O que é alguém “top”, “bottom” ou “switch” no BDSM?

29 jun 2010 | By

Uma idéia que algumas pessoas podem ter, olhando pelo lado de fora da cena, é que as pessoas são tanto “tops” ou “bottoms”. Ou seja, que você pode gostar de dominar e também de ser dominado. E algumas vezes os novatos ficam confusos no BDSM, porque eles ficam excitados com ambas possibilidades.


A realidade é que todo mundo é diferente e cada um tem suas próprias preferências (eu pessoalmente gosto de dominar). Algumas pessoas são “tops” em todos os jogos, assim como alguns são “bottoms” em todos os jogos – mas existem pessoas que dominam homens e se submetem a mulheres, pessoas que algumas vezes trocam de papéis várias vezes no mesmo dia e uma outra grande variedade de possibilidades!

Pessoas que dominam, são chamadas “tops”, pessoas que se submetem, são chamadas “bottoms” e pessoas que tanto dominam como se submetem a alguém, são chamadas “switches”.


Um “switch” pode ser um “top” em uma cena e um “bottom” em outra. Algumas pessoas mudam de papel na mesma cena; outras trocam de papel apenas entre cenas diferentes mas mantém um papel fixo em um tipo de cena em particular. Outras pessoas trocam de papel, muito raramente, com pessoas em quem confiam profundamente; e ainda há outras que nunca trocam de papel. Se você é “switch”, e não tem certeza de qual papel você quer naquela sessão, você pode jogar com a própria dúvida. Cenas inteiras podem se desenvolver em torno do tema “quem é que manda?”. Talvez vocês possam ter uma disputa e a pessoa que está sendo imobilizada primeiro, termina sendo amarrada. Talvez vocês possam usar um timer e quando o timer tocar, é hora de trocarem de posições! Há tantas possibilidades quanto a sua mente possa sonhar!

Então novamente, talvez apenas um lado da balança chame a sua atenção e neste caso, você vai querer jogar com pessoas que têm pouco desejo pelo seu lado. Há todo o tipo de possibilidade e tudo é válido.

Também não há relação entre ser um dominador ou submisso no dia a dia e ser um “top” ou um “bottom” numa cena. Alguns executivos dominadores no seu dia a dia, secretamente adoram ser subjugados e abusados; é uma chance que eles têm de perder o controle, de se livrarem do peso da responsabilidade. Algumas das pessoas mais quietas, calmas e tímidas podem, numa cena, acabar se tornando gênios da dor e do prazer.

E não é nada estranho ouvir de alguém que sempre esteve num dos lados (por exemplo, ser apenas submisso), que num dia qualquer tenha começado a ter vontade de se tornar um “top”, ou vice versa.

As pessoas mudam, as preferências mudam e não é nada estranho.

Retirado e alterado do site Desejo Secreto

4 comentários em “O que é alguém “top”, “bottom” ou “switch” no BDSM?

  1. Elvira SLNo Gravatar disse:

    Imagens atualizadas!

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: