Você Sabia? Programa mascarador de voz no Second Life

30 nov 2010 | By

A maior novidade da versão 2.1 Alpha do visualizador da Linden, ao que parece, é um colírio para aqueles que privilegiam o desenvolvimento de uma personalidade virtual fantasiosa, destoante daquela de fora da rede: um sistema de manipulação de vozes.

Nessa versão 2.1 Alpha de seu visualizador, você mesmo pode fazer o teste, visite a página de downloads da empresa e clique na opção “test viewer”.)

De acordo com a Linden, essa era uma demanda dos usuários que se mantinha desde que o sistema de voz foi disponibilizado ao usuário, ainda na versão 1.23 do visualizador oficial. Claramente, o objetivo é favorecer um ocultamento de características do usuário real por detrás do avatar – facilitando que homens convençam que são mulheres e vice-versa, por exemplo.

A idéia, pelo que entendi, é simples: mediante o pagamento de um valor mensal à Linden (independente de o usuário assinar ou não uma conta Premium), terá-se acesso a um pacote de vozes pré-programadas, com 5 variações (em um total de 5 pacotes, totalizando 25 vozes possíveis), para as quais sua própria voz poderá ser transformada na comunicação. Assim, usuários poderão simular a voz de um robô, de uma mulher sensual, de um homem, de um personagem de filmes de horror ou de um ser em miniatura, por exemplo.

Trata-se de uma ferramenta que vai à contra mão de outras medidas da Linden, que pareciam favorecer uma integração maior entre as identidades virtual e “real” do usuário: integração com contas de Facebook, por exemplo, ou um sistema de verificação de idades mais eficaz. O novo sistema de manipulação de voz, na verdade, favorece aqueles que querem proteger sua identidade fora da tela, especialmente as características fundastes e centrais dessa identidade – como idade e sexo. Outrora um mecanismo para garantir que o usuário por trás do PC era mesmo aquilo que demonstrava ser (atuando a favor de uma concordância “real” / “virtual”, portanto), a voz, em Second Life, parece perder esse papel; ao menos, é claro, para aqueles que puderem e quiserem pagar seu preço (750 Linden Dollars mensais).

A lista de 5 pacotes de vozes, assim como de cada uma das vozes componentes, segue a seguir, traduzida:

Pacote 1: Vozes assustadoras

– Demônio;

– Pesadelo;

– Horripilante;

– Desprezível;

– Besta.

Pacote 2: Vozes femininas

– Sexy;

– Megera;

– Atraente;

– Conquistadora;

– Opressiva.

Pacote 3: Vozes masculinas

– Garanhão;

– Macho;

– “Estrondoso”;

– Vigoroso ou Rouco.

Pacote 4: Vozes “minúsculas”

– Voz de hélio;

– Baixinho;

– Mini;

– Micro;

– Nano.

Pacote 5: VozesTecno

– Ciber;

– Rádio;

– Intercom;

– Arena;

– Zumbido.

O que você acha?Será que melhora o second life com esses mascaradores de voz ou será que muitas pessoas se sentiram lesadas e enganadas?

Edição Antonella Barcelos

Equipe Black Angel

Fonte: Linden BR

2 comentários em “Você Sabia? Programa mascarador de voz no Second Life

  1. ThiagoNo Gravatar disse:

    e qual é nome disso ?

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: