Aniversário de nascimento. 120 anos de um grande astro do cinema

16 abr 2011 | By

Charles Chaplin

Nasceu em Londres em 16 de abril de 1889, Charles Spencer Chaplin, que viria a ser uma lenda do cinema e o artista internacionalmente mais aclamado da primeira metade do século XX.

Chaplin, um dos mais financeiramente bem-sucedidos astros nos primórdios de Hollywood, subiu ao palco pela primeira vez quando tinha apenas cinco anos. Filho de artistas mambembes de Londres, o menino Chaplin estava assistindo a um show interpretado por sua mãe, quando a voz dela falhou a ponto de não poder emitir qualquer som. Num ímpeto, o menino montou ao palco a fim de prosseguir e terminar o ato.
O pai de Chaplin morreu quando Carlitos apenas começava a andar. Quando sua mãe teve um colapso nervoso e foi internada, Chaplin e seu meio-irmão mais velho, Sydney, vagaram sem destino por Londres, dançando nas ruas e juntando tostões num boné que estendiam após a performance. Finalmente foram recolhidos num orfanato, juntando-se mais tarde a uma trupe de dançarinos infantis, Eight Lancashire Lads (Os Oito Rapazes de Lancashire).

Seu personagem mais famoso foi o vagabundo Carlitos, oprimido e engraçado, este personagem denunciava as injustiças sociais. De forma inteligente e engraçada, este grande artista sabia como fazer rir e também chorar.

Em 1918, no auge de seu sucesso, ele abriu sua própria empresa cinematográfica, e, a partir daí, fazia seus próprios roteiros e dirigia seus filmes. Crítico ferrenho da sociedade, ele não se cansava de denunciar os grandes problemas sociais, tais como a miséria e o desemprego. Produziu grandes obras como: O Circo, Rua de Paz e Luzes da Cidade.

Carlitos

Adepto ao cinema mudo, o também cineasta, era contra o surgimento do cinema sonoro, mas como grande artista que era, logo se adaptou e voltou a produzir verdadeiras obras primas: O Grande Ditador (crítica ao fascismo), Tempos Modernos e Luzes da Ribalta.

Na década de 1930 seus filmes foram proibidos na Alemanha nazista, pois foram considerados subversivos e contrários a moral e aos bons

costumes. Porém, na verdade, representavam uma crítica ao sistema capitalista, à repressão, à ditadura e ao sistema autoritário que vigorava na Alemanha no período. Mas o sucesso dos filmes foi grande em outros países, sendo traduzido para diversos idiomas (francês, alemão, espanhol, português).

Em 1965, publicou sua autobiografia , Minha Vida. Em 1977, o mundo perdeu um dos grandes representantes da história do cinema.

Filmografia de Chaplin (longas-metragens)

O idílio desfeito -1914
Os clássicos vadios – 1921
O garoto – 1921

Foto de estudio – O Garoto

Casamento ou luxo? – 1923
Em busca do ouro – 1925
O circo – 1928
Luzes da cidade – 1931
Tempos modernos – 1936
O grande ditador -1941
Monsieur Verdoux – 1947
Luzes da ribalta – 1952
Um rei em Nova York – 1957
A condessa de Hong Kong -1967

Frases de Chaplin

– “Mais do que máquinas, necessistamos de humanidade”

– “A persistência é o caminho do sucesso.”

– “Acredito que o pecado é realmente um mistério tão grande quanto a virtude.”

– “Um dia sem sorrir é um dia desperdiçado.”

 

Veja também  aqui  -Com Charles Chaplin Aprendi.

Filme aqui  –  Em Busca do do ouro

Filme – O Grande Ditador

Mistério A+

Um comentário em “Aniversário de nascimento. 120 anos de um grande astro do cinema

  1. Desiré OleonNo Gravatar disse:

    Haaaa adoro o filme ( Recreation ) é um filme mudo e de curta metragem , mais muito engraçado onde o próprio mostra na trama adílios no parque , com paqueras , alegrias e caídas em lago dirigido e protagonizado pelo Charles Chaplin, como todos os filmes dele você morre de rir hahahahah…
    Amigo(a) Mistério só uma dica, observe as tags ok :wink: adorei a matéria beijos amigos Black Angel.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: