Através do pensamento você poderá controlar seus games

28 jun 2011 | By

Só o fato de um game utilizar a tecnologia motion sensing para controlar seus jogos, já foi motivo suficiente para alavancar as vendas do console e deixá-lo no topo de vendas desde o seu lançamento. Estamos falando do Wii, é claro, mas vamos um pouco além disso… Imagine você poder controlar ações dos jogos a partir do seu pensamento…

Hoje isso já é uma realidade… Uma realidade experimental e limitada, mas graças à união da SEGA Toys e da NeuroSky, que uniram suas forças para desenvolver brinquedos com funções controladas pela mente, esta dupla conseguiu criar um equipamento para controlar ações de um jogo baseado na engine do Half Life 2.

Este equipamento, ainda em fase de protótipo, foi feito com a implantação do sensor em um fone de ouvido, do qual se encarrega de captar as ondas cerebrais do jogador, resultando em uma movimentação dos objetos virtuais no jogo.

É um tanto difícil explicar o real funcionamento deste equipamento, pois os próprios jogadores que avaliaram o equipamento não conseguiram definir ao certo a sensação de manipulação dos objetos pelo pensamento, bem como a forma de controlá-los.

“É como se você flexionasse um músculo sem saber”, disse Johnny Liu, Gerente de Sistema de Aplicações da NeuroSky.

Vale apena ressaltar que o controle do pensamento neste caso ainda está em um estágio primitivo, extraindo os sinais do cérebro em apenas um controle, que é exercido nos objetos da cena quando pressionado o mouse. As movimentações do personagem e da câmera ainda são controlados pelo teclado e mouse, como você confere nos vídeos a seguir.

Eu penso que, com alguns anos de pesquisa, juntando a “telecinética” com a tecnologia motion sensing, nossos jogos eletrônicos ficarão surpreendentemente mais interativos e divertidos!

Para saber mais sobre esta tecnologia, visite o site oficial da NeuroSky.

Fonte: Games

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: