Quem são e de onde vem os anjos?

16 jun 2010 | By

 

A palavra”anjo” é derivada da palavra grega “angelos” que significa “mensageiro”.
As primeiras descrições sobre anjos apareceram no Antigo Testamento. A menção mais antiga de um anjo aparece em Ur, cidade do Oriente Médio, há mais de 4.000 a.C

A Bíblia se refere aos anjos como seres intelectuais, superiores aos homens e inferiores a Deus. Os católicos dizem que Deus criou do nada duas espécies de seres: Os anjos e os humanos.
No Novo Testamento, anjos apareceram nos momentos marcantes da vida de Jesus: nascimento, pregações, martírio e ressurreição.

Como Bispo de Veneto, o Papa João Paulo I, disse que é necessário falar muito sobre os anjos como ministros da Providência no governo do mundo e dos homens.

Os téologos modernos afirmam que os anjos existem, sim. Eles não podem e não devem ser reduzidos à simples idéias abstratas, segundo Karl Rahner, um dos maiores estudiosos do assunto.

Não se sabe o número de anjos que foram criados por Deus, mas a Escritura Sagrada deixa transparecer que o número é bastante grande, incalculável. Quanto à diversidade e categoria dos anjos, pode-se dizer que, nem todos possuem as mesmas características e, portanto, não pertencem à mesma categoria.
Os arcanjos são citados nas Escrituras Sagradas, são, pelo próprio termo, anjos de uma classe superior. estes livros sagrados falam de anjos, arcanjos, principados, potestades, virtudes, dominações, tronos, querubins e serafins. É justamente por isso que são contados nove coros ou graus na hierarquia dos anjos. No entanto, não se sabe ainda se tais nomes significam os vários níveis de perfeição ou diversos ofícios.

Existem os que aceitam a existência dos anjos mas, ao mesmo tempo, acreditam que eles não são assim tão importantes na vida dos homens. Esse pensamento contraria, em tudo, os ensinamentos da Igreja, bem como os da Bíblia Sagrada. Mesmo depois do Concílio Vaticano II, a Igreja conserva a memória dos Anjos da Guarda.

Um comentário em “Quem são e de onde vem os anjos?

  1. Elvira SLNo Gravatar disse:

    Bem, esta resposta será um pouquinho mais longa :P
    A Bíblia não fala muito sobre os anjos, mas lendo Daniel 10;1-14, subentende-se coisas fascinantes a respeito dos anjos:

    -- Os anjos de Deus e os anjos de Satanás (demônios) estão lutando uns contra os outros em uma batalha invisível.
    -- Parece que realmente existe uma hierarquia entre os anjos… O anjo “major” de Danielfoi barrado por um demônio “coronel”, até que viesse o “general” Miguel.
    -- Satanás desloca demônios para as nações. O demônio nomeado para a Pérsia é chamado de “príncipe do reino da Pérsia”.

    Segue a transcrição bíblica:
    Daniel 10:
    1 No terceiro ano de Ciro, rei da Pérsia, foi revelada uma palavra a Daniel, cujo nome era Beltessazar; a palavra era verdadeira e envolvia grande conflito; e ele entendeu esta palavra, e tinha entendimento da visão.
    2 Naqueles dias eu, Daniel, estive triste por três semanas.
    3 Alimento desejável não comi, nem carne nem vinho entraram na minha boca, nem me ungi com ungüento, até que se cumpriram as três semanas.
    4 E no dia vinte e quatro do primeiro mês eu estava à borda do grande rio Hidequel;
    5 E levantei os meus olhos, e olhei, e eis um homem vestido de linho, e os seus lombos cingidos com ouro fino de Ufaz;
    6 E o seu corpo era como berilo, e o seu rosto parecia um relâmpago, e os seus olhos como tochas de fogo, e os seus braços e os seus pés brilhavam como bronze polido; e a voz das suas palavras era como a voz de uma multidão.
    7 E só eu, Daniel, tive aquela visão. Os homens que estavam comigo não a viram; contudo caiu sobre eles um grande temor, e fugiram, escondendo-se.
    8 Fiquei, pois, eu só, a contemplar esta grande visão, e não ficou força em mim; transmudou-se o meu semblante em corrupção, e não tive força alguma.
    9 Contudo ouvi a voz das suas palavras; e, ouvindo o som das suas palavras, eu caí sobre o meu rosto num profundo sono, com o meu rosto em terra.
    10 E eis que certa mão me tocou, e fez com que me movesse sobre os meus joelhos e sobre as palmas das minhas mãos.
    11 E me disse: Daniel, homem muito amado, entende as palavras que vou te dizer, e levanta-te sobre os teus pés, porque a ti sou enviado. E, falando ele comigo esta palavra, levantei-me tremendo.
    12 Então me disse: Não temas, Daniel, porque desde o primeiro dia em que aplicaste o teu coração a compreender e a humilhar-te perante o teu Deus, são ouvidas as tuas palavras; e eu vim por causa das tuas palavras.
    13 Mas o príncipe do reino da Pérsia me resistiu vinte e um dias, e eis que Miguel, um dos primeiros príncipes, veio para ajudar-me, e eu fiquei ali com os reis da Pérsia.
    14 Agora vim, para fazer-te entender o que há de acontecer ao teu povo nos derradeiros dias; porque a visão é ainda para muitos dias.

    Outras passagens interessantes, mostram que os anjos nos cercam!
    -- O servo de Eliseu não conseguiu ver o exército de Deus, até que Deus lhe “abriu os olhos”. Aí ele viu “cavalos e carros de fogo” protegendo Eliseu do exército inimigo, veja:
    2 Reis 6:
    15 E o servo do homem de Deus se levantou muito cedo e saiu, e eis que um exército tinha cercado a cidade com cavalos e carros; então o seu servo lhe disse: Ai, meu senhor! Que faremos?
    16 E ele disse: Não temas; porque mais são os que estão conosco do que os que estão com eles.
    17 E orou Eliseu, e disse: SENHOR, peço-te que lhe abras os olhos, para que veja. E o SENHOR abriu os olhos do moço, e viu; e eis que o monte estava cheio de cavalos e carros de fogo, em redor de Eliseu.

    -- Os anjos estão a serviço dos cristãos, segundo o que diz em
    Hebreus 1:
    13 E a qual dos anjos disse jamais: Assenta-te à minha destra, Até que ponha a teus inimigos por escabelo de teus pés?
    14 Não são porventura todos eles espíritos ministradores, enviados para servir a favor daqueles que hão de herdar a salvação?

    -- Os anjos protegem as pessoas dos seus inimigos, como diz em:
    Salmos 91:
    11 Porque aos seus anjos dará ordem a teu respeito, para te guardarem em todos os teus caminhos.
    12 Eles te sustentarão nas suas mãos, para que não tropeces com o teu pé em pedra.
    13 Pisarás o leão e a cobra; calcarás aos pés o filho do leão e a serpente.
    14 Porquanto tão encarecidamente me amou, também eu o livrarei; pô-lo-ei em retiro alto, porque conheceu o meu nome.

    -- Os anjos protegem as crianças:
    Mateus 18:10 Vede, não desprezeis algum destes pequeninos, porque eu vos digo que os seus anjos nos céus sempre vêem a face de meu Pai que está nos céus.

    Protegem também as igrejas, de acordo com Apocalipse, capítulos 2 e 3.
    E em diversos outros lugares da Bíblia!!!! xD

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: