Você sabe com quem está falando?

13 nov 2010 | By

Todos os dias nos deparamos com noticias e histórias de pessoas que foram vítimas de alguém através de sites de relacionamentos.

Em uma matéria da RBSTV abordaram o assunto sobre presidiários que possuem celulares de alta tecnologia no qual podem acessar as redes sociais para comandar tráfico e investigar vidas.

Então eu me pergunto:

* Sua vida, será que não está muito exposta?

* Você sabe controlar quem vai ter acesso as suas informações e que tipos de informações?

Falamos agora do Second Life, um jogo de relacionamento onde podemos ser “qualquer coisa”…

Você conhece as pessoas que estão na sua lista de amizade?

Sempre que alguém me chama no IM que não é meu amigo, tenho por hábito ver o perfil da pessoa antes de responder qualquer coisa, pois geralmente através do perfil conseguimos saber um pouquinho da pessoa e ou como pensa… Estes dias uma pessoa me chamou no im, me deu “Oi” e antes de responder seu “oi” fui la eu ler o perfil, e me deparei com a seguinte frase:

RL = RL                      SL ≠ RL                         SL +  RL                 ۩ IML ۩.

Até ai tudo bem, eu respeito demais quem não quer falar ou misturar RL com SL, direito de cada um…

Mas sabe qual foi a primeira pergunta que a pessoinha me fez apos eu responder seu “oi”?

– De onde você é Linda?

Eu tive que rir! Respondi que era do Second Life de Impéria Cóp (minha atual residência dentro do SL). Ele entendeu após eu colar a ele o que estava escrito em seu perfil… Convenhamos, respeito quem não mistura SL com RL, mas também não espere que eu vá falar da minha RL se a pessoa que esta do outro lado não fala. DIREITOS IGUAIS.

Mas o que eu quero abordar mesmo agora é quanto a sua privacidade, você esta sabendo usar? Sabe quem são as pessoas que realmente merecem saber sobre sua vida?

– Ha, mas eu não tenho nada a esconder… Minha vida é um livro aberto…

Ledo engano… Feche já este livro, cuide de sua privacidade, escolha quem vai ter acesso. Não sai falando a todos os cantos do SL e pra quem quer que seja sobre sua vida.

Você não sabe com qual intenção a pessoa se cadastrou no SL, não sabe se quem está ali do outro lado possa ter algum antecedentes, etc…etc.. e etc…

Você ja ouviu falar do programa Fake webcam?

Olha a propaganda deste programa: Transmita/Reproduza vídeos e filmes em comunicadores instantâneos como MSN, Yahoo e AOL ao invés de utilizar uma webcam. Fake Webcam pode transmitir vídeos e filmes do seu messenger como se fosse uma webcam de verdade! E você não precisa ter uma webcam para isso!

Imagine só fingir ser uma garota adolescente ou qualquer outra pessoa nas conversas. Ninguém nunca vai descobrir que você não tem uma webcam de verdade!

Use Fake Webcam para reproduzir vídeos pré-gravados em comunicadores instantâneos enquanto joga conversa fora. Ele pode até mesmo transmitir vídeos em mais de um messenger ao mesmo tempo!

Para não ser vitima de uma FakeWebcam, quando a pessoa ligar a cam, peça que a mesma faça algum movimento ou algo que identifique que a transmissão está sendo ao vivo.

Cuide-se! Não seja a próxima vitima!

Linda Rosenstar

Equipe Black Angel

18 comentários em “Você sabe com quem está falando?

  1. Mana, concordo com o post, mas citarei o meu caso. Pra mim, SL e RL são como um “espelho”, pois aqui o nosso avatar é a nossa representação virtual neste jogo. Todas as coisas que sentimos, inevitavelmente são transmitidas para o jogo, talvez outras pessoas discordem, mas pra mim, se eu estou ruim SL, estou ruim RL, e vice -- versa. No caso do amor, é a mesma coisa: só quero compromisso com mulheres solteiras e descompromissadas RL, pq não quero “brincar de amor” no SL, eu sou verdadeiro, quem me vê no SL me veria exatamente igual na RL (exceto o shape, skin, tatoos, etc, hehehe), pois eu transmito todos os meus sentimentos, medos, alegrias, preocupações para o SL, quando comecei a jogar há mais de 3 anos, até tentei não separar, mas não consegui, mas até foi bom, pq assim, eu me mantenho verdadeiro dentro de um ambiente onde mta gente mente.

    Quanto a parte do livro aberto, a minha vida é sim um livro aberto, mas apenas para meus amigos, pra quem não é conhecido nem de vista, este livro permanece fechado.

    Bjo mana. =***

    1. Maninho! Tambem concordo contigo, eu não sei ser diferente… Com exceção de alguns comportamentos que so tenho no sl… rsrrrss
      Mas é dificil ser duas pessoas diferente, sustentar um personagem é so para quem tem talento para isso. O que não é o meu nem o seu caso e nem de muitos que encontramos por ai.
      O que me refiro é quanto a sua privacidade. Acho que devemos cuidar com quem ieremos compartilhar nossas informações e detalhes de nossa vida.
      Você não precisa ser um Ator no SL, pode ser você mesmo, so peço que cuidem com quem irão se relacionar e dar detalhes de sua vida!
      Te amo meu irmão querido!
      Beijos

  2. LInda, novamente um show, hein… continua acompanhando e amando os assuntos que vc está abordando , e brilhantemente, parabéns amiga, bjsssss….

    1. Ho Gw, saiba que tenho acompanhado seu blog e nossas trocas de ideias me inspiram a escrever.
      Estou gostando muito de abordar assuntos que são do nosso interesse, devemos cuidar de nos!
      Te adoro minha amiga, saiba que fico muito feliz em te ver por aqui e como nossa parceira.

      Beijokas

  3. JC EnyoNo Gravatar disse:

    Exelente materia, bem oportuna no ambiente virtual em que vivemos. Eu ja conhecia o programa, bom programa, mas o ser humano sempre da um jeito de arrumar um uso sinistro pra coisa.
    É isso ai galera olho vivo.
    Beijo linda.

    1. Ola JC!
      Querido, bom te ver por aqui! Sua opinião é de grande valia para nós!
      OS recursos dentro da internet são inúmeros, devemos saber usa-los e também nos defender dos mesmo.

      Grade abraço meu amigo JC.

  4. Perigo na internet é o mesmo que atravessar uma rua.
    Quanto ao SL… é fato: Mais cedo ou mais tarde todo mundo mistura RL e SL. Isso é inevitavel, e quem disser que não faz, prepare-se.. porque vai fazer. E isso não é uma questão de escolha consciênte, é uma questão humana.
    Resumindo muito é mais ou menos isso:
    “Seres humanos estão acostumados a “viver” a vida real ha milênios e para todos nós a realidade é o que vemos e o que interagimos. Coisas, pessoas, ações e etc.
    Nosso cérebro não tem a capacidade nem nunca foi treinado para criar uma “barreira” entre a realidade fisica e uma “realidade virtual”, cito o SL como “realidade virtual” por ser o mais famoso.
    Quando voce vê um filme, apesar de você assistir uma “realidade visual” você não interage, logo “você” sabe que aquilo não é verdade por “instinto”.
    No caso do SL você pode “interagir com tudo e todos”. E com o tempo, por causa dessa resposta do ambiente a você, o cerebro naturalmente assume que o “metaverso” é uma realidade tão verdadeira quanto o mundo fisico. E issi faz com que vc “esqueça” que o ambiente virtual é irreal. E isso logicamente tem como resultado o que todo mundo ja sabe.
    Isso é saudável e ajuda a “educar” nosso cerebro, consciência e emoções, para novas formas de comunicação e experiências sociais. Por outro lado, se a pessoa não tem um controle ou uma educação emocional, isso pode ser um desastre terrivel em sua vida.

    Eu achei muito boa essa questão sobre você sabe com quem está falando.
    Mas acredito que as pessoas também deveriam se perguntar:
    Em um mundo onde virtualmente “pode tudo”, você realmente sabe quem voce será?

    1. Bem vindo Emerson!
      Perfeito seu comentário! Vejo que temos pensamentos parecidos e em seu comentário você coloca em questão um assunto muito interessante e que se me permitir, usarei para próxima matéria!
      Me instigou agora!
      Realmente tem coisas que são inevitáveis. Quem no sl nunca sonhou em conhecer alguém que pudesse viver um grande amor e talvez trazer este amor para a RL?
      Por mais que muitos digam que não misturam SL com RL, as mesmas se trae com comentários de sua própria vida dentro do sl, citando nomes, lugares e casos… Etc…

      Bom.
      Agradeço muito sua participação a este site, sua presença é bem vida!

      Grade abraço!

      Linda Rosentar

  5. RickReymondNo Gravatar disse:

    Acho que carater e personalidade são inseparáveis de SL ou RL , nunca conseguiremos mudar isso, avatares sim , mesmo que nao misturemos sl com rl , nos fundimos em uma só alma…que esta do outro lado do pc… devemos sim ter bom censo de discernimento doque queremos para nossa vida.
    Tanto RL como SL , e saber se queremos misturar ou não … pois é possivel sim ser verdadeiro em dois locais sem misturar nada … apenas sendo verdadeiro em alma.
    Nao devemos nunca identificar dados reais para pessoas desconhecidas, pois até nossos dentes nos traem e mordem nossa lingua.

    1. Realmente Rick,
      Devemos saber respeitar a verdade de cada um, e procurar cuidar das informações que iremos compartilhar.
      O jogo te da a liberdade de ser ou não sua RL. Ter ter ou não um personagem. De ser alguém, ou como alguns dizem: um simples pixel passeando por ai…

      Beijos Querido amigo!

  6. Elvira SLNo Gravatar disse:

    Faltou citar também que ao ligar uma webcam, a pessoa do outro lado pode algum programa de gravação, para gravar tudo que vc fizer na webcam (camtasia é um exemplo), para posteriormente poder te chantagear com o vídeo.
    Além dos perigos dos keyloggers, bankers…

    Mas voltando ao assunto rsrsrs
    Realmente, devemos saber pra quem contar o que, afinal, nunca saberemos se o avatar novato que acabamos de conhecer, não é o vizinho do lado, ou pior um sequestrador em potencial.

    Valeu o alerta para todos.

    1. Verdade Elvira!
      Ja eu nao sabia destes programas que gravam a webcam. Vou me informar para uma futura postagem.

      Beijokas

  7. RickReymondNo Gravatar disse:

    Linda !
    Com oque vc acha q eu filmo as festas no sl?
    Cantasia
    tudo que aparecer em minha tela estou captando !

    1. Me perdoe a minha ignorância… Eu ja estava a algum tempo querendo te perguntar como que se filma no second life!

      Abraços

  8. De minha opinião, o ser humano é um individuo que está sempre em busca de um algo mais, de sentir um pouquinho de adrenalina, de aventura na sua vida,seja ela virtual ou real.
    Oque o torna um alvo em potencial para aqueles elementos que sabem bem como lidar e persuadir as pessoas.
    Mundo virtual então aonde não existe nem o olho no olho..torna ainda mais complicado vc escapar de algum ¨instigar¨ da imaginação.
    Bom, em relação a Fake-Cam é facil, o contato direto da video conferência gera uma conexão TCP em ambos os computadores.
    Se desconfiar da pessoa em questão, basta jogar um código Nuke no seu Prompt de comandos e pronto.O fake-Cam vai desestabilizar os Frames por segundo de um vídeo pré-gravado fazendo vc perceber a imagem indo e voltando como um disco arranhado.^^
    Um abraço a todos.

  9. RickReymondNo Gravatar disse:

    VLW a Dica Garoto! :wink:

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: