivos na escrita de títulos de qualidade, que posso citar:

  • 1) Escrever TÍTULOS para o RSS Feed

De uma forma muito similar, para quem utiliza os agregadores de RSS Feeds, é extremamente importante produzir títulos de qualidade que garantam tráfego e visitas no meio de tantos outros conteúdos agregados. Tendo em conta o grau de concorrencialidade que existe neste tipo de serviços, só os melhores títulos produzem resultados, garantidamente!
O mesmo acontece com os subscritores do seu blog. Se por ventura os seus títulos não forem suficientemente atrativos, dificilmente os seus leitores clicam neles para visualizarem os conteúdos no seu blog, o que significa menos tráfego e menos cliques.

  • 2) Escrever TÍTULOS para os leitores

Títulos de grande qualidade influenciam também a forma como os seus leitores interagem com o seu blog. A tendência de hoje é um leitor fazer um “scan geral” pelo seu blog à procura de algo que lhe chame à atenção. Esse ‘algo’, é na verdade um título de qualidade que o deixe intrigado e interessado em ler sobre o que se trata.

Como utilizar TÍTULOS de qualidade?

Existem várias estratégias para produzir títulos de qualidade para os seus artigos, sendo o fator qualidade algo muito subjetivo no que a blogosfera diz respeito. Ainda assim, existem algumas técnicas e algumas formas de criar títulos mais atrativos, sendo que poderá tentar adaptar essas técnicas ao seu próprio blog. Vejamos:

  • Keep it simple: O conceito americano do ‘keep it simple’ é quase sempre, sinônimo de sucesso. A grande maioria dos blogueiros nacionais e internacionais concorda certamente que os melhores títulos são aqueles que se apresentam curtos, diretos e simples de compreender. Outra grande vantagem dos títulos curtos (menos de 40 caracteres) é o fato de eles aparecerem COMPLETOS nos resultados dos motores de busca, facilitando a leitura de quem procura conteúdos neste meio. (Se o título é longo demais, corta nas pesquisas)
  • Captar a atenção: Existem muitos autores que utilizam técnicas de captação de leitores através de títulos que são chocantes, controversos, confusos ou grandes afirmações. Na verdade este tipo de técnicas atrai o público a curto prazo, mas provavelmente acaba por DESTRUIR mais o seu blog do que ajudá-lo a crescer. É de evitar também captar a atenção dos seus leitores utilizando títulos enganosos, que têm como objetivo atrair o leitor para um assunto que na realidade NÃO corresponde ao título.
  • Preencha uma necessidade: Regra geral todos sabemos que o tipo de artigos mais eficientes da blogosfera são seguramente os tutoriais e as dicas que preenchem necessidades específicas dos leitores. Se pretende direcionar grandes quantidades de tráfego para o seu blog, procure preencher NECESSIDADES e dúvidas dos seus leitores, recorrendo a artigos e títulos de qualidade!
  • Utilize palavras chave: Do ponto de vista da optimização para motores de busca, é essencial a utilização de palavras-chave no título dos seus artigos. Ao mesmo tempo, torna-se complicado manter o título “simples” e “captar a atenção” do leitor, utilizando ainda assim palavras-chave. Quando você consegue reunir estes três princípios num único título, tenha em mente que este será seguramente um sucesso. Do ponto de vista do SEO, é também importante colocar as palavras-chave no início do título preferencialmente.
  • Dedique seu tempo: O título dos seus artigos tem um papel extremamente importante na estratégia do seu blog. Provavelmente mais do que tudo o resto. Embora você se dedique à criação de conteúdo de qualidade, é muito importante que você se dedique também ao desenvolvimento de títulos de qualidade.

É muito importante que você veja os títulos dos seus artigos como anúncios publicitários. São eles que vendem tráfego e visitantes, pelo que é primordial que você invista neles da mesma forma que investe no seu conteúdo. Antes de clicar no publicar, tenha a certeza de que o seu título é interessante.

Resumindo a importância dos títulos:

  • É no “Título” que se encontra o motivo do texto-artigo-post-página.
  • É no “Título” que se conhece o tema-assunto do conteúdo anunciado.
  • É no “Título” que se anima ou não a chegar até ao conteúdo do artigo ou página.
  • É no “Título” que os crawlers (Buscadores) se agarram com unhas e dentes para se orientar quanto ao assunto do conteúdo de uma página (claro que tem outros artifícios mais) , e o que eles devem mostrar primeiro e destacado, nos resultados das buscas para o usuário.
  • Em todos os sites e redes para submissão de artigos, dos quais dependemos para divulgar nossas páginas e postagens, enviando nosso conteúdo, há um padrão de captura de dados que é “Título”, link (URL), tags, etc.

Minhas observações:

Evite o uso de caracteres “de decoração” como >>> Webinsider <<< (lembre–se são dicas de otimização e não de estética). Não se sabe ao certo se tais caracteres realmente interferem na promoção, mas na dúvida o melhor é evitar, afinal, ninguém abre o Google e digita coraçõezinhos () e cruzinhas () antes do que pretende procurar.

Evite escrever tudo em letras maiúsculas, pois dá a impressão de imposição, como se estivesse gritando…
VISITE NOSSA ILHA NO SECOND LIFE, CASTELO VAMPIRO

Evite escrever alternando entre maiúsculas e minúsculas, pois se torna cansativo para ler (além de ser uma forma infantil de escrever). O correto é que apenas nomes próprios iniciem com letras maiúsculas e inícios de frases, sendo o restante das letras em letras minúsculas… CoLeÇãO dE pEnTeAdOs FaShIoN gÓtIcOs

4 comentários em “Como escrever títulos de qualidade para os seus artigos?

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: