Ser livre é ter coragem.

14 set 2010 | By

O LOBO E O CACHORRO.

Um lobo, que era magro de dar dó, pois boa vida não lhe davam os cães de guarda, certo dia encontra um desses animais, tão gordo e tão forte que era de fazer inveja.

O cão, que estava perdido, pois se distanciou dos donos enquanto eles passeavam, em vez de atacar o lobo, deu-lhe um pedaço de carne que trazia.

O lobo come com prazer, mas temendo que o cão o atacasse, como os outros cachorros que tentavam se aproveitar de sua fraqueza, dirigiu-lhe a palavra humildemente e fez um elogio, dizendo-lhe que admirava sua robustez e que gostaria de ficar com ele.

O cão explicou-lhe:- “Se quer ser bonito e gordo como eu, deixe o bosque e me acompanhe. Seus semelhantes são miseráveis, pobres diabos sem opção, cuja única condição é morrer de fome. Venha comigo e você terá um destino melhor.”

O lobo perguntou:- ” O que será necessário fazer?”

E o cachorro respondeu:- “Quase nada. É mesmo pouca coisa: basta afugentar os que portam cacetes, ou vêm mendigar; defender a todos os da casa, e ao dono com agrados receber. Em troca da caça que você conseguir, as pessoas lhe darão moradia, carnes  –  quem sabe, até lombo, restos de ossos de peru, perdiz, frango e pombos… Isso sem falar de muitas carícias. Venha comigo. Você irá sentir prazer em ter um senhor.”

O lobo, já antevendo tamanha felicidade, chora de emoção e decide acompanhar o cão de guarda. Percorrendo o caminho que o levaria à fartura e aos bons tratos, ele vê algo que lhe pareceu suspeito no pescoço do cachorro e pergunta:

– “Que é isso em seu pescoço, amigo?”

– “Nada…”

– “Mas como nada? E essa pelada?”

– “Essa é a marca da coleira que põem em meu pescoço quando fico preso.”

– “Coleira? Preso? – ” indaga o lobo algo surpreso. – ” Não se pode sair quando se queira?”

– “Nem sempre, importa?”

– “Claro! Isso tem muita importância. Eu nunca trocaria por qualquer iguaria a liberdade. De todas as suas refeições eu não quero nenhuma. O preço que eu teria que pagar por elas é muito alto.”

Dizendo isso, o senhor lobo desaparece por entre o verde do bosque e vai caçar.

Liberdade é ter coragem de lutar para sobreviver por esforço próprio, a maior parte das  vezes, ajuda lógico que teremos, não somos auto suficientes sózinhos, achar isso é ser prepotente, egoista e mesquinho. Somos anjos de uma asa só e necessitamos da ajuda de amigos, familiares e amores, mas,… perder nossa liberdade por favores, presentes, destaques sociais é nos aprisionar em coleiras, viver como o cão da história,…

Ah! isso nunca, jamais, never more…

E no campo do Amor, ai meu amigo, a coisa é ainda muito mais significativa, peculiar e delicada a situação…

Amor para mim é algo a mais, muito superior, para que eu sinta ser amada e ter um amor, ah! é me dar asas, me deixar voar em meus sonhos, me dar incentivo a buscar meus ideais, ser mãos,pés, ombro e coração amigo…

Costruir comigo tudo, sonhos, metas, ideais, dividir tristezas, e fracassos e somar alegrias e felicidades.

Esse é o amor que eu quero, amor que liberta e não aprisiona, amor que  me faz crescer e não que me deixa sentindo inferiorizada.

Quero um amor que me estenda um tapete e não que me faça de tapete para pisar, limpar os pés, maltratar, amar é mais, e não é dificil, amar é ser simples, ver nos pequenos gestos a possibilidade de um amor cada dia maior, fiel e eterno.

Luxo? Só dos carinhos. Explendor? Só das nossas horas íntimas. Céu? Quando estamos juntos. Paz? Da certeza do sentimento recíproco. Presente? A presença de ambos ali. juntos, na certeza que somos dois ligados a um sentimento verdadeiro, puro, sem interesses, sem … ser com.. ser mais… ser…ver…sentir…querer…inebriar…poder…fazer… mas livre, com coragem.


Fonte de pesquisa:

Fábula de La Fontaine.

7 comentários em “Ser livre é ter coragem.

  1. Katia RaynierNo Gravatar disse:

    Meu Deus!!
    me identifiquei como LOBO aqui.
    Sou uma loba,
    então.
    Cristhal Zimbermam
    com certeza esta é, para mim a melhor homenagem indireta que ja recebi,
    atingiu o centro do alvo.Falando de liberdade.
    Meus sinceros parabens, isto sim e uma mensagem digna de consideração.
    Isto mesmo, ouse, se atreva, vença, pela palavras se atinge tambem o alvo, o objetivo. isto e o principio da democracia e do poder da palavra, o poder da imprensa, liberdade de expressão. Um direito de todos, quem quer que seja, independente de cor, raça, credo ou preferencia. Sem fronteiras fisicas ou pisiquicas, Seja sempre voce mesma , querida, meus mais sinceros votos de Felicidades embrulhados numa caixa de presente, com um laço e um cartão com tudo escrito exclusivo pra voce. tudo que sua imaginação gostaria de ler ali esa lá. Beijos.

  2. Nossa Kátia, obrigada.
    Em meu ponto de vista, eu vejo o amor como uma união onde se soma, se divide se multiplica tudo, ” se for pra tirar de alguém, que seja a sua dor,”( musica da dupla Chitãozinho e Xororó), caso contrário amor não é, quem ama quer dar dignidade e nunca inferioridade.
    ¬¬

  3. RickReymondNo Gravatar disse:

    Parabens Cristal , sua mensagem esta muito boa…
    Aqui esta o preço que pagamos por tudo na vida,
    Pagamos com a fome e a miséria muitas vezes para conseguir ser livres.
    Pagamos com coleiras o preço da fama e mesa farta.
    A vida é uma escolha, e tudo é assim , ter um amor pagamos reço
    Ter um prato com comida pagamos o suor do trabalho , recebemos ordens e temos que obedecer,
    Ser o Chefe tambem tem preço , pois eles precisam pagar superiores, trabalhar e mostrar mais competencia que seus subordinados , tudo tem seu degrau de preço …
    Liberdade total na vida nao existe tudo tem um preço que devemos pagar…
    Somos dependentes de nossas necessidades isso ja é uma prisão, se queremos comer devemos plantar , se devemos plantar precisamos colher a semente , o lobo se quer se alimentar tem que caçar , e para isso correr risco de vida…
    Tudo é uma causa e consequencia.

  4. Tudo tem um preço sim Rick, mas se é conseguido com entusiasmo, determinação e opção de escolha é muito mais gratificante, ser subordinado a fazer passando por cima de principios, de sentimentos ai nada justifica, ai não ha liberdade ai ja é escravidão, e na escravidão perdemos o mais precioso dos tesouros de um ser humano, a dignidade, a isso eu não me submeto, a esses não abaixo a cabeça nunca.
    Faço o que gosto, sem passar por cima de meus principios e sem ferir os principios de quem quer que seja porque ai estarei deixando de ser humana e me tornando fera, e ser humano ja é por si só uma elevação no grau da evolução dos seres vivos, se assim agir ao contrario estarei regredindo …
    Posso sentir amor enorme por uma pessoa, mas tem um porém, antes dessa pessoa vem eu em primeiro lugar, se não for bom, não condizer com o que quero, não for útil não dá, lei das 3 peneiras…

  5. RickReymondNo Gravatar disse:

    Sim Cristal , temos o livre arbítrio , fazemos oq bem queremos , sempre

    se queremos passar fome podemos , se queremos comer bem procuramos , é o livre arbítrio
    seguir ou nao depende de nossas pernas, nossas escolhas , vc escolhe o seu caminho,as opções estao na sua frente, ou vai ou fica ou pega atalho ou cria outro caminho ,oque importa é que vc possa seguir seu proprio caminho sozinha ou com quem vc escolher , porem parcionar com alguem tambem é se submeter a perder parte de sua fictícia “liberdade”

  6. rsrsrs, olha Rick parcionar com amor nunca será perder a liberdade ao contrário rsrsrs, amor não aprisiona, fazer proficionalmente algo que gosta tbem não é aprisionar, qdo fazemos o que gostamos profissionalmente nos realizamos, e quando estamos parcionados por amor estamos plenos, presos nunca.
    Amor liberta. Se aprisiona… não é amor é possessão :)
    kiss*

  7. profissionalmente* correção.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: