Superbactéria – Mutação genética

23 out 2010 | By

Devido aos grandes números de casos ocorridos pelo Brasil vou disponibilizar mais informações sobre essa Mutação genética a KPC que está matando muitas pessoas, fiquem alerta.

Informações sobre a KPC (Superbactéria)

A KPC (Klebsiella Pneumoniae Carbapenemase) é uma mutação genética responsável por tornar a bactéria resistente aos principais grupos de antibióticos utilizados no tratamento de pacientes debilitados, por isso, ela é conhecida como multirresistente. Em geral, o corpo humano é habitado por milhares de bactérias, que nem sempre fazem mal à saúde. O uso indevido de antibióticos é responsável pelo fortalecimento e pela mutação de algumas bactérias, que se tornam imunes aos antibióticos.

Ela pode transmitir-se de vários modos, podendo ocorrer nas fezes, na água, no solo e até mesmo em vegetais, cereais e frutas, bastando para isso o contato por um doente contaminado com a bactéria e que não tenha os devidos cuidados com a higiene.  Mas o grande problema mesmo é nos hospitais onde a falta de condições ideais de serviço com a quantidade elevada de doentes, leva à chamada infecção hospitalar, que nada mais é do que a propagação de bactérias dentro do hospital, que deveria ser um local para tratamento de doenças, e acaba virando um local de cultura de bactérias.

A preocupação com a disseminação ocorre porque a bactéria possui uma estrutura genética móvel, chamada plasmídeo, que é capaz de se transferir de uma bactéria para outra. Por isso, a preocupação com medidas de segurança como isolamento e higienização.

As infecções pela superbactéria ocorrem no ambiente hospitalar. Pacientes com quadro de saúde mais debilitado, como politraumatizados, internados em UTI, com uso de vários procedimentos de caráter invasivo, são os mais propensos a adquirir a superbactéria.

Videos Relacionados

O primeiro caso no Brasil ocorreu em 2005 e foi descrito em 2009.

Previna-se e cuide-se

Fonte: Super Bactéria

Edição Antonella Barcelos

Equipe Black Angel

2 comentários em “Superbactéria – Mutação genética

  1. Nossa! Muito interessante!
    Não seria essa mais uma bactéria de laboratório?
    Muito interessante esta noticia!
    Vou fazer mais pesquisas sobre isso!

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: