Termos e palavras utilizados no Second Life (mini dicionário)

14 nov 2010 | By

Alguns termos e palavras são bastantes utilizados no second life, porém muitas pessoas não sabem o que significa, por tanto com este mini dicionário espero poder ajudar a quem tem duvidas quanto a esses termos.Boa sorte!

Abuso – Violação dos termos de serviço ou a nível particular das regras de uma comunidade. Ataques grieffers contra outro residente, abuso verbal, distúrbio da paz, fraude, roubo, cópia.

AFK – Away from keyboard ,= fora do teclado, fora do computador


Allocation
– atribuição, Lands, terras que os residentes possuem. Um residente prêmio recebe uma porção de 512m2 sem adicionais nem impostos para uso pessoal.


Alpha
– é um canal especial da imagem ou textura usado para indicar a porcentagem de transparência. = alpha channel – é o canal da textura que usam para dar transparência.

Alt – outra conta, não a principal que um jogador possui no second Life. main account = conta principal da pessoa – a LL costuma tolerar até uns 7 alts.

Animation – arquivo invorld ou importado para animar seu avatar e permitir ações variadas dentro do jogo.


AO
= animation overide = animações mais harmônicas ou que conferem um estilo próprio ao seu avatar, saindo daquele padrão SL meio mecânico que vemos em todo novato

Avatar – é a representação do jogador dentro do second life- o bonequinho, ou o conjunto de partes que montam uma criatura (cavalo,dragão, gato, monstro, robô, etc.)


Ban
– banir , a pessoa não pode mais retornar ao local que foi banido


Big Six
– São as seis Normas de Conduta e Comportamento que devemos conhecer para viver bem a segunda vida. Para ler o Big Six, clique aqui.

Bug – é um erro no funcionamento comum de um software, não permitindo que ele funcione normalmente, causando problemas em comandos da interface, roupas, skin, animações, etc.

Bump – do inglês, é o ato de empurrar outro residente, seja correndo até ele ou usando algum objeto scriptado. Os projeteis, armas desenhados para esse fim(empurrar) são também chamados de “bump”

Bump Map – é uma camada extra/layer na edição de objetos para dar “textura” , ilusão de rugosidade 3d, como casca de árvore, rocha, areia , lixa, etc. Ele aparece como uma opção de textura dentro de edit. pouco usado porque costuma contribuir para o aumento do lag

Cache – Quando se está com problemas para carregar o avatar ou roupas, a primeira dica que se ouve é para limpar o “cache”, Cache disk size é um espaço que o SL ocupa no seu HD para gravar arquivos temporários, quando esses arquivos se corrompem, vários problemas começam a ocorrer no SL, como os citados acima, quando você clica no botão Clear cache no sl, os arquivos nesse espaço no hd são deletados.

Calling Card – cartão de visita, uma note criada que contem o seu profile. Serve para manter contato mesmo que não seja amigo.

Camp / Camping – Existem em algumas lojas e centros comerciais e pagam quantias em lindens aos avatares, para permanecerem nos seus locais. O avatar permanece sentando “camping chair”, dançando ou fazendo alguma outra animação, sendo o tempo cronometrando, e a cada tantos minutos, recebendo uma pequena quantia em L$. Outra estratégia de marketing.

Chat – bate papo por escrito. você pode conversar com outros residentes no second life que estiverem até uns 25m de distancia de ti.

Copy – É quando o item pode ser copiado em outros lugares ou pastas do seu inventário e também colocado mais de uma vez no chão.

Damage – dano, normalmente descrito em regiões que estão marcadas como “Not Safe”,o ícone do coração com o 100% ao lado. Nesses locais as regras de dano e morte do Second Life funcionam. Qualquer objeto ou arma escriptada pode causar dano a um residente. Se um residente morrer – levar danos até 0% de vida ele é automaticamente teleportado para a home /casa dele.

Traffic -volume de residentes freqüentando uma parcela ou sim num determinado tempo. Normalmente serve para calcular popularidade, aparecer na frente nos resultados de busca e valorizar o preço do terreno para fins comerciais.

Eject = ejetar = forçar sair da sua propriedade. Ejetar alguém força-a a ser teleportada para fora das linhas de sua propriedade/terreno. O usuário pode retornar a sua propriedade depois de ejetado.

Estate – usado pela linden labs, alguns usuários e a interface do usuário (a tela que aparece pra você) parra mostrar o menu de preferências do local. como posição do sol, textura do chão e outras coisas que afetam a região. Isso só aparece para os donos de ilhas privadas. Usuários que possuem regiões inteiras/sims dentro de um continente não podem usar os controles de Estate.

Event – evento, atividade, festa de um grupo. muitos são anunciados no SL e aparecem como estrelas no mapa e calendário de eventos no site do SL

Freebie/Dollarbie – É um termo em inglês pra designar uma coisa gratuita, uma cortesia. No SL são os itens gratuitos que muitos criadores disponibilizam gratuitamente para residentes e, por vezes, são full perm.

Freeze – Congelar= é uma função utilizada por administradores Linden ( e raramente por donos de terras) para colocar um residentes sob controle.Uma vez congelado, o residente para de voar, cai no chão e não se mexe mais. É uma condição que faz o SL parar e às vezes o computador também.

Full perm – É quando um item tem todas as permissões, ou seja, é TRANSFER, COPY e MODIFY.

Gesture – Gestures, combinação de animação com som. Possui atalhos e uma pasta própria no inventário.

Grid – O mundo do SL é referido como GRID. tudo o que é visível no mapa pode ser chamado de GRID. “Tecnologia em grade” se propõe em apresentar ao usuário de computadores conectados a internet um computador virtual, no caso do SL um Mundo Virtual, se usa para designar a plataforma do Second Life em si.

Griefer – avatar que anda pelo SL atormentando os outros para se divertir. Normalmente usa gaiolas, armas de push/empurrar, objetos que se multiplicam loucamente, textos que preenchem a tela e não param.

Home – é a localização inworld que o seu residente considera o centro do Second Life, a sua casa. você pode escolher entrar no SL pela sua casa.

HUD – heads-up display = comandos para proteção , comandos para o seu carro, cavalo, arma, e até algo para o seu avatar, hud é tudo que fica disposto e visivel na tela de apenas o jogador. não o confunda com os menus de tela do SL. ´

Hunt – Caçada – Lojas de produtos ou de temas específicos se unem e montam esquemas de caçadas de prêmios. Você vai na primeira loja e encontra um símbolo escondido. Depois de pegar o item e abrir a pasta, encontra lá a landmark para a próxima loja e assim sucessivamente.

IM -MI= mensagem instantânea.. é a conversa reservada. o “MSN” do SL.

Infohub – central de informações – é uma parcela pertencente a um Linden dentro do mundo. Serve para ajuda e informações.

Inworld – dentro do mundo.. o mundo virtual do SL. online = logado na internet , inworld = logado no SL

Lag – refere-se ao tempo que um pacote de dados leva a partir de um computador local até ao seu destino, e depois, de volta, no SL isso é visto claramente em ilhas cheias, ou festas, o sim demora para carregar, suas ações demoram para ser executadas, roupa demora para carregar, etc, geralmente é problema de configuração de cpu e conexão fracas.

Land – O SL é compostos por Lands (ïlhas) , cada ilha tem 65.356sqm (m2), separadas ou unidas formando continentes, uma land apesar de significar terra pode ser só de água usadas muito para navegação (nessa caso a ilha de terra continua lá mas tem seu terreno rebaixado)

Land Owner – é o residente dono de uma ilha ou mais. Tbm é considerado land owner quem possui terras dentro do continente ou algumas parcelas.

Landmark (marco no SL 2) – Os endereços são gravados no servidor por referências, chamadas Landmarks. Elas têm o nome da land e as coordenadas da região.

Linden – companhia responsável pelo desenvolvimento e criação do SL. Um empregado da Linden Lab que fica logado no SL recebe o sobrenome Linden.

LL – Linden Lab – dona do software Second Life

Lucky chair – “Cadeias da sorte”.São cadeiras que existem em algumas lojas e centros comerciais, onde sorteiam letras e quando aparece a letra inicial do seu nome, você se “senta” nela, e ganha o prêmio indicado nela. Trata-se de estratégia de marketing para quem quer aparecer nos primeiros lugares das pesquisas.

Machinima – Machine Animation or Machine Cinema = a arte de criar filminhos de qualidade e efeitos usando cenas de Jogos e do SL.

Mainlands – continentes são agrupamentos de ilhas, normalmente só quem é assinante do SL pode comprar uma ilha e ir anexado a um continente. O legal das mainlands/continentes é o tráfego (volume de visitantes), o que para uma ilha onde ha comércio é muito interessante pq valoriza o valor do terreno e as lojas sabem que terão visitação e gente comprando sem precisar se matar com anúncios.

Mega Prim – Hoje em dia não é possível se criar os chamados “mega-prims”, mas antigamente existia uma falha na checagem do tamanho dos prims e algumas pessoas conseguiram criar prims de vários tamanhos maiores q o limite, salvo os MP de 20 X 20 (muito usados para fazer a base de construções), os de tamanho maiores causam problemas no sim.

Modify – Quando o criador permite que o item seja modificado por quem o adquiriu, ou seja, o comprador pode aumentá-lo de tamanho, diminuir, mudar a textura, etc.

Noobie = newbie = newcomer = recém chegado. Entre os mentores pede-se para evitar usar esse termo pq muitas vezes ele é usado de forma pejorativa…”noobie= aquele que não entende nada .

Notecard – uma nota, pode ser criado pelo inventário, para inserir textos, informações, anexar landmarks, outras notas e imagens.

Orbit – orbitar- um evento onde o avatar é empurrado com extrema forma para o “espaço” do Second Life. Uma área muito acima das nuvens, muitas vezes involuntário ou inesperado. Dependendo do caso ele pode ser deslogado por “sair do mundo” e os servidores não serem capazes de processar – precisa relogar. Na maioria das vezes é provocado por armas de empurrar ou objetos com script de empurras coisas físicas.

Parcel – parcela, pedaço de um sim, que pode ser alugado para construir ou colocar lojas.

Particles – sprites bidimensionais, imagens coloridas que permitem o residente simular brilho, chamas do fogo, vapor, etc..

Partner – parceiro. um residende pode propor partnership para outro residente por várias causas, mostrar relacionamento (namoro, casamento) amizades, casais, etc..

Prim – Abreviação de “Primitive” primitivo , é a unidade primitiva de um objeto, a qual vai ser trabalhada sendo unida ou não a outros prims para formar o objeto desejado, o tamanho máximo do prim é 10 X 10.

Profile – é o perfil do seu avatar no Second Life. contem informações de quando o avatar nasceu, parceiro, grupos que você está inscrito, textos e descrições que queira dar, o profile deve ser PG (nada de nudez, profanação, ou obscenidade – está no TOS )

Report Abuse / RA – É uma reclamação, por escrito, de outro residente, que você pode fazer quando estiver se sentindo prejudicado. O RA pode implicar numa suspensão e até expulsão desse indivíduo do SL. É uma ferramenta importante, não podendo ser usada levianamente. Antes de reportar alguém, certifique-se de que a pessoa sabe que está fazendo algo errado e só reporte se não conseguir resolver através da conversa e ficar claro que a pessoa tem a intenção de perturbar outros residentes. Sempre que puder, faça um print da tela com a conversa, que deverá ser encaminhada junto ao RA.

Rez – rezzar – para carregar um objeto 3d inworld ele precisa ser chamado do inventário ou criado e às vezes leva um tempo até que o computador processe todas as informações do objeto como texturas, formas, cores a este processo chamamos de rezz, rezar,

RL – Real Life = vida real

SandBox – (Caixa de construção) Locais públicos onde você poderá criar objetos.

Sculpted Prim / Sculpt – É um prim esculpido, logicamente exigindo mais conhecimento do construtor para criar um objeto, mas estes por sua vez ficam mais realistas e necessitam bem menos unidades de prim.

Script – O termo script é utilizado para designar uma seqüência de comando e tarefas a serem executadas, no SL ele é usado para efeitos, ações e reações nos objetos, mas tb é usado por pessoas de má fé para prejudicar outras pessoas, seja roubando senha, l$, ou deformando seu avatar, linguagem de programação para fazer objetos interagirem entre si e com o avatar no SL. a linguagem do sl é o LSL, que parece com C++ e/ou PHP.

PG – Não pode haver nudez, violência, palavrões (voz, gestos e texto), alusão à drogas, porte de arma e nada que não seja recomendado a todos os públicos. Um adulto com um menor (do outro lado do monitor) não incorre no risco de ver alguém andando pelado ou falando palavrões.

Mature – Pode haver um nível moderado de sensualidade e nudez, bolinhas de namoro mais “avançado”, alguma linguagem adulta e nível moderado de violência.

Adult – Classificação criada recentemente. Pode haver tudo relativo a sexo, fetiches e violência que envolva muito sangue e desmembramento. No continente adulto é permitido o avatar de criança, embora NUNCA fazendo “Age-play” – pedofilia é crime em qualquer universo! Não confunda avatar de criança com criança no sl.

Age-Play – é a interpretação de menores (entenda-se avatares de criança e adolescentes) com outros menores ou adultos com conotação sexual. É clara alusão a pedofilia e é crime. O age-Play deve ser reportado na hora!

Shape = silhueta = Forma do corpo de seu avatar.

Sim – abreviação de “simulator” simulador, é a simulação física da land, ex: vou construir um “sim” para RPG.

Skin = pele = a primeira “roupa” que o seu esqueleto veste… é a face coradinha, sardenta, cheia de escamas, verde, vermelha, sarada , é o CORPO que vc consegue ver… esse vc não modifica. só compra ou cria por programas de ilustração/edição de imagem e importa pro SL

Spam – Spam, mensagem repetitiva indesajada. anuncios, chamadas para festas.

SLT – Second Life Time= horário do Second Life = que é o horário padrão do Pacífico.

SLurl – um Link que pode ser inserido em um webbrowser, mas que te leva a um lugar dentro do SL; O Slurl é feita segundo o seguinte formato :
http://slurl.com/secondlife/regiao/nome_ilha/000/000/000 ( coordenadas)

Telehub – é um teleporte centralizado num sim.. toda vez que entra na ilha vc entra pelo Telehub. Os Telehubs ja estão deixando de existir no SL, vc poderá se teleportar diretamente ao seu destino.

Teleport / TP – Ferramenta de locomoção do SL , levando seu avatar de um ponto a outro sem necessidade de caminhar ou voar, Podendo ser de um ponto a outro no mapa do sl ou de um andar a outro de uma residência.

Textura – O mundo virtual é basicamente formado por 3 elementos: textura, prim, script; texturas são imagens aplicadas sobre modelos, como “peles”, que dão características mais vivas para objetos, cenários e personagens.

Ticket – É um e-mail mandado diretamente para a administração da Linden Lab, muito usado quando se têm problemas de variados tipos em relação ao mundo virtual ou a empresa. Feito diretamente no site, após fazer login.

Tier – Tier, taxas que o dono da ilha exige para aluguel

TOS – Termos de Serviço – TOS são os Termos de Serviço que você aceita ao criar seu avatar. Ao violar o TOS você pode receber advertência e até mesmo perder seu avatar.clique aqui para ver o TOS

Transfer – Significa que o item é transferível, o criador permite que ele seja repassado para outra pessoa, depois de adquirido.

Viewer – “visualizador” é o programa que permite se conectar ao servidor do Grid e visualizar o mundo virtual.

Fonte: Second Islands

Edição Antonella Barcelos

Equipe Black Angel

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: