RIC – A nova carteira de identidade (Registro de Identidade Civil)

27 out 2010 | By

O Ministério da Justiça já definiu as primeiras localidades brasileiras que participarão da expedição inicial do novo Registro de Identidade Civil (RIC). A partir de dezembro começarão a ser expedidos os primeiros 100 mil registros – um cartão com chip que será a nova identidade brasileira. A Bahia, o Rio de Janeiro, o Distrito Federal e os municípios de Hidrolândia (GO), Ilha de Itamaracá (PE), Nizia Floresta (RN) e Rio Sono (TO), serão os primeiros locais a contarem com o novo RIC. A definição foi feita ontem, por uma comissão técnica delegada pelo Comitê Gestor do RIC. Cerca de 60 mil registros serão expedidos pelo DF, RJ e BA. Outros 40 mil cartões RIC ficarão a cargo dos quatro municípios selecionados. Correio do Estado

 

O sistema RIC

Este novo documento, instituído pela Lei 9.454 de 7 de abril de 1997, foi criado para facilitar a vida do cidadão brasileiro. Com ele você será cadastrado em uma central nacional de informações, com todas as suas informações datiloscópicas, fotografia 3×4, números de documentos (RG, CPF, título de eleitor, PIS/PASEP, carteira de trabalho e carteira nacional de habilitação) e também dados como altura e cor dos olhos.

O RIC só foi viabilizado por meio de um investimento de 35 milhões de dólares feito pelo Governo Federal em 2004, na aquisição do Sistema Automatizado de Identificação de Impressões Digitais (o AFIS, do inglês Automated Fingerprint Identification System). Esse sistema foi repassado ao Ministério da Justiça, o responsável pela identificação dos cidadãos, que planeja que até 2017 o total de 150 milhões de brasileiros façam parte do RIC.

Isso será um novo documento? O que irá mudar? O que eu ganho com isso tudo?
Para responder estas e outras perguntas, assista ao vídeo:

5 comentários em “RIC – A nova carteira de identidade (Registro de Identidade Civil)

  1. Hum que legal!

    Faz anos que perdi meu RG.
    Como faz anos que tenho CNH nem me preocupei em fazer uma identidade nova.
    Agora vou fazer.

  2. Elvira SLNo Gravatar disse:

    A distribuição vai começar em Dezembro ainda… Pelos estados citados nesta postagem…
    Até chegar em SP e RS vai levar mais um tempinho…

  3. RickReymondNo Gravatar disse:

    Como sempre RS será o ultimo.

  4. Por um lado é bom… Assim não seremos o Beta…

  5. RickReymondNo Gravatar disse:

    Parabens Elvira assunto excelente !

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: