Designer do século

11 ago 2010 | By

GIORGETTO GIUGIARO – DESIGNER DO SÉCULO.

Em 1999 Giorgetto Giugiaro foi eleito o designer do século. Para quem não o conhece uma pequena biografia deste grande talento…
Ele possui seu estúdio Italdesign na Itália a mais de quarenta anos se dedicando em projetos de carros, sendo mais de 200 carros projetados por ele. Em conjunto com Bertone projetaram o protótipo personalizado da Ferrari 250 GT, “Para um designer jovem como eu, ser associado à Ferrari era bastante gratificante e tive que me segurar para evitar que meu entusiasmo me deixasse muito ambicioso” revelou quase 50 anos depois deste lançamento de carro.

Segundo ele mesmo diz, em seus projetos ele gosta de aliar o belo a valores de serem práticos, originais, fáceis de dirigir e dar uma sensação agradável aos usuários e aos não usuários ao vê-los, são estes alguns dos principais detalhes que um designer deve sempre buscar em suas criações.
“No designer, a arte é aplicada à logística de mercado, ao conceito de belo somado ao útil, funcional, prático, original, facilmente compreensivo e fluido” diz ele, e diz mais ainda aconselhando aos que querem seguir uma carreira de sucesso nessa área”.

“Na arte se encontra a forma e a criatividade traduzida em um traço e no modo de seu emprego.” conclui. Em seu estúdio ele trabalha em conjunto com seu filho Fabrizio. Basearam em suas criações, as formas revolucionárias, para o elegerem o Designer do Século.

Alguns carros por ele criados:
– Manta, criado em 1968; quarenta anos atrás criou o primeiro Mustang e em 2006 atualizou o projeto do novo Mustang Giugiaro;
Fiat Uno criado em 1983;
VW Passat e o VW Scirocco criados em 1973;
VW Golf criado em 1974;
Lancia Medusa criado em 1980;
a segunda geração do Fiat Palio e Alfa Breda são criações suas, a Ssangyong Actyon,é um trabalho seu que causou recentemente muita polêmica;
Fiat Punto lançado em 2007 é seu maior sucesso de vendas atualmente;
VAD.HO com motor em hidrogênio feito pela BMW e exibido em 2007 no Salão do Automóvel em Genebra;
Quaranta também lançado no Salão do Automóvel em Genebra e que lembra muito o Manta lançado em 1968,
BMW M1 de 1977 virou uma lenda ao ser lançado.

É para gênios como ele que devemos o nosso conforto de locomoção, a ele e a tantos outros nossos aplausos e sinceros agradecimentos.

Fonte de pesquisa internet e revista Motor Show.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: