Características dos Cancerianos

Características gerais

Signo: Caranguejo;
Elemento: Água
Modalidade: Cardinal;
Planeta Regente: Lua
Planeta exaltado: Júpiter
Planeta em exílio: Saturno
Planeta em Queda: Marte
Elemento complementar: Terra
Elemento de apoio: fogo
Oposto simbólico: Libra
Oposto complementar: CAPRICÓRNIO Protetores, mentores, guardiões: Deusas, deuses lunares, associados a função Mãe, geradora, protetora do lar e da família. Deusas e deuses solares e saturninos associados ao Pai, o provedor, o mantenedor e o conselheiro. São José e Virgem Maria. Orixá Oxum, Yemanjá, Oxalá, Erês e Ibejis. Laksmi.
Função dramática associada: o familiar: mãe, pai, filho, aquele que acolhe, nutre e cuida; o instável que pode ser amigo ou inimigo; o camaleão. O torcedor, membro de grupo, família, associação.
Dia da semana: Segunda-feira.
Metal: Prata.
Número: Quatro
Corpo: Rege: o peito, o estômago, o útero e os lóbulos superiores do fígado.
Lado positivo: Familiar, acolhedor, carinhoso, receptivo, amoroso, cuidadoso, protetor, nutridor, agregador, condutor. Boa memória. Imaginativo e intuitivo.
Lado negativo: Mágoa e ressentimento. Instabilidade emocional. Controlador, manipulador. Retrógrado, preconceituoso. Carente, paranóico, baixo astral, desligado da real.
Plutão foi descoberto em 1930 a 17º46 minutos do signo de Caranguejo.

Signo de Caranguejo

“A ti, CARANGUEJO, atribuo a tarefa de ENSINAR aos homens a emoção. Minha idéia é que provoques neles risos e lágrimas, de modo que tudo o que eles vejam e sintam, desenvolva uma plenitude desde dentro. Para isso te dou o Dom da FAMÍLIA, para que tua plenitude possa multiplicar-se.” (Martin Shulman)

Habitualmente quando se descreve o signo de Caranguejo se usa as características solares do signo de Caranguejo dentro do zodíaco tropical. Nesta descrição do signo de Caranguejo se privilegia também o lado que busca a consciência, a identidade sobre os mecanismos próprios do signo de caranguejo no processo de individuação e consciência de si.

 

Elemento água

Caranguejo é um dos três signos do elemento água, junto a Escorpião e Peixes. o elemento água simboliza o Mundo emocional – emoções, estados anímicos, sentimentos. A tônica emocional de Caranguejo abençoa com sensibilidade e disposição para o cuidado, nutrição e acolhimento, a valorização da familia e o pertencer.

Primeira dimensão

A primeira dimensão da existência é a possibilidade da relação consigo mesmo: consciência de si, encontro consigo mesmo, percepção da individualidade e da identidade pessoal.

A primeira dimensão do elemento água define o mundo emocional pessoal, a possibilidade de viver o mundo emocional de forma pessoal: Eu me emociono, sinto. Eu cuido, nutro e acalanto. Eu me apaixono, sinto tesão, conexão com o outro; amo, sirvo, sinto compaixão, misericórdia.

Ao signo de Caranguejo está também associado a função “pertencer” e “agregar”. O signo de Caranguejo incita o viver em família e a experiência do afeto e do acolhimento mútuo. O signo de Caranguejo incita cuidar, alimentar, acolher, amar, se relacionar na arte de ser membro e pertencer a um grupo.

Modalidade Cardinal

A modalidade Cardinal sugere força, determinação, vontade de assumir as rédeas daquilo que se faz, iniciativa, garra.

Caranguejo incita a que se batalhe pelo que se quer e que se tenha iniciativa e disposição para realizar propósitos e metas pessoais.

Caranguejo e as estações

Caranguejo marca o início do Inverno para o hemisfério Sul e do Verão no hemisfério Norte. No hemisfério Sul costuma-se fazer festas em torno de fogueiras que reúnem as famílias e os amigos.

O signo de caranguejo no hemisfério sul se manifesta mais interiorizado, em concordância ao início do Inverno, enquanto que Caranguejo no hemisfério norte é mais exterior, em sintonia como o início do Verão.

Quem pode ser considerado Caranguejo?

Pode ser considerado caranguejo, quem tiver no mapa natal Sol, Lua ou Ascendente no signo de Caranguejo. E como caranguejo de segundo grau, quem tiver: Mercúrio, Vênus ou Marte no signo de Caranguejo.

 

Lua, regente do signo de Caranguejo

A Lua é o astro regente do signo de Caranguejo. A função e os atributos da Lua ficam potencializados no signo de Caranguejo.

Assim quando se tem muitos planetas no signo de Caranguejo se pontencializa o poder da Lua no mapa astral.

Mundo emocional

A regência da Lua incita sonhos e imaginação. A lua também ativa a força do mundo emocional. Para o Caranguejo a qualidade de seu mundo emocional é muito importante. Ele faz questão de priorizar os cuidados, o acolhimento emocional e o cultivo do afeto nos relacionamentos. Um autêntico caranguejo faz questão de valorizar ter tempo para cultivar o acolhimento na família e relacionamentos em geral. As emoções e sentimentos têm muita força neles sendo capazes de definir suas escolhas e decisões.

Durante todo o tempo caranguejo está atento a suas emoções em busca de sinais para dar o próximo passo. É como se ele soubesse que só sabendo lidar muito bem com suas emoções é que poderá viver em harmonia neste mundo submetido ainda ao materialismo e à luta pela sobrevivência.

Sensibilidade e poder

Muitos caranguejos sucumbem quando enfrentam a insensibilidade deste mundo regido pelo oportunismo e o pragmatismo e se fecham ou vivem amargurados, mas a maioria consegue transcender e como a água, ladear obstáculos e se acomodar da melhor forma nos espaços que o recebem. Ai pouco a pouco eles vão tomando espaço com seus poderes e encantos e quando se vai a ver já ganharam a todos e estão no poder.

Generosidade aos escolhidos

Onde um caranguejo consegue enraizar se abrirá um Oásis generoso para escolhidos, onde poderão beber da água sagrada que acalenta a alma e o corpo.

Graças a Deus, por ai estão os caranguejos lembrando como é bom carinho, cuidado, e estar junto com beleza, sensibilidade e afeto.

A Lua também potencializa a relação com o passado e as origens.

Passado

Caranguejo foca o passado e invade o presente com imaginação e sensibilidade. O passado para Caranguejo é vivo, cheio de ensinamentos e referências que podem ser usados para se viver com mais lucidez, segurança e adequação.

Caranguejo incita a investir no conhecimento dos costumes e das tradições, que guardam a sabedoria do melhor jeito de se viver na família e na sociedade. A pessoa de Caranguejo faz questão de se comportar segundo o costume e a tradição do lugar onde se encontra. Assim ele valoriza a família, a pátria, e os grupos a que pertença. A maioria dos torcedores de times de futebol tem planetas fortes no signo de Caranguejo

Tradição, comportamento padrão, bom senso

Caranguejo é muito ligado às tradições e gosta de se comportar dentro do padrão do meio social ao qual pertence. É sensível à suas origens, bom patriota, e sempre ligado aos costumes e ao senso comum. Ele sabe aproveitar a experiência de seus familiares, compatriotas e antepassados, valorizando o que se mostrou bom e descartando o que não funciona. Ele sabe que respeitando os costumes pode ir mais fundo e enfrentar com vitória os desafios da vida.

Alma velha

A pessoa de caranguejo aparenta ser uma alma velha, com muito conhecimento do ser humano, assim, não se entusiasma facilmente, ou entra de gaiato numa furada. No caso dele não saber o que fazer opta por não fazer, até o coração indicar.

Imaginação, sonho

Caranguejo é o signo do sonho e da imaginação, mas não a imaginação aberta newtoniana, e sim a imaginação lunática, associada ao plano emocional pessoal. Se for por ele, sempre estaria no mundo da Lua, alimentando recordações, sentimentos, emoções pessoais e sonhos.

O caranguejo costuma dedicar muito tempo na realização de seus projetos cheios de fantasias e idealizações. No signo de Caranguejo está exaltado o planeta Júpiter que combinado com o reino da Lua, leva a sonhos e fantasias megalomaníacas.

O caranguejo vive a maior parte do tempo numa dimensão paralela. É impressionante, às vezes, constatar como consegue viver tão fora da realidade ou em realidades paralelas, jardins do coração, imerso na sua imaginação, mundo pessoal ou gravitações da memória. E se este seu espaço mágico conseguir ficar consistente, e fazer sentido no seu imaginário sagrado de cura e acolhimento, então é muito difícil trazer o de volta, só é possível o encontrar indo onde ele se encontra. Tem cancerianos que constroem verdadeiros planetas entorno deles, mundos receptivos, generosos, acolhedores onde pessoas podem ir a se nutrir, alimentar, curar a alma, e renascer para continuar.

Os sonhos do canceriano na sua origem podem levar a pensar que ele seja desligado, incompetente, irresponsável, viajandão. O que é um equívoco, porque quando o canceriano assume um compromisso ele cumpre com muita responsabilidade, ainda mais se através dele garante o sustento e proteção de seu lar.

Timidez, reservado

Num primeiro movimento o caranguejo tende a ser tímido, reservado ou aparentar timidez, mistério. Ele demora um tempo para se situar, sentir o ambiente e as pessoas. Algo lhe diz para “pisar o chão devagarinho”. Mas logo que vai se acomodando e se sentindo em casa, vai brotando como flor, cuja companhia alegra a quem estiver por perto. O caranguejo tem o dom de acolher e escutar com paciência e compaixão, lembrando o colo santo da mãe.

Demora em responder

O caranguejo quando recebe um impacto demora um tempo para responder, ele precisa antes processar emocionalmente. Ele antes de responder avalia adequação, pessoas envolvidas, implicações. Ele decide sua vida em íntima conexão a seus familiares e pessoas próximas.

O outro para ele

As pessoas para Caranguejo são muito importantes, especialmente as que pertencem a sua família e círculo de escolhidos. Ele faz questão de querer agradar e colaborar com o bem-estar das pessoas. E seus escolhidos usufruem da delicia de seus cuidados e atenções.

A família e os grupos a que pertence o conectam à realidade, onde trata de funcionar com eficiência para garantir sua sobrevivência e das pessoas sob sua responsabilidade. Caranguejo assume como suas, as necessidades das pessoas com quem convive, e não pensa duas vezes em gastar seu dinheiro para garantir os cuidados com os seus.

Mas, quando a realidade o permite, gosta de confraternizar com seus queridos e prepara generosos jantares tendo em conta as preferências de seus convitados.

É bom quando o caranguejo consegue usar sua sensibilidade e talentos em sua profissão ou trabalho. Ele como ninguém contagia com coerência, integração, cuidado mútuo e afeto nos grupos em que participar.

Memória

Caranguejo por ser do elemento água abençoa com uma memória invejável. O caranguejo é capaz de lembrar com facilidade o nome de todos os seus conhecidos, detalhes emocionais de acontecimentos passados de sua vida.

Esteja certo que o Caranguejo sempre lembrará de todo o que viveu com você, e quando menos se espera traz a tona cenas vividas do passado.

Casa

A sua casa é como se fosse parte de seu corpo, é como um ninho, um refúgio onde se defende e cria condições de conforto e acolhimento para os seus. Quando consegue criar seu lar, será o melhor lugar do mundo para ele. Tem muita dificuldade em sair de casa e fazer visitas, exceto nas datas comemorativas especiais, quando a família se reúne. Mas gosta de receber os seus e sempre tem lugar para todos na família.

Saída de casa

Ele gosta de se movimentar sempre pelos mesmos lugares, onde se sinta acolhido com conforto e se sinta familiar. O lugar onde um caranguejo tenha que frequentar, se não for de seu agrado, pouco a pouco ira tomando sua cara, ou de outro jeito, se ele puder optar, não frequentará. Ao igual que o caranguejo, leva consigo a sua própria casa. O caranguejo só frequenta lugar de caranguejo.

Bom membro, cidadão

O caranguejo respeita também as pessoas com quem convive e a sociedade como um todo, ele faz questão de ser visto como um bom membro do grupo a que pertence e cidadão, ele se ocupa e investe na sua imagem perante os outros.

O caranguejo é muito atento ao comportamento familiar e social das pessoas. Gosta de saber da vida das pessoas com quem convive e como se relaciona. Faz questão de saber apelidos e histórias, e é muito provável que conheça a vida pessoal-familiar de todas as pessoas de seu interesse.

Caráter, fases da Lua

O caráter do caranguejo é um arco íris de possibilidades, o menos previsível do zodíaco. Pode ser desde tímido, reservado e misterioso até sociável, brilhante e popular. Oscila entre momentos de sociabilidade e retiro. Ele vai de um momento em que ri de forma escandalosa e contagiante, para outro em que fica super doído e ofendido porque se falou mal de seu time de futebol a um momento de alegria infinita porque o time fez um gol. E cada um destes momentos são vividos com profunda emoção e verdade.

O caranguejo também vive segundo fases, ciclos, onde experimenta diversas formas de ser e até de se comportar.

Fama

Caranguejo gosta de reconhecimento e de fama. Lembrar que a Lua é dos astros aquele que se mostra mais escancarado no céu. Só que a diferença de Leão, o caranguejo sabe construir seu lado público com previdência e constância. Ele vai agindo, avançando, ganhando legitimidade e quando vai ver já está no poder ou conquistou a fama.

Temores

Caranguejo ainda que não aparente vive sempre algum temor, medo que o atormenta e persegue. Como é ligado às emoções ele tem acesso às profundezas que rolam nele e nas pessoas próximas e assim está exposto tanto ao que se viva de positivo como de negativo. A única maneira de se libertar destes tormentos é enfrentando o que teme deles e aceitando aquilo que é inevitável como a morte ou as separações.

Rabugice

Quando o caranguejo está magoado não consegue esconder, e pode até permanecer horas com rabugice com todos os que encontrar por algo que lhe aconteceu. Se o vir chegar de cara feia deixe-lo tranqüilo, não é com você, logo terá novamente a seu fofo caranguejo o acarinhando.

Choro

Quando o caranguejo chora é porque não tem outro jeito. As lágrimas brotam de seu coração sensível com verdade e naturalidade, seja quando ele está muito alegre, mas, sobretudo quando está triste. Para ele chorar é natural quando está muito emocionado. Pode se ferir facilmente com olhar duro, indelicadeza, descuido, falta de atenção, fala rude ou inadequada.

É muito bom que o caranguejo consiga expressar suas emoções e chorar se assim sentir falta.

Humor

O caranguejo em geral é um humorista muito especial. Seu humor é profundo e quase sempre esconde algum ensinamento. Ele conhece histórias que sabe relacionar ao que fala e também é muito atento ao comportamento dos outros, assim com facilidade os pode imitar.

O humor do caranguejo é inteligente e sempre expresso com qualidade e adequação.

Contador de histórias

Caranguejo é muito bom contador de histórias e de piadas. Quando está feliz e entre queridos, gosta de jogar papo fora, assistir filmes juntos, compartilhar tudo o que de bom existir na sua casa.

O caranguejo é um ótimo transmissor de conhecimentos, tem talento para professor de história e tradições. Eu tive a bênção de ter um professor de história canceriano que falava dos personagens históricos como se fossem familiares. Ele trazia como ninguém o lado humano e dramático da vida dos personagens históricos.

A mãe do meu filho Thales e seu marido Léo Artése, ambos cancerianos, são ótimos contadores de história e mestres no conhecimento das tradições que praticam. Outro grande caranguejo é Marcel Proust que na sua literatura faz do passado um eterno presente.

Quando ele narra algo o faz no compasso do coração, através de imagens e palavras emocionadas com dramaticidade envolvente. Ele sabe se emocionar e fazer os outros se emocionarem. Sabe fazer rir e estar junto no choro.

O parceiro

Com a pessoa que ama ele é cuidadoso, atencioso e chega até a superar as flutuações de sua emoção e até suas vaidades, a favor de agradar seu parceiro. Ele tem compreensão profunda da alma humana e percebe quando seu parceiro ou familiares estão precisando de seus cuidados. Ele corresponde, se necessário, além de seus limites e até da sua própria saúde. Graças a Deus, ele tem uma incrível facilidade para expressar suas emoções e assim pode ir liberando suas dores e desafios.

Família

Pelas suas qualidades o caranguejo se torna importante na família ou grupo a que pertença, o que lhe outorga poder de controle e decisão.

Proteção da intimidade

O caranguejo deve aprender a valorizar e proteger seu mundo pessoal, ainda no meio familiar, e não se expor quando desequilibrado ou no impacto de uma situação que o comove. O canceriano deve aprender a se proteger nos seus momentos de fragilidade emocional, de outro jeito ele fica muito exposto e vulnerável. Ele deve estar consciente que podem existir coisas que para ele sejam importantes e cheias de significados enquanto que para outros não tenham a mínima importância.

No ambiente de trabalho ou social, ele sabe que não deve expor suas intimidades, isto é quase instinto. Assim o canceriano tende a se resguardar e pouco fala de suas intimidades no trabalho. No trabalho ele canaliza suas qualidades de signo cardinal e é decidido, resistente, voluntarioso, comedido, responsável, distinto, e sempre alimentando a imagem de que tudo anda bem em casa, com a família e o matrimônio.

Idealização de familiares, máfia

O caranguejo idealiza seus familiares e parceiro. Ele não foca os defeitos de quem ama e escolhe. E quando o faz, logo esquece. Ele é treinado interiormente para acolher incondicionalmente a quem ama, graças aos deuses, que sempre sejam protegidos nesta sua disposição para o acolhimento. A família e os grupos a que pertence são tidos como sagrados. Ele é o tipo de torcedor militante que faz tudo por seu time, pela sua família e pelos grupos a que pertence.

No entanto quando alguma pessoa íntima o decepciona com profundidade ou ofende ele fará questão de conversar até chegar a um entendimento. O caranguejo tem seu lado mafioso em termos do culto da família com confraria de irmãos em pacto de segurar juntos os desafios e se esforçar em serem fiéis e leais.

Defende princípios

Caranguejo defende o que sente correto, ainda que seja ilógico e até contra o senso comum. E quando ele está fixo num sentimento, de nada serve querer convence-lo do contrário. O melhor é esperar que se acalme, passe o tempo e depois com muito carinho retomar o assunto. Lembre sempre que o comando no canceriano é a emoção e o que ele se meteu na cabeça que dá certo, é o correto. Ele é apegado ao passado e ao que já deu certo, seja para ele ou para seus familiares. Isto pode ser bom, mas também pode aprisioná-lo a valores e costumes inadequados para o momento que vive.

O caranguejo adora rituais, formalidades, tudo feito segundo manda o figurino, agir assim o faz sentir seguro e protegido.

Sombra e desafios de Caranguejo

Sofrendo pelo outro não corresponder

O natural é ter a expectativa de que o outro seja como se quer, de que o outro tenha os mesmos valores e princípios. Mas cada um é de um jeito. Já acompanhei muito caranguejo sofrendo porque o outro responde de um jeito rude, duro ou pobre à suas acolhedoras e carinhosas ações. O caranguejo tem que aprender que existem muitas formas de viver o afeto e o carinho.

O fato dele se ocupar dos outros e colaborar com o bem-estar dos outros lhe outorga um poder que o pode levar a pensar que seu jeito de ser deve ser acatado ou correspondido também pelos outros. Neste movimento ele pode sofrer, até aprender que cada um tem seu jeito, e que essa sensibilidade que ele tem para o acolhimento e cuidado com os relacionamentos não necessariamente é um dom das pessoas com quem convive. Assim o canceriano deverá aprender a dar e acolher sem esperar em troca tratamento à altura, ele deverá conseguir ver no intento de carinho do outro o melhor que o outro pode oferecer e se quiser mais, será só através de um acordar em conjunto para uma maior sensibilidade e nunca através de cobranças ou das caras feias por mágoa e do ressentimento.

Dramaticidade

Outro detalhe de comportamento do caranguejo que pode ajudar a uma vida em família mais feliz junto a ele, é estar consciente da sua dramaticidade. Como ele é muito emocional quando está passando por desafios e fica com medo ou alterado emocionalmente, inunda a toda a família com sua história e processo pessoal. Ele fala, chora, dramatiza e se mantém uni-tom por muito tempo seguido.

E tem muitos que como colaboram com todos na familia se sentem no direito de cobrar atenção e cuidados, no mínimo que todos convivam com compreensão com suas reações emocionais. Também é muito difícil para eles não mostrar escancaradamente o que sentem. E como para eles o emocional é o centro de suas pesquisas de autoconhecimento gostam de compartilhar em detalhes emocionais suas vivências. É bom quando o canceriano percebe o espaço de atenção que ele ocupa. Por isso, muitas vezes cancerianos mais acordados tendem a ficar na deles, e valorizar seu retiro quando atingidos emocionalmente.

Vingança

Quando um caranguejo é profundamente ferido ou traído seu ódio e mágoa superam a de Escorpião e Peixes. Ele quando possuído pelas emoções negativas é capaz de qualquer coisa, o melhor é não provocá-los, nem a ele nem a seus escolhidos. O canceriano como inimigo, deve ser temido.

A vingança do caranguejo ferido é implacável. O Caranguejo costuma amaldiçoar, jogar praga. O caranguejo não esquece. Ele pode até aparentar que esqueceu suas mágoas, mas depois de anos e anos ele poderá trazer a tona sua mágoa e ressentimento. O melhor é quando se marca com um caranguejo, falar com ele até esclarecer tudo de outro jeito saiba que ele guardará e no momento x, cobrará.

Radicalismo

O caranguejo, com planetas em signos de fogo, ou aspectos fortes de Marte com Urano e Plutão, pode se tornar num radical extremista e cruel. Ele pode chegar a pensar que aquilo no que ele acredita deve ser acatado como lei, e todo aquele que esteja fora do que ele pensa e acredita esta errado. Existe muito torcedor de time de futebol radical que é caranguejo.

Ilusão

Caranguejo tem dificuldade de enxergar a realidade com objetividade. Como filho da Lua ele se relaciona emocionalmente com tudo, inclusive as coisas.Sua leitura do mundo físico é filtrada pela sua emoção, assim pode por exemplo escolher uma árvore para plantar em seu jardim sem ter em conta como será a planta quando adulta, ou escolher um determinado lugar para plantar porque fica mais bonito, mas esquecer de ter em consideração a luz solar, a situação do solo, a relação com outras plantas, etc…

Controle

Caranguejo tem que se vigiar para não se exceder no controle de seus familiares, especialmente filhos e dependentes.

Alimentação

Caranguejo pode comer muita porcaria herdada do cardápio da família e dar continuidade a maus hábitos alimentares em busca de compensação emocional.

(logo termino. Se precisar me avisa)

 

Libra, signo oposto simbólico Caranguejo

Caranguejo quando não consegue estruturar sua família e viver seu mundo emocional com segurança e estabilidade, quando não consegue viver suas potencialidades lunares canaliza sua energia perturbada pelo estilo negativo do libriano e vira indeciso, inseguro, perturbado mental, mentiroso, fica feio e sem auto-estima.

Sua única saída nesta encruzilhada é o caminho do belo e o exercício da diplomacia. Tem Caranguejo que canaliza muito da sua energia através do lado positivo de Libra e vira um grande diplomático ou artista.

 

Homem de Caranguejo

A melhor palavra para defini-lo é emoção viva, fofura do coração! Quem comanda na sua vida é seu coração e suas crenças. Organiza sua vida em função de sua vida emocional, seus princípios e sua família.

Militante

Em geral é bom e compreensivo, sensível a situação dos outros, sempre complementará com o melhor de si. Ainda que pode ser muito rígido em relação a normas de comportamento, podendo chegar a ter dificuldade de se relacionar com pessoas muito diferentes ou que pertença a outros grupos ou crenças. O canceriano por sua relação fiel a seu grupo, às vezes, pode se tornar num militante radical de seu clube de futebol, sua religião, país ou até empresa à qual pertença.

Mundo da Lua

Quando está sozinho pode viver no mundo da Lua. Habitualmente é a família que o faz entrar na realidade, e sua mulher deve com carinho lhe mostrar onde dirigir suas forças e talentos. Ele, levado pelos seus sonhos e planos lunáticos, pode levar a família à deriva no plano material, por isso não duvide em controlar suas finanças e o orientar em relação as necessidades cotidianas da casa onde ele deva participar.

Contador de histórias

Quando está alegre e satisfeito, é um bom contador de histórias, talentoso e humorado. Adora piadas e alegria. Seu lado palhaço pode surpreender, quando comparado com sua aparência séria, e ensimesmada no cotidiano.

Acolhedor

Gosta de acarinhar, acolher, beijar, abraçar, estar junto. Ele se derrete com um sorriso ou uma palavra educada e carinhosa para agradar seu acolhido.

Pode se magoar com facilidade quando se mexe com sua segurança, família, clube de futebol ou aquilo que considere que pertence.

Parceira como a mãe ideal

O canceriano poderá idealizar que sua parceira seja como a mãe, que deve o cuidar, proteger, alimentar e lhe dar colo quando ele precisar. De seu ponto de vista a sua mulher deve se dedicar totalmente a ele. Dentro desta linha, o canceriano pode entrar de gaiato no modelo retrógrado do homem machista, que tenta desconhecer a individualidade de sua mulher e seu lado de participação social ou na vida de outras pessoas.

Irritado, ferido

É difícil perturbá-lo, mas quando se irrita pode perder o juízo. As emoções o possuem com muita força. Quando ferido em seus sentimentos, se fecha e fica melancólico até conseguir entender o que está acontecendo e tomar medidas de correção. Ele pode ficar muito tempo fechado.

Antes de estabelecer relacionamento com um canceriano, saiba que ele exige fidelidade e lealdade total e uma determinada qualidade no relacionamento. Um canceriano ferido ou traído pode ser muito mais vingativo e cruel que um escorpiano! Casar com um canceriano ou fazer uma sociedade com ele é entrar numa espécie de pacto de sangue que tem suas regras e leis, conheça-as antes.

Separação

Quando casa, é muito resistente à separação. Ainda que o cotidiano chegue a ser um inferno, ele fará tudo o possível para salvar o casamento. Algo o leva a se manter nos relacionamentos que assumiu, quiçá na esperança de um dia conseguir perdoar e iluminar os conflitos. Quando tiver um desentendimento com um canceriano prefira falar com ele até que seja esclarecido o que o magoou. Ele tem profunda compreensão da alma humana e conseguirá o perdoar independentemente do que tenha feito, se você for sincero e ele sentir que você o ama.

 

Apaixonado, casado

Quando está apaixonado, idolatra a mulher amada. Ele coloca sua mulher em primeiro lugar e faz questão de explicitar para todos o quanto a ama e cuida. Para ele o casamento e a família são sagrados. Adora romancear, namorar, paparicar, surpreender com flores, fazer mimos apaixonados, encantar com a capacidade de expressar seu amor. Ele é tão carinhoso que pode chegar a melar.

O melhor homem como parceiro do zodíaco

O homem de Caranguejo pelas suas qualidades pode ser visto como o melhor parceiro para casar e construir uma família. Nenhum homem tem a sensibilidade do filho da Lua para saber como melhor complementar sua mulher amada. Ele é carinhoso, meigo, entende a alma feminina e de seu jeito a sabe cuidar, elogiar, acolher e complementar. Ninguém como ele para com o maior prazer ter tempo para cultivar e cuidar da família.

Independência material do outro. administrador

O canceriano gosta que seus próximos tenham independência material e prosperidade e fará tudo o que ajude a isto.

Para ele o ideal é que outros administrem a manutenção da casa e do cotidiano, ele dá tudo o que tem e batalhará pelo que estiver faltando com todas suas forças, mas a parte de administração se for feita por outra pessoa ele vai agradecer. O seu dom é colaborar com seus conhecimentos, sensibilidade e amor centrado no que faz, ele tem dificuldade de administrar o lado material da vida e a organização de rotinas. Ele gosta de poder trabalhar em equipe para poder oferecer o que tem de melhor seus sonhos, sensibilidade e criatividade. Mas se a realidade exigir que ele adote uma postura comprometida com a realidade para a manutenção da família ele encarará o que tiver que ser feito.

Amor e sexo com um canceriano

Amor romântico

O caranguejo é sedutor, sensual e casamenteiro. O amor de caranguejo tem sempre algo de contos de fadas, com a sua princesa, o seu príncipe encantado, mas também com uma maldição a combater e monstros ameaçadores. É o amor puro das crianças, o amor maternal, o amor romântico, mergulhado num sonho ideal e inacessível ou definitivamente parado num rosto ou num nome.

Fidelidade para caranguejo

O canceriano em geral, namora com quem pensa em casar. São leais e gostam de fidelidade. Ainda que apaixonados, acreditam mais no amor que se constrói com o tempo e a firmeza na família.

De lua

Podem alternar entre românticos e carinhosos e rudes, histéricos, chantagistas, cobradores, tudo dependerá de sua maturidade emocional, da saúde de seus relacionamentos familiares e claro da Lua.

Mágoas, ressentimento

Existem cancerianos que terminam sozinhos devido a corroção das suas mágoas e ressentimentos, os fazendo inadequados e exagerados nos seus relacionamentos que o sufocam até estourar.

Abandonado

Existem os que são atraídos por pessoas com problemas, que quando crescem o abandonam como o fazem os filhos. Aí sofrem e depois buscam outros para criar e para novamente serem abandonados.

Satisfeito

E existem os que conseguem felizmente construir suas famílias para a satisfação de todos os envolvidos.

Humor do canceriano

Humor

O humor do canceriano é extremamente mutável e em ocasiões tende a ser rabugento e agressivo, uma vez que sua necessidade de auto-defesa (às vezes antes mesmo de ser atacado) é uma de suas características fundamentais. Oscila entre o júbilo e a depressão. Pode ser muito fechado. Costuma ser muito capacitado intelectualmente e extremamente ligado às artes e à poesia.

Amizade

O canceriano é um amigo acolhedor, simpático, afetuoso e solidário. É grande e seguro companheiro de estrada, compreensivo, sempre presente e confiante.

Ele prefere ser visitado e receber visitas em casa.

Dotados de boa intuição e sensibilidade sabe identificar rapidamente as necessidades de seus amigos.

 

Ambiente, casa e decoração ideal para o canceriano

Primeiro o espaço físico deve ser bem protegido do frio e do vento. O canceriano é muito sensível às mudanças de tempo, especialmente o frio. É bom piso de madeira, e teto falso. As portas e janelas podem ser de material antigo de casas de demolição. Os móveis podem ser estilos misturados, preferíveis se pertenceram a familiares.

O canceriano é muito bom decorador e com pouco saberá criar ambientes aconchegantes onde se possa passar tempo curtindo familiares e amigos. Assim é muito importante uma boa mesa com possibilidade de receber a familia toda. Com certeza serão muito bem usadas poltronas e sofás.

A cozinha é um lugar especial que enquanto maior e com todos os elementos presentes melhor.

O banheiro também deve ser especial, se possível com banheira. As torneiras deverão ser bonitas e funcionará com facilidade.

O quarto do canceriano é também muito importante, nele ele deve se sentir acolhido e protegido. É bom um armário especial para suas coisas, que sempre serão muitas e as mais diferentes possíveis. Ele gosta de guardar tudo o que tiver valor afetivo.

É bom que tenham mantas e cobertores a disposição para quando ficam adormecidos vendo a TV ou lendo no aconchego de uma lareira.

Caranguejo e o trabalho

Têm grande capacidade e disposição para o trabalho. Gostam de se sentir úteis e respeitados pelos seus companheiros.

Atividades:

  • Nas quais lide com acolhimento, cuidados e alimentação: restaurantes – gastronomia, hotelaria, cuidados em geral -terapeutas, médicos, enfermeiros. Também é interessante para ele atividades com coisas usadas ou antigas: recuperador de objetos, antiquário, etc.
  • Com público: atendentes, políticos, funcionários públicos.
  • Com negócios, especialmente quando representam produtos que se identificam.
  • Intelectuais, nas quais lide com história: história, arqueologia, filosofia, museologia, etc.
  • Nas quais cuide de ambientes como decorador, arquiteto, cenógrafo, vendedor de imóveis.

Existem os caranguejos que são também bons atores, comunicadores, professores, contadores de histórias, etc.

 

Pai de Caranguejo

O pai do signo de caranguejo é o pai que é também mãe por excelência. Seu colo transmite confiança e segurança e seu carinho faz com que os filhos o adorem. Costuma ter sensibilidade aguçada e quando é magoado se fere de verdade. Receptivo, atencioso, cuidadoso, um verdadeiro fofo. Sabe acarinhar, nutrir e acalantar! Tem boa memória e às vezes é bom contador de histórias. Adora o ambiente familiar. Curte ficar em casa assistindo TV com os filhos, brincando com eles, saboreando as comidinhas gostosas feitas com carinho pela esposa. Gosta de ser bem paparicado, e que os filhos façam declarações de amor e afeto todo dia. Antes de despedir-se ele gostaria de receber um beijo e dar bênção. Sua maior felicidade é ver a família toda reunida e, de preferência, fazendo a refeição unida (no mínimo nos domingos ou dias festivos).

É uma pessoa caseira, e faz de seu lar um espaço que recebe a todos com generosidade e aconchego.

O que gostaria no dia dos pais?

Gostará de comemorar o seu dia junto a toda a família! Ele gosta de presentes e paparicos. Que seja falado que é amado e receber muito beijo e carinhos de seus filhos.

Presentes

Gosta de presentes que sejam úteis para seu dia-a-dia e conforto pessoal: um bom casaco, cobertor ou roupa que o proteja e o deixe lindo (esteja certo que sempre que o usar sentirá seu coração acariciado: “isto reflete como meu filho gosta de me proteger, que felicidade, o meu Deus cuida dele”); uma foto de toda a família em um belo quadrinho para ele colocar na sua mesa de trabalho, um travesseiro especial com jogo de cama (este presente é perfeito para ele), objetos úteis na cozinha, copos e canecas de qualidade, um lindo filtro de água ou recipiente para água de fonte mineral. Álbum de/com fotos; bichinhos de estimação; plantas; coisas para a casa; livros de receitas; CD (gravado especialmente para ele); cartão com uma imensa declaração de amor; objetos onde ele possa guardar suas coisas tipo armários com gavetas especiais, caixinhas; mas nada substitui o maior presente de todos: um neto e o carinho do dia a dia.

Como é emocionalmente?

  • Protege as pessoas próximas de quem gosta, faz tudo por elas.
  • Lida intensamente com suas emoções, priorizando tudo o que tiver a ver com seus vínculos emocionais. É muito carinhoso, atencioso e cuidadoso com os seus e seu mundo pessoal.
  • Está sempre do lado de quem gosta. É fiel, leal e seus filhos e pessoas que gosta estão acima de qualquer coisa.
  • É uma pessoa intuitiva e sintonizada com os humores e o estado de espírito das pessoas à sua volta.
  • Extremamente emotiva e sensível às opiniões alheias, ressente-se com facilidade e se retrai.
  • Tem laços muito fortes com a família, especialmente com a mãe, e transforma cada lugar aonde vai em um lar.
  • Precisa sentir-se emocionalmente “protegido” para sentir-se vivo.
  • Por ter uma sensibilidade acentuada, muitas vezes esconde seus verdadeiros sentimentos para não se magoar ou magoar ao outro.

O que o magoa?

Desatenção, frieza ou ausência de sentimentos. Não ter noticias de seus filhos. Não poder cuidar dos seus filhos como gostaria. Não ter uma família feliz e próspera.

O que precisa?

Carinho, privacidade, segurança sua e da família.

O que deveria levar em conta para harmonizar com os outros?

Não guardar mágoas e ressentimentos. Conseguir aceitar o jeito ser de outras pessoas, mesmo que seja áspero seco. Ser flexível e aprender a conviver com as diferenças. Ter atenção para não ser radical com seu ponto de vista da vida, especialmente em relação a costumes e valores.

Como é visto pelos filhos?

Como um pai maravilhoso, atencioso, cheio de carinho e amor para dar. Como aquele pai que exige beijos, abraços e gosta de acompanhar o que o filho está vivendo. Como um pai que se faz de tudo para dar o melhor que pode aos seus filhos. Ele é apegado, e pode ficar magoado ou ressentido quando esquecido.

Quando é imaturo pode ser visto como chantagista, cobrador, controlador, vingativo. Pode ser visto como uma pessoa que se fecha muito no seu mundo e que fica às vezes retrógrado ou conservador, o típico pai careta que exige que se respeite os códigos da família e da sociedade.

 

A criança de Caranguejo

Se você for um canceriano adulto, imagine ao ler este texto as características da sua sua criança interior.

Sensibilidade

A criança caranguejo é muito sensível, meiga e familiar. Ela na sua quietude e meiguice inspira carinho, ternura e a sensação de se encontrar frente um ser muito carinhoso e familiar.

É apegada à mãe e à proteção e acolhimento do feminino. Gosta muito de colo, carinho e mimo.

Gosta de companhia

Gosta de ficar sempre acompanhada de pessoas e de seus brinquedos preferidos.

Ambiente

Gosta do ambiente familiar. Logo imita a mãe demonstrando cuidado com seus brinquedos e pessoas próximas. Ela gosta de saber qual é o seu lugar, e sentir que seu ambiente foi preparado para seu aconchego. Ela gosta de sentir a importância que ela tem para as pessoas com quem se relaciona. Ela gosta de se relacionar com periodicidade e atenções mútuas.

Emoção como canal de comunicação

É muito sensível e pode chorar com facilidade. Deixe chorar, acompanhe o choro, chore junto se necessário. O seu canal de comunicação básico é a emoção. Quando falar com ela fique ligado no tom de sua voz, fale com ela com doçura e volume baixo.

Mágoas e ressentimentos

É ressentida diante qualquer agressividade e maus tratos. Não esquece fácil; portanto se você marcou com ela, vai ter que ter paciência para voltar a ganhar sua confiança. Lembre-a gosta de carinho e mimo.

Cuidados com a criança de caranguejo

É bom antes de encontrar uma criança de Caranguejo observar o estado emocional em que se encontra. Relaxe antes de a encontrar. Respire fundo. Tome um banho e garanta seu equilíbrio. A criança Caranguejo é muito sensível e médium e permeável ao estado emocional do adulto que está junto a ela.

Necessita sentir-se em casa

A criança de caranguejo é um anjo que ensina a arte de se viver com afeto, carinho e cuidados mútuos.

A criança de caranguejo é como uma flor, bela enquanto estiver na planta a que pertença.

Brinquedos para a criança de caranguejo

Meninos: carros, castelos, soldadinhos, carrinhos, caixinhas para guardar coisinhas.

Mãe interior. Mãe ideal. Aspectos da mãe ideal que foca e projeta na mãe real.

Caranguejo é do elemento água, da polaridade feminina e modalidade cardinal. Por ser feminino o foco é a mãe. O canceriano projeta na sua mãe a melhor mãe do mundo. Para ele é muito importante que sua mãe seja a melhor mãe e assim no seu jeito vira heroína.

Mulheres

O signo de Caranguejo leva o canceriano à busca constante do arquétipo da mãe em todas as mulheres que o acompanhem: mãe, avó, mulheres que conhece, babá, etc. Assim como abafar as figuras masculinas, especialmente se elas forem secas e frias.

O menino caranguejo acredita na existência de super mulheres, mulheres-mães que têm cacife para manter a casa e cuidar de suas necessidades, o que lhe permite que viva nas suas fantasias e sonhos. É muito fácil para um canceriano casado com uma mulher independente materialmente, se acomodar e abandonar o jeito dele ganhar dinheiro. Ele aceita até trocar de papel e passar a ajudar a cuidar dos filhos e compartilhar com agrado das funções de manutenção da casa. Lembre que no fundo ele gostaria de desenvolver também o papel de mãe, sua verdadeira mestra e heroína. Todo canceriano é maternal. O único impedimento é a força de suas fantasias e sonhos que o centram no seu processo interior e levam muito tempo. O canceriano costuma dedicar muito tempo na realização de seus projetos cheios de fantasias e idealizações. No signo de Caranguejo está exaltado o planeta Júpiter que combinado com o reino da Lua, leva a sonhos e fantasias megalomaníacas.

Mãe-heroína

O garotinho de caranguejo é muito apegado à mãe. E fará todo o possível para ser o seu escolhido. Vê a mãe como a grande provedora e a única pessoa capaz de protegê-lo. Ele foca e alimenta na sua mãe o talento para tomar conta da casa, alimentação e administração do cotidiano. Ele é sensível a qualquer movimento que aconteça neste sentido.

A criança canceriana sonha com uma mãe heroína que seja mestra na arte de ser mãe. Ainda que a mãe biológica seja toda atrapalhada no seu papel de mãe, seu filho caranguejo a conseguirá ver como a melhor das mães. Diz-se que o filho canceriano é um verdadeiro facilitador de mulheres-mães. Depois quando adulto ele continuará com este dom e fará de sua futura esposa a melhor mulher do mundo. O homem de Caranguejo fará questão de consagrar sua mulher entre as melhores do mundo. Com satisfação ele encontra oportunidade para elogia-la e reconhecer publicamente o quanto a ama. Desta forma ele alimenta nela o que ele espera dela, que seja uma mulher ideal segundo manda a tradição.

Amor de mãe

Para a criança canceriana é muito salutar ouvir de sua mãe que ela é querida e amada.

Pai interior do caranguejo. Possível projeção.

O foco claro do caranguejo é a mãe, heroína e mantenedora da sua vida. O pai pode ser visto como invasor, se não for claramente maternal. Solidário com a mãe, pode ver o pai como responsável das dores e faltas da mãe. O pai do filho canceriano vai ter que ter muita paciência e afetuosidade. Ele só ganhará o reconhecimento do seu filho através do carinho e do aconchego. Muitas vezes o filho caranguejo só se reconcilia com o pai quando adulto.

Irmãos e amigos

Gosta de irmãos. Cuida dos irmãos e dos amigos. Gosta de receber em casa e ter brinquedos para compartilhar.

Escola

Na escola é bom aluno, sensível a seu relacionamento com os professores e companheiros. Esforça-se em ser aceito e em agradar. Gosta de rotinas, por exemplo, se sentar sempre no mesmo lugar e falar com os mesmos amigos.

Saúde

Digestão sensível. Evitar açúcar branco e comidas muito agressivas.

Adolescente de Caranguejo

Relação com o lado solar da vida

O adolescente de caranguejo resiste ao mundo competitivo, tendendo a se manter no aconchego e proteção da família, assim deve ser cuidadosamente iniciado na vida social. Ele é emotivo, sensível e a dureza habitual do mundo pode o afetar negativamente. Quando esta transição não acontece com arte e carinho, o adolescente de caranguejo pode se fechar e entrar na máscara do durão que tudo pode enfrentar.

O adolescente de caranguejo pode ser um dos adolescentes do zodíaco que mais sofre nesta difícil idade onde impera habitualmente a competição e o machismo. Nesta idade o movimento é se diferenciar, impor seu jeito de ser, enfrentar desafios e os tantos desafios que oferece o mundo todo cheio de novidades. A tendência do caranguejo é se recolher e sair desta pressão de ter que se impor e competir. O ideal seria o adolescente de caranguejo tiver espaço para cultivar sua sensibilidade e jeito amoroso de ser. Se ele encontrar espaço para sua forma de ser poderá se destacar e brilhar como a lua na noite escura.

Estudioso de emoções

Num ambiente desafiador ele terá que aprender a administrar suas fortes emoções. E como o canceriano é um estudioso compulsivo de suas emoções ficará muito tempo processando o que vive, e àssim as vezes poderá aparentar estar desligado. E assim, por exemplo, se atrasa, tem dificuldade de responder na hora, muda de estado de ânimo com facilidade dependendo dos caprichos de sua emoção.

O que leva mais tempo ao adolescente é processar as emoções negativas especialmente a culpa e o ressentimento. Logo ele terá que aprender que todos as pessoas não são sensíveis como ele e que muitos são duros e até cruéis. Ele pode se sentir em um primeiro momento meio retardado ou incompetente, e não sabe o porque não consegue ser tão rápido, espontâneo e desinibido como seus colegas. Por isso, ao iniciar um esporte ou atividade em grupo é bom o ajudar a permanecer até se sentir mais seguro, ainda que queira sair logo.

Pais e mundo emocional

O adolescente caranguejo costuma fechar seu mundo emocional de seus pais, às vezes com a melhor intenção de não aumentar suas preocupações. Ao se abrir ele espera ser compreendido e escutado. Por isso, quiçá, ele prefira ao pai que o acolha com maior escuta e pouca interferência.

Seu espaço

Ele gosta de criar mundos em que se sente protegido e acolhido e assim cultivar aquilo a que está habituado. É ideal que se respeite a privacidade de seu quarto, canto, toca.

Amizades

Ele é muito afetivo e generoso com aquele que forma parte de seu círculo de escolhidos e tímido, retraído, desconfiado com quem não conhece. Lembre que ele precisa tempo para digerir suas emoções, por isso é bom respeitar quando não quer responder uma pergunta, ou aprofundar sobre um tema. Se ele estiver emburrado é que está magoado, ai é bom perguntar o que lhe acontece, até para ele mesmo identificar. Um canceriano pode guardar uma mágoa por muitos anos, não será liberada enquanto ele não entender e perdoar.

Memória

Tem muito boa memória. Memoriza nomes e números como ninguém. Gosta de conhecer a história da família, do clube de futebol que gosta, da cidade em que nasceu. Por certo, seria muito legal coloca-lo em contato com a literatura e o cinema desde cedo.

História das coisas

Gosta de guardar tudo o que seja associado às vivências que gostou. É difícil jogar fora a calça preferida, ainda que esteja caindo em pedaços. É bom não mexer em seus diários e objetos pessoais, ao não ser com a permissão deles.

Carinhoso

No caso de na família existir alguém que solicite carinho e aconchego, aí estará o adolescente canceriano doando seu afeto com alegria.

Casa e amigos

Ele faz amigos com facilidade, mas seleciona a dedos seus escolhidos. O ideal é que o canceriano tenha uma casa receptiva a seus amigos. Assim ele se sentirá mais protegido, ele não gosta de se expor muito em lugares que não domina. Ele tenderá sempre a se apropriar de cantos onde leva as pessoas escolhidas.

Ele é muito apegado a seus escolhidos, sente saudade e gostaria sempre de um relacionamento cotidiano. Ele é ciumento e precisa que lhe digam que é amado e gostado muito para não ficar carente e perturbado.

Tempo de processar mudanças

Gosta se sentir pertencendo a família, a seus amigos, a sua escola, e gosta sentir que os outros escolhidos também precisam dele. É bom processar com carinho qualquer tipo de separação, mudança de escola ou de endereço. Cuidado especial com as separações bruscas.

Apaixonado

Se apaixonado e correspondido, gruda no parceiro e terá dificuldade de viver sem ele. Ele é romântico e vive com profundidade a relação afetiva.

Estar junto

O caranguejo é um adolescente em geral tranqüilo, que gosta de freqüentar os mesmos lugares, estar com as mesmas pessoas e cultivar a arte de estar junto. O importante para ele é estar junto e se sentir querido e protegido, ai ele encontra o que fazer e no que se entreter. Gosta de dormir bastante, tomar banho demorado, ver filmes, conversar, fazer pequenos passeios.

Contrariado

Se os pais o quiserem incentivar a aprender alguma coisa, comecem encontrando o instrutor com quem ele sinta afinidade. Tenha em conta sempre seu tempo e modo de ser. Quando ele é contrariado ou desconhecido, pode ficar regredido e detonar seus mecanismos de controle emocional. Para o tirar da birra é bom ter paciência e o deixar se acalmar, e depois com muito carinho lhe explicar até ele entender, ou aceitar como ordem maior.

Mulher de Caranguejo

 

Mulher-mãe

A mulher Caranguejo é aquele encanto de mulher-mãe que ilumina onde se encontra com sua graça meiga e discreta. Ela pode aparentar ser tímida, mas na verdade é cuidadosa, observadora e afetuosa. Sempre atenta às necessidades do próximo, gosta de colaborar dando o melhor de si. Estabelece relações de afeto profundas e importantes no cotidiano de sua vida.

Verdadeiro caranguejo

A canceriana vive no mundo encantado de suas emoções e relacionamentos. Para ela o foco da vida é o pertencer a uma família, tribo, grupo. Estrutura sua vida em busca da melhor forma de viver onde se sente pertencer. Ela carrega a sua casa, verdadeiro caranguejo.

Com o parceiro

Quando o parceiro é fiel e cuida pela manutenção ideal da família, sempre será carinhosa e atenciosa. Gosta de cuidar da sua casa e da sua gente. É atenta a detalhes, datas, e tudo o que garanta o bem-estar de seu parceiro e família. Quando sentir que seu companheiro está triste, fará de tudo para agradá-lo e não faltarão palavras de incentivo e encorajamento. Poucas são as mulheres deste signo que costumam reclamar dos maridos ou namorados à toa. Não que elas achem que são perfeitos ou que sejam cegas para seus defeitos! Elas simplesmente preferem guardar os defeitos dentro de quatro paredes e exaltar suas qualidades para que os seus se sintam acolhidos e seguros. No fundo ela sabe que este é o segredo que faz que as pessoas em torno dela cresçam e se aprimorem.

Acolhedora

Ela foi treinada para ser mãe, para cuidar, alimentar, ajudar a crescer. Assim, ela tem muita paciência com as limitações e defeitos de seu parceiro, filhos e familiares. Ela suportará os defeitos de seus íntimos e com paciência e dedicação fará o possível para que o outro se aprimore. Ela torce com esmero pelo melhoramento de seus escolhidos.

Rainha do lar

A mulher de caranguejo manda e decide na sua casa, ainda aparentando que quem manda e determina é o marido. A mulher de caranguejo habitualmente tem sabedoria e inteligência, para com arte e determinação conseguir tudo o que quer.

Relacionamento, intimidade reservada

Quando assume um relacionamento, o faz com transparência e publicamente. Ela se orgulha de seu parceiro e família e os defende com todas suas forças. Quando ela critica seu parceiro é porque se sente muito ferida ou decepcionada.

Segredos e passado

Evite mexer com seus segredos ou passado. Para ela seu passado e intimidade são sagrados. Saiba que quem é protegido, o será incondicionalmente. Não tente encontrar lógica em seus comportamentos em relação às pessoas que ela gosta e assume. Prefira não mexer com sua gente, ainda que sejam do passado e aparentemente esquecidas.

Familiares

Os seus familiares também são sagrados. Ainda que tenha um familiar muito chato, consegue ser generosa com ele, e colocar seus limites com muita sensibilidade e cuidado.

Ciúmes, posse, mágoa

Ela é muito ciumenta e possessiva, uma verdadeira fera para cuidar daquilo que é seu. Quando traída sua mágoa transborda em fúria e pode ser muito violenta. Saiba que nunca o perdoará, ainda que se mantenha no relacionamento. Para conquistar de novo sua confiança terá que mostrar muito seu amor e disposição para se aprimorar. Para ela um relacionamento está selado com sangue. Prefira sempre lhe falar a verdade, é o melhor. A sua telepatia é total e será difícil a enganar por muito tempo, lembre que ela é filha da Lua. Sem lugar a dúvidas, a única alternativa feliz é o relacionamento diáfano e transparente. Sabendo que juntos é possível enfrentar tudo, inclusive a separação no caso de que seja necessária.

 

Tenha certeza que se você trair a confiança de sua canceriana, pode ser que a perca para sempre. Com certeza poderá contar com ela como amiga, mãe de seus filhos em comum, mas nunca mais terá a delícia de receber a sua mulher-deusa das águas com o sorriso puro que acredita e se entrega bela para seu amado. No caso, vai ter que pedir muito perdão e mostrar no tempo que novamente se pode confiar em você.

Recolhimento

Respeite seus momentos de recolhimento, e suas possíveis crises de nostalgia ou depressão. Ela demora um tempo para processar suas dores. Saiba que sua canceriana precisa de tempo para processar suas mágoas, às vezes até tempo demais em relação as outras pessoas. Não insista em desentendimentos. Fale o que quer e depois espere que ela processe com calma e profundidade e depois responde. Ela tem mesmo um retardo em responder e se colocar.

Beleza

Ela consegue ficar bela com muito pouco. Não gosta de maquiagem fortes, jóias escandalosas ou roupas chamativas. Prefere usar utensílios discretos e simples. O seu encanto maior é a luz da sua afetuosidade que encanta como a Lua Cheia. Ela gosta de cuidar-se, tratar-se bem, e é vaidosa, mas sempre dentro de um padrão conservador e discreto.

A canceriana gosta de se vestir bem, mas não faz questão de estar à moda. Ela pode comprar seu vestido preferido num brechó, ou antiquário. O importante é que o tecido seja bonito, a roupa aconhegante, o modelo bem comportado e detalhes personalizados como: botão especial, bordado, etc. Preferem as cores de tons suaves, podem gostar do branco e do preto, das cores lilás e do rosa de tons discretos. Gosta de camisolas para dormir, chinelos fofos, toalhas grandes e boas.

Humor

O humor dela é mutável como a Lua e quando insegura tende a ser fechada, rabugenta e agressiva. Oscila entre o júbilo e a depressão, mas sabe segurar sua onda, respeite seu ritmo, ela faz o máximo para manter o alto astral na família.

amigos

A canceriana é muito exclusivista e seletiva. Costuma só se relacionar com as pessoas de sua tribo, para quem se dedica completamente. Ela prefere ser visitada a visitar. Gosta de receber na sua casa.

Amor e sexo com a canceriana

Romântica

Ela é discreta e casamenteira, mas sedutora e sensual quando quer. O amor de caranguejo tem sempre algo de contos de fadas, príncipe encantado, alma gêmea, mas também invadido por medo a fatalidades, maldição, e monstros ameaçadores. É o amor puro de criança, o amor maternal, o amor romântico, mergulhado num sonho ideal que acompanha de prematura idade.

Fiel

Ela é leal e gosta de fidelidade. Ainda que apaixonada, acredita mais no amor que se constrói com o tempo e a firmeza na família.

De lua

Pode alternar entre romântica e carinhosa e rude, histérica, chantagista, cobradora, tudo dependerá de sua maturidade emocional, da saúde de seus relacionamentos familiares e claro, da Lua.

Cobranças e ressentimentos

Existe canceriana que termina sozinha devido à corrosão das suas mágoas e ressentimentos, o fazendo inadequada e exagerada nos seus relacionamentos esgotados com suas queixas e cobranças.

Se doa ao outro

Existe a que é atraída por pessoas com problemas, onde possa exercitar sua qualidade de mãe e protetora, e assim adota por família a pessoas necessitadas e se esquece de sua vida intima pessoal.

Constrói família

E existe a que consegue felizmente construir sua família para a satisfação de todos os envolvidos.

Sexo e comprometimento

Para ela sexo e intimidade só na segurança de uma relação comprometida. Ela tem sensibilidade e maestria para ser feliz no sexo e satisfazer com encanto, carinho e sensualidade seu parceiro. Ela tem também sacação para saber o momento certo para o sexo. Ela gosta de sexo, mas privilegia o namoro. O sexo só em momentos especiais em que realmente exista tempo e circunstâncias para vivê-lo com plenitude. Na intimidade ela é muito carinhosa e sensível. Gosta de namorar com tempo e delicadezas. Para ela o fundamental é o carinho e o aconchego de uma intimidade segura.

Como conquistar uma canceriana?

Ela custa ser conquistada, mas quando seu coração é flechado, quando ela identifica seu parceiro irradia de alegria e felicidade que todos percebem. Ela se entrega por completo, compartilha tudo com seu amor e família, sem saber o que significa limites. Faz qualquer sacrifício para ficar ao lado de quem ama. Seus filhos são sagrados, santos e os ama com incondicionalidade.

Nunca tente conquistar uma canceriana se você não tiver intenção de estabelecer um relacionamento sério com ela com perspectivas de casamento e construção de uma família generosa. Para ela namoro é só na expectativa de casamento e constituição de família. Tenha também muito cuidado ao se relacionar com a família dela especialmente com os pais. Com generosidade abra seu coração para a família dela e a assuma como sua, veja os pais delas como pessoas, entenda suas limitações e defeitos, os assuma como filhos, com total incondicionalidade. Assim fará feliz a sua canceriana amada.

Aproxime-se dela aos poucos, prefira primeiro cultivar a amizade e a conhecer bem, a ela e a sua família. Saiba que casar com ela é casar também com sua família.

Se quiser a convidar a algum lugar que seja aconchegante, tranqüilo, acolhedor. Ela gosta do jeito tradicional do homem se comportar, seja gentil e cuide de todos os detalhes clássicos do cavalheirismo e a cortesia.

Evite sexo no começo, preocupe-se na deixar segura e confortável. A apresente a sua família.

Amizade

A canceriana é uma amiga acolhedora, simpática, afetuosa e solidária. É leal companheira de vida, compreensiva, sempre presente e confiante. Ela prefere ser visitada e receber em casa.

Dotada de boa intuição e sensibilidade sabe identificar rapidamente as necessidades de seus amigos.

Ambiente, casa e decoração ideal para a canceriana

Primeiro o espaço físico deve ser bem protegido do frio e do vento. A canceriana é muito sensível às mudanças de tempo, especialmente o frio. É bom piso e teto falso de madeira. As portas e janelas podem ser de material antigo de casas de demolição. Os móveis podem ser estilos misturados, preferíveis se pertenceram a familiares. Cortinas para as janelas que garantam escuridão quando fecham.

A canceriana é muito boa decoradora e com pouco saberá criar ambientes aconchegantes onde se possa passar tempo curtindo familiares e amigos. Assim é muito importante uma boa mesa com possibilidade de receber a família toda. É bem-vindo na suas casas cômodas poltronas e sofás.

A cozinha é um lugar especial que enquanto maior e com todos os elementos presentes melhor.

O banheiro também deve ser especial. As torneiras deverão ser bonitas e com funcionamento fácil e seguro. A hora do banho é sagrada, água é com ela. O banheiro da canceriana é bom que tenha tudo o que ela gosta, que tenha um bom chuveiro, banheira, mangueirinha de água na privada. Espelhos. Espaço. Gosta de sabonetes, xampu de qualidade, colônias, cremes que cuidem de seu corpo. A maquilagem é discreta.

O quarto da canceriana é também muito importante, nele ela deve se sentir acolhido e protegido. É bom um armário especial para suas coisas, que sempre serão muitas e as mais diferentes possíveis. Ele gosta de guardar tudo o que tiver valor afetivo. Gosta de armários com gavetas e espaços diferentes, para ela colocar em ordem suas coisas. Tem que ter sua caixa especial para suas jóias (não pode faltar seu colar de pérolas), outra caixa para seus lenços, outra para langerie, outra para as meias, etc. Ela adora recantos especiais para todas suas coisinhas e lembranças.

É boa que tenha mantas e cobertores a disposição para quando fica adormecida vendo a TV ou lendo no aconchego de uma lareira.

A canceriana quando não consegue estruturar sua família e viver seu mundo emocional com segurança e estabilidade vira indecisa, perturbada mental, mentirosa, insegura, fica feia e sem auto-estima.

Trabalho

Tem grande capacidade e disposição para o trabalho. Gosta de se sentir útil e respeitada pelos seus companheiros.

É boa para atividades que lidem com acolhimento, cuidados e alimentação: restaurantes – gastronomia, hotelaria, cuidados em geral -terapeutas, médicos, enfermeiros ou com coisas usadas ou antigas: recuperador de objetos, antiquário, etc.

Costuma ser muito capacitada intelectualmente e ligada às artes e à poesia.

É boa em atividades que lidem com público: atendentes, políticos, funcionários públicos. Atividades que lidem com negócios, especialmente quando representam produtos que se identificam. Atividades intelectuais que lidem com história: história, arqueologia, filosofia, museologia, etc. Profissões que cuidem de ambientes como decoradores, arquitetos, cenógrafo, vendedor de imóveis. Podem ser boas atrizes, comunicadoras, professoras, contadoras de histórias, etc.

 

Mãe de Caranguejo

Clique aqui para acessar o texto Mãe de Caranguejo

A criança de Caranguejo

Se você for um canceriano adulto, imagine ao ler este texto as características da sua sua criança interior.

Carinhosa

A criança caranguejo é muito sensível, meiga e familiar. Ela na sua quietude e meiguice inspira carinho, ternura e a sensação de se encontrar na frente de um ser muito carinhoso e familiar.

Manhosa

É apegada à mãe e à proteção e acolhimento do feminino. Gosta muito de colo, carinho e mimo.

Gosta de ficar sempre acompanhada de pessoas e de seus brinquedos preferidos.

Ambiente

Gosta do ambiente familiar. Logo imita a mãe demonstrando cuidado com seus brinquedos e pessoas próximas. Ela gosta de saber qual é o seu lugar, e sentir que seu ambiente foi preparado para seu aconchego. Ela gosta de sentir a importância que ela tem para as pessoas com quem se relaciona. Ela gosta de se relacionar com periodicidade e atenções mútuas.

Emoção como canal de comunicação

É muito sensível e pode chorar com facilidade. Deixe chorar, acompanhe o choro, chore junto se necessário. O seu canal de comunicação básico é a emoção. Quando falar com ela fique ligado no tom de sua voz, fale com ela com doçura e volume baixo.

Mágoa, ressentimentos

É ressentida diante qualquer agressividade e maus tratos. Não esquece fácil; portanto se você marcou com ela, vai ter que ter paciência para voltar a ganhar sua confiança. Lembre-a gosta de carinho e mimo.

Cuidados em sua companhia

É bom antes de encontrar uma criança de Caranguejo observar o estado emocional em que se encontra. Relaxe antes de a encontrar. Respire fundo. Tome um banho e garanta seu equilíbrio. A criança Caranguejo é muito sensível e médium e permeável ao estado emocional do adulto que está junto a ela.

Afetuosa

A criança de caranguejo é um anjo que ensina a arte de se viver com afeto, carinho e cuidados mútuos.

A criança de caranguejo é como uma flor, bela enquanto estiver na planta a que pertença.

Brinquedos para a criança de caranguejo

Gosta de brinquedos com conteúdo afetivo: meninas: casinhas (cozinhas), massinha de modelar, bonecas, caixinhas para guardar as suas coisinhas, bichos de pelúcia, contos de fadas, travesseiros aconchegantes (especialmente se feitos pela mãe ou avó)… Meninos: carros, castelos, soldadinhos, carrinhos, caixinhas para guardar coisinhas.

Mãe interior. Mãe ideal. Aspectos da mãe ideal que foca e projeta na mãe real.

Caranguejo é do elemento água, da polaridade feminina e modalidade cardinal. Por ser feminino o foco é a mãe. O canceriano projeta na sua mãe a melhor mãe do mundo. Para ele é muito importante que sua mãe seja a melhor mãe e assim no seu jeito vira heroína.

Mulheres

O signo de Caranguejo leva o canceriano à busca constante do arquétipo da mãe em todas as mulheres que o acompanhem: mãe, avó, mulheres, babá, etc. Assim, como abafar as figuras masculinas, especialmente se elas forem secas e frias.

Mulher na família

A menina de caranguejo se cria sabendo que o verdadeiro poder na família está na mulher, que é ela quem sabe melhor o que fazer para o bem de todos, ainda que não saiba argumentar o porque. Quando adulta ela casará e dominará no seu lar. Muitas conseguem até desenvolver talentos para produzir o dinheiro que mantém a família. No fundo, na sua necessidade de segurança ela pode achar melhor não depender do seu homem e desenvolver seus talentos e habilidades para triunfar no mundo material e se tornar auto-suficiente.

Mãe-heroína

A criança canceriana sonha com uma mãe heroína que seja mestra na arte de ser mãe. Ainda que a mãe biológica seja toda atrapalhada no seu papel de mãe, sua filha caranguejo a conseguirá ver como a melhor das mães. Se diz que a filha canceriana é uma verdadeira facilitadora de mulheres-mães. Para a criança canceriana é muito salutar ouvir de sua mãe que ela é querida e amada.

Pai interior do caranguejo. Possível projeção.

O foco claro do caranguejo é a mãe, heroína e mantenedora da sua vida. O pai pode ser visto como invasor, se não for claramente maternal. Solidária com a mãe, pode ver o pai como responsável das dores e faltas da mãe. O pai da filha canceriana vai ter que ter muita paciência e afetuosidade. Ele só ganhará o reconhecimento do seu filho através do carinho e do aconchego. Muitas vezes o filho caranguejo só se reconcilia com o pai quando adulto.

Irmãos e amigos

Gosta de irmãos. Cuida dos irmãos e dos amigos. Gosta de receber em casa e ter brinquedos para compartilhar.

Escola

Na escola é boa aluna, sensível a seu relacionamento com os professores e companheiros. Esforça-se em ser aceita e em agradar. Gosta de rotinas, por exemplo, se sentar sempre no mesmo lugar e falar com os mesmos amigos.

Saúde

Digestão sensível. Evitar açúcar branco e comidas muito agressivas.

Adolescente de Caranguejo

Socialmente

A adolescente de caranguejo resiste ao mundo competitivo, tendendo a se manter no aconchego e proteção da família, assim deve ser cuidadosamente iniciada na vida social. Ela é emotiva, sensível e a dureza habitual do mundo pode a afetar negativamente. Quando esta transição não acontece com arte e carinho, a adolescente de caranguejo pode se fechar e entrar na máscara da durona que tudo pode enfrentar.

Estudiosa de suas emoções

Num ambiente desafiador ela terá que aprender a administrar suas fortes emoções. E como todo canceriano é um estudioso compulsivo de suas emoções ficará muito tempo processando o que vive, e assim às vezes poderá aparentar estar desligada. E assim, por exemplo, se atrasa, tem dificuldade de responder na hora, muda de estado de ânimo com facilidade dependendo dos caprichos de sua emoção.

O que leva mais tempo à adolescente é processar as emoções negativas especialmente a culpa e o ressentimento. Logo ela terá que aprender que nem todas as pessoas são sensíveis como ela e que muitas são duras e até cruéis. Ela pode se sentir em um primeiro momento meio retardada ou incompetente, e não sabe porquê não consegue ser tão rápida, espontânea e desinibida como seus colegas. Por isso, ao iniciar um esporte ou atividade em grupo é bom a ajudar a permanecer até se sentir mais segura, ainda que queira sair logo.

Pais e mundo emocional

O adolescente caranguejo costuma fechar seu mundo emocional diante de seus pais, às vezes com a melhor intenção de não aumentar suas preocupações. Ao se abrir ela espera ser compreendida e escutada. Por isso, quiçá, ela prefira ao pai que a acolha com maior escuta e pouca interferência.

Ambiente

Ela gosta de criar mundos em que se sente protegida e acolhida e assim cultivar aquilo em que está habituada. É ideal que se respeite a privacidade de seu quarto, canto, toca.

Amizades

Ela é muito afetiva e generosa com aquele que forma parte de seu círculo de escolhidos e tímida, retraída, desconfiada com quem não conhece. Lembre que ela precisa de tempo para digerir suas emoções, por isso é bom respeitar quando não quer responder a uma pergunta, ou aprofundar sobre um tema. Se ela estiver emburrada é que está magoada, aí é bom perguntar o que lhe acontece, até para ela mesma identificar. Uma canceriana pode guardar uma mágoa por muitos anos, não será liberada enquanto ela não entender e perdoar.

Memória

Tem muito boa memória. Memoriza nomes e números como ninguém. Gosta de conhecer a história da família, da cidade em que nasceu, dos lugares que gosta. Por certo, seria muito legal colocá-la em contato com a literatura e o cinema desde cedo.

Seus pertences

Gosta de guardar tudo o que seja associado às vivências que gostou. É difícil jogar fora a calça preferida, ainda que esteja caindo em pedaços. É bom não mexer em seus diários e objetos pessoais, a não ser com sua permissão.

Carinhosa

No caso de na familia existir alguém que solicite carinho e aconchego, aí estará a adolescente canceriana doando seu afeto com alegria.

Casa e amigos

Ela faz amigos com facilidade, mas seleciona a dedos seus escolhidos. O ideal é que a canceriana tenha uma casa receptiva a seus amigos. Assim ela se sentirá mais protegida, ela não gosta de se expor muito em lugares que não domina. Ela tenderá sempre a se apropriar de cantos onde leva as pessoas escolhidas.

Ela é muito apegada a seus escolhidos, sente saudade e gostaria sempre de um relacionamento cotidiano. Ela é ciumenta e precisa que lhe diga que é amada e gostada muito para não ficar carente e perturbada.

Modo de lidar com mudanças

Gosta se sentir pertencendo a família, a seus amigos, a sua escola, e gosta sentir que seus escolhidos também precisam dela. É bom processar com carinho qualquer tipo de separação, mudança de escola ou de endereço. Cuidado especial com as separações bruscas.

Apaixonada

Se apaixonada e correspondida, gruda no parceiro e terá dificuldade de viver sem ele. Ela é romântica e vive com profundidade a relação afetiva.

Gosta de estar junto

O caranguejo é um adolescente em geral tranqüilo, que gosta de freqüentar os mesmos lugares, estar com as mesmas pessoas e cultivar a arte de estar junto. O importante para ele é estar junto e se sentir querido e protegido, aí ele encontra o que fazer e no que se entreter. Gosta de dormir bastante, tomar banho demorado, ver filmes, conversar, fazer pequenos passeios.

Professores, instrutores

Se os pais quiserem incentivar sua filha de caranguejo a aprender alguma coisa, comecem encontrando o instrutor com quem ela sinta afinidade. Tenha em conta sempre seu tempo e modo de ser. Quando ela é contrariada ou desconhecida, pode ficar regredida e detonar seus mecanismos de controle emocional. Para tira-la da birra é bom ter paciência e deixa-la se acalmar, e depois com muito carinho lhe explicar até ela entender, ou aceitar como ordem maior.

 

Mitologia

A figura do Caranguejo foi introduzida pelos gregos e corresponde ao Escaravelho dos egípcios, segundo o Zodíaco de Denderah.

O Mito do signo Caranguejo está relacionado com o segundo trabalho inventado por Euristeu, depois de Hércules ter vencido a primeira tarefa, que consistia em matar o terrível Leão do povoado de Neméia.

Desta vez, o herói teria de enfrentar a assustadora Hidra, um mostro com nove cabeças, sendo a do centro imortal e o corpo de dragão, que havia sido criada pela Deusa Juno (Hera) a fim de testar as capacidades do herói.

Hidra vivia num pântano no povoado de Lerna, causando horror aos animais e moradores da região. O seu bafo era tão horrível que matava à distância. A Hidra de Lerna ainda possuía um último trunfo: o seu veneno era tão potente que o simples toque já causava a morte. Guiado pelo seu sobrinho, Iolau, Hércules iniciou o combate contra o monstro cortando as suas cabeças mas, para sua surpresa, quando cortava uma, outras duas nasciam no seu lugar. Iolau ajudou-o e logo após a extirpação de uma cabeça, cauterizava o ferimento impedindo que dali surgissem mais duas. A cabeça imortal da Hidra foi cortada e enterrada sob um enorme rochedo.

Quando estavam prestes a vencer o horrendo monstro, Juno enviou um caranguejo enorme, que mordeu o pé do Hércules. De imediato, o herói se recuperou e o esmagou. Mesmo com a interferência de Juno, Hércules venceu a Hidra de Lerna, o Caranguejo e estava disposto para enfrentar as outras dez provas que lhe cabiam.

Juno em homenagem ao caranguejo o colocou no céu formando a constelação que leva seu nome.

 

Associações engraçadas a Caranguejo

Pegas da internet e editadas

Frase: ‘Lar… Meu doce LAR!’

O que o canceriano espera de seu parceiro?
Alguém que consiga tolerar seu humor instável, uma hora alegre, outra hora depressivo.

O que o canceriano diz depois do sexo?
‘Quando vamos nos casar?’

Como irritar um canceriano?
Insulte sua mãe (com classe, é claro).Critique sua casa. Advirta-o de que ele pode perder o emprego. Diga que aquela foto de família pendurada na sala é brega e confunda o retrato da ‘vovozinha querida’ com o Mike Tyson. Fale que ele é totalmente desconectado da realidade.

Como o canceriano reza antes de dormir?
‘Querido Papaizinho, sei que eu não deveria depender tanto de você, mas você é o Único querido com quem eu posso sempre contar, cuida de minha familia e dá-me o alimento e sustento de todo o dia. ‘

Por que o canceriano atravessou a rua?
Porque estava se sentindo só e abandonado deste lado de cá.

Você foi assaltado e o canceriano….
Preocupado, vai te confortar:
‘Senta aqui… Você está bem? com certeza não se machucou? Quer um copo d’água com açúcar?’

Adesivo para o vidro do carro do canceriano: ‘Não tenho tudo que amo, mas amo tudo que tenho’

Quantos cancerianos são necessários para trocar uma lâmpada?
Somente um. Mas leva três anos para um terapeuta ajuda-lo a passar pelo processo.

Fonte: Cancerianos

« »