Exercícios para blogueiros – 1 Criar um artigo em Lista

28 jul 2010 | By

Hoje iremos iniciar à nossa série de artigos com exercícios para blogueiros, que irá durar algumas semanas, com o objetivo de ajudar todos os blogueiros e webmasters que acompanham regularmente este blog a encontrarem formas práticas de melhorarem os seus blogs. Considere imprimir estes exercícios, enviá-los aos seus amigos, ou simplesmente guardá-los para futura consulta. O objetivo desta série de artigos é providenciar exercícios, objetividade e prática no melhoramento do seu blog, para que num futuro próximo (quando a série terminar) você possa sentir que levou o seu blog ao próximo nível…. (Profissional)

 

Considere participar ativamente nestes exercícios, colocando comentários, dúvidas, sugestões, exemplos, ou simplesmente para deixar a sua opinião acerca do exercício e da forma como pretende cumpri-lo no seu próprio blog. A sua participação é extremamente importante para nós e também para todos os leitores que posteriormente terão acesso a todos estes artigos e exercícios práticos. Se por ventura não quiser perder nenhum dos exercícios que vamos publicar diariamente aqui no blog, considere seguir-nos no Twitter!

  • A TAREFA DE HOJE

Para quem nunca pensou nisso, as listas são dos conteúdos mais comuns e mais virais atualmente presentes na internet. Se reparar, os blogs geralmente têm muito sucesso nas suas publicações, especialmente quando os artigos são em formato de listas. Este conceito tem o objetivo de ser não apenas mais prático, mas também uma forma de levar a informação a um leitor que posteriormente a leva até outro. Se você visitar agregadores de conteúdos irá perceber rapidamente que os artigos mais votados são geralmente compilações em formato de lista.

  • 8 RAZÕES PARA VOCÊ ESCREVER UM ARTIGO EM FORMATO DE LISTA…


Existem inúmeras razões para escrever artigos em formato de lista. Infelizmente ainda existem muitos blogueiros que escrevem artigos apenas de texto, sem utilizar qualquer tipo de formatação que facilite a leitura. No entanto, vamos dar-lhe 8 fortes razões para escrever um artigo em formato de lista… Vejamos:

1) Mais fácil de “scanear” – Todos sabemos que muitos dos leitores que navegam regularmente pela internet são relativamente preguiçosos no consumo da informação. Muitos consomem a informação na diagonal ao invés de a lerem palavra a palavra e tentarem aplicar conceitos, ideias e objetivos. Se o seu artigo for publicado em formato de lista, a informação torna-se mais simples de consumir e dá também ao leitor uma idéia base sobre se vale a pena ler a informação toda ou não.

2) Informação sucinta – A grande vantagem do formato lista é que “obriga” o blogueiro a manter a informação o mais sucinta e direta possível, (simples) evitando entrar em discursos redundantes e que não trazem objetividade ao assunto. Cada ponto tem o seu início e fim, o que torna o consumo da informação mais simples e interessante.

3) As listas estimulam a leitura – Como referi na introdução deste capítulo, os textos não formatados e não espaçados corretamente, geralmente afastam os leitores e visitantes. No entanto, um artigo organizado em formato de lista torna-se extremamente atrativo e estimula a leitura dos seus visitantes.

4) As listas são compreensivas – Embora muitos digam que as listas acabam por quebrar a lógica de uma matéria, a verdade é que as listas, quando escritas com eficiência, são tão compreensivas como qualquer outro estilo de escrita.

5) As listas são persuasivas – Se você pretende persuadir os seus leitores a tomarem uma determinada atitude, as listas são uma das melhores formas de o conseguir. Se você escrever um artigo onde ensina as vantagens de comprar uma caixa de papel, se escrever a sua opinião num formato de lista, a probabilidade de ser persuasivo é muito maior.

6) As listas são mais fáceis de escrever – Para quem tem dificuldade em escrever textos densos e objetivos, as listas são excepcionais. Muitas vezes utilizo o formato de lista para repartir pequenas ideias e pensamentos que tenho, e isso ajuda-me a compilar a informação de uma forma mais eficiente e simples.

7) As listas tornam-se mais facilmente virais – Como dito, as listas são muito mais propícias à viralidade do que propriamente outro estilo de artigos. São as chamadas epidemias de tópicos/ideias. Independentemente das razões, as listas geralmente têm grande sucesso nas redes sociais e nos sites de partilha de conteúdos.

8) As listam quebram a complicação – Uma das grandes razões pelas quais as listas funcionam muito bem, é que estas quebram a complicação que uma matéria mais densa poderia apresentar. Isso funciona muito bem nos tutoriais por exemplo, onde os autores quebram tarefas complexas em métodos passo-a-passo.

  • EXERCÍCIO: CRIAR UM ARTIGO EM FORMATO DE LISTA

A sua tarefa para hoje é preparar um artigo para o seu blog em formato de lista. Poderá obviamente não sentir-se confortável para publicá-lo hoje, mas deverá fazê-lo num prazo de 2 ou 3 dias para sentir a pressão da tarefa que hoje lhe expliquei. Organize bem as suas ideias e a forma como pretende atingir o objetivo de hoje. Caso precise de inspiração, veja as postagem aqui do blog, aquelas que têm títulos interessantes, geralmente são em formato de listas…

  • Deixo-lhe de seguida três tipos de listas que poderá ter em mente:

1) O artigo como uma lista – Neste caso o artigo inteiro é a própria lista, de tópicos e assuntos em debates. O título do artigo descreve e introduz o conteúdo, e depois a lista propriamente dita desenvolve o conteúdo.

2) Lista estendida – Esta é a forma como eu geralmente trabalho aqui no blog mais frequentemente. Este tipo de lista é basicamente um artigo onde são inumerados diversos pontos, vantagens e desvantagens. Geralmente existe um sub-título para cada um dos pontos, a informação numérica e depois um corpo de desenvolvimento. (Tipo esta postagem que você está lendo)

3) Listas inseridas em artigos – O artigo de hoje é provavelmente o melhor exemplo deste tipo de artigos. A ideia deste método é redigir um artigo de informação, onde dentro do conteúdo algumas das suas informações são quebradas em formas de listas.

Há quem diga que “listas” é uma forma mais preguiçosa de escrever, embora eu não concorde com esse tipo de opinião. No entanto, é recomendável que não o faça com excesso de regularidade, obviamente, mantendo vários estilos dentro do seu blog e criando ao mesmo tempo dinamismo na leitura.

O formato de lista nem sempre é enquadrável com todo o tipo de leitores que o seu blog tem, e dificilmente agrada a gregos e troianos. No entanto, é primordial você ter em mente que um artigo em formato de lista é uma forma eficiente de expôr e enquadrar pedagogicamente e estrategicamente a sua informação.

  • 3 DICAS PARA CRIAR UM ARTIGO EM FORMATO DE LISTA

Depois de tudo aquilo que falámos como sendo a tarefa de desenvolvimento de um artigo em formato de lista para o seu blog, aproveito ainda para lhe deixar umas dicas rápidas para desenvolver a sua ideia assim que o desejar:

1) Se por ventura está com dificuldade em ter ideias para o seu próximo artigo, considere visitar um site social de agregação de conteúdos como o Dihitt.com.br ou o Ueba.com.br. Procure pelos conteúdos mais populares e tome nota dos artigos e pontos chave.

2) Enquanto você está no Dihitt.com.br ou no Ueba.com.br, faça uma pesquisa por palavras-chave relacionadas com o seu blog e analise o que os outros autores produziram e quais as razões de terem obtido sucesso com os seus conteúdos. (Exemplos para pesquisa: Vampiros, Góticos, Filmes…)

3) Antes de iniciar o desenvolvimento do seu artigo em formato de lista, recomendo-lhe sentar-se em frente do computador e começar a reunir os pontos relevantes para o artigo. Obviamente que você não vai utilizá-los todos, provavelmente, ao mesmo tempo que algumas ideias acabam por aniquilar ou fundir-se com outras. O importante é que o seu método o leve rapidamente ao desenvolvimento do seu artigo.

Considere participar ativamente nestes exercícios colocando comentários, dúvidas, sugestões, exemplos, ou simplesmente para deixar a sua opinião acerca do exercício e da forma como pretende cumpri-lo no seu próprio blog. A sua participação é extremamente importante para nós e também para todos os leitores que posteriormente terão acesso a todos estes artigos e exercícios práticos.

Fonte: Escola Dinheiro

5 comentários em “Exercícios para blogueiros – 1 Criar um artigo em Lista

  1. Boa tarde Elvira: Bem tentei ler e entender tudo aqui postado mas nesse momento esta dificil hehehehhe muito barulho e agitação aqui ,mas prometo tentar novamente ler tudo e compreender princimpalmente o que esta sendo proposto no execicio.^^ bjuss…

  2. escravo 24/7No Gravatar disse:

    Confesso que eu não conhecia os agregadores de conteúdo, achei bem interessante. Quanto à proposta, vou falar pelo MSN com uns blogueiros que conheço, acho que eles virão opinar…
    Fiz uma postagem, espero que tenha sido competente o suficiente para colocá-la no formato de lista, qualquer coisa, estou on no MSN até as 22:00h.

    PS: Respondi o e-mail, dá uma conferida!

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: