Uma mulher, pela primeira vez no Brasil, Presidente da Republica

02 nov 2010 | By

Dilma é a primeira mulher presidente

O Brasil elegeu neste domingo a candidata do PT à presidência da República, Dilma Rousseff. Com isso, ela se tornou a primeira mulher que irá assumir o Palácio do Planalto e comandar a nação.Com 99,99% dos votos apurados, a candidata petista havia alcançado 56,05% dos votos válidos, 55.748.569  sufrágios. O tucano José Serra tinha 43,95% ou 43.708.704 votos. A abstenção atingiu 21,5%, mais de 29 milhões das 135 milhões de pessoas que compõem o eleitorado do País.Ex-ministra de Minas e Energia e da Casa Civil, Dilma foi alçada já em 2008 à condição de candidata pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que começou então a dar as primeiras indicações de que gostaria de ver uma mulher ocupando o posto mais importante da República.

Em 31 de março deste ano, Dilma deixou a Casa Civil para entrar na pré-campanha. Cresceu nas pesquisas e chegou a ter mais de 50% dos votos válidos em todas elas, mas começou a oscilar negativamente dias antes do primeiro turno, após a revelação dos escândalos de corrupção na Casa Civil e da entrada do tema do aborto na campanha. Logo no primeiro debate do segundo turno, reagiu aos ataques que vinha sofrendo e contra-atacou Serra. A partir daquele momento, a diferença entre os dois candidatos nas pesquisas parou de cair. Dilma se torna neste domingo o 40º presidente da República brasileira.

(infografia publicada no fechamento da segunda edição Jornal do Comercio de Porto Alegre, com números parciais)

A petista ganhou força para disputar o cargo ao assumir o posto de ministra-chefe da Casa Civil, em junho de 2005, após a queda de José Dirceu (PT) no escândalo do mensalão. Com a reeleição de Lula e sem grandes rivais à altura no PT, Dilma tornou-se, depois do presidente, o grande nome do governo. Apesar do poder acumulado e do protagonismo que passou a exercer ao lado de Lula, até outubro de 2007 Dilma negava que seria candidata. O pai de Dilma, o búlgaro Pedro Rousseff, veio para o Brasil na década de 1930. Já estava há cerca de dez anos no Brasil quando, numa viagem a Uberaba, conheceu a professora primária Dilma Jane Silva. Casaram-se e tiveram três filhos. Dilma nasceu em dezembro de 1947. Governo será dividido com aliados, diz Dilma A presidente da República eleita, Dilma Rousseff (PT), afirmou neste domingo pela manhã, em Porto Alegre, que irá formar a equipe de governo com os partidos de sua coligação Para o Brasil Seguir Mudando, formada por PT, PMDB, PSB, PDT, PCdoB, PRB, PR, PSC, PTC e PTN. “É exigido que as pessoas que assumam a direção do País tenham sentido republicano e o compromisso democrático de governar para todos. Mas é com minha coligação, que me trouxe até aqui, com quem vou governar.” A petista reiterou que irá construir um governo plural, que dê atenção aos problemas da maioria da população.

Edição Katia Raynier:

Noticia publicada no Jornal do Comercio de Porto Alegre

“O que está publicado aqui não expressa a opinião pessoal dos autores e nem do site “

Somos jornalistas imparciais.

15 comentários em “Uma mulher, pela primeira vez no Brasil, Presidente da Republica

  1. Pingback: Uma mulher, pela primeira vez no Brasil, Presidente – Black Angel … | Veja, Brasil
  2. Elvira SLNo Gravatar disse:

    Isso só me faz pensar na profecia de Nostradamus!!!! :w00t:

  3. O que podemos fazer agora é esperar…
    “Espero” que eu esteja enganada quanto a ela.
    “Espero” que ela realmente faça alguma coisa.
    “Espero”, espero e espero… A esperança é a ultima que morre…

    1. Katia RaynierNo Gravatar disse:

      o Lula entrou a Dilma entrou
      o Maluf ainda tenm esperanca
      o Serra ainda tem esperanca
      é a ultima que morre???

  4. RickReymondNo Gravatar disse:

    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
    Espero = esperança
    Esperança esta na forca
    Só puxar o banquinho :devil:

    1. Katia RaynierNo Gravatar disse:

      smiles

      kkkk
      lol

      ate que enfim

  5. RickReymondNo Gravatar disse:

    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
    Entrou! :lol:

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: