Caractéristicas das pessoas do signo de gêmeos

21 maio 2011 | By

Características gerais

Signo: Gêmeos.
Elemento: Ar
Modo: Mutável;
Dimensão: Primeira
Planeta Regente: Mercúrio.
Planeta exaltado: Plutão
Planeta em Exílio: Júpiter.
Humor: no hemisfério sul Melancolia, no hemisfério norte sanguíneo. Estação: fim do outono no hemisfério sul e fim da primavera no hemisfério norte. Orixás protetores: Exú e os Ibejis, os irmãos gêmeos Taió e Caiandê
Santos: Cosme e Damião
Apóstolo: Mateus
Signo oposto simbólico: Peixes.
Signo oposto complementar: Sagitário.
Elemento complementar de apoio: Terra
Características positivas: Curiosidade. Versátil. Adaptável. Expressivo. Perspicaz. Inventivo. Comunicador. Rápido a pensar. sociável. Alto astral. Inteligente. Humorado. Agradável.
Características negativas: Disperso. Superficial. Mentiroso. Fofoqueiro. Inquieto. Inconstante. Instável.
Número: 3 -da simpatia e da comunicabilidade.

Corpo: Pulmões. Clavícula. Mãos, braços e ombros. Sistema nervoso.

Verbo: Eu sei
Dia da semana: quarta-feira
Animais protetores: Borboletas, pássaros (Beija-flor).

E Deus falou para Gêmeos sua missão:

 

“A ti, GÊMEOS, eu dou as perguntas sem respostas, para que possas levar a todos um ENTENDIMENTO daquilo que o homem vê em seu redor. Tu nunca saberás porque os homens falam ou escutam, mas em tua BUSCA pela resposta, encontrarás o meu Dom, reservado para ti O CONHECIMENTO.”E Gêmeos voltou ao seu lugar. (Original de Martin Schulman; Karmic Astrology, 1977)

Para analisar as características do signo de Gêmeos tem várias vias:

  • Mitologia – dualidade… Veja no fim do artigo
  • Primeira dimensão do elemento Ar

Gêmeos representa a jovialidade da mente com ânsia de aprender, informar, trocar e conhecer. Gêmeos propicia a curiosidade natural pela diversidade e multiplicidade da vida. Gêmeos tem por missão comunicar idéias e informação, facilitar trocas e contatos. Para isto é abençoado com uma habilidade intelectual inata e uma graça especial para o relacionamento…

  • Modalidade: mutável

Gêmeos tem também como missão ensinar e irradiar a simplicidade das coisas, o humor, a arte de ser leve e agradável…

  • Características comportamentais de Gêmeos: Características comportamentais que com o tempo forma carambidas aos geminianos, que podem ser encontrados nos horoscopos e manuais de Astrologia.
  • Estação: Fim da Primavera no hemisfério norte e do Outono no hemisfério sul

Nos textos do homem e mulher de Gêmeos irei desenvolvendo estas diferentes abordagens do signo de Gêmeos

Pode se considerar geminiano ou geminiana, quer dizer que o signo de Gêmeos tem uma força diferenciada na expressão da personalidade, uma pessoa com Sol, Lua ou Ascendente em Gêmeos. É conveniente também ler este texto quem tiver Mercúrio, Vênus, Marte natal em Gêmeos, Sol, Mercúrio, Lua e outros planetas bem posicionados na casa III ou ate nódulo norte ou sul em Gêmeos.

Peixes, signo oposto simbólico de Gêmeos.

O signo oposto simbólico é o signo de escape de outro signo que está sendo submetido a tensão, acostuma-se a optar na liberação da energia peturbada pelo lado negativo do signo oposto simbólico, mas os mais avisados podem canalizar também através do lado positivo.

Quando o geminiano reprime sua energia, e não pode se expressar ou respirar livremente ou está atrapalhado, angustiado, estoura pelo lado negativo de Peixes (seu oposto simbólico): vive inundações, perde documentos, esquece de compromissos, tem preguiça de fazer qualquer coisa, se perde nos dias, virá chantagista, melodramático, supersticioso, drogado, paranóico, melancólico, depressivo, a pior vítima do mundo.

Quando canaliza pelo lado positivo de Peixes, vira sonhador, romântico, espiritualizado, artista, espiritualista. É de ressaltar que tem muitos geminianos que se destacam pela sua sensibilidade e talento para a poesia, a escrita em geral, o canto, o cinema e a espiritualidade.

É interessante observar que o símbolo de Peixes também contem dois peixinhos gêmeos.

Dedução: O elemento complementar de apóio de Gêmeos (Ar) é Terra que propicia segurança, objetividade e pragmatismo. Se Gêmeos é Ar-Terra, seu oposto simbólico é Água-Fogo que é Peixes. Seguindo a regra de Jung, onde Pensamento (Ar) é oposto de Sentimento (Água) e Sensação (Terra) é oposto de Intuição (fogo).

Saúde e corpo

Pulmão e vias respiratórias. Braços e mãos.

Existe muito geminiano que fuma, simplesmente para dar uma pausa, mudar o ritmo de respiração. Se estiver neste caso experimente fumar Ar, isso mesmo, inalar ar profundamente a cada certo tempo ou suspire, a cada vez que se sentir pressionado.

O geminiano precisa manter seu próprio ritmo de respiração e quando é pressionado exteriormente, ele precisa mesmo de dar uma parada e respirar até recuperar seu pique. Outra coisa que o pode ajudar é levar consigo algo para cheirar profundamente de vez em quando, tipo galinhos de alfazema, mangericão, ou aromas.

Evite inalar fumaça tóxica. Toque flauta. Delicie-se com os aromas das flores e das plantas.

 

20 de maio. Sol em trânsito pelo signo de Gêmeos. Fim do Outono

Para entender o astral na Terra devido ao Sol deve se estudar:

  • as qualidades e atributos do signo por onde o Sol estiver transitando
  • as qualidades e atributos da estação
  • os aspectos astrológicos que o Sol estiver fazendo com os outros planetas

O Sol outonal de Gêmeos

A primavera é úmida, o verão é quente, o outono é seco, o inverno é frio, esta é a sequência dos elementos segundo Cláudio Ptolomeu e os antigos da Grécia. O Sol transita pelo signo de Gêmeos durante os últimos 30 dias do Outono, Gêmeos é a ante-sala do inverno. No último dia do Sol em Gêmeos acontece a noite mais comprida do ano e o Sol alcança a maior distância do Equador Celeste, na direção do Pólo Norte celeste.

Por ser fim do outono, Gêmeos é de humor melancólico, a sua idade chave é dos 50 a 65 anos, e a hora do dia é o entardecer. Por ser fim da primavera é sanguíneo, a idade chave é o início da adolescência e sua hora do dia o amanhecer.

O trânsito do Sol outonal por Gêmeos salienta recolhimento, centramento, necessidade de viver com o mínimo possível e muito tempo para cultivar o mundo interior e a intimidade. Este movimento ao encontro de si pode levar a melancolia, e quando a mente obsessiva gira em torno do impossível, pode levar a depressão alternada por estados de euforia, alimentados pelo lado primaveril e pela força do Ar que explode em busca de alegria e sentido de vida.

Estes dias outonais convidam a que sejam feitas purificações, depurações, limpezas e se libertar de tudo o que não seja fundamental. Gêmeos outonal é matizado pela necessidade de viver com o fundamental e se despojar de tudo o que não seja realmente verdadeiro e com sentido. Quando algo deixa de ter sentido para o geminiano é abandonado. É difícil o geminiano guardar coisas que não utiliza e não gosta. Ele só guarda o que realmente o toca e está vivo nele. Coisas inúteis, obsoletas, fora do momento o asfixiam.

Os últimos dias de outono podem ser vistos como uma preparação simbólica a morte, a mudança essencial. O geminiano outonal gosta de aprofundar nos seus processos pessoais, e dedica muito tempo de sua vida na busca de lógica em tudo o que sente e vivencia. Ao mesmo tempo, a própria morte, as separações e perdas provocam muito impacto na sua vida e assim tem dificuldade de aceitar o fim das coisas, e por exemplo se mantém casado ainda que o casamento tenha acabado há anos, se mantém num emprego que há tempos não o motiva.

Ajuda neste período observar a respiração, suspirar, de outra forma pode ficar afogado e esgotado por falta de oxigenação.

É bom lembrar que metade da Terra, no hemisfério norte esta vivendo a primavera e assim o lado úmido, festa, alegria a toa também está no ar. Habitualmente se vira primaveril logo que entra em contato com pessoas. Ao chegar a escola, o trabalho, ou um amigo visita, se ativa o lado falador, simpático, inteligente e se torna a pessoa mais leve do grupo, ainda que por seu interior rondem as maiores perturbações. Basta um amigo sensível perceber, e ai irão falar com exclusividade tentando encontrar lógica e sentido aos complicados desafios da mente geminiana.

Com a entrada do Sol em Gêmeos, fim do outono, facilita-se abrir nova mentalidade sintonizada ao que realmente se quer e ao momento que se vive. Percebe-se com mais consciência a respiração, surgem idéias, delineiam-se estudos, sente-se necessidade de aprimorar a expressão e comunicação pessoal, de mudar a cara, o estilo pessoal.

Durante o transito do Sol outonal por Gêmeos se fica mais inteligente e lúcido, e a pessoa em geral consegue expressar melhor o que sente e pensa.

Durante este período aprende-se a ver a vida com satisfação, simplicidade e humor. Acorda-se o palhaço, sábio que sabe encontrar o sentido transcendente do trivial, e o lado trivial do abismal. Aprende-se a rir de si mesmo e de tudo. Desenvolve-se a coragem para retificar a qualquer momento a favor do encontro com potenciais, dons e talentos pessoais, sintonizados às exigências do novo ciclo solar na alegria da simplicidade, o respirar de Gêmeos.

O foco no fim do outono e do trânsito do Sol por Gêmeos é a respiração feliz, o vôo livre que encara com coragem a busca de sentido e entendimento.

Como as árvores liberam suas folhas, neste período se liberam comportamentos, atitudes, apegos, abrindo caminho para o que é próprio e adequado para o momento. Livre de peso, pode assumir uma postura mais leve e aberta ao devir.

Gêmeos no fogo primaveril pode como Icaro queimar suas asas na busca de brilho e sucesso, já na secura do Outono com suas noites mais compridas, a imaginação é quem visita as estrelas. No sul Gêmeos é o suspiro da alma que se busca no espelho, no norte é o alento que encoraja o vôo sob jardins e aromas. Gêmeos no Sul é o sorriso recatado, no Norte é a gargalhada que explode em ondas de alegria e primavera quase verão.

No Outono -de Áries a Gêmeos, despojado das folhas cansadas, mortas, a pessoa ligada encontra-se, recicla-se, define propósitos, constrói base, avalia a realidade e adota uma nova expressão pessoal -o casulo vira borboleta.

“A verdadeira viagem seria não partir em busca de novas paisagens, mas ter outros olhos; ver o mesmo universo com os olhos de outra pessoa, de cem pessoas, e ver os cem universos que cada uma vê, que cada um é” (Marcel Proust)

À medida que as noites se tornam mais compridas, a alma vai penetrando nos seus labirintos, úmido de emoções, seguindo o fio que os leva aos outros sem sair de si. O solstício de inverno que se aproxima, oferece a oportunidade da cura emocional no encontro com a família, origens e as piruetas que sempre acompanham a volta aos nós do umbigo.

 

Mulher de Gêmeos

A geminiana é um beija flor, encanta pela sua leveza, leveza e simpatia. A sua presença é um colírio, faz com que tudo fique mais claro e simples. Seu sorriso e charme pessoal conquistam a primeira vista. Seus movimentos são expressivos e belos. Seus braços e mãos falam tanto quanto seus lábios.

Ela é muito inteligente e eficiente. Sempre disposta a facilitar e ajudar com o melhor de si.

Novidade

Quem conhece uma mulher de Gêmeos, sabe que quando a encontrar de novo, estará modificada. Sempre aparecerá com algo diferente, seja penteado, forma de se vestir, ocupação, interesse. Suas fotos no tempo, nunca parecem ser da mesma pessoa, e suas mudanças de comportamento a fazem a todo momento uma nova mulher!

A mulher de Gêmeos sempre surpreende pela novidade. Repudia monotonia e mesmice. Ela está ligada no que acontece, e tem olfato especial para identificar o melhor do que esta na moda, ou no gosto geral.

A mulher de Gêmeos esta sempre bem vestida, ainda que com simplicidade.

Boa companhia

Ela é uma ótima companhia para passear e desfrutar das coisas boas da vida. Sempre está disposta a viajar e viver aventuras amenas, melhor se acompanhadas de momentos picantes, onde reine a criatividade, espontaneidade e liberdade.

Flexibilidade

Ela com a maior facilidade topa mudar de programação, de assunto de conversa, de atividade. O importante é viver com alegria, dar boas risadas, se divertir, até silenciar, mas mantendo o astral e o calor que une os corações.

 

Elemento Ar

O elemento Ar representa o plano e corpo mental.

Gêmeos é a primeira dimensão do Elemento Ar, quer dizer é a expressão do elemento Ar no plano pessoal – a respiração, expressão e comunicação pessoal, a capacidade de troca e contato, a habilidade para aprender, pesquisar e ensinar.

Libra é a segunda dimensão do Ar – a arte do relacionamento com o outro. E Aquário é a terceira dimensão do Ar – a arte do relacionamento com grupos e o todo.

Assim a geminiana é muito centrada na sua mente e expressão pessoal.

Informação, inteligência

Ele encanta com sua inteligência e a clareza com que expressa suas ideias. Ela surpreende com sua boa informação, sempre saberá sobre o mais importante que esteja sucedendo, os procedimentos para realizar as rotinas, os melhores lugares e atividades, os nomes de pessoas e as formas de entrar em contato com elas.

A geminiana é ligada a várias redes de informação. Entre as geminianas circula constantemente informação e conhecimento. Elas falam entre si, e muitas vezes chegam a ser confessores, um dos outros. Muitas geminianas falam, entendem ou leem mais de um idioma.

 

Alegria, crianças, fortuna

A geminiana também é dotada de um espírito de criança, alegre, festeiro e brincalhão. Por isto, quiçá as crianças gostam tanto dela.

Como protegida por Ibiji, Cosme e Damião e Eres, acostuma ter muita sorte, fortuna e alegria na sua vida, até para dar para outros. Sempre, nos seus momentos de luz, está irradiando abundância, alegria e alto astral.

A geminiana é abençoada por um espírito alegre e leve.

 

Palhaça

A geminiana também tem algo de palhaça com um pé na complexidade da vida e com outro na vontade de viver com alegria e leveza. A geminiana não deixa de ser uma palhaça-poeta que tem por missão conectar e alegrar os corações.

Ela sempre fala frases aparentemente leves, mas que podem guardar um conteúdo muito forte e impactante, assim como o palhaço com suas palhaçadas instrui sobre os mistérios da vida.

Peixes, signo signo de escape

Quando a geminiana reprime sua energia, e não pode se expressar ou respirar livremente ou está atrapalhada amorosamente, estoura pelo lado negativo de Peixes (seu oposto simbólico): vive inundações, perde documentos, esquece de compromissos, tem preguiça de fazer qualquer coisa, se perde nos dias, virá chantagista, melodramática, supersticiosa, drogada, paranoica, melancólica, depressiva, a pior vítima do mundo.

Mas também vira romântica, sonhadora, extremadamente sensível, poeta, filosofa, cantora, atriz -peixe alado.

Profundidade

Mostre que sempre estará ao seu lado, apesar de suas tempestades de mau-humor e paranoias aterradoras, e terá uma mulher que se entregará por inteira por toda a vida. O melhor remédio quando está de mau-humor, é não entrar nele, sabendo que logo passa e estará de volta como sempre alegre, positiva, linda e agradecida. Não há chatice que dure muito tempo junto a seu encanto, brilho e sedução!

A geminiana exige muita atenção e carinho, o que não quer dizer ficar encima dela. O importante para ela é conseguir se comunicar com as pessoas que gosta e se relaciona quando quiser, ainda que seja para dizer, aló carinho!, tudo bem por aqui, mais tarde te encontro.

Quando se tem cacife para lidar com a profundidade a que acostuma ir a geminiana nos assuntos da sua vida se aprende muito do ser humano. Ela é muito inteligente, e tanto quanto aprofunda consegue refletir, relacionar, falar, revelar.

Guarda rancor com facilidade, se contrariada ou decepcionada e não aceita ser vencida ou que seus planos fracassem. Por isso, é preciso que se tenha muito jeito e compreensão ao se relacionar com ela e saber que só amor e compaixão é o que a ajuda quando perturbada. Mas tenha a satisfação também de saber que terá uma companheira presente que em muito o poderá complementar e nos momentos difíceis terá prazer de o auxiliar.

 

Exu, Pombagira e os Ibejis são protetores dela, quiçá por isso tenha tanta facilidade em receber informação oculta, sempre tem um passarinho que lhe conta o que acontece. No entanto, se embriagada revela os segredos escutados, poderá cair no terreno pantanoso do inconsciente das pessoas envolvidas e se amarrar – o que deplora. Enrolada, perderá muito tempo e energia administrando o eco de suas falas atrevidas. Com o passar da vida, a geminiana aprende a não falar negativamente dos outros ou de si mesma. Custa, mas consegue. Nesse momento, a geminiana libera-se das cadeias da fofoca e inicia seu vôo sem interrupções ao que ela mais anela chegar: verdade, lógica e simplicidade.

Sombra

A geminiana parece corresponder a o mito dos Ibejis, dos Gêmeos Castor e Pollux e até de Mercúrio (como guia dos mortos), e de vez, ela está na luz, lúcida, linda, expressiva, alto astral; de outra, está na sombra, baixo astral, deprimida, enrolada nos emaranhados de seu inferno-interno pessoal. Esta dinâmica é surpreendente na geminiana. Quem convive com uma geminiana percebe sua alternância que pode suceder de um momento para outro, sem aviso prévio.

Quando a geminiana não consegue lidar com esta alternância da luz e a sombra, pode ficar mesmo perturbada e as vezes viver períodos grandes de depressão ou alucinação, na sua dificuldade de lidar com as complexidades em que entra quando visita o seu inferno pessoal. Conheço geminiana, que de repente surtaram e se transformaram em outra pessoa, desconectando totalmente com seu passado por anos ou se mantendo muito tempo na mesma tecla, drama. Ela enquanto não encontra a lógica que busca pode ficar girando no mesmo tema ou atitudes por muito tempo.

Gêmeos tem acesso às verdades mais profundas e aos segredos da Alma. A sua visão da vida, é tão profunda e abrangente, que não terá outra alternativa ao querer compartilhar, que a arte da simplicidade e da poesia.

Plutão, Mercúrio, Exú e Ibeji como seus protetores, dão a Gêmeos a possibilidade da ponte entre o telúrico e o celestial. Pode custar para a geminiana conseguir esta harmonia, especialmente no estágio ainda preconceituoso da cultura vigente, mas quando ela consegue, torna-se uma das personalidades mais fascinantes do zodíaco.

intrigas, fofocas

Quando inexperiente, envolve-se em intrigas, fofocas e confusões. Logo ela aprende que falar demais pode sair caro.

melancolia

A geminiana, pela sua sensibilidade e profundidade, pode entrar em estados melancólicos com tendência a depressão com estados alternados pela euforia.

O Melancólico tem a mais rica e profunda sensibilidade, temperamento dos grandes gênios. Tem destaque nas artes, apreciadora do belo e bom, da cultura de estilo clássico, como música, poesia, pintura, escultura, canto, etc. O melancólico sofre o perigo da epilepsia ou de estremecimentos. É abnegada e amiga leal. É o temperamento dos inventores, gosta de ciências exatas, números, combinações, e tem grande capacidade de análise (analítica). É cumpridora dos seus deveres. Quando a geminiana está melancólica não gosta de evidências, mas sim de bastidores. Gosta de sacrifício, mas com facilidade se entristece e frusta (conhece suas limitações). Desgosta-se facilmente e desiste de tudo (conhece as limitações dos outros). É tímida, muito reservada, fala pouco e certo, pois quando fala, já analisou a situação. É perfeccionista por natureza. Em geral, não é extrovertida e raramente se impõe. O melancólico de Gêmeos, em geral, possui mente privilegiada e tem tremenda capacidade de experimentar toda gama de emoções.

O melancólico de Gêmeos quando ensimesmado é egoísta, depressivo, é auto-sabotador, mórbido (caráter doentio), enriquece os psiquiatras, adivinhos de todo tipo e enche os hospícios. Tem muitos problemas com depressão. O seu maior desafio é vencer a ditadura de sua mente que quer encontrar lógica para tudo o que pensa e sente, com o perigo de se entregar a pensamentos negativos que exagerem suas tendências pessimistas e o submergem em angústias, sufoco, ressentimento, preocupações, ofensas, julgamentos, decepções, mágoas e o tormento de ter que encontrar lógica para todo este inferno. Normalmente enxerga os problemas com lente de aumento.

Por tudo isto pode ter sérios desafios no casamento (sonha, planeja e espera o cônjuge perfeito que não existe), por isso casa-se tarde ou nunca se casa. É crítica, vingativa, inflexível, é triste, sempre está com cara de miserável e sofredora, por isso a geminiana não resiste e quando se encontra assim se esconde. É raro se satisfazerem com aquilo que fazem ou com aquilo que os outros fazem, porque não atingem os seus altos padrões de perfeição mental.

Versatilidade, mutabilidade, dispersão

O signo de Gêmeos é da modalidade mutável. Ele se encontra entre um signo fixo e outro cardinal. A condição de mutável se reflete na grande capacidade da geminiana se adaptar ao ambiente em que estiver e também a sua capacidade de fazer várias coisas ao mesmo tempo.

Quando estas capacidades não se administram bem podem conduzir a dispersão.

 

Quando se sente segura é sempre uma alegria

O cotidiano da geminiana quando se sente segura e amada é sempre uma alegria. Por onde ela passa tudo fica mais belo e melhor arrumado. Ela tem um gosto especial para decorar ambientes e criar situações agradáveis e acolhedoras. Sempre terá uma idéia boa para dar, e na ausência de alternativas sua simpatia poderá preencher com encanto o tempo e seu coração.

A geminiana tem o astral leve do pássaro e da borboleta. Seu olhar é inteligente, e sempre a adorna um sorriso que contagia. A geminiana habitualmente tem boca grande, linda e expressiva.

Pessoas, amigos

Adora gente, enquanto mais pessoas a procurando, mais feliz. Se seu celular não tocar por três horas pode ter uma profunda crise de abandono. Pode ter amigos muito diferentes entre si. Habitualmente tem vários grupos de amigos e conhecidos, muito diferentes entre si. Ela consegue descobrir o que cada pessoa tem diferente e de valor. Conhece todo tipo de pessoas e o melhor sabe como localizá-las. Quando estiver precisando de alguém para um trabalho, ou estiver querendo localizar uma pessoa ou lugar fala com uma geminiana que com certeza poderá te auxilar.

A geminiana habitualmente é boa fisionomista e lembra com facilidade de nomes de pessoas, lugares e caminhos.

simplicidade

A geminiana tem a sabedoria da simplicidade e do alto astral. Para ela onde não existe humor e simplicidade, não existe sabedoria. Tem dificuldade de escutar discursos cumpridos e complicados e permanecer em lugares fechados ou onde estejam acontecendo atividades que ela não esteja gostando. Ela gosta de conversas descontraídas, dar risadas, jogar papo a fora entre idéias inteligentes e humoradas.

respiração

A geminiana é muito ligada no ritmo de sua respiração, a cada certo tempo tem necessidade de dar uma respirada profunda. Ligada na respiração e nos pulmões, tem geminiana que se conecta em sua respiração através do ato de fumar. Tenho observado que a maioria dos fumantes, tem algum planeta pessoal no signo de Gêmeos. Muitos deles, se trabalhassem melhor sua respiração, poderiam largar o vicio de fumar. É suficiente fumar o ar. Inalar ar, como faz com a fumaça o fumador de cigarros. Experimente. Treine estar consciente da sua respiração e de vez em quando faça uma respiração profunda. Especialmente quando estiver realizando alguma atividade que requeira concentração, respire profundamente, boceje ou suspire quando começar a se sentir angustiado ou inquieto.

Sempre que a geminiana estiver alterada ou ansiosa pode acalmar e centrar ao observar sua respiração. Ela deve inspirar fundo e suspirar a cada vez que sinta a mínima tensão.

contadora de histórias

A geminiana é uma ótima contadora de histórias e piadas. Ela sabe como ninguém interpretar uma piada ou contar uma história. Ela na verdade coleciona piadas, anedotas, dizeres para adornar suas conversas no momento apropriado.

A geminiana fala como o passarinho canta.

A suas falas sempre estão ligadas ao que vive. Através da fala, ela acaricia com genialidade e beleza o instante. A sua lógica não é cartesiana, linear, mas encantada pelos mistérios dos passarinhos que falam ao ouvido e os cantos que chamam a atenção pela simpatia.

Muitos não entendem a inteligência sofisticada da geminiana, e podem a achar superficial ou dispersa. A fala da geminiana é mandálica, ela em si é completa. Só que a leitura dela é sofisticada na sua simplicidade. Se pegar, muito bem, senão já terá outra oportunidade.

A cabeça não pára

A cabeça da geminiana, não para um instante, constantemente processando a informação que chega. Junto ao que vem do presente, o que vem do passado e o que imagina do futuro. Ela vive em várias dimensões paralelas ao mesmo tempo. Esta encruzilhada de pensamentos pode se transformar em armadilha, quando tem acesso a informações ocultas ou íntimas dos outros. De repente a geminiana se descobre nos subterrâneos da alma, sem saber como entrou. E desde o labirinto, consegue falar ao telefone, bater um papo rápido com alguém que cruza, tudo junto e o desfile de rostos, já não surpreende, mas diverte.

o poder da mente

Ela vive profundamente o que pensa, se entrega ao que pensa mais que no que sente, assim se ela se faz uma idéia de algo o vive como se fosse real. Ela se guia mais pela sua mente, seus pensamentos que por suas emoções e sentimentos. É como se ela vivesse a parte emocional do lado mental e não seu centro emocional.

A geminiana pode estar sentindo algo, mas age segundo o que pensa. Sua mente mercurial consegue ir mais rápido que seus sentimentos e emoções. Isto as vezes pode provocar confusão nos seus relacionamentos. Se ela estiver brava pode querer se separar no instante, ou se sentir abruptamente desligada, ainda que seu coração e tesão estiverem ligados, a mente consegue impor o fim e pronto, mas logo muda de idéia e ai novamente as emoções e sentimentos terão que entrar na carona do que ela estiver pensando. Isto pode dar uma sensação exterior de leviandade. Tem momentos que pode ser mordaz, cínica, petulante, inconveniente e desafiar mentalmente com sua inteligência rápida, logo quando aparentava estar em guerra pode passar para um fluente papo ameno sobre o que esta acontecendo na vida de um amigo em comum, e ao voltar ao assunto anterior sua atitude e posicionamento já pode ser outro, provavelmente ela entendeu, encontrou lógica, agora pode relaxar.

A mente mercuriana é tão rápida que entende o que o outro fala antes de terminar. Assim também consegue perceber a idéia geral de um livro lendo o seu resumo. Uma autentica geminiana nunca lê um livro completo, logo que começa, dá uma olhada por cima e vai para o final, isto se não é daquelas que já começa pelo final.

A geminiana regida pela mente é rápida e repudia o empacado, complicado, confuso. Quando as coisas não fluem com inteligência e lógica ela pode começar a ficar nervosa e necessitar até sair um pouco para pegar um pouco de ar.

É difícil a desafiar mentalmente, ela com certeza ganhará. Não fique bravo se sua amiga de Gêmeos lhe mostra escancaradamente sua falta de informação, cuidados ou lentidão, aproveite seus conselhos e orientações é o generoso Mercúrio que fala através dela abrindo caminhos e oferece alternativas.

Mercúrio

Mercúrio, rege Gêmeos e Virgem e está exaltado em Aquário. O planeta Mercúrio poderia se dizer que é o planeta cujos atributos estão mais próximos do ser humano e do mundano.

Mercúrio abençoa a Gêmeos com inteligencia, agilidade, fluidez, facilitações em contatos, negócios e viagens, facilidade para línguas, habilidade com as mãos, e muitas coisas mais…

Só os signos de Virgem, Aquário e Gêmeos tem figura humana dentro da sua representação: Virgem a mulher, Aquário o homem e Gêmeos um par de irmãos. Na imagem associada a constelação de Gêmeos, que adorna o inicio desta página, podem se ver dois jovens, os irmãos Castor e Pólux.

compras

A geminiana adora compras, para ela sair de compras exerce uma função milagrosa de cura. Nada melhor que ela tenha dinheiro para comprar roupas, objetos para decorar sua casa, e até para comprar presentes para seus familiares e amigos.

roupas e casa

A geminiana usa a roupa como figurino, para ela a roupa tem ocasião e momento. Ela nunca usara uma roupa se sentir que nada tem a ver com o que vai fazer. O seu guardaroupa é um dos que mais muda no zodíaco, neste ponto é bom ser amiga de uma geminiana, com certeza ganhara dela muita roupa quase nova e até outras que nunca usou e que de repente descobriu que tem tudo a ver com tua cara.

dualidade

A geminiana pode ter caráter ambivalente, dual, múltiplo, ora é receptiva e compreensiva com os desafios dos outros, ora é brava, intrigante e fica muito contrariada. Em um momento quer algo com total seguridade, no outro não quer mais, ou ao mesmo tempo que quer, não quer. Ela encontra explicações e justificativas para todas as alternativas.

Como filha de Exú e Mercúrio não têm direção determinada, gosta de viajar, andar, passear; conhecer, auxiliar, facilitar, trocar; gosta de situações que emocionem, gosta de namorar e fazer amor com verdade e alegria, mas também gosta de ficar retirada, pensando, buscando sentido nos atos dos outros, no estado que estão seus relacionamentos, nas tantas coisas por fazer.

A geminiana típica também pode alternar entre no mínimo duas personalidades bem polares, assim como os irmãos desenhados em seu símbolo: Castor e Pólux: um músico, sensível, pastor e mortal, o outro guerreiro, missionário e imortal. Ter uma amiga ou companheira geminiana é ter a possibilidade de se relacionar com varias pessoas numa mesma pessoa, as vezes se alternam durante uma mesma situação. A dualidade sempre se manifesta, mostrando que a vida pode a todo momento ter mais de um caminho. Esta característica da mulher de Gêmeos lhe permite se manter sempre livre para escolher o que quer.

 

irmãos gêmeos

O signo de Gêmeos é associado aos irmãos gêmeos, as vezes tão similares que aparentam ser a mesma pessoa, mas outras tão diferentes que nem aparentam ser irmãos. Do mesmo jeito a geminiana em um momento é uma pessoa e de repente vira outra totalmente diferente.

Segundo a mitologia grega os dois meios-irmãos Pólux (imortal, filho de Deus) e Castor (mortal, filho de Tindaro, Rei de Esparta) eram muito unidos, quando de repente numa luta Castor morre. Atormentado pela perda do irmão, Pólux suplica a Zeus que devolva a Castor a vida. Comovido com tamanha fraternidade, o Deus dos Deuses propõe a única solução possível: Pólux deve dividir a sua imortalidade com o irmão, alternando com ele um dia de vida no Olimpo e outro de morte no Inferno. Pólux concorda sem hesitações e a partir deste instante os irmãos passaram a viver e morrer alternadamente a cada dia, nunca se encontrando.

A geminiana parece corresponder a este mito associado a seu signo, e de vez, ela está na luz, lúcida, linda, expressiva, alto astral; de outra, está na sombra, baixo astral, deprimida, enrolada nos emaranhados de seu inferno-interno pessoal. Esta dinâmica é surpreendente na geminiana. Quem convive com uma geminiana percebe esta alternância que pode suceder de um momento para outro, sem aviso prévio.

 

A sabedoria do Orixá Exú, e a bem-aventurança do Orixá Ibeji, a podem ensinar a fazer desta realidade uma fonte de sabedoria e conhecimento. Mas isto custa, só um espírito liberto de julgamentos sobre a dinâmica do Bem e o Mal, consegue. Só quando o Bem e o Mal no interior consigam se conciliar, a Paz vai reinar. A meditação e o autoconhecimento ajudam a geminiana a aceitar sua complexidade e a aprender a lidar com a riqueza da sua personalidade múltipla.

A geminiana pode no palco seguro do seu interior contemplar os eus planetários que a habitam e na luz do eu espiritual escolher o eu interior mais conveniente segundo a situação. Sagrado é o momento em que se acorda para o tesão do autoconhecimento. “Que delicia é conhecer, estudar, observar!” “Agora um, depois o outro, e diante o convite ser o que se quer”, delicia, tomar o comando das rédeas e ser o que se quer” Seja andando pela luz ou pelas sombras, no mundo das alternâncias ser segundo as circunstâncias o que se quer.

Quando a geminiana amadurece e amplia sua consciência consegue iluminar o transe da alternância do céu e do inferno e a dança dos muitos eus, e transforma a perturbação em um charme irresistível pelo seu encanto e sabedoria.

Gêmeos tem acesso às verdades mais profundas, consegue acessar as riquezas da Terra e os segredos da Alma. A sua visão da vida é tão profunda e abrangente, que para conseguir se fazer entender terá que praticar a arte da simplicidade e da poesia. Só com simplicidade e humor é que pode expressar o volume de informação com que mexe, de outro jeito a fala aparenta ser desconexa de tanta informação.

A aprendizagem amarga
Thiago de Mello

Chega um dia em que o dia se termina
antes que a noite caia inteiramente.
Chega um dia em que a mão, já no caminho,
de repente se esquece do seu gesto.
Chega um dia em que a lenha já não chega
para acender o fogo da lareira.
Chega um dia em que o amor, que era infinito,
de repente se acaba, de repente.

Força é saber amar, perto e distante,
com o encanto de rosa livre na haste,
para que o amor ferido não se acabe
na eternidade amarga de um instante.

Plutão exaltado em Gêmeos. A lenda dos gêmeos do Orixá Ibeji. Pólux e Castor

Na minha opinião o planeta Plutão está exaltado no signo de Gêmeos. Os mitos relacionados a Gêmeos o ligam direto ao reino de Plutão. Um irmão pede ao Deus dos Deuses pela volta do irmão morto, mas só é possível se ambos alternassem em dias diferentes a estancia no mundo dos mortos e dos vivos. O mesmo acontece com o mito de Ibeji. Mercúrio, assim com Exu, são os únicos deuses e orixas permitidos a ter contato com o Inferno, e o mundo dos mortos.

Exú e Ibeji são orixás protetores dos geminianos, junto a exus, pombagiras, e outras entidades mercurianas facilitam o trânsito entre o telúrico e o celestial. O desafio é conseguir circular por estes territórios sem preconceito, culpa o sentimento de que se está errado. Quando a geminiana consegue desenvolver uma visão de mundo ampla e sem preconceito torna-se uma das personalidades mais fascinantes do zodíaco.

É interessante comprovar a semelhança entre a lenda da vida dos irmãos Pólux e Castor e a lenda dos gêmeos do Orixá Ibeji. Comprove:

“Existia num reino dois pequenos príncipes gêmeos que traziam sorte a todos. Os problemas mais difíceis eram resolvidos por eles; em troca, pediam doces balas e brinquedos. Esses meninos faziam muitas traquinagens e, um dia, brincando próximos a uma cachoeira, um deles caiu no rio e morreu afogado.

Todos do reino ficaram muito tristes pela morte do príncipe. O gêmeo que sobreviveu não tinha mais vontade de comer e vivia chorando de saudades do seu irmão, pedia sempre a Orumilá que o levasse para perto do irmão.

Sensibilizado pelo pedido, Orumilá resolveu levá-lo para se encontrar com o irmão no céu, deixando na terra duas imagens de barro. Desde então, todos que precisam de ajuda deixam oferendas aos pés dessas imagens para ter seus pedidos atendidos.”

Os Ibeji, são anjos crianças que tem a sabedoria da polaridade e assim sabem proteger e guiar as almas no mundo da impermanência.

No site http://filhosdocandomble.wordpress.com/2007/11/12/lendas-dos-orixas/ tem uma história linda sobre a origem deste orixá.

Em alguns terreiros Os Ibejis são cultuados como Xangô e ou Oxum crianças, em outros como os Êres. Porém na verdade são orixás independentes dos Êres. Por serem gêmeos, estão ligados ao princípio da dualidade e de tudo que vai nascer, brotar e criar. Ainda que os Ibejis como crianças sejam também Êres.

poeta, escritor, mestre da palavra

O poeta Walt Whitman foi um dos grandes geminianos que conseguiu com sua poesia, viver e desfrutar do esplendor da natureza telúrica e celestial do geminiano. Veja-se seu livro “Folhas de Relva” traduzido pelo também poeta Jorge Luis Borges. Outro grande poeta geminiano que conseguiu, foi o maestro e poeta cubano Lezama Lima.

A geminiana tem um acesso diferenciado ao mistério da “palavra”. Tive a satisfação de conhecer a um grande mestre da palavra, poderia dizer melhor da “letra”, autêntico geminiano, o querido e saudoso Professor Antonio Sodré, que conseguia fazer da língua brasileira, a língua de Deus.

Ele lia a palavra, a partir do significado das evoluções das letras que a constituem, onde até o traço e a forma tem significado, e assim a palavra na sua boca virava jardim de informações, que expressam as múltiplas facetas do aqui e agora. A palavra como oráculo e revelação do momento.

Sodré lia em português os textos escritos em outras línguas, e em outras línguas as palavras em português, o importante é o que a palavra falava no momento em que era dita ou escrita. Tenho muita saudade da inteligência e simpatia do Sodré, gostaria conhecer seus seguidores.

Tenho buscado referencias ao trabalho do Sodré na internet e não tenho encontrado. Se alguém encontrar me avise gostaria de fazer uma homenagem merecida a este ilustre professor da língua portuguesa e suas potencialidades mágicas.

Muito obrigado a Antonio Sodré, que em Paz descanse, por suas contribuições e a todos meus queridos amigos e amigas de Gêmeos, por estarem presentes na minha vida, sem vocês, teria sido mais difícil respirar.

 

Amor e Sexo com a geminiana

Nave
Ave
Moinho
E tudo mais serei
Para que seja leve
Meu passo
Em vosso
Caminho.
(Hilda Hilst, em Trovas de muito amor para um amado senhor)

namoradora

A geminiana tem a capacidade de se apaixonar a primeira vista. Mas tão rápido se apaixona, se pode desapaixonar. De repente conhece alguém e pode achar que está totalmente apaixonada, e quando olha um pouco melhor, se desiludir logo em seguida. Neste vai e vem, pode partir muitos corações e ao mesmo tempo abençoar, no tempo que dure o namoro, com sua graça, beleza, leveza, alegria, amorosidade, carinho e simpatia.

Ela vive em um constante cio, mas um cio que no leva ao sexo, mas ao nexo, namoro, divertimento, passa tempo.

A geminiana é muito rigorosa quando o assunto é sexo. Ela pode ser namoradora e aparentemente fácil, mas na verdade só se permite o sexo quando ama e se sente acolhida. “Ela quer e só pensa em namorar”, mas na hora do “vamos ver” escapa de forma que surpreende.

A geminiana quando se entrega ao sexo gosta de espontaneidade, criatividade, dinâmica, jogo e leveza. Ela é muito alegre e carinhosa. E entre um beijo e uma carícia sempre terá palavras, respirações e vários giros.

Nunca a aprisione ou abrace sem deixa-la respirar, por um tempo muito prolongado. Garanta sempre a liberdade de sua geminiana, a deixe respirar, se movimentar a vontade. Pode ser que ela precise de repente parar com o que estiver fazendo, sair, dar uma volta, respirar e depois voltar. Isto é natural, forma parte de seu jeito de ser.

A geminiana quando possuída por sua profundidade, pode fazer do sexo, uma experiência mágica de beleza e prazer, indescritíveis. Ela chega a performance que aparenta possessão de entidades mestras das artes do amor e do sexo. Tudo é possível para ela, mas para chegar a se permitir esta possibilidade precisa ter muito cacife e autoconhecimento à altura, tanto ela como seu parceiro. De outro jeito, fica assustada e prefere não se entregar as suas potencialidades telúricas. Isto pode explicar as vezes a sua perturbação ao reprimir forças tão potentes.

Quiçá por isto a geminiana saiba que sexo deve ser feito só dentro de uma relação segura, onde se possa aprofundar. Ela pode ter etapas em que fica galinha, mas não se mantém muito, porque ela sabe respeitar o sexo, e reserva-lhe seu lugar sagrado.

Toda geminiana deveria investir na arte do amor e do sexo segundo o taoísmo ou o tantra para poder lidar com mais consciência com a força do sexo, e poder usufruir das potencialidades que oferece, a aquele que mantem um pé no mundo de Hades e outro no de Zeus.

Para a geminiana o sexo é dança, divertimento, e pura magia, mas protegido por um relacionamento amoroso seguro que de conta da força de seu amor e tesão.

Seja sempre abençoada e protegida!

Presentes

Gosta de presentes simples, mas inteligentes: canetas, agendas especiais, câmeras digitais, livros que estejam na moda; assinaturas de jornais e revistas que ela goste; CDs de musicas alto astral; convites a passeios; passagens aéreas; aparelho de telefone celular ou telefone fixo especial, sem fio e a viva-voz; walkman; computador (laptop, de preferência); cadernos, papéis especiais; bolsas práticas, charmosas; roupas leves, soltas, coloridas, mas com desenho simples e alegre. Tudo sempre na moda, alegre, leve e belo.

Profissão

Informante. Professora. Comunicadora. Facilitadora. Turismo. Trabalho com crianças. Condutora. Pesquisadora. Dançarina. Secretária. Recepcionista. Vendedora.

Mãe de Gêmeos

Clique aqui para acessar o texto Mãe de Gêmeos

Bebê e menina de Gêmeos

A criança de Gêmeos é ativa, ligada, participativa, faladora. As asas de sua mente sempre estão em movimento buscando estímulos. Amigável, esperta e curiosa, gosta falar e ter muitos amigos e estar sempre rodeada de pessoas.

Seus olhos são vivos e indagadores. Os braços e as mãos falam tanto quanto a boca.

Sensível aos sons e ao ambiente. Facilita velar pela qualidade de música que escuta, e a forma que se fala com ela.

Gosta de espaços abertos, decorados com paisagens, cores leves, e com movimento.

À hora de dormir, é melhor o quarto escuro. Gosta escutar historias e contos. Habitualmente não se molesta para dormir, estar escutando vozes ou sons de televisão ou rádio, ao contrário, o som lhe garante que tem gente por perto o que a tranqüiliza.

Seu temperamento é variável, assim como seus gostos. Queria algo e de repente não quer mais, é como se só quisesse estabelecer contato. Igualmente sucede com os alimentos. Gosta mais de guloseimas.

Gosta de fazer varias coisas ao mesmo tempo. Não veja isto como dispersão, mas como um jeito de ser. Não é importante para ela terminar o que inicia, mas avançar na busca do que quer.

Suas roupas ideais são de cores leves e com desenhos, folgadas e sempre belas e alto astral. Nada que a aperte, especialmente o peito ou o pescoço.

A maioria gosta de falar. As vezes falar por falar. É como se sua fala fosse o canto de um pássaro. Mas importante que entender o que diz é entender o que quer expressar. Experimente falar na língua dela. Como é pouco persistente e muito impaciente, vai ser difícil que ela ouça um discurso sem interromper. Não tem a mínima condição de escutar sermões ou falas num só tom.

Ajude-a a encarar a verdade, evitando sua tendência para fantasiar e as vezes mentir. Gosta enriquecer suas descrições dos fatos, com suas fantasias e criatividade natural.

É uma criança inteligente, perguntadora. Não se surpreenda se quando tenta responder uma pergunta dela, no meio, já faz outra pergunta. É que para ela o dito já está suficiente ou apareceu algo ainda mais interessante. Siga seu fluxo, se está interessado na agradar.

Gosta de passear, não importa o lugar. Pode levá-la junto a compras no supermercado, ao banco. Adora conhecer novos lugares e ver gente. Gosta de variedade e novidades.

Não gosta de abraços sufocantes, de ambientes tensos, de pessoas pesadas, de locais fechados.

Gosta de alegria e muita risada. É a criança meio palhaça. Sente intuitivamente que onde não existe leveza e humor, não tem sabedoria.

 

Brinquedos

Brinquedos simples e com vários elementos, educativos, que desenvolvam habilidades manuais; todo tipo de lápis e papel, cadernos, lápis, pinturas. Livrinhos. Telefone. Microfone. Gravador. Computador.

Pais interiores de Gêmeos. Padrões de pais do geminiano que foca nos seus pais.

Cada signo tem uma natureza própria que projeta uma imagem de pai e mãe ideal. Assim a criança primeiro focará ao seu pai e mãe biológicos a partir deste padrões próprios de cada signo.

Gêmeos por ser um signo masculino e do elemento ar estabelece como padrão principal de aprendizagem o estilo masculino de ser, que é comum ser desenvolvido pelo pai. Escolhe a figura do pai como mestre e modelo do que o pode levar para para o mundo. Ele tem uma curiosidade inata pelo que existe. Ele quer conhecer, se relacionar, passear, respirar ao ar livre.

Por isto todo geminiano deveria tratar com muito carinho o seu relacionamento com seu pai focando o conseguir ver sem projetar tanta expectativa, o ver como pessoa. Assim também conseguir ver a mãe livre das exigências de ser uma pessoa inteligente, que fale com graça, de bons relacionamentos, de mente clara, lúcida, criativa e consiga se relacionar com carinho e harmonia com sua mãe tal como ela é.

Dependo da relação com seu pai será a forma em que conseguirá se estruturar quando adulto. Uma decepção no seu relacionamento com seu pai a pode marcar profundamente. Tudo o que doa deverá ser pesquisado até ser iluminado. A realidade da pessoa do pai pode decepcionar a projeção de ídolo e mestre. O geminiano para se libertar de toda esta armadilha, deve se propor conseguir se relacionar com a pessoa do seu pai como ele realmente se apresenta.

A mãe é o primeiro elo de comunicação. Ela projeta a mãe como uma pessoa simpática, inteligente, faladora que sabe levar a vida com leveza e bom astral, mas logo a pratica diária dos cuidados e da rotina pode deixar a criança de Gêmeos perturbada e nervosa com a mãe. Nervosa com seus cuidados que a imobilizam e não lhe dão o que ela tanto quer, tipo a cobrir muito para que durma, fechar o quarto…

A criança de Gêmeos gostará de sentir que pode estabelecer contato a todo momento e que pode se movimentar. Quando a mãe não percebe este seu movimento, e por exemplo a deixa em seu berço para que fique protegida, ela se sente incompreendida pela mãe. No entanto, quando o pai logo que chega a tira do berço e lhe fala qualquer coisa, lhe mostra outros espaços, a leva a encontrar pessoas, ela se sentirá atendida na sua necessidade vital de ser geminiana: sair, passear, falar… ser passarinho e borboleta.

Irmãos e amigos

Adora irmãos e amigos, sempre que seja respeitada sua forma alto astral e comunicativa de ser.

Escola

Na escola, é normal não ter muito poder de concentração, ao não ser que esteja muito interessada. É como se ela soubesse que nada que seja muito sério ou complicado é digno de ser apreendido. Mas como é muito inteligente consegue captar com um mínimo os conhecimentos e progredir.

 

Garota de Gêmeos

A adolescente de Gêmeos é um passarinho descobrindo o vôo. Gosta de voar, cantar, alegrar. A leveza de seu coração lhe permite se libertar do baixo astral que habitualmente acompanha à vida, e a pesar da situação familiar que se encontre, ela estará sorridente e disposta a bater um papo inteligente e descontraído, e se a proposta for passear então seu rosto aparentará um amanhecer.

Se estiver em casa estará no msn, skype ou no fone, sempre ligada, conectada, plugada, pensando, pesquisando, falando. Enquanto mais atividades fizer melhor para ela, e se forem várias ao mesmo tempo, melhor ainda. Esta versatilidade da geminiana quando vivida com ansiedade pode provocar displicência no encaminhamento dos processos que abre e assim ficar exposto a crítica de que é disperso e superficial. Mas a geminiana não tem nada de superficial. Só que sua arte é sofisticada e dificilmente terá alguém para o instruir. Nada mais difícil que a arte da simplicidade e a leveza.

Ela é curiosa por tudo, gosta de estar informada e acompanhar tudo o que de importante acontecer no seu mundo de interesses. Gosta de estar na moda e bem vestida. É vaidosa e cuidadosa com seu visual.

Gêmeos é um signo mutável, e assim a geminiana é muito resistente a horários, rotinas e a atividades sem graça. Ela é claustrofóbica de natureza e repudia se sentir presa, controlada, ou em lugares fechados.

Ela é sociável, afável e bem expressiva. Gosta de ter muitos amigos e de participar de várias turmas. Ela acostuma ser boa conselheira e gosta de colocar as pessoas em contato entre si. Os amigos também a valorizam como fonte de informação do melhor a ser feito. Ela sabe os caminhos, os meios, os melhores lugares e as atividades que estão agitando mais e reunindo o pessoal mais alto astral.

É muito bom conseguir lhe transmitir a liberdade que acompanha a planificação do tempo, de outra forma tenderão a deixar tudo sempre para última hora o que a deixa sempre estressada. O melhor jeito de fazer-lhe entender algo é falando com ela e explicando o que ela deverá fazer e o porque. É bom que em tudo que ela faça tenha possibilidade de se levantar, dar uma voltinha, que possa ver rapidinho seu msn ou que tenha acesso a seu telefone pelo menos para falar a sua gente, “agora estou ocupado, te ligo depois”.

Ela gosta de ambientes alegres, onde se possa dar risadas e se falar de qualquer coisa. Os assuntos muito sérios e tensos o deixa sem respiração ou tensa.

Quiçá por ter que garantir a missão de levantar o astral de onde se encontra e trazer leveza e alegria, as vezes, pode ficar muito cansada ou sugada e cair em profundo estresse, que pode ser acompanhado de depressão. Ai a jovem geminiana viverá seu lado sombra que pode chegar a ser tenebroso e angustiante. Ela gosta de desfrutar de sua solidão e habitualmente dorme muito.

A adolescente geminiana é muito namoradora. Ela sabe desfrutar a delicia de estar junto celebrando a vida entre muitas palavras, piruetas e risadas. A preferência dela é se divertir, conversar, passear, celebrar, encontrar amigos e dar muita risada. Dificilmente se abre para o sexo com irresponsabilidade.

 

Homem de Gêmeos

simpatia

O homem de Gêmeos é simpático, inteligente, de boa aparência, sociável. É muito fácil falar com ele.

Ele tem o astral leve do pássaro e da borboleta. Seu olhar é inteligente, e sempre o adorna um sorriso que contagia. O geminiano habitualmente tem boca grande, linda e expressiva.

inteligência

Ele encanta com sua inteligência e a clareza com que expressa suas idéias. Muitos geminianos falam, entendem ou lêem mais de um idioma.

dualidade

Na cabeça do geminiano, debatem-se um anjinho e um diabinho que ficam dando opiniões sobre o que é o melhor a fazer. Sua dualidade sempre estará analisando os prós e os contras de todos os relacionamentos. E assim o geminiano é submetido a mudança de temperamento ou de opiniões. Do mesmo jeito que defende uma idéia num momento, pode a negar em outro. Não é que ele seja incoerente, mas que seu raciocínio complexo e rápido, consegue ver muitos mais aspectos das coisas, que as pessoas normais não captam.

Ele é um companheiro ameno, alegre e disposto. Mas saiba que é possível que o tempo mude, e de repente seu companheiro passa de alegre a rabugento e sarcástico. Mas tenha paciência logo ele volta a ser agradável e disponível.

sombra

O lado de sombra de Gêmeos só é conhecido pelas pessoas que convivem com ele no cotidiano. Tem momentos que o geminiano não quer ver a ninguém e passa horas sozinho, borboleteando em seu mundo interior cheio de questões, pensamentos e flutuações emocionais. Nestes momentos, ele prefere não falar com ninguém e se você se atreve a invadir o seu retiro pode escutar coisas que não gostaria. Assim a pessoa que antes parecia simples e leviana, agora aparentará ser complexa e pesada. Gêmeos não é um, nem dois, mas uma multidão. O seu interior é povoado de vozes e vontades. Mas não fique atemorizado com este tipo de esquizofrenia múltipla, seu geminiano, consegue retornar e ainda com algo de novo sempre, dá para identificar que é a mesma pessoa e agora com mais lucidez, e alumbramentos que recebeu na sua imersão a Hades.

informação

É comum ver o geminiano enrolado em dramas derivados de um fala-fala que revela segredos ou inconveniências. É difícil para ele às vezes ter que administrar tudo o que chega a seus ouvidos. O geminiano sempre sabe de tudo, e está informado da telenovela da vida intima de cada pessoa que o rodeia. Para ele esta troca de segredos, “a última para contar, enquanto mais picante e dramática mais tesuda”, é uma necessidade básica. Ele fala como o passarinho canta, e falando e falando de tudo vai se informando.

Ele surpreende com sua boa informação, sempre saberá sobre o mais importante que esteja sucedendo, os procedimentos para realizar as rotinas, os melhores lugares e atividades, os nomes das pessoas e as formas de entrar em contato com elas.

rede de informação

Todo geminiano está ligado a várias redes de informações. Entre eles circula constantemente informações e conhecimentos. Eles falam entre si, e muitas vezes chegam a ser confessores, um dos outros. Por isso sempre é bom ter um amigo geminiano por perto, junto a ele a vida flui com mais facilidade.

telefone

O geminiano parece que já nasceu com um telefone pendurado. Ele é um mestre nos meios de comunicação, fones, e-mails, skype, msn. Domina todos os meios de comunicação, mas nenhum como o telefone celular que o acompanha até quando toma banho.

infiel, mentiroso

O geminiano tem fama de mentiroso e infiel, qualidades atribuídas ao velho Mercúrio romano, mas isto, pelos geminianos que conheço, não é bem assim. O geminiano, mais que mentir, exercita sua criatividade literária de roteirista e modifica os relatos que conta para os deixar mais belos, engraçados e próximo ao que ele gostaria de ilustrar com a história. Assim, saiba que o que o geminiano conta sempre estará editado para facilitar sua expressão. O geminiano é fiel por necessidade própria.

diante a paixão

O geminiano pode seduzir e até dar umas namoradas festivas, mas nunca se entregará se não estiver realmente interessado. Ele, já conhecedor de si, nunca se entrega na primeira, ainda que fique apaixonado. Quando ele se conhece, sabe que a primeira impressão sempre pode mudar. E sabe também que o sexo, quando bem feito, cria vínculos que quando não estão resguardados por uma relação segura provocam sofrimentos. Ainda que existam geminianos que mesmo sabendo disto optam pela galinhagem, quiçá por medo de encarar o difícil processo do aprofundamento, e prefere, no caso, viver na sua solidão.

casados

Quando o geminiano é casado, pode ser que tenha muitos amigos e que acostume a sair a festas e celebrações, mas na maioria dos casos será fiel, e quanto mais sua liberdade for respeitada, mais fiel será. Ele precisa encontrar pessoas e se divertir, mas isto nunca significa se permitir a ter intimidades sexuais irresponsáveis e fora do seu relacionamento. O geminiano pode ser um dos signos mais fieis por necessidade própria.

pessoas

Adora gente, quanto mais pessoas o procuram, mais feliz ele fica. Se seu celular não tocar num intervalo de três horas pode ter uma profunda crise de abandono. Pode ter amigos muito diferentes entre si. Habitualmente tem vários grupos de amigos e conhecidos de diversas tribos. Ele consegue descobrir o que cada pessoa tem de singular e de valor. Conhece todo tipo de pessoas e o melhor: sabe como localizá-las. Quando estiver precisando de alguém para um trabalho, ou estiver querendo localizar uma pessoa ou lugar, fala com um geminiano que com certeza ele poderá te auxilar. O geminiano habitualmente é bom fisionomista e lembra com facilidade de nomes e caminhos.

simplicidade, alto astral, bom humor

O geminiano tem a sabedoria da simplicidade e do alto astral. Para ele onde não existe humor e simplicidade, não existe sabedoria. Tem dificuldade de escutar discursos compridos e complicados, bem como permanecer em lugares fechados ou onde estejam acontecendo atividades que ele não esteja gostando. Ele gosta de conversas descontraídas, dar risadas, jogar papo fora entre idéias inteligentes e humoradas.

Gêmeos tem acesso às verdades mais profundas, ele consegue acessar as riquezas da Terra e os segredos da Alma. A sua visão da vida é tão profunda e abrangente, que não terá outra alternativa ao querer compartilhar o que sente senão expressar através da arte da simplicidade e da poesia. Só com simplicidade e humor é que pode expressar o volume de informação com que mexe, de outro jeito a fala aparenta ser desconexa de tanta informação.

respiração

O geminiano é muito ligado no ritmo de sua respiração, a cada certo tempo tem necessidade de dar uma respirada profunda. Ligado na respiração e nos pulmões, tem gemininiano que se conecta através do ato de fumar. Tenho observado que a maioria dos fumantes tem algum planeta pessoal no signo de Gêmeos. Muitos deles, se trabalhassem melhor sua respiração, poderiam largar o vício de fumar. É suficiente fumar o ar. Inalar ar, como faz com a fumaça o fumante de cigarros. Experimente. Treine estar consciente da sua respiração e de vez em quando faça uma respiração profunda. Especialmente quando estiver realizando alguma atividade que exija concentração, respire profundamente, boceje ou suspire quando começar a se sentir angustiado ou inquieto.

Sempre que o geminiano estiver alterado ou ansioso pode acalmar e centrar ao observar sua respiração. Ele deve inspirar fundo e suspirar a cada vez que sinta a mínima tensão.

contador de histórias

O geminiano é um ótimo contador de histórias e piadas. Ele sabe como ninguém interpretar uma piada ou contar uma história. Na verdade ele coleciona piadas, anedotas, dizeres para adornar suas conversas no momento apropriado. O geminiano fala como o passarinho canta. A suas falas sempre estão ligadas ao que vive. Através da fala, ele acaricia com genialidade e beleza o instante. A sua lógica não é cartesiana, linear, mas encantada pelos mistérios dos passarinhos que falam ao ouvido e as palpitações que chamam a atenção pela sua simpatia.

 

palhaço

O geminiano também tem algo de palhaço com um pé na complexidade da vida e com outro na vontade de viver com alegria e leveza. O geminiano não deixa de ser um palhaço-poeta que tem por missão conectar e alegrar os corações.

O geminiano também é dotado de um espírito de criança, alegre, festeiro e brincalhão. Por isto, quiçá as crianças gostam dele. Como protegido por Ibiji, costuma ter muita sorte, fortuna e alegria na sua vida, até para dar para outros. Sempre, nos seus momentos de luz, está irradiando abundância, alegria e alto astral.

inteligência, dispersão, superficialidade

Muitas pessoas não entendem a inteligência sofisticada do geminiano e podem o achar superficial ou disperso. Cada fala do geminiano é mandálica, ela em si é completa. Só que a leitura dela é sofisticada na sua simplicidade. Se captar, muito bem, senão logo terá outra oportunidade.

cabeça, na busca de sentido e lógica

A cabeça do geminiano, não para um instante, está constantemente processando a informação que chega. Junto ao que vem do presente, o que vem do passado e o que imagina do futuro. Ele vive em várias dimensões paralelas. Esta encruzilhada de pensamentos pode se transformar em armadilha, quando tem acesso a informações ocultas ou íntimas dos outros. De repente o geminiano se descobre nos subterrâneos da alma, sem saber como entrou. E desde o labirinto, consegue falar ao telefone, bater um papo rápido com alguém que cruza. Tudo junto, e o desfile de rostos já não surpreende, mas diverte.

o poder da mente

Ele vive profundamente o que pensa, se entrega ao que pensa mais que no que sente, assim se ele se faz uma idéia de algo, o vive como se fosse real. Ele se guia mais pela sua mente, seus pensamentos que por suas emoções e sentimentos. É como se vivesse a parte emocional do lado mental e não seu centro emocional.

O geminiano pode estar sentindo algo, mas age segundo o que pensa. Sua mente mercurial consegue ir mais rápido que seus sentimentos e emoções. Isto as vezes pode provocar confusão nos seus relacionamentos. Se ele estiver bravo pode querer se separar ao instante, ou se sentir abruptamente desligado, ainda que seu coração e tesão estiverem ligados. A mente consegue impor o fim e pronto, mas logo muda de idéia e ai novamente as emoções e sentimentos terão que entrar na carona do que estiver pensando. Isto pode dar uma sensação exterior de leviandade. Tem momentos que pode ser mordaz, cínico, petulante, inconveniente e desafiar mentalmente com sua inteligência rápida, logo quando aparentava estar em guerra pode passar para um fluente papo ameno sobre o que esta acontecendo na vida de um amigo em comum, e ao voltar ao assunto anterior sua atitude e posicionamento já pode ser outro, provavelmente entendeu, encontrou lógica, agora pode relaxar.

A mente mercuriana é tão rápida que entende o que o outro fala antes de terminar. Assim também consegue perceber a idéia geral de um livro lendo o seu resumo. Um autentico geminiano nunca lê um livro completo, logo que começa, dá uma olhada por cima e vai para o final, isto se não é daquelas que já começa pelo final.

O geminiano regido pela mente é rápido e repudia o empacado, complicado, confuso. Quando as coisas não fluem com inteligência e lógica ele pode começar a ficar nervoso e necessitar até sair um pouco para pegar um pouco de ar.

É difícil o desafiar mentalmente, ele com certeza ganhará. Não fique bravo se seu amigo de Gêmeos lhe mostrar escancaradamente sua falta de informação, cuidados ou lentidão, aproveite seus conselhos e orientações é o generoso Mercúrio que fala através dele abrindo caminhos e oferece alternativas.

Mercúrio e Exú

O orixá Exú e o Deus Mercúrio são protetores dele, quiçá por isso tenha facilidade em receber informação oculta, sempre tem um passarinho que lhe conta o que acontece. No entanto, se embriagado pela força da corrente se permite revelar o segredo escutado, poderá cair no terreno pantanoso do inconsciente das pessoas envolvidas e se atrapalhar. Enrolado, perderá muito tempo e energia administrando o eco de suas falas atrevidas.

Mercúrio, rege Gêmeos e Virgem e está exaltado em Aquário. Pode-se dizer que o planeta Mercúrio é o planeta cujos atributos estão mais próximos do ser humano e do mundano.

melancolia

O geminiano, pela sua sensibilidade e profundidade, pode entrar em estados melancólicos com tendência a depressão com estados alternados pela euforia.

O Melancólico tem a mais rica e profunda sensibilidade, temperamento dos grandes gênios. Tem destaque nas artes, apreciador do belo e bom, da cultura de estilo clássico, como música, poesia, pintura, escultura, canto, etc. O melancólico sofre o perigo da epilepsia ou de estremecimentos. É abnegado e amigo leal. É o temperamento dos inventores, gosta de ciências exatas, números, combinações, e tem grande capacidade de análise (analítico). É cumpridor dos seus deveres. Quando o geminiano está melancólico não gosta de evidências, mas sim de bastidores. Gosta de sacrifício, mas com facilidade se entristece e frusta (conhece suas limitações). Desgosta-se facilmente e desiste de tudo (conhece as limitações dos outros). É tímido, muito reservado, fala pouco e certo, pois quando fala, já analisou a situação. É perfeccionista por natureza. Em geral, não é extrovertido e raramente se impõe. O melancólico de Gêmeos, em geral, possui mente privilegiada e tem tremenda capacidade de experimentar toda gama de emoções.

O melancólico de Gêmeos quando ensimesmado é egoísta, depressivo, é auto-sabotador, mórbido (caráter doentio), enriquece os psiquiatras, adivinhos de todo tipo e enche os hospícios. Tem muitos problemas com depressão. O seu maior desafio é vencer a ditadura de sua mente que quer encontrar lógica para tudo o que pensa e sente, com o perigo de se entregar a pensamentos negativos que exagerem suas tendências pessimistas e o submergem em angústias, sufoco, ressentimento, preocupações, ofensas, julgamentos, decepções, mágoas e o tormento de ter que encontrar lógica para todo este inferno. Normalmente enxerga os problemas com lente de aumento.

Por tudo isto pode ter sérios desafios no casamento (sonha, planeja e espera o cônjuge perfeito que não existe), por isso casa-se tarde ou nunca se casa. É crítico, vingativo, inflexível, é triste, sempre está com cara de miserável e sofredor, por isso o geminiano não resiste e quando se encontra assim se esconde. É raro se satisfazerem com aquilo que fazem ou com aquilo que os outros fazem, porque não atingem os seus altos padrões de perfeição mental.

versatilidade, mutabilidade, dispersão

O signo de Gêmeos é da modalidade mutável. Ele se encontra entre um signo fixo e outro cardinal. A condição de mutável se reflete na grande capacidade do geminiano se adaptar ao ambiente em que estiver e também a sua capacidade de fazer várias coisas ao mesmo tempo.

Quando estas capacidades não se administram bem podem conduzir a dispersão.

Peixes, signo de escape

Quando o geminiano reprime sua energia, e não pode se expressar ou respirar livremente ou está atrapalhado amorosamente, estoura pelo lado negativo de Peixes (seu oposto simbólico): vive inundações, perde documentos, esquece de compromissos, tem preguiça de fazer qualquer coisa, se perde nos dias, vira chantagista, melodramático, supersticioso, drogado, paranóico, melancólico, depressivo, e o pior: vítima do mundo.

Mas também pode canalizar suas frustrações geminianas pelo lado positivo de Peixes e se tornar execessivamente romântico, sonhador, extremamente sensível, poeta, filosofo, cantor, ator – peixe alado.

fala negativa, fofocas

Quando inexperiente, envolve-se em intrigas e confusões. Guarda rancor com facilidade se é contrariado ou decepcionado e não aceita ser vencido ou que seus planos fracassem. Por isso, quando se tem um amigo filho de Exú, é preciso que ter muito jeito e compreensão ao se relacionar com ele e saber que só amor e compaixão é o que ajuda. Mas tenha a satisfação também de saber que terá um companheiro presente que em muito o poderá complementar e nos momentos difíceis terá prazer de o auxiliar.

Com a passar da vida, o geminiano aprende a não falar negativamente dos outros ou de si mesmo. Custa, mas consegue. Nesse momento, o geminiano libera-se das cadeias da fofoca e inicia seu vôo sem interrupções ao que ele mais anela, a alegria.

O filho de Exú possui um caráter ambivalente, ora é inteligente e compreensivo com os problemas dos outros, ora é bravo, intrigante e fica muito contrariado, quando decepcionado. A pessoa de Exú não têm direção determinada, gosta de viajar, andar, passear; gosta conhecer, auxiliar, facilitar, trocar; gosta de situações que emocionem, gosta de namorar e fazer amor.

figura humana no símbolo

Só os signos de Virgem, Aquário e Gêmeos tem figura humana dentro da sua representação: Virgem a mulher, Aquário o homem e Gêmeos um par de irmãos. Na imagem associada a constelação de Gêmeos, que adorna o inicio desta página, pode-se ver dois jovens, os irmãos Castor e Pólux.

irmãos

 

O signo de Gêmeos, assim é associado aos irmãos que de tão similares em alguns aspectos se confundem, mas que em outros são tão diferentes que aparentam não ser irmãos. O geminiano típico também pode alternar entre, no mínimo, duas personalidades bem polares, assim como os irmãos desenhados em seu símbolo: Castor e Pólux: um é músico, sensível, pastor e mortal, o outro: guerreiro, missionário e imortal.

Segundo a mitologia grega os dois meio-irmãos Pólux (imortal, filho de Deus) e Castor (mortal, filho de Tindaro, Rei de Esparta) eram muito unidos, quando de repente numa luta Castor morre. Atormentado pela perda do irmão, Pólux suplica a Zeus que devolva a vida a Castor. Comovido com tamanha fraternidade, o senhor dos Deuses propõe a única solução possível: Pólux deve dividir a sua imortalidade com o irmão, alternando com ele um dia de vida no Olimpo e outro de morte no Inferno. Pólux concorda sem hesitações e a partir deste instante os irmãos passaram a viver e morrer alternadamente a cada dia.

O geminiano parece corresponder a este mito associado a seu signo, ora estando na luz: lúcido, lindo, expressivo, alto astral; ora na sombra: baixo astral, deprimido, enrolado nos emaranhados de seu inferno-interno pessoal. Esta dinâmica é surpreendente no geminiano. Quem convive com um geminiano percebe estas mudanças de personalidade, estado de ânimo ou opinião que podem suceder de um momento para outro, sem aviso prévio.

 

profundidade, depressão

Quando o geminiano não consegue lidar com esta mutabilidade pode ficar mesmo perturbado e às vezes viver longos períodos de depressão alternados com euforia, na sua dificuldade de lidar com as complexidades em que entra na busca de respostas lógicas a suas questões. Tem geminiano que surta, vira outra pessoa, toma decisões e depois de um tempo volta à antiga personalidade desconhecendo e invalidando totalmente o que determinou durante o transe.

A sabedoria do Orixá Exú, e a bem-aventurança do Orixá Ibeji, podem o ensinar a fazer desta realidade uma fonte de sabedoria e conhecimentos. Mas isso custa, só um espírito liberto de julgamentos sobre a dinâmica do Bem e do Mal o consegue. Só quando o Bem e o Mal no interior consiguirem se conciliar, a Paz vai reinar. A meditação e o autoconhecimento ajudam o geminiano a aceitar sua complexidade e a aprender a lidar com a riqueza da sua personalidade múltipla.

Quando o geminiano amadurece e amplia sua consciência, consegue perceber este transe da alternância do céu e do inferno na sua personalidade, e transforma a perturbação em um charme irresistível pelo seu encanto e sabedoria.

olimpo pessoal

O geminiano pode, no palco seguro do seu interior, contemplar os eus planetários que o habitam e na luz do eu espiritual escolher o eu interior mais conveniente segundo a situação. Sagrado é o momento em que se acorda para o tesão do autoconhecimento. “Que delicia de conhecer, estudar, observar”. “Agora um, depois o outro, e diante o convite ser o que se quer”, delícia, tomar o comando das rédeas e ser o que se quer. Seja andando pela luz ou pelas sombras, no mundo das alternâncias ser segundo as circunstâncias o que se quer.

 

Plutão exaltado em Gêmeos

Na minha opinião o planeta Plutão está exaltado no signo de Gêmeos exatamente para o proteger quando ele visita o mundo das sombras, que ao que parece, o faz com freqüência.

Exú e Ibeji são orixás protetores dos geminianos, eles junto a pombagira, e outras entidades mercurianas facilitam o trânsito entre o telúrico e o celestial. O desafio é conseguir circular por estes territórios sem preconceito, culpa ou sentimento de que está errado. Quando o geminiano consegue desenvolver uma visão de mundo ampla e sem preconceito torna-se uma das personalidades mais fascinantes do zodíaco.

O poeta Walt Whitman foi um dos grandes geminianos que conseguiu com sua poesia, viver e desfrutar do esplendor desta polaridade. Veja o livro “Folhas de Relva” traduzido pelo grande poeta Jorge Luis Borges. Outro grande poeta geminiano que conseguiu, foi o maestro e poeta cubano Lezama Lima.

É interessante comprovar a semelhança entre a lenda da vida dos irmãos Pólux e Castor e a lenda dos gêmeos do Orixá Ibeji. Comprove:

“Existia num reino dois pequenos príncipes gêmeos que traziam sorte a todos. Os problemas mais difíceis eram resolvidos por eles; em troca, pediam doces balas e brinquedos. Esses meninos faziam muitas traquinagens e, um dia, brincando próximos a uma cachoeira, um deles caiu no rio e morreu afogado.

Todos do reino ficaram muito tristes pela morte do príncipe. O gêmeo que sobreviveu não tinha mais vontade de comer e vivia chorando de saudades do seu irmão, pedia sempre a Orumilá que o levasse para perto do irmão.

Sensibilizado pelo pedido, Orumilá resolveu levá-lo para se encontrar com o irmão no céu, deixando na terra duas imagens de barro. Desde então, todos que precisam de ajuda deixam oferendas aos pés dessas imagens para ter seus pedidos atendidos.”

Os Ibeji, são anjos crianças que tem a sabedoria da polaridade e assim sabem proteger e guiar as almas no mundo da impermanência.

No site http://filhosdocandomble.wordpress.com/2007/11/12/lendas-dos-orixas/ tem uma história linda sobre a origem deste orixá.

Em alguns terreiros Os Ibejis são cultuados como Xangô ou Oxum crianças, em outros como os Êres. Porém na verdade são orixás independentes dos Êres. Por serem gêmeos, estão ligados ao princípio da dualidade e de tudo que vai nascer, brotar e criar. Ainda que os Ibejis como crianças sejam também Êres.

 

O geminiano tem um acesso diferenciado ao mistério da “palavra”. Tive a satisfação de conhecer a um grande mestre da palavra, poderia dizer melhor da “letra”, autêntico geminiano, Antonio Sodré, que conseguia fazer da língua brasileira, a língua de Deus.

Ele lia a palavra, a partir do significado das evoluções das letras que a constituem, onde até o traço e a forma tem significado, e assim a palavra na sua boca virava jardim de informações, que expressam as múltiplas facetas do aqui e agora. A palavra como oráculo e revelação do momento.

Sodré lia em português os textos em outras línguas, e em outras línguas as palavras em português, o importante é o que a palavra falava no momento em que era dita ou escrita. Tenho muita saudade da inteligência e simpatia do Sodré, gostaria conhecer seus seguidores.

Tenho buscado referências ao trabalho do Sodré na internet e não tenho encontrado. Se alguém encontrar me avise gostaria de fazer uma homenagem merecida a este ilustre professor da língua portuguesa e suas potencialidades mágicas.

Muito obrigado a Antonio Sodré, que em Paz descanse, por suas contribuições e a todos meus queridos amigos e amigas de Gêmeos, por estarem presentes na minha vida, sem vocês, teria sido mais difícil respirar.

 

Presentes

Gosta de presentes simples, mas inteligentes: canetas, agendas especiais, câmeras digitais, livros que estejam na moda; assinaturas de jornais e revistas que ele goste; CDs de musicas alto astral; convites a passeios; passagens aéreas; aparelho de telefone celular ou telefone fixo especial, sem fio e a viva-voz; walkman; computador (laptop, de preferência); cadernos, papéis especiais; bolsas práticas, charmosas; roupas leves, soltas, coloridas, mas com desenho simples e alegre. Tudo sempre na moda, alegre, leve e belo.

Profissão

Informante. Professor. Comunicador. Facilitador. Turismo. Trabalho com crianças. Condutor. Pesquisador. Dançarino.

Amor e Sexo com o geminiano

o geminiano tem a capacidade de se apaixonar a primeira vista. Mas tão rápido se apaixona, se desapaixona. De repente conhece alguém e pode achar que está totalmente apaixonado, e quando olha um pouco melhor se desilude logo em seguida. Neste vai e vem pode partir muitos corações. Ficará em cio até encontrar a parceria certa da sua vida. O geminiano é muito rigoroso quando o assunto é sexo. Ele pode ser namorador e aparentemente fácil, mas na verdade só se permite o sexo quando ama.

O geminiano quando se entrega ao sexo gosta de espontaneidade, criatividade e dinâmica. Ele é muito alegre e carinhoso. E entre um beijo e uma carícia sempre terá palavras, respirações e vários giros. Nunca o aprisione ou abrace por um tempo muito prolongado, observe sempre o seu geminiano e o deixe respirar. Pode ser que ele precise de repente parar com o que estiver fazendo, sair, dar uma volta, respirar e depois voltar. Isto é natural, faz parte de seu jeito de ser.

O geminiano quando possuído por sua profundidade, pode fazer do sexo, uma experiência mágica de beleza e prazer, indescritíveis. Ele chega a performances que aparentam possessão de entidades mestras das artes do amor e do sexo. Tudo é possível para ele, mas para chegar a se permitir esta possibilidade precisa ter muito cacife e autoconhecimento à altura, tanto ele como seu parceiro. De outro jeito fica assustado e prefere não se entregar as suas potencialidades telúricas. Isto pode explicar às vezes a sua perturbação ao reprimir forças tão potentes.

Quiçá por isto o geminiano saiba que sexo deve ser feito só dentro de uma relação segura, onde se possa aprofundar. Ele pode ter etapas em que fica galinha, mas não se mantém muito nelas.

Todo geminiano deveria investir na arte do amor e do sexo segundo o taoísmo ou o tantra para poder lidar com mais consciência com a força do sexo, e poder usufruir das potencialidades que lhe oferecem a vida por ter um pé no mundo de Hades e outro no de Zeus.

Para o geminiano o sexo é dança, divertimento, e pura magia, seja sempre abençoado e protegido!

Pai de Gêmeos

O geminiano é um pai amigo, que gosta de falar e é sempre muito jovial. Gosta de contar histórias, é meio palhaço, descontraído. A maior parte do tempo está de bom humor, mas quando cai é pra valer. Ele é quem tem todos os contatos, faz as redes de comunicação e é sempre bem informado sobre seus amigos e vizinhos. Aprecia ser reconhecido como entendido e culto. Alguns podem gostar de desde cedo incentivar ou até ensinar seus filhos a ler e a escrever.

O que gostaria no dia dos pais?

Gostaria de comemorar seu dia com um ótimo passeio, saboreando guloseimas! Na hora que estiver toda a família reunida, vale à pena pedir que fale algumas palavras!

Presentes

Dispor de tempo para escutá-lo e dar continuidade aos papos que quiser desenvolver. Gosta de presentes simples, mas inteligentes: canetas, agendas especiais, câmeras digitais, livros que estejam na moda; assinaturas de jornais e revistas que ele goste; CDs de musicas alto astral; convites a passeios; passagens aéreas; aparelho de telefone celular ou telefone fixo especial, sem fio e a viva-voz; walkman; computador (laptop, de preferência); cadernos, papéis especiais; bolsas práticas, charmosas; roupas leves, soltas, coloridas, mas com desenho simples e alegre. Tudo sempre na moda, alegre, leve e belo.

Como é emocionalmente?

  • Personalidade jovial, leve e bem humorada.
  • Não costuma provocar brigas, quando elas acontecem, esquecem-nas depois.
  • Sente-se desconfortável ‘chorando’ ou vendo alguém chorar.
  • Gosta de falar o que está sentindo e de conversar.
  • Acredita que “é conversando que a gente se entende”.
  • Prefere o movimento e a novidade à estabilidade.
  • Não gosta de envolvimentos emocionais muito profundos ou dramáticos, embora não seja adepto da solidão.
  • Valoriza os contatos sociais e as pessoas intelectuais e inteligentes.
  • Tende a racionalizar os sentimentos e raramente sabe o que realmente sente.
  • Detesta ciúme ou possessividade e pode passar uma imagem de pessoa fria ou superficial.
  • Não tem paciência nem disposição para escutar sermões.
  • Acredita que a sabedoria reina onde exista simplicidade, leveza e humor.

O que o magoa?

Não falar ou se comunicar com ele. Não ouvi-lo quando quer falar. Espaços fechados onde reine a seriedade e o silêncio. Mantê-lo desinformado. Não responder ao que ele pergunta. Não o escutar. Qualquer tipo de grosseria e baixo astral.

O que precisa?

Movimento, novidade, comunicação. Precisa estar informado das coisas que lhe preocupam, é só ligar para ele e falar qualquer coisa que o tranqüilizará.

O que deveria levar em conta para harmonizar com os outros?

Ouvir o outro. Perceber o que suas palavras provocam. Saber adequar sua necessidade de ser ouvido e de ter notícias. Cumprir o que combina.

Como é visto pelos filhos?

Comunicativo, inquieto, leve, brincalhão. Simpático e amigo de seus filhos. Sempre está disposto a um bom papo. Atualizado, sabe de tudo um pouco: convém manter-se bem-informado. É uma boa companhia e companheiro de brincadeiras, descontração, passeios, atividades recreativas e viagens.

Lado negativo: superficialidade, inconstância, confusão, fala excessiva, intromissão.

Criança de Gêmeos

A criança de Gêmeos é ativa, ligada, participativa, faladora. As assas de sua mente sempre estão em movimento buscando estímulos. Amigável, esperta e curiosa, gosta falar e ter muitos amigos e estar sempre rodeada de pessoas.

Seus olhos são vivos e indagadores. Os braços e as mãos falam tanto quanto a boca.

Sensível aos sons e ao ambiente. Facilita velar pela qualidade de música que escuta, e a forma que se fala com ela.

Gosta de espaços abertos, decorados com paisagens, cores leves, e com movimento.

À hora de dormir, é melhor o quarto escuro. Gosta escutar historias e contos. Habitualmente não se molesta para dormir, estar escutando vozes ou sons de televisão ou rádio, ao contrário, o som lhe garante que tem gente por perto o que a tranqüiliza.

Seu temperamento é variável, assim como seus gostos. Queria algo e de repente não quer mais, é como se só quisesse estabelecer contato. Igualmente sucede com os alimentos. Gosta mais de guloseimas.

Gosta fazer varias coisas ao mesmo tempo. Não veja isto como dispersão, mas como um jeito de ser. Não é importante para ela terminar o que inicia, mas avançar na busca do que quer.

Suas roupas ideais são de cores leves e com desenhos, folgadas e sempre belas e alto astral. Nada que a aperte, especialmente o peito ou o pescoço.

A maioria gosta de falar. As vezes falar por falar. É como se sua fala fosse o canto de um pássaro. Mas importante que entender o que diz é entender o que quer expressar. Experimente falar na língua dela. Como é pouco persistente e muito impaciente, vai ser difícil que ela ouça um discurso sem interromper. Não tem a mínima condição de escutar sermões ou falas num só tom.

Ajude-a a encarar a verdade, evitando sua tendência para fantasiar e as vezes mentir. Gosta enriquecer suas descrições dos fatos, com suas fantasias e criatividade natural.

É uma criança inteligente, perguntadora. Não se surpreenda se quando tenta responder uma pergunta dela, no meio, já faz outra pergunta. É que para ela o dito já está suficiente ou apareceu algo ainda mais interessante. Siga seu fluxo, se está interessado na agradar.

Gosta de passear, não importa o lugar. Pode levá-la junto a compras no supermercado, ao banco. Adora conhecer novos lugares e ver gente. Gosta de variedade e novidades.

Não gosta de abraços sufocantes, de ambientes tensos, de pessoas pesadas, de locais fechados.

Gosta de alegria e muita risada. É a criança meio palhaça. Sente intuitivamente que onde não existe leveza e humor, não tem sabedoria.

 

Brinquedos

Brinquedos simples e com vários elementos, educativos, que desenvolvam habilidades manuais; todo tipo de lápis e papel, cadernos, lápis, pinturas. Livrinhos. Telefone. Microfone. Gravador. Computador.

Pais interiores de Gêmeos. Padrões de pais do geminiano que foca nos seus pais.

Cada signo tem uma natureza própria que projeta uma imagem de pai e mãe ideal. Assim a criança primeiro focará ao seu pai e mãe biológicos a partir deste padrões próprios de cada signo.

Gêmeos por ser um signo masculino e do elemento ar estabelece como padrão principal de aprendizagem o estilo masculino de ser, que é comum ser desenvolvido pelo pai. Escolhe a figura do pai como mestre e modelo do que o pode levar para para o mundo. Ele tem uma curiosidade inata pelo que existe. Ele quer conhecer, se relacionar, passear, respirar ao ar livre.

Por isto todo geminiano deveria tratar com muito carinho o seu relacionamento com seu pai focando o conseguir ver sem projetar tanta expectativa, o ver como pessoa. Assim também conseguir ver a mãe livre das exigências de ser uma pessoa inteligente, que fale com graça, de bons relacionamentos, de mente clara, lúcida, criativa e consiga se relacionar com carinho e harmonia com sua mãe tal como ela é.

Dependo da relação com seu pai será a forma em que conseguirá se estruturar quando adulto. Uma decepção no seu relacionamento com seu pai a pode marcar profundamente. Tudo o que doa deverá ser pesquisado até ser iluminado. A realidade da pessoa do pai pode decepcionar a projeção de ídolo e mestre. O geminiano para se libertar de toda esta armadilha, deve se propor conseguir se relacionar com a pessoa do seu pai como ele realmente se apresenta.

A mãe é o primeiro elo de comunicação. Ela projeta a mãe como uma pessoa simpática, inteligente, faladora que sabe levar a vida com leveza e bom astral, mas logo a pratica diária dos cuidados e da rotina pode deixar a criança de Gêmeos perturbada e nervosa com a mãe. Nervosa com seus cuidados que a imobilizam e não lhe dão o que ela tanto quer, tipo a cobrir muito para que durma, fechar o quarto…

A criança de Gêmeos gostará de sentir que pode estabelecer contato a todo momento e que pode se movimentar. Quando a mãe não percebe este seu movimento, e por exemplo a deixa em seu berço para que fique protegida, ela se sente incompreendida pela mãe. No entanto, quando o pai logo que chega a tira do berço e lhe fala qualquer coisa, lhe mostra outros espaços, a leva a encontrar pessoas, ela se sentirá atendida na sua necessidade vital de ser geminiana: sair, passear, falar… ser passarinho e borboleta.

Irmãos e amigos

Adora irmãos e amigos, sempre que seja respeitada sua forma alto astral e comunicativa de ser.

Escola

Na escola, é normal não ter muito poder de concentração, ao não ser que esteja muito interessada. É como se ela soubesse que nada que seja muito sério ou complicado é digno de ser apreendido. Mas como é muito inteligente consegue captar com um mínimo os conhecimentos e progredir.

 

Adolescente de Gêmeos

O adolescente de Gêmeos é um passarinho descobrindo o vôo. Gosta de voar, cantar, alegrar. A leveza de seu coração lhe permite se libertar do baixo astral que habitualmente acompanha à vida, e a pesar da situação familiar que se encontre, ele estará sorridente e disposto a bater um papo inteligente e descontraído, e se a proposta for passear então seu rosto aparentará um amanhecer.

Se estiver em casa estará no msn, skype ou no fone, sempre ligado, conectado, pensando ou falando. Enquanto mais atividades fazer melhor para ele, e se forem várias ao mesmo tempo, melhor ainda. Esta versatilidade do geminiano quando vivida com ansiedade pode provocar displicência no encaminhamento dos processos que abre e assim ficar exposto a crítica de que é disperso e superficial. Mas o geminiano não tem nada de superficial. Só que sua arte é sofisticada e dificilmente terá alguém para o instruir. Nada mais difícil que a arte da simplicidade e a leveza.

Ele é curioso por tudo, gosta estar informado e acompanhar tudo o que de importante acontecer no seu mundo de interesses. Gosta de estar na moda e bem vestido. É vaidoso e cuidadoso com seu visual.

Gêmeos é um signo mutável, e assim o geminiano é muito resistente a horários, rotinas e a atividades sem graça. Ele é claustrofóbico de natureza e repudia se sentir preso, controlado, ou em lugares fechados.

Ele é sociável, afável e bem expressivo. Gosta ter muitos amigos e de participar de várias turmas. Ele acostuma ser bom conselheiro e gosta de colocar as pessoas em contato entre si. Os amigos também o valorizam como fonte de informação do melhor a ser feito. Ele sabe os caminhos, os meios, os melhores lugares e as atividades que estão agitando mais e reunindo o pessoal mais alto astral.

É muito bom conseguir lhe transmitir a liberdade que acompanha a planificação do tempo, de outra forma tenderão a deixar tudo sempre para última hora o que os deixa sempre estressados. O melhor jeito de fazer-lhe entender algo é falando com ele e explicando o que ele deverá fazer e o porque. É bom que em tudo que ele faça tenha possibilidade de se levantar, dar uma voltinha, que possa ver rapidinho seu msn ou que tenha acesso a seu telefone pelo menos para falar a sua gente, “agora estou ocupado, te ligo depois”.

Ele gosta de ambientes alegres, onde se possa dar risadas e se falar de qualquer coisa. Os assuntos muito sérios e tensos o deixa sem respiração ou tenso.

Quiçá por ter que garantir a missão de levantar o astral de onde se encontra e trazer leveza e alegria, as vezes, pode ficar muito cansado ou sugado e cair em profundo estresse, que pode ser acompanhado de depressão. Ai o jovem geminiano viverá seu lado sombra que pode chegar a ser tenebroso e angustiante. Ele gosta desfrutar de sua solidão e habitualmente dorme muito.

O adolescente geminiano é muito namorador. Ele sabe desfrutar a delicia de estar junto celebrando a vida entre muitas palavras, piruetas e risadas. A preferência dele é se divertir, conversar, passear, celebrar, encontrar amigos e dar muita risada. Dificilmente se abre para o sexo com irresponsabilidade.

Mitologia da imagem da constelação de Gêmeos

Os dióscuros

“Astor (gr. Κάστωρ) e Polideuces (gr. Πολυδεύκης) eram dois inseparáveis irmãos gêmeos. O tema dos “gêmeos divinos” foi relativamente comum da mitologia grega; havia, por exemplo, Zeto e Anfíon, de Tebas (os “dióscuros tebanos”); Parrásio e Licasto, da Arcádia; Idas e Linceu, da Messênia; e Castor e Polideuces, de Esparta, estes sem dúvida personagens das lendas mais importantes.

Castor e Polideuces

A lenda dos Dióscuros espartanos é de origem indo-européia e reflete, em grande parte, os arroubos e as aventuras próprios dos jovens cavaleiros em idade de pegar nas armas. Sua ligação com o espartano Tíndaro e com Zeus parece ser um desenvolvimento posterior. A palavra grega “dióscuros” (gr. #916;ιόσκουροι) pode ser facilmente decomposta em Diòs e koûroi, os ” jovens / filhos de Zeus”.

Na mitologia grega os Dioskouroi (em grego, Διόσκουροι), Kastor and Polideuces (Κάστωρ και Πολυδεύκης), na mitologia romana the Gemini (em latim, “gêmeos”) ou Castores, Castor e Pólux eram os filhos gêmeos de Leda e os irmãos de Helena e Clitemnestra. Kastor é o grego para “castor”, e poludeukeis significa “muito doce”.

 

Para os gregos, os gêmeos Castor e Polideuces nasceram dos amores de Zeus, na forma de um cisne, e de Leda, esposa do rei de Esparta, Tíndaro. Eram irmãos de Clitemnestra e de Helena de Tróia. Segundo a lenda, Leda deu à luz dois “ovos”: de um, saíram Helena e Polideuces, filhos de Zeus; do outro, Clitemnestra e Castor, filhos de Tíndaro. Lendas

Guerreiros bravos e poderosos, hábeis cavaleiros, os dois irmãos eram inseparáveis. Participaram de duas das mais famosas aventuras coletivas da mitologia grega, a caçada ao Javali de Cálidon e a expedição dos Argonautas; outras aventuras menos famosas foram o roubo das leucípides, a expedição contra a Ática e a disputa com os gêmeos da Messênia, Idas e Linceu, seus primos. Eles eram filhos de Afareu, um dos irmãos de Tíndaro, e também participaram da aventura do javali e da expedição dos argonautas.

O rapto das leucípides relaciona-se com um curioso e antigo costume da Lacônia, o roubo da noiva. Castor e Polideuces roubaram as noivas prometidas a seus primos antes do casamento. As moças eram Hilaíra e Febe, as leucípides, filhas de Lêucipo, rei da Messênia e irmão de Tíndaro e de Afareu. A história curiosamente ficou por isso mesmo porque logo depois eles deram ao pai das moças, seu tio, presentes mais valiosos que os de Idas e Linceus.

 

A expedição contra a Ática foi uma represália contra o herói ateniense Teseu que raptara, na ausência dos dióscuros, a jovem e bela Helena. Na ocasião Teseu estava preso no Hades, juntamente com Pirítoo, e os atenienses foram facilmente vencidos. Além de libertar Helena, os dióscuros expulsaram os filhos de Teseu do trono e levaram Etra, mãe de Teseu, para Esparta.

Iconografia e culto

 

Os dióscuros eram representados geralmente como dois jovens cavaleiros, sempre juntos, usando uma espécie de capacete oval (nas representações tardias, principalmente). Seu símbolo, em Esparta, eram dois pilares verticais ligados por duas traves horizontais (a dókana), associados provavelmente a um rito de passagem da adolescência para a vida adulta. Recorria-se a eles em busca da vitória em batalha e na iminência de naufrágios; os marinheiros consideravam o fogo-de-santelmo uma personificação dos dióscuros e, portanto, um bom presságio.

O culto em Esparta se ligava particularmente aos dois reis e à instituição da dupla monarquia; eram considerados os protetores da cidade. Nos banquetes, para venerá-los, os espartanos colocavam na mesa duas ânforas repletas de cereais e se reservava em um banco, lado a lado, dois lugares. Eram reverenciados igualmente em Olímpia e Atenas; em Roma, onde eram muito populares, tinham um templo no Forum desde -484.

Assim como os dióscuros, as leucípides tinham um santuário em Esparta, perto de onde se acreditava que os dióscuros tinham vivido.”

Tudo começou com Leda, que havia recentemente desposado Tíndaro, herdeiro do reino de Esparta. Zeus, fascinado com a beleza da jovem, deseja unir-se a ela, mesmo sabendo que não seria aceito, sendo ela recém casada. Assim, Zeus assume a forma de um belo cisne e se aproxima de Leda quando ela se banhava num rio. A jovem põe o animal no colo e o acaricia. Meses depois, Leda cai contraída de dor e percebe que do seu ventre haviam saído dois ovos: do primeiro, nascem Castor e Helena, do segundo, Pólux e Clitemnestra. Em cada ovo um filho de Zeus, Helena e Pólux, imortais, enquanto seus irmãos, filhos de Tíndaro, mortais como qualquer ser humano.

 

Apesar de serem filhos de pais diferentes, Castor e Pólux ficaram conhecidos como os Dióscuros (filhos de Zeus) e cresceram juntos, nutrindo entre si a mais bela amizade. Levados por Hermes à cidade de Pelene, no Peloponeso, os irmãos logo mostraram-se fortes e corajosos. Castor especializou-se em domesticar cavalos e Pólux tournou-se um excelente lutador.

A região do Peloponeso onde moravam era assolada por piratas que incessantemente pilhavam as ilhas e amedrontavam o povo com sua violência desmedida. Castor e Pólux decidem então livrar o arquipélago da ameaça e derrotam o inimigo sozinhos e desarmados, feito que os tornou conhecidos em toda a Grécia como grandes heróis.

Mal haviam retornado da guerra contra os piratas, Castor e Pólux são chamados às terras do Calidão, onde seus pais se conheceram, para matar um enorme e terrível javali, enviado pela Deusa Afrodite do Amor, como vingança contra o povo da região, que não lhe havia prestado as devidas homenagens. Quando se revêem vitoriosos, os irmãos são novamente convocados para mais uma missão: conquistar o Velo de Ouro na viagem com Jasão e os Argonautas.

Em sua última aventura, pouco antes da Guerra de Tróia, envolveram-se em nova disputa com os primos Idas e Linceu por causa do produto de um roubo de gado na Arcádia. Durante a briga, Castor foi morto por Idas e Polideuces matou Linceu, mas ficou ferido. Idas atacou então Polideuces, mas foi fulminado por Zeus, que desceu do Olimpo e contou a Polideuces que ele era seu filho, e imortal; Castor era apenas filho de Tíndaro, e mortal.

Polideuces (Pólux), porém, não quis separar-se do irmão, Pólux recusou a imortalidade enquanto permanecesse separado de seu irmão. Como Zeus, seu pai, não podia convencer *Hades, o deus dos mortos a trazer Castor de volta à vida,* , obteve a seguinte dádiva: os gêmeos passariam um dia no Olimpo, entre os deuses, e um dia no túmulo dos heróis, entre os mortos, no Reino de Hades. Pólux concorda sem hesitações e a partir deste instante os irmãos passaram a viver e morrer alternadamente. Para celebrar tamanha prova de amor fraterno, Zeus catasterizou os Dióscuros na constelação de Gêmeos, onde não poderiam ser separados nem pela morte.

Mais tarde, tornaram-se protetores dos marinheiros durante as tempestades devido a um fenômeno ocorrido durante a aventura dos Argonautas.

 

Associações engraçadas a Gêmeos

Pego da internete e editado. Inclui idéias minhas. Colabore vc tb.

Frase:
‘Odeio fofocas… Mas… já te contei a última?’

O que o geminiano espera de seu parceiro?
Que o escute a toda hora. Que atenda o telefone sempre que ele ligar.

O que o geminiano diz depois do sexo?
‘Você viu o controle remoto?’

Como irritar um geminiano?

  • Aborreça-o com lágrimas e longos monólogos sobre sua vida emocional.
  • O leve a um lugar bem chato e onde seja difícil sair
  • Não converse com eles, em absoluto.
  • Peça a ele para fazer menos movimentos com os braços e mãos em público, e quando iniciar um assunto, diga: “Isso eu já sei!” ou então “Lá vem você de novo!”.
  • Quando tocar o fone dele, peça para não atender.
  • Fale que ele é fofoqueiro.

Como o geminiano reza antes de dormir?
‘Hei Deus…Ou será deusa?… Quem é você?… O que é você?… Onde está você?… Quantos de você há? Eu não posso te imaginar!’

Por que o geminiano atravessou a rua?
Se nem ele sabe, como é que eu vou saber?

Você foi assaltado e o geminiano….
‘È’ impressionante o preço que pagamos pra conviver num meio urbano… E essa criminalidade é assustadora e blá blá blá’… (FICA falando por meia hora)

Adesivo para o vidro do carro do geminiano:
‘Não me siga, posso mudar de destino a qualquer momento’

Quantos geminianos são necessários para trocar uma lâmpada?
Dois (claro). Mas vai durar o final de semana inteiro.

Fonte: Signos Gêmeos

2 comentários em “Caractéristicas das pessoas do signo de gêmeos

  1. priscillaNo Gravatar disse:

    A da lampada esta incompleta.
    Dois ( eh claro) mas vai durar o fim de semana inteiro. Mas quando acabar a lampada vai falar e fazer todo o serviço de casa ..
    Ai nao lembro exatamente como eh. Mas eh tipo isso. nao vou me prolongar, pois como ja li ai , eu.nao vou paraaaar. hauahauaha
    beijoo e parabens por seua textos ..

  2. JeffNo Gravatar disse:

    Excelente texto! Parabens!

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: