Grande Esfinge do platô de Giza, quando ela foi construída?

16 ago 2010 | By

A maioria dos egiptólogos acredita que a Grande Esfinge do platô de Giza tem cerca de 4.500 anos de idade. Mas esse número é só isso – uma crença, uma teoria, não um fato. Como Robert Bauval diz em “The Age of the Sphinx” (A Idade da Esfinge), “não há nenhuma inscrição – nem ao menos uma – seja entalhada em uma parede ou pilar ou escrito nos amontoados de papiros” que associe a Esfinge a esse período de tempo. Então, quando ela foi construída? John Anthony West desafiou a idade aceita do monumento quando notou a erosão vertical em sua base, que somente poderia ter sido causada por uma longa exposição a água em forma de chuvas fortes. No meio do deserto? De onde a água vinha? O que acontece é que esta área do mundo já experienciou tais chuvas – cerca de 10.500 anos atrás! Isso faria com que a Esfinge tivesse o dobro da atual idade aceita. Bauval e Graham Hancock calcularam que a Grande Pirâmide igualmente data de cerca de 10.500 a.C. – antecedendo a Civilização Egípcia. Isso aumenta as perguntas: quem as construiu e porque?

Esfinge simboliza as três grandes perguntas feitas em todos os tempos pela humanidade: “De onde viemos (cosmologia), quem somos (ontologia) e para onde vamos (escatologia)”; e não apenas a infância, a idade madura e a velhice.
Já a Esfinge de Gizé, do Egito, é o guarda das pirâmides que precedeu de vários séculos.

Não há dados precisos que revelem quem realmente esculpiu essa grande estátua. Estima-se que foram os próprios egípcios da proto-história ou um outro povo mais antigo que teria sido criador da civilização das margens do Nilo.
A Grande Pirâmide também ergue o seu enigma à entrada do país, à porta do deserto, em frente à Esfinge. Alguns egiptólogos afirmam que as cerimônias de iniciação eram realizadas na Grande Pirâmide enquanto que os mistérios encerrados no monumento ficavam reservados para os iniciados decifrarem.
Os egiptólogos acreditam que é na Esfinge de Gizé que está guardado todo o conhecimento relacionado a Criação, assim como a reposta para o grande mistério do “quem somos, de onde viemos e para onde vamos”. Essa indagação, portanto, deixa de ser um mistério para o iniciado.
Será que a Esfinge não se encontra lá para velar pelo segredo e desencorajar os profanos, assim como a Esfinge do mito de Édipo desencorajava os viajantes de Tebas? Imponente e com o rosto voltado para o leste, onde o sol nasce, essa enigmática estátua parece lançar ao mundo um desafio eterno: Decifra-me ou te devoro!

Um comentário em “Grande Esfinge do platô de Giza, quando ela foi construída?

  1. Elvira SLNo Gravatar disse:

    Acha o video novamente, esta off

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: