Um dos maiores sites do mundo!

01 nov 2010 | By

“UM SITE COM 58 MILHÕES DE PAGINAS”

Wikipédia é uma enciclopédia multilíngue online livre colaborativa, ou seja, escrita internacionalmente por várias pessoas comuns de diversas regiões do mundo, todas elas voluntárias. Por ser livre, entende-se que qualquer artigo dessa obra pode ser transcrito, modificado e ampliado, desde que preservados os direitos de cópia e modificações, visto que o conteúdo da Wikipédia está sob a licença GNU/FDL (ou GFDL) e Creative Commons Attribution-ShareAlike (CC-by-SA) Criada em 15 de janeiro de 2001, a Wikipédia baseia-se no sistema wiki (do havaiano wiki-wiki = “rápido”, “veloz”, “célere”).

O modelo wiki é uma rede de páginas web contendo as mais diversas informações, que podem ser modificadas e ampliadas por qualquer pessoa através de navegadores comuns, tais como o Internet Explorer, Google Chrome, Mozilla Firefox, Netscape, Opera, Safari, ou outro qualquer programa capaz de ler páginas em HTML e imagens. Este é o fator que distingue a Wikipédia de todas as outras enciclopédias: qualquer pessoa com o acesso à Internet pode modificar qualquer artigo, e cada leitor é potencial colaborador do projeto.

A enciclopédia sem fins lucrativos é gerida e operada pela Wikimedia Foundation. Ela está disponível em 272 idiomas ou dialetos com mais de 15 milhões de artigos,dos quais mais de 3 milhões de artigos são referentes à versão em língua inglesa (dados gerados dia 2 de janeiro de 2010). e 620 001 artigos na versão em língua portuguesa (dados de 31 de outubro de 2010). O número total de páginas ronda os 58 milhões e inclui imagens, páginas de usuários, páginas de discussão, categorias, predefinições, páginas de gestão dos projectos, etc. A versão alemã distribui-se também em DVD-ROM. Propõem-se, ainda, as ideias na versão anglófona, além de uma edição impressa.

Desde seu início, a Wikipédia tem aumentado firmemente sua popularidade, e seu sucesso tem feito surgir outros projetos irmãos. Segundo o Alexa, a wikipédia é o sétimo website mais visitado do mundo. A popularidade também deve-se ao fato de muitas das páginas terem sido ou copiadas ou bifurcadas. Nas palavras do co-fundador Jimmy Wales, a Wikipédia é “um esforço para criar e distribuir uma enciclopédia livre e em diversos idiomas da mais elevada qualidade possível a cada pessoa do planeta, em sua própria língua”.

Contudo, o fato de qualquer um, especialista ou não, poder editar o conteúdo da Wikipédia tem gerado controvérsias. Algumas revistas e/ou enciclopédias rivais, tais como Encarta e Encyclopedia Britannica, têm criticado os artigos contidos na Wikipédia, que afirmam serem abordados de tal forma que condigam com a opinião da maioria e não com os fatos. [carece de fontes?].

Já o filósofo canadense Jacques Dufresne, criador de L’Agora, enciclopédia virtual produzida no Québec, sendo a primeira em língua francesa, critica a primazia dada à Wikipédia pelo Google, o que esmaga as concorrentes. Segundo ele, o tandem Google-Wikipédia realiza a maior operação de dominação cultural da atualidade.

Em 2010 ficou em 4° lugar no Top 1000 sites mais visitados em buscas pelo Google, com 310 milhões de visitas únicas.

Um dos maiores sites do mundo ( em conteúdo).


Ediçao: Katia Raynier

Fontes:   WIKIPEDIA

Para saber mais:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Wikip%C3%A9dia

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: