A presença de vampiros em sonhos e seu significado

04 jan 2011 | By

A existência do vampiro está intimamente ligada aos sonhos. Nesse mundo, onde passado, presente e futuro se fundem em imagens nascidas no inconsciente secreto de cada um, o vampiro vai se infiltrando para dar mais um passo no seu caminho para a eternidade.

Essa presença proporciona à sua vítima momentos de terror misturado com o êxtase supremo da realização carnal. Os sonhos acontecem indiferentes à nossa vontade, ou como um meio de se conseguir a realização dos mais secretos desejos reprimidos pela consciência cristã. Dessa forma, a pessoa vampirizada começa a travar dentro de si uma batalha ente a racionalidade e os delírios oníricos, ou como queiram a tentação da eternidade corporal contra o instinto de sobrevivência na realidade comum a todos os homens. Essa luta enfraquece a vítima, facilitando ao vampiro a construção de uma nova morada de onde poderá subtrair a essência vital à sua eternidade.


Nas mais famosas histórias de vampiros sempre o primeiro contato entre ele e a vítima é feito através dos sonhos. Jonathan Harker, ao se aproximar da região dos Carpátos, onde o Conde Drácula exerce o seu reinado de terror, começou a ter pesadelos bizarros. Mesmo depois de estabelecido o contato no castelo onde habita a “criatura”, Jonathan Harker não consegue ter a certeza se tudo que via era um terrível pesadelo fruto de sua imaginação, ou se real.

No momento em que o cientista Van Helsing prepara-se para a destruição do Conde, ele lhe diz que mesmo que sua carcaça pó, jamais poderia ser destruída, pois as suas sementes já estão enraizadas nos sonhos, mundo no qual a ciência não pode exercer sua influência. Camilla – o disfarce da sensual vampira Mircalla Karnstein – aparece nos sonhos de uma jovem filha de nobre da região de Styria, no antigo Império Austríaco. A vampira de Karnstein envolve sua vítima num paraíso onírico repleto de carícias lésbicas, transformando a fraqueza da sua vítima numa sensual teia de sonhos e prazer.

Sonhar com vampiro e ser influenciado por ele nos sonhos são duas coisas completamente diferentes. Qualquer pessoa pode sonhar com a imagem do vampiro sem necessariamente estar sendo vítima. Nesses casos existem várias maneiras de interpretar o verdadeiro significado da aparição desse ser noturno durante o sono. As interpretações que se seguem são evidentemente contraditórias, pois são vistas de diferentes prismas. O leitor terá que procurar fazer uma análise de acordo com seus sonhos para entender. O antigo filósofo Cagliostro, por exemplo, escreve no seu livro que, sonhar com vampiros, chupando-lhe o sangue, significa grave doença.

Já Romàn Cano nos oferece a interpretação tradicional e também uma baseada em estudos científicos. No primeiro caso, escreve o famoso onirólogo: “este tema não se refere somente ao vampiro tradicional, mas também a todo tipo de entidade real ou imaginária que alertar nossa vitalidade. É muito importante que tenhamos presente este sonho em relação íntima com algumas delas”. É preciso ter em conta que o vampiro que nos anuncia o sonho pode ir atrás de nosso dinheiro em lugar de nossas energias. Este sonho tem uma clara conotação sexual, especialmente se a entidade consegue entrar em contato íntimo conosco.

A interpretação científica seria a seguinte: pode ocorrer que nos vejamos representando o papel de vampiro. Expressamos assim nossa ansiedade de possessão sexual. A identidade da pessoa atacada nos revelará quem é o objeto de nossos desejos. Poder manter relações sexuais com ela acalmará essa ansiedade. Se essas relações não são possíveis será conveniente buscar outra solução, porque se está formando um perigoso desequilíbrio interior na mente daquele que sonha.

Já os ciganos entendiam que esses sonhos significavam muito bom presságio de êxito financeiro. Mas aconselhavam que após o sonho a pessoa devesse se resguardar durante uma semana de manter relações sexuais com novos parceiros, pois nesse caso correria o sério risco de ficar sem sangue. Também o pai da psicanálise, Sigmund Freud, estudou porvanoa a relação dos sonhos com o cotidiano do indivíduo, e segundo a sua interpretação, os vampiros nos olhos significam um desejo obsessivo de posse sexual chegando ao extremo de um parceiro querer incorporar o corpo de seu amante. Ele complementa afirmando que para esse estado ser superado é necessário que o indivíduo passe a manter relações sexuais anormais e abundantes para saciar essa ansiedade voraz.

Para Jung, a presença do vampiro nos sonhos é a parte negativa e destruidora da alma que deseja sair das profundezas em que está presa pelo ser racional. Ele aconselha a pessoas nesses casos a desviar-se de todos os pensamentos doentios a fim de se libertar dessa presença.

Fonte: Vampiros

Edição: Antonella Barcelos

Equipe Black Angel

6 comentários em “A presença de vampiros em sonhos e seu significado

  1. @lineNo Gravatar disse:

    olha estava vendo o significado de sonhos neste site sonhos.clickgratis.com.br
    dps de uma olhada ok bj

  2. RickReymondNo Gravatar disse:

    Sim Aline existem varios locais e sites q mostram significados de sonhos, mas aqui colhemos assuntos mais ligados aos Goticos!
    Valeu pela dica, usaremos se precisar e!

  3. evaniaNo Gravatar disse:

    olá,gostei de ler tudo isso,aprendie um pouco sobre gotico e vampiro não sabia que eram um só interessante isso.sabe eu esta noite tive um sonho um tanto sombriu,sonhei que estava no quarto onde predominava o preto e o vermelho tinha um homem alto de cor branco magro todo de preto rosto afilado dentes potiagudos parecido com um vampiro mesmo ele era misterioso mais não assustador muito legal e sorridente com olhar penetrante e gentil tinha um bêbê na cama de mais ou menos 5 meses que tinha toda sua caraquiteristica que era sua filha era bonito mais tinha dentes potiagudos e unhas grande é pretas bém feias igual as dele a cama estava bém forrada com lençol de centi vermelho dai ele saia e mim deixava com bebê eu ficava meio sem entender e com um pouquinho de medo dai o bebê saia da cama e andava então eu acordei.não sei porquer sonhei com tudo isso muito estranho só que pensei que eles era coticos e comesei procurar na net,siguinificado dos sonhos com coticos dai achei esta imformação que é sonha com vampiro.só não sei o que ele queria comigo deixando eu com suaa filha.vç pode mim dár uma luz.obrigado

  4. Light.No Gravatar disse:

    Preciso fazer muitos elogios a todas as interpretações. Mas antes gostaria de dizer que existem muitas coisas que obviamente, não compreendemos, mas em alguns momentos nossas experiencias nos forçam a enxerga-las, e temos a opçao de faze-lo ou não. Sonhos são mais que meras representações ilusórias, eles estão nas nossas experiencias vividas ou desejadas, demostrando à nós tudo aquilo que tentamos fugir, ou bloqueamos a existência. Vampiros representam tudo o que foi dito, sem mais nem menos. Espero encontrar outras opções para desevendar esse mistério à mim revelado da minha própria existência, por que definitivamente não deve ser bom ser escravo dos proprios instintos e ilusões… Até porque, não são apenas isso. Influenciam nos relacionamentos amorosos, sociais e familiares. Influenciam em tudo, pois determina o nosso comportamento em diversas situações, que podem determinar o fracasso como ser, para si mesmo.
    Adorei o site, visitarei mais vezes.
    Valeu!

  5. elbaNo Gravatar disse:

    ‘ To sem palavras ameii o site … muiito legal …. Eu só queria ter uma resposta de um sonho que eu tive , eu não lembro direito onde eu tava eu só seii que lá tinha dois cara muiito estranho , um era um vampiro e o outro era como se ele tivesse me protegendo do vampiro … daii ele olho pra mim e disse : ele é um vampiro , e o cara era um vampiro msm e ele queria me morde só que o outro pulo encima dele e mando eu correr .. eu corri e depois eu caii hem uma cama daii a minha amiga me chamo e falo que tinha uma pessoa querendo me ver , eu não tava querendo ir pq. tava com medo .. mais eu fuii e quem era o EDWARD do filme crepúsculo e eu o abrasei e eu me senti como se fosse a BELLA o abrasando mai sera eu … daii eu acordeii não sei pq. eu sonheii com tudo isso é muiito estranho pq. a final EDWARD não existe … será que vc sabii me explicar o pq. desse sonho … ‘ …. obrigada !

  6. Elba seja bem vinda ao site Black Angel: :wink:
    Bom , não sou uma especialista em decifrar sonhos anjo , mas se você é do tipo de pessoa que gosta , que curti filmes, histórias , contos eróticos e etc… relacionado ao mundo vamp é mais do que normal você ter este tipo de sonho , é um desejo guardado que você tem , uma fantasia em derrepente viver algo parecido , mas como todo ser mortal tem medo de muitas coisas e até mesmo de suas atitudes, mas não esquenta, te dou uma dica: Quer viver esse mundo cheio de desejos resguardados , misterioso e sensual que é esse mundo vamp sem correr perigo? Vem pro nosso mundo o Second Life aqui você realiza seus sonhos, se livra dos teus pesadelos e vive as mais loucas histórias e aventuras e a ferramente pra tudo isso é apenas o teu PC , a janela pra esse mundo virtual que nos encanta .
    Um grande abraço querida, e volte sempre!!! :biggrin: :tongue:

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: