Características dos Capricornianos

29 maio 2011 | By

Características gerais

Signo: Capricórnio. É o décimo (10) signo na ordem zodiacal.
Elemento: Terra
Elemento de força complementar: fogo.
Signo oposto complementar: Caranguejo
Signo de escape: Áries
Modalidade: Cardinal
Planeta Regente: Saturno
Planeta Exaltado: Marte
Planeta em exílio: Lua
Planeta em Queda: Júpiter
Orixá protetor: Xangô. Preto, Branco, Amarelo e Vermelho Velho. Anciões. Caboclos dotrinadores.
Apóstolo: André
Dia da semana: Sábado

Características positivas: Circunspecção. Prudência. Precavido. Reservado. Integridade. Presença. Determinação. Responsabilidade. Perseverança. Consciência cidadã. Elegância. Sobriedade.

Características negativas: Manipulador. Controlador. Autoritário. Cruel. Dureza. Paranóia.
Frase-chave: Eu sei. Eu realizo.
Virtude: Firmeza.
Corpo: Joelho. Coluna vertebral. Dentes. Ossos, juntas.
Pedras: ônix. Turmalina preta.
Metal: Chumbo
Côr: Preta
número: 10 e 1

“A ti Capricórnio, quero o suor da tua fronte, para que possas ensinar aos homens o trabalho. Não é fácil tua tarefa, pois sentirás todo o labor dos homens sobre teus ombros; mas pelo jugo de tua carga, te concedo o Dom da Responsabilidade. E Capricórnio voltou ao seu lugar.” (Martin Schulman – Karmic Astrology, 1977).

O signo de Capricórnio é o portal de percepção e visão conspectiva, estructural da realidade, como um todo sistêmico e orgânico no espaço e no tempo. É a inteligência que rege tudo o que existe desde a perspectiva da materialidade, e as leis, estruturas e organizações que a constituem.

Os 12 signos do zodíaco são os 12 portais de consciência e as 12 substâncias básicas e arquetípicas que constituem a manifestação da vida no planeta Terra.

Assim somos os 12 signos, e a consciência se expande nestes 12 portais a medida que a pessoa evolui na sua vida.

Considera-se do signo de Capricórnio a pessoa com Sol, Lua ou Ascendente natal no signo de Capricórnio. Em segundo grau, mas também com força, a pessoa com Mercúrio, Vênus, Marte e Saturno em Capricórnio.

O signo dominante no mapa natal impõe seus atributos na personalidade e desenvolve padrões que determinam o estilo da pessoa ser. O signo dominante no mapa natal é como um ímã que atrai experiências, acontecimentos, pessoas. A pessoa é um agente do Universo, para com sua vida, colaborar com a evolução do todo, a partir de suas potencialidades.

A pessoa com o signo de Capricórnio dominante em seu mapa natal será forjada como um verdadeiro cabrito com determinação para escalar as montanhas de seus sonhos. Ela disporá de perseverança, ambição, poder de realização, determinação, força, objetividade, vontade de realizar, participar e senso de responsabilidade para agir segundo dita o conhecimento e a consciência objetiva.

Quando a pessoa se torna consciente deste conduzir da vida ganha a liberdade de escolher o caminho mais belo e feliz.

 

Capricórnio no hemisfério sul, fim de Primavera.

Sol em Capricórnio. Inicio do Verão no hemisfério sul

Na entrada do Sol no signo de Capricórnio os raios do Sol caem perpendicularmente nas regiões que circundam o Trópico de Capricórnio. São Paulo está incluída nesta região em torno do grau 23º de latitude sul, assim o Sol alcança sua máxima verticalidade.

É com a entrada do Sol em Capricórnio que o povo brasileiro vive seus momentos de maior sociabilidade. Iniciam-se neste período as festas do natal, depois fim de ano, depois férias e carnaval. É o tempo também em que mais se viaja, em que mais se preenchem os locais públicos, em que mais se celebra a vida em grupo. É durante a passagem do Sol pelo signo de Capricórnio que se celebra a passagem para o ano novo. Momento de refazer planos, promessas, de iniciar uma nova vida mais conectada ao que se quer e se sonha.

O capricorniano brasileiro é ligado, cheio de entusiasmo e sempre disposto a iniciar uma empreitada, essa é minha experiência. Meus amigos capricornianos são os mais entusiasmados para realizar, viver e celebrar. Habitualmente quando se lê uma descrição de capricórnio, fala-se de pessoa fechada, ensimesmada, tímida… O que eu tenho visto não é por ai, esta descrição de Capricórnio corresponde mais aos nascidos no hemisfério norte. Os capricornianos nascidos no sul, são pessoas sérias nas suas atitudes e responsáveis nas suas ações, mas nunca fechadas ou tímidas, poderia falar melhor discretas, adequadas, que falam na medida certa, mas sempre dispostas a viver e realizar o que tem de melhor.

A cardinalidade do signo de Capricórnio e a exaltação de Marte nele, junto ao inicio do Verão fazem os nativos deste signo no hemisfério sul serem verdadeiros cabritos e cabritas arretados, cheios de vida e com muita disposição para colaborar e fazer acontecer.

Quando o Sol transita por Capricórnio irradia a energia que ajuda a ancorar, a entrar em contato com a realidade, a perceber a ordem e mecanismos que regem neste mundo Terra, é um bom período para trabalhar a coerência e a consistência para poder agir com responsabilidade e adequação. É um bom momento também para cultivar a família e as pessoas próximas e perceber o lugar que se ocupa nos diferentes grupos a que se pertence.

 

Mulher de Capricórnio

A mulher de capricórnio se distingue pelo seu corpo e espírito enxuto, em forma, firme, determinado. Sua beleza é diferenciada por um toque de virilidade e prontidão, que a torna fêmea embriagadora, mas que chama ao respeito.

Ela, como uma pantera negra, é segura, auto-suficiente, independente, prática e inteligente.

elemento terra

Capricórnio é um signo do elemento terra, por isto, ela é pé no chão, objetiva, prática e realizadora.

modalidade cardinal

Capricórnio é de modalidade cardinal, por isto, ela toma iniciativa, desbrava, é líder. Toda capricorniana gosta de ter objetivos claros e realizar o que planeja, quer. Ela gosta de mandar, controlar, fazer acontecer. Se você estiver com tempo disponível e ligado, ela te põe a fazer algo rapidinho.

respeitada pelos homens

Ela é admirada e respeitada pelos homens, que reconhecem rapidamente seus talentos de realização e competência. É comum a capricorniana ter bons amigos homens.

seletiva

Ela se interessará somente por pessoas que, como ela, encaram a vida com seriedade, pragmatismo e assumem projetos e responsabilidades.

rotina

Leva uma vida cheia de rotinas e responsabilidades A capricorniana tem prazer em ser dona de seu tempo e energia. Por isto, ela se organiza e planeja a todo momento e no fim cria rotinas. É bom conhecer a rotina da capricorniana, para saber a pegar no momento certo quando ela já tenha liberado suas atividades.

integridade

O que ela mais preza na vida é sua integridade, fazendo o possível para não sair do que pensa e sente. Ela aprecia a coerência, a vergonha na cara, a dignidade.

correção

A capricorniana adora agir com correção, ligada em suas responsabilidades pessoais e sociais. Ela faz questão de respeitar as leis e a ordem social em que vive. Se ela estiver em desacordo com algo, o assume dentro das regras do jogo estabelecido, e batalha publicamente pelo que acredita.

Ela se comporta com adequação e sempre anda arrumada, ainda na simplicidade. É muito difícil ver uma capricorniana desarrumada, ainda com roupas simples, sempre estará elegante e adequada.

Claro que existem as capricornianas diferentes, com Sol natal em aspecto maior com Júpiter, Urano, Plutão que pode ter um comportamento mais rebelde, caótico, inesperado, mas se aprofundar, poderá se distinguir uma ideologia estruturada que encontra um sentido maior no seu próprio caos.

A capricorniana pode ser bem louca também, mas sempre algo nela a faz ter tesão por ser dona de si e estar ligada na realidade e no senso comum.

com o tempo fica mais linda, gostosa, encantadora

A capricorniana enquanto mais passa o tempo, fica mais linda e suave. Logo que ela domina sua vida e construiu a base segura de seu cotidiano, ela se permite soltar e curtir as maravilhas da vida.

precavida

Muito precavida, sempre estará procurando uma forma de manter-se financeiramente independente, trabalhando ou juntando algum dinheiro.

Como se veste?

Gosta de estilos clássicos, na moda, com elegância e discrição.

Prefere peças de qualidade, que durem por muito tempo. Gosta de usar a mesma roupa muitas vezes. Atenta às convenções, seguem rigorosamente a moda indicada para a ocasião ou aqueles modelos que sobrevivem a moda. São indicadas as cores mais discretas (cinza, preto, marrom, bege) ou qualquer cor sempre em tom obscuro ou com pouco brilho.

Gosta de sapatos de qualidade, confortáveis. O que a ajuda a cuidar de seus joelhos e coluna. Toda boa capricorniana sempre deveria privilegiar a qualidade ortopédica dos sapatos.

conveniente nas suas escolhas

Ela não é de se apaixonar incondicionalmente. Escolhe muito bem seus parceiros, que tem que ser conveniente, adequado, e reunir condições de corresponder a suas expectativas de futuro, família, parceiro. Ela sabe quais são suas obrigações e gosta de compartilhar com senso de justiça as obrigações de sobrevivência e manutenção do lar com seu parceiro. E assim também escolhe suas amizades, animais de estimação, atividades, sempre dentro de uma coerência e conveniência.

sabe seduzir

Quando sabe quem quer, com irresistível encanto, sabe seduzir e trazer para si o homem que escolheu, com certeza encaixado no seu esquema de realização pessoal (familiar), profissional e social. Gosta de conquistar, mandar e determinar, mas sabe ser feminina como poucas quando quer.

persistente

A capricorniana é abençoada com a força da persistência para poder realizar a difícil missão de estar presente, se estruturar e colaborar com as tantas missões e projetos que se impõe na sua vida.

cabrita arretada Informada

A capricorniana desde criança, já é cabrita arretada, que quer conhecer tudo, andar por todo lugar e mexer com cada coisa, buscando descobrir para que serve cada coisa. Ela gosta de estar informada e ter conhecimentos. A maioria esta ligada no que acontece no seu bairro, cidade, pais. Habitualmente tem muita sensibilidade e inteligência para conhecer como funcionam as coisas. Gostam de ler jornais, acompanhar jornais e noticias em geral.

Amizade

A capricorniana tem poucos amigos, escolhidos a dedo. A amizade é levada a sério, como tudo na sua vida. Oferece um ombro forte e mantém promessas. Amizade para a capricorniana é, pessoa companheira de ação, sobrevivência e trabalho. Os amigos sempre são seus companheiros de projetos ou empreitada. Preferem amigos fortes e que tenham personalidade dinâmica e agressiva. Fazem amizade, com muita facilidade, com pessoas mais velhas, superiores, com conhecimentos ou sábias, com as quais gosta de filosofar sobre a vida, refletir sobre as coisas revelantes que estejam acontecendo ou amadurecer projetos e propósitos pessoais.

Pode aparentar ser oportunista e usar as pessoas em nome de alcançar seus objetivos. Ela esta sempre em função de projetos que envolvem mais pessoas e assim precisa mesmo de apoio e colaboração.

Saturno, exaltado em Libra

A capricorniana gosta de estar presente, com os pés bem fincados no chão e se relacionar com as pessoas com impecabilidade. Lembre que Saturno o regente de Capricórnio está exaltado no signo de Libra. Quiçá por isso ela gosta de se comportar com discrição, mas sempre com classe e elegância.

tímida. Discreta. Precisa

As pessoas muito extrovertidas a podem achar, a primeira vista, tímida, mas logo perceberão que ela prefere ficar na dela, até que chegue sua hora de se apresentar. Ela tem um senso especial de medida, adequação, precisão e não gosta aparecer à toa.

A capricorniana não gosta de “sala” ou falar a toa. Ela com graça e delicadeza fala facilmente seus limites e disposição. Faça questão de respeitar o ritmo e a planificação da capricorniana se quiser conquistá-la. Lembre que ela gosta de comandar e dificilmente alguém saberá melhor que ela, o que ela tem a fazer.

A auto-suficiência emocional e contenção da capricorniana pode dificultar a troca cotidiana, ela nunca se abre totalmente. Ela custa perder o controle da situação e acredita que, se mostrar todos os seus sentimentos, perderá o controle. Mas também pode ser que ela realmente não esteja interessada em compartilhar as evoluções de seu mundo emocional, nem conhecer o que acontece com o outro. Ela é prática para encarar suas emoções. E tem um limite claro para saber o que pode se permitir.

Se tiver acesso a seu interior, vai perceber que, no fundo ela é uma romântica. Mas não uma romântica que jogaria tudo para o alto por causa de uma grande paixão. Sua busca em um relacionamento é a segurança, o status e a conveniência, ela nunca se casaria por impulso ou simplesmente por estar apaixonada. A capricorniana não é muito suscetível a paixões descontroladas ou a romantismo desmedido. Ela pode decidir um casamento pela conveniência e a amizade que ajudem a construir uma vida segura e prospera.

Mas tenha certeza de que ainda que aparente ser dura e distante, no fundo espera e gosta que você a adule, acarinhe e mime como se fosse uma menininha indefesa e fofa, ainda que se mostre arredia, indiferente e séria. Por trás da máscara de difícil acesso, há um ser muito sensível que se alegrara com a espontaneidade e amorosidade de seus abraços e beijos.

Lua em exílio em Capricórnio

A Lua encontra-se em exílio em Capricórnio é por isso quiçá que existam dois grandes grupos de capricornianas, um se trata muito bem, o outro se trata com dureza e desconhece suas necessidades, no mínimo se liberta de tudo o que possa considerar supérfluo ou frescura.

Por outro lado a Lua estando em exílio pode gerar na capricorniana a necessidade de desenvolver conscientemente seu lado lunar, buscando compensação, se tornando grande mãe de seus filhos, mas sempre mais preocupada com a formação e o desenvolvimento que em curtir afetivamente.

Podem se tornar boas cozinheiras, mães atenciosas e pessoas acolhedoras, chefas do lar, verdadeiras matriarcas, enquanto outras preferem ganhar mais dinheiro e pagar a outros para fazerem estes papeis lunares com ela e sua família.

conhecimento, tradição

Ela é boa apreciadora do conhecimento e da tradição. Gosta de se manter informada de tudo o que acontece de importante.

planejamento

Toda ação de uma capricorniana, tem um sentido e objetivo. Ela nunca anda a toa. A sua noção de tempo é uma virtude. Ela é ligada, íntegra e prudente. É disciplinada, organizada e seu esforço é contínuo em tudo que faz. Este é o seu segredo para o sucesso.

A sua vida é cuidadosamente planejada. Gosta de viver dentro da realidade. Ela respeita os degraus e a hierarquia. Sabe também que para chegar aonde quer tem que se preparar, elaborar um projeto e estratégia, e enfrentar muitos desafios para chegar onde se propõe. Os desafios não intimidam à verdadeira capricorniana, ao contrário, desafios dignos a entusiasma a continuar.

Poder e status

A capricorniana gosta de poder, só que ela não é afogada e precipitada, ele gosta de chegar ao poder por merecimento. Assim pode demorar, mas no fim sempre chega aonde quer chegar.

Aprecia o status social. Cuida pela sua imagem, e faz questão de saber como está sendo avaliada, e vista pelos outros. Tem disposição para trabalhar dura e conscienciosamente para alcançar o que deseja.

Tem habilidade para exercer a autoridade de modo simpático e adequado, muitas vezes obtendo concordância sem qualquer resistência, embora permanecendo com total controle das questões. Ela sabe fundamentar suas idéias e vontades.

A capricorniana habitualmente acorda cedo e dorme tarde.

A capricorniana tem domínio de seu corpo e da sua energia. Ela acorda a hora que quiser, e se preciso não dorme para fazer o que quer

Dinheiro

Gosta de dinheiro, em quantidade suficiente para dar conta de suas responsabilidades e para viabilizar seus projetos sempre ambiciosos.

Planejam com antecedência o que vai comprar e, portanto, não gasta dinheiro à toa. Gosta de poupar e fazer bons negócios.

Presentes

A capricorniana é simples e discreta, mas tem bom gosto. Gosta de coisas com valor, aprovação geral e que durem. No caso de tiver dúvida do que presentear, pode perguntar a ela ou dê dinheiro que ela sempre tem um lista em espera de coisas por comprar.

Possíveis presentes: Canetas e relógios de ouro. Jóias com pedras preciosas. Agenda especial que ajude seus estudos ou trabalho. Roupas sem muito desenho, e cores discretas. Cd com música clássica, ou até clássicos do cinema, que ele tanto adora… músicas de quando ela era jovem, se é que foi um dia. Um bom par de sapatos, confortável e discreto. Livros. Equipamentos e ferramentas em relação a seus hobbies e trabalhos.

Profissão

A capricorniana, detesta o incerto, assim desde cedo está ligada no que poderia ser sua profissão. Gosta de trabalhar e se orgulha por suas conquistas.

Gosta de empreendimentos e empregos seguros onde possa evoluir e prosperar. Determinada e teimosa feita uma cabra, não tem medo do trabalho duro, e com o tempo será recompensada com uma boa posição social e reconhecimento. Tendo consciência de que as coisas são conseguidas no tempo certo, sabe esperar o momento de recolher os louros de seu intenso trabalho.

A capricorniana pode chegar por baixo, mas com o tempo ela ascende. Suas qualidades a fazem evoluir rapidamente para uma ótima trabalhadora e especialista do que faz.

Ela gosta de comandar, e com o tempo ela sempre chegará na diretoria de onde se encontre. É uma boa sócia, primeiro por ser honesta e leal, segundo porque na maioria dos casos é uma ótima trabalhadora ou profissional.

Isso faz dela ótima parceira para negócios rentáveis. Costuma administrar bem dinheiro e riquezas.

Não espera nada de ninguém: seu principal lema é “eu posso fazer por mim mesma”. Por isso, costuma ter idéias e projetos independentes.

Cumpre com facilidade horários e rotinas. Tem uma grande capacidade para enfrentar desafios. É honesta e digna.

Rasgo negativo:

Dureza. Controle excessivo. Abstinência sexual.

 

Como conquistar uma capricorniana?

A primeira coisa para conquistar uma capricorniana é ser um bom partido para ela, desde o ponto de vista do mundo e seus objetivos de vida.

No dia a dia, colabore para que seus propósitos no trabalho e na vida sejam cumpridos com satisfação. A capricorniana adora que seu parceiro seja um apoiador incondicional de seu projeto de vida.

Tenha também paciência para lidar com seu caráter durão e sempre cheio de emergências para seus projetos.

Amor e sexo com a capricorniana

Ama com o tempo, nunca imediatamente. A capricorniana acredita no amor que se forja no dia a dia. Ela ainda, que como todo mundo, curte se apaixonar, ou ver alguem apaixonado por ela, a paixão não é condição para a escolha de seu parceiro. Ela opta pelo amor que se constrói na convivência cotidiana coerente com o tipo de vida que quer levar.

A mulher de Capricórnio canaliza seu tesão e sexualidade principalmente através do trabalho ou da sua relação prática com a vida.

Tem talento natural para os negócios, é econômica por natureza, e habitualmente alcança sua independência económica desde cedo na sua vida. Assim, homem para ela tem que estar no mínimo no grau em que ela se encontra. Detesta homens folgados, dispersos, perdidos, mal estruturados. Ela pode se dar de mãe e as vezes acolher a um homem destruturado, mas se não entrar no eixo dificilmente se manterá com ele, claro que existem exceções que podem ser explicadas por determinados posicionamentos planetários tipo Saturno na casa VII, Saturno em aspecto maior com Vênus, etc… onde o homem representa mais que uma ponte para a realização, o prazer e a alegria, um carma a ser pago.

Ela é também uma pessoa de bom senso e habitualmente segue a tradição de sua família e cultura de origem.

É conveniente que antes de ela casar que se realize profissionalmente. De outro jeito, pode ficar se projetando no parceiro e querer viver através dele toda sua potencialidade de realizadora, competindo, criticando, metendo a colher em qualquer assunto, e se atrapalhar na intimidade ou no relacionamento cotidiano. A saída neste caso, é a tomar de assessora e então é conveniente até lhe pagar por esta função.

É bom que se saiba, mulher capricorniana, é da diretoria de onde se encontrar, e no lar ela será quem manda e fala a última palavra.

A capricorniana é poderosamente motivada por objetivos materiais ambiciosos e atraída por pessoas ambiciosas. Ela sente tesão por segurança, bem-estar, estabilidade, perspectivas de crescimento e progresso.

Tem talento administrativo, especialmente no gerenciamento de seus bens e dos ambientes em que habita e no que tange a assuntos financeiros e empresariais das pessoas com quem se relaciona.

Faz questão absoluta da ética e o bom comportamento no relacionamento, tendo convicções profundas e arraigadas sobre responsabilidade na família e no lar.

É a amante com um elo de antigüidade e status, leal, confiável, responsável, reservada, pragmática. Mas muitas vezes o seu parceiro pode duvidar dela devido a aparente frieza com que é tratado, podendo chegar até pensar que existe outro concorrente a quem entregue seu dengo. E não é nada disso. Ela pode não se interessar mesmo em sexo e intimidade, e muito mais pode ver sexo como perda de tempo, como algo que pode trazer complicações ou que simplesmente deve ser esquecido ou feito em momento muito especial. Ela pode muito bem se satisfazer com um sorriso, com a disponibilidade de estar todos juntos em família na paz de uma vida cotidiana tranquila e onde se garantem as atenções mútuas e os bons tratos. Ela pode preferir ir junto com seu parceiro a visitar os pais, amigos, familiares a passar uma noite de prazer a dois, não se alarme, paciência, seu amor capricorniano pode ser assim mesmo.

Por isso, para desfrutar do lado solto e descontraído dela é importante que os problemas do cotidiano estejam baixo controle, ou melhor, solucionados.

Lembre para ela é fundamental que o lado material estiver assegurado e firmemente estruturado e que sua família esteja com suas necessidades satisfeitas.

Quando não gosta de algo, fala com facilidade, muitas vezes até com pouco cuidado e graça. Tenha especial cuidado em não fazê-la faltar a compromissos, ela gosta de cumprir o que planeja, e habitualmente quando falta a um compromisso as conseqüências são negativas.

Quando ela está preocupada, insegura, remoendo algo na sua cabeça fique longe. O difícil, às vezes, é encontrar um momento em que ela não esteja ocupada. A sua primeira disposição é para fazer o que é útil e necessário para ela, a família ou as pessoas que a acompanham. Assim, o momento especial para o encontro e o namoro deve ser descoberto com muita sensibilidade e previdência. Pode ser até que seja mais conveniente estabelecer uma planificação dos possíveis momentos da intimidade. Tipo: “amor, vamos planificar um dia e horário para namorar?”

O parceiro é visto como um aliado para vencer na vida. Aprecia uma base de valores em comum. Quando escolhe alguém, é uma escolha duradoura e definitiva.

Gosta de uma parceria com valores tradicionais, discreta, elegante, responsável, madura, prática, presente, realista, conservadora e com status, que sustente a sua própria vida e que esteja afins de construir um lar seguro e prospero.

sexo

No sexo a capricorniana é comedida, prática, adequada. Tem controle de seu tesão. Só se entrega quando considera adequado. Gosta de sexo, no momento, lugar e duração certa e com a pessoa mais que certa.

A primeira condição para ela se abrir, se dispor ao sexo, é fora dele (lembre muito bem): a manutenção da vida, da familia, a realização de seus propósitos do dia, o encaminhamento das questões de trabalho deverão estar como ela quer. De outro jeito a cabeça dela não para.

Por isto, se você quer curtir bem a sua capricorniana deverá ter uma idéia de como foi seu dia, e em caso de desafios, conversar e colaborar até a tranquilizar, a fazer relaxar e criar condições para que os caboclos do trabalho e das tarefas sosseguem, se retirem e então possa aparecer como flor, a bela mulher que palpita nela.

Ela precisa ser tratada com muito carinho e afeto, mas também com atitudes que a ajudem a se sentir segura e apoiada. É bom a namorar muito, a elogiar, a excitar, até ela vire tesão e o desejar muito. Nunca se precipitar e a possuir, sem estar no ponto, sem que ela dê consentimento. O ideal é que ela peça, ou no mínimo mostre claramente que está afins. Ela tem que ser amaciada com carinho, atenções e adoração. Com este tratamento pode virar até gueixa.

A capricorniana é bom que esteja consciente destas suas particularidades, desta sua diferença na forma de ver e necessitar de sexo e intimidade. É bom também que identifique, perceba o jeito de funcionar seu parceiro, para poder chegar a um entendimento e não afetar negativamente a qualidade de seu relacionamento amoroso. É muito importante que cada parceiro estude as potencialidades e o jeito sexual próprio e o do seu parceiro. Entendendo as diferenças, um pode se adequar ao outro, e buscar um jeito mais amplo de viver o sexo que concilie diferentes gostos e formas de funcionar.

A capricorniana para se permitir o sexo precisa se sentir segura no local, saber que não vai ser invadida por pessoas, filhos, etc. Ela gosta de sexo totalmente na intimidade e no segredo, ainda com seu parceiro oficial.

Acontece, que tem períodos que a capricorniana fica toda sensual e com vontade animal de sexo, ai vira loba, pode surpreender com vontade ardorosa de fazer amor, que deve ser muito bem aproveitada e celebrada até para que ela aconteça com mais freqüência.

A capricorniana quando conduzida com arte e sensibilidade pode se entregar a experiências emocionais e sexuais profundas e belas, só que precisa ser conduzida. E lembre sempre tenha em conta a sua planificação do tempo. Todo tem para ela um tempo e momento certo.

No sexo ela é prática, eficiente, e boa amante quando quer. Pode ser uma boa massagista ou gostar receber massagens. Ela aprecia óleos aromáticos, incensos, tudo o que possa criar um clima de acolhimento e bem-estar. Especialmente se tais complementos estão ligados a alguma tradição.

Outra estratégia possível para ganhar a cabeça dela e a deixar mais disponível, é lhe lembrar a utilidade para o corpo e a alma da troca íntima. É bom que ela entenda bem, se possível com dados confirmados pela ciência, a utilidade da prática do sexo, da troca de afeto e energia, a importância de encontrar tempo para a vida intimidade. Seja detalhado: é útil para saúde, é bom para a pele, é bom para passar a idéia aos filhos de que existe prazer e afeto entre os pais, é bom para alegrar a vida, é bom para manter o parceiro ligado e feliz, em fim é bom para a saúde e bem-estar dos parceiros e da família. Ai ela vai fazer seu estudo, chegar a suas conclusões e por fim se programar com regularidade e ocasião.

Quando a capricorniana acorda para a importância do sexo como fonte de saúde, força, vitalidade, poder, pode se transformar numa especialista, técnica do sexo. A sua tendência então será fazer uma pesquisa profunda do tantrismo e das técnicas milenares, consagradas e depois chegar a seu jeito pessoal. Neste caminho se tornam maravilhosas e sedutoras mestras da arte do amor e do sexo.

 

diferente

Existem as capricornianas dos primeiros dias de Capricórnio que tem Vênus em Escorpião, e as nascidas nos últimos dias de Capricórnio, com Vênus em Peixes que são diferentes do comum das capricornianas, especialmente se Vênus tiver aspecto maior com Urano ou Plutão. Estas são mais molhadas, emotivas, acolhedoras, as capricornianas mais sexuais segundo o modelo popular, mais entregues e que podem ter uma vida íntima bem fora dos padrões saturninos.

As capricornianas com Vênus em Sagitário são mais ardorosas.

As capricornianas com Vênus em Aquário, são mais originais e caprichosas. Janis Joplin tem Vênus em Aquário.

As capricornianas com Vênus em Capricórnio, são mas eficientes e técnicas.

Recomendo a capricorniana pesquisar a situação astrológica de sua Vênus natal, e das casas V, VII e VIII, para que identifique, conheça suas particularidades diante o sexo e relacionamento amoroso, e possa administrar com maestria suas potencialidades, assim como desenvolver qualidades novas que exija o relacionamento que estiver vivendo.

Mãe do signo de Capricórnio

Clique aqui para acessar o texto Mãe de Capricórnio

Bebê ou menina de Capricórnio

A criança de Capricórnio já nasce velha. Desde cedo já esta conectada nos mecanismos que garantem a sobrevivência e a manutenção da vida.

A capricorniana gosta de carinho e toque. Mas sente-se invadida quando o carinho é afetado, desmedido ou feito com inconsciência. Ela é muito sensível corporalmente. Ela gosta de massagem, que ajuda a ter percepção de seus músculos e ossos. Que detalhe suas articulações. Para a capricorniana tudo tem um sentido, propósito e utilidade.

A melhor forma de complementá-la é criando um ambiente seguro, estruturado e estável; onde se cumprem rotinas. Facilitar suas pesquisas do mundo. Observá-lo querendo a aprender a se movimentar. Logo que descobre o mundo fora de si, observar sua curiosidade natural estudando cada objeto que chega a sua mão. Depois criar condições para que ele possa caminhar a vontade e tendo despojamento para conseguir acompanhar o ritmo que a sua curiosidade imprime. Quando ela está num brinquedo de praça pública, deixá-la primeiro pesquisar, observar. Ela gosta de ver o geral primeiro, sentir o ambiente e depois ir.

Muitos pais e avós acham a capricorniana tímido ou retraído. E não tem nada disso, ela gosta de estudar e sentir antes de se colocar. Capricórnio é o signo que permite a percepção física do todo que nos rodeia. Quando a pessoa tem o signo de capricórnio potencializado no mapa sente o seu chamado de estar presente e se situar antes para agir ligado, conectado em relação. Por isso aparenta que demora, que não tem a espontaneidade que caracteriza a outras crianças, especialmente aquelas que tem o elemento fogo forte nos seus mapas, ou aspectos planetários fortes a Urano natal.

O jeito feminino, receptivo é coerente com o padrão capricorniano de estar presente, ligado, lembre-se também que a polaridade de Capricórnio é feminina. Quiçá por isso, tanto o bebê capricorniano é muito ligado preferentemente à mãe, quiçá pela mulher ser na nossa cultura, quem garante a manutenção da vida no seu cotidiano. Quem organiza seu mundo e o alimenta. A mãe é a primeira grande mestra do capricorniano, que lhe ensina a como sobreviver.

Numa dinâmica típica familiar é a mãe que amamenta, viste, acomoda o bebê, produz e arruma seu quarto, enquanto o pai sempre é visto chegar sem participar destes rituais de cuidados, chamar a atenção da mãe e muitas vezes, segundo a visão do bebê – criança, é o pai que tira a mãe dele, e tem direito de dormir com ela todo dia. Para a percepção objetiva do bebê – criança capricorniano, o pai, muitas vezes torna-se como aquele que usufrui do mundo que a mãe cria, assim é visto como um competidor, alguém com quem tem que dividir a generosa e presente mãe.

É muito saudável para a criança capricorniana ter um pai presente na manutenção do cotidiano e que o alimente regularmente nos primeiros 7 anos.

A criança de capricórnio não gosta de pessoas confusas, indecisas, desligadas das tantas coisas que sempre há a serem feitas. Ela também não gosta de muita falação. É atraída por ações, pelo funcionamento da vida. Mas que no que lhe é dito, ela presta atenção no que é feito.

Existe uma tendência a controlar as emoções, reprimindo seus impulsos e caprichos, no intuito de mostrar-se amadurecida desde cedo. Algo guia ela para não dar força ao melodrama, ou excessos de falação e emoção. Na presença de familiares muito emocionais pode gerar sentimentos de culpa. Por tudo isto, é conveniente ajudá-la a entrar em contato com o que sente. Perguntar explicitamente: meu querido que você está sentindo em relação a seu primeiro dia de escola? Esta feliz? Está triste? Ficou bravo? É bom ele identificar seus estados emocionais.

É bom também estar atento a que seu jeito moderado e controlado é normal e saudável para ela.

Preste atenção em potencializar e facilitar sua vida de criança, porque a sua tendência será viver imitando os adultos. Crie oportunidades para ela brincar e ficar com outras crianças. O seu movimento natural será querer estar com adultos ou crianças de mais idade.

É de difícil relacionamento com seus colegas da mesma idade, gosta de amizades maiores com as que possa aprender e realizar atividades que desafiem seus conhecimentos.

Não se surpreenda se o encontrar incorporado do papel de pai, mãe ou professor, ensinando a outros o que é correto e adequado.

Gosta da Natureza, de passeios instrutivos que lhe mostrem as riquezas da vida e da natureza.

Brinquedos

Brinquedos práticos, instrutivos, que desenvolvam habilidades, ferramentas.

Pais interiores da capricorniana ou padrões de pais que foca nos pais

A capricorniana é muito ligada a mãe, quiçá pela mulher ser na nossa cultura, quem garante a manutenção da vida no seu cotidiano. Quem organiza seu mundo e o alimenta. A mãe é a primeira grande mestra do capricorniano.

Para a percepção objetiva da capricorniana, o pai, muitas vezes torna-se como aquele que usufrui do mundo que a mãe cria, assim é visto como um competidor, alguém com quem tem que dividir a generosa e presente mãe.

Desde cedo, tenderá a imitar a mãe ou competir com ela. Gosta de cuidar dos irmãos, de bichos de estimação. pode ser sensível as carências do pai, no relacionamento com a mãe, e de alguma forma tentar substituí-la. Especialmente se o pai for do tipo capricorniano.

A criança capricorniana é sensível as fragilidades do pai e seus pontos fracos. Vêem o pai mais como irmão, que como pai ou quando é do tipo durão, como alguém distante e autoritário.

Aconselho ao pai da criança capricorniana ser humilde, e o mais presente possível nos desafios do cotidiano do filho. Ter paciência quando a filha quiser demorar mais tempo do possível em desempenhar alguma atividade, enquanto não terminar o que se propus não quer parar. Optar sempre pela fala serena e amiga para instruir. E saber que as instruções só se falam uma vez. outra coisa muito importante é ser exemplo daquilo que se pede. O capricorniano é mais ligado no que as pessoas fazem que no que falam.

A mãe representa a autoridade, o controle, a mestra e a disciplina. O ideal é que a mãe seja uma mulher presente, estruturada, dona de si, que inicie a criança nas delicias da alimentação, o cuidado de si, e a manutenção dos ambientes que se habitam. É bom também a mãe iniciar a criança a se relacionar com as plantas e a natureza.

Não espere nunca muita expressividade emocional da sua filha capricorniana. Para ela um olhar de cumplicidade e um sorriso é suficiente para falar o quanto ela ama e aprova. Algo profundo nela a orienta a não dar muita corda a emoção, que pode tomar um tempo precioso, que ela precisa para fazer suas coisas. Observe que uma capricorniana nato sempre tem muitas coisas por fazer, e que para tomar seu tempo é só com coisas que chamem sua atenção ou sejam de seu interesse.

Quando o pai ou a mãe são do tipo emocional, deverão estudar o mapa do filho, para não acharem que se filho tem problemas de expressão emocional. A capricorniana não gosta de melodramas e cobranças, assim pode acontecer um forte choque de estilos de personalidade, que quando esclarecidas dá para se administrar com mais lucidez e liberdade. Os pais emocionais saberão respeitar o estilo sóbrio de seu filho, e o verem como normal.

A capricorniana gosta muito de ser útil e colaborar com o bem-estar dos outros, o desafio dele é encontrar tempo para tudo o que gostaria fazer.

É aconselhável o ensinar a se planejar e se organizar no tempo.

Escola

Na escola é aplicada, responsável e muito exigente consigo mesmo. Pode ser tímida no início. Respeite sua timidez, gosta de chegar pouco a pouco e escolhe a dedo seus amigos. Crie condições na sua casa para que possa receber seus amigos. Esteja atento se está se dando bem nas matérias, para ela é difícil pedir ajuda. Observe se ela está conseguindo estudar sozinha. Ensine como estudar sozinha.

Irmãos

Gosta de fazer o papel de pai, mãe e professor dos irmãos. Sempre será a criança mais velha em atitudes.

Amigos

Escolhe seus amigos a dedo, e tem tendência a conservar suas amizades por muito tempo.

A adolescente de Capricórnio

A adolescente de capricórnio comporta-se como adulto que sabe o que quer. Ela exigirá ter sua independência e que se acredite nela. Ela gostará de criar seu mundo pessoal onde só ela manda e controla. Na medida de suas possibilidades ela tratará de evitar a interferência de seus pais nas coisas dela.

É habitual a capricorniana querer sair da casa dos pais desde jovem e experimentar a vida sozinha. Ela desde pequena é atenta ao mundo dos adultos. E agora ainda com pouca idade pode se sentir responsável por sua vida.

Quando adolescente tem uma etapa que nega e desconhece o pai e professores, focando a autoridade nela. Respeite este momento. Sempre seja seu amigo. Quando o desafie com suas atitudes, encontre uma forma inteligente e diplomática de colocar o que sente, mas nunca seja autoritário com ela. O melhor é interferir o mínimo possível, dando as orientações e os limites verdadeiramente necessários.

Observe ela para a ajudar na sua orientação profissional. Para ela é muito importante se realizar materialmente. Uma capricorniana que identifique sua vocação e realize o trabalho que lhe corresponde tem 80% da sua felicidade garantida.

 

Homem de Capricórnio

Para a mulher que gosta de segurança e companheirismo, o capricorniano será um ótimo partido para constituir uma família tradicional. O capricorniano é trabalhador, íntegro, responsável e honesto, nunca a deixará sem chão ou proteção.

Ambicioso, sempre estará buscando caminhos para prosperar e conquistar o sucesso.

Gosta de cuidar sua casa com generosidade, e é muito atento ao cumprimento de suas responsabilidades e deveres. Gosta de fazer o papel de pai tradicional, esforça-se em ser provedor e mantenedor da família. Acompanha o desenvolvimento dos filhos com esmero e gosta de investir nos estudos e desenvolvimento profissional dos filhos.

Acostumado a vencer desafios, tentará impor seu estilo de vida e visão prática do mundo aos que estiverem ao seu lado. Ele adora mandar, e se você não tiver o que fazer, com certeza ele terá com que o ocupar. O capricorniano adora ver a todos os que o rodeiem trabalhando, realizando, participando. Ele não gosta de pessoas folgadas, relaxadas, descuidadas e que não participem.

Ele gosta de fazer tudo com planificação e horário. Tem o tempo de trabalhar, estudar, se divertir, ter férias. Quando ele aprende a se organizar na sua vida, conquista um importante grau. As vezes pode se exceder em querer trabalhar mais do que deve. Pode até ser obsessivo com trabalho, é bom ficar atento.

O capricorniano também deverá evitar os estimulantes e energetizantes químicos. Ele deverá aprender a buscar força na alimentação saudável e na prática inteligente de exercícios e esportes, assim como no conhecimento energético de seu corpo e as práticas terapeuticas de vitalização e cura.

 

Por incrível que possa parecer, ele é bastante alegre e alto astral, tendo um humor inteligente e irônico. Ele também gosta de tudo o que a vida oferece de bom e gosta de compartilhar com os seus tudo o que tem, mas sabe respeitar a necessidade de ter limites, reservas e uma correta administração do que possui, evitando sempre o desperdício e a desmedida. Ele adora festas, reuniões, atividades que reúnam as pessoas. A questão dele é que tudo tem a medida certa. Além de que sempre terá muitas coisas a fazer e por tanto, lamentavelmente, não tem todo o tempo que gostaria para estar a toa celebrando a vida.

Ele adora a natureza, reconhece e respeita suas forças. Tem talento especial para ser cientista natural, ou trabalhar com foco na natureza. Nada melhor para ele que passar férias em santuários da Natureza.

Ele gosta de chegar nos lugares por baixo e com humildade, mas com o tempo ira ascendendo até chegar entre os melhores. Como ele é aplicado, disciplinado e muito inteligente pouco a pouco irá ficando eficiente em tudo o que faz, e naturalmente será reconhecida sua liderança.

Ideologicamente, tem tendência a ser conservador, e gostar de cumprir o estabelecido socialmente. Acredita em aquilo que tem história e experiência.

O capricorniano é do estilo durão, mas quando ele se apaixona fica mole e carinhoso. Ele gosta de mulher feminina, carinhosa e que aceite sua autoridade. Ele gosta ser meio amante e meio pai. Ele fica duro e chato quando tem dificuldades de se realizar profissionalmente, quando está preocupado ou quando não consegue dar contas de suas responsabilidades e vontades.

Ele não se deixa levar pela paixão, ama com o tempo. Dificilmente escolherá sua parceira por paixão. Gosta de se sentir seguro e no domínio. Prefere uma mulher em quem possa confiar e que sobretudo goste de seu estilo de viver a uma mulher pela que possa sentir muito tesão e paixão, mas que o deixe inseguro.

Existe o tipo de capricorniano negativo e fechadão que não acredita em relação. Este tipo de cabrito só quer se entregar a suas pesquisas e trabalhos e só aceita como companheira, alguém que o ajude nas coisas que estiver fazendo. A mulher passa a ser uma auxiliar e quando não servir, simplesmente a descarta. Ele pode chegar a ser cruel nos seus julgamentos e atitudes.

 

O capricorniano é abençoado com a força da persistência para poder realizar a difícil missão de estar presente, se estruturar e colaborar com as tantas missões e projetos que se impõe na sua vida.

O capricorniano de temprana idade já é cabrito arretado, que quer conhecer tudo, andar por todo lugar e mexer com cada coisa, olhando o que é e para que serve.

O capricorniano tem o maior prazer de estar presente e se relacionar com as pessoas com correção e formalidade. Lembre que Saturno o regente de Capricórnio está exaltado no signo de Libra. Ele gosta se comportar com discrição, mas sempre com classe e elegância. Muitas vezes as pessoas muito extrovertidas o acham a primeira vista tímido, mas logo percebem que a maioria deles tem um belo sentido da medida e da precisão, o que para bom observador o torna belo e agradável.

A Lua encontra-se em exílio em Capricórnio é por isso quiçá que existam dois grandes grupos de capricornianos, um se trata muito bem e o outro se trata muito mal, com muita dureza e privações. A Lua estando em exílio em Capricórnio pode acentuar a necessidade na pessoa de desenvolver seus atributos com consciência e intenção. Assim alguns capricornianos tornam-se bons cozinheiros e pessoas acolhedoras, outras preferem ganhar mais dinheiro e pagar por receber as atenções lunares, outros vivem na dureza e no estilo austero e as vezes sabotador do corpo.

Toda ação de um capricorniano tem um sentido e objetivo. Ele nunca anda a toa. A sua noção de tempo é uma virtude. Ele é ligado, integro e prudente. É disciplinado, organizado e seu esforço é contínuo em tudo que faz. Este é o seu segredo para o sucesso.

Ele é bom apreciador do conhecimento e da tradição. Gosta de se manter informado e no dominio de tudo o que acontece onde habita. Gosta também de ter informação geral do que acontece no seu meio, pais e no mundo.

A sua vida é cuidadosamente planejada. Gosta de viver dentro da realidade. Ele respeita os degraus e a hierarquia. Sabe também que para chegar aonde quer tem que se preparar, elaborar um projeto e estratégia, e enfrentar muitos desafios até chegar. Os desafios não o intimidam, ao contrário, muitas vezes quando percebe as dificuldades e desafios é que acorda mais vontade de realizar e fazer o que seja necessário.

O capricorniano gosta de poder, só que ele não é afogado e precipitado, ele gosta de chegar ao poder por merecimento e sentindo-se realmente no controle. Assim pode demorar, mas no fim sempre chega aonde quer.

O capricorniano não gosta de “sala” ou falar a toa. Ele com graça e delicadeza fala facilmente seus limites e disposição. Faça questão de respeitar sua privacidade, jeito de ser e seus projetos e planificação, se quiser conquistá-lo. Lembre ele gosta de comandar e dificilmente alguém saberá melhor que ele como fazer o que ele quer.

O capricorniano habitualmente acorda cedo e dorme tarde.

Capricórnio é um signo do elemento terra, por isto, pé no chão, objetivo, prático e realizador. Ele é de modalidade cardinal, por isto, toma iniciativa, desbrava, é líder. Todo capricorniano gosta ter objetivos claros e realizar o que quer. Ele gosta mandar, controlar, fazer acontecer.

Amor e sexo com o capricorniano

A auto-suficiência emocional e contenção do capricorniano dificulta a troca afetiva, ele nunca se abre totalmente para garantir. Ele custa perder o controle da situação e acredita que, se mostrar todos os seus sentimentos, perderá o controle. Mas também pode ser que ele realmente não esteja interessado em compartilhar as evoluções de seu mundo emocional, nem conhecer o que acontece com o outro. Ele é prático para encarar suas emoções. E tem um limite claro para saber o que pode se permitir.

Se tiver acesso a seu interior, vai perceber que, no fundo ele é um romântico. Mas não um romântico que jogaria tudo para o alto por causa de um grande amor. Sua busca em um relacionamento é a segurança, o status e a conveniência, ele nunca se casaria por impulso, por exemplo. O capricorniano não é muito suscetível a paixões descontroladas ou a romantismo desmedido. Ele pode decidir um casamento pela conveniência e a amizade que ajudem a construir uma vida segura e prospera.

Mas tenha certeza de que ainda que aparente ser durão e distante, no fundo espera e gosta que você o adule, acarinhe e mime como se fosse um menininho indefeso e fofo, ainda que se mostre sempre arredio, indiferente e sério. Por trás da máscara de difícil acesso, há um ser muito sensível que se alegrara com a espontaneidade e amorosidade de seus abraços e beijos.

O capricorniano quando tratado com carinho e sabedoria pode se entregar a experiências emocionais e sexuais profundas e belas, só que precisa ser conduzido. E lembre sempre tenha em conta a sua planificação do tempo. Para ele cada coisa tem sempre o espaço e momento certo.

Quando não gosta de algo o expressa com facilidade, muitas vezes até com falta de cuidado. Tenha especial cuidado em não faze-lo faltar a compromissos, ele gosta de cumprir o que planeja, e habitualmente quando falta a um compromisso as conseqüências são negativas.

No sexo ele é prático, eficiente, e bom amante. Pode ser um bom massagista e apreciador de óleos, incensos, tudo o que possa criar um clima de acolhimento e bem-estar. Especialmente se tais complementos estão ligados a alguma tradição.

Como se veste?

Gosta de estilos clássicos, na moda, com elegância e discrição.

Prefere peças de qualidade, duráveis, que durem por muito tempo. Gosta usar a mesma roupa muitas vezes. Atentos às convenções, seguem rigorosamente o traje indicado para a ocasião. São indicadas as cores mais discretas (cinza, preto, marrom, bege)

Gostam de sapatos de qualidade, confortáveis. O que o ajuda a cuidar de seus joelhos e coluna. Todo bom capricorniano sempre deveria privilegiar a qualidade ortopédica dos sapatos.

Dinheiro

Gosta de dinheiro, em quantidade suficiente para dar conta de suas responsabilidades e para viabilizar seus projetos sempre ambiciosos.

Planejam com antecedência o que vai comprar e, portanto, não gasta dinheiro à toa. Gosta de poupar e fazer bons negócios.

Presentes

O Capricórnio é simples e discreto, mas tem bom gosto. Gosta de coisas com valor, aprovação geral e que durem. No caso de tiver dúvida do que presentear, pode perguntar a ele ou dê dinheiro que ele sempre tem um lista em espera de coisas por comprar.

Presentes: Canetas e relógios com estilo. Jóias com pedras preciosas. Agenda especial que ajude seus estudos ou trabalho. Roupas de Inverno são bem-vindas, como blusas, coletes e casacos. Cd com música clássica, ou até clássicos do cinema, que ele tanto adora…músicas de quando ele era jovem… se é que foi um dia. Um bom par de sapatos, confortável e discreto. Livros. Equipamentos e ferramentas em relação a seus hobbies e trabalhos.

Como conquistar um capricorniano?

A primeira coisa para conquistar um capricorniano é ser um bom partido desde o ponto de vista da matéria e seus objetivos de vida.

O capricorniano adora que seu parceiro seja um apoiador incondicional de seu projeto de vida. Se adorar e respeitar o que ele faz, o terá quase ganho. Ele gosta de ser admirado e respeitado pelo que faz e pelas suas atitudes.

Tenha também paciência para lidar com seu caráter durão e sempre cheio de emergências para seus projetos.

Seja muito carinhoso, conheça o que ele gosta e seu jeito de ser. Goste de o observar, escutar, acolher. Nunca peça, reclame, proteste. Experimente ganhar o que deseja de forma sedutora, inteligente.

Saiba respeitar seus momentos de retiro e silêncio.

Evite lhe falar a mesma coisa várias vezes.

Amizade

O capricorniano tem poucos amigos, muitos conhecidos. Escolhe seus amigos a dedo. A amizade é levada tão a sério como tudo o resto na sua vida. Oferece um ombro forte e mantém promessas. Amizade para o capricorniano, é na verdade companheiro de ação e trabalho. Os amigos sempre são seus companheiros de projetos ou empreitadas. Prefere amigos de temperamento forte, palavra, e que tenham personalidade dinâmica e agressiva. Faz amizade, com muita facilidade, especialmente com pessoas mais velhas, superiores, sábias, com as quais gosta de filosofar sobre a vida, refletir sobre as coisas revelantes que estejam acontecendo ou amadurecer projetos e propósitos pessoais.

Pode aparentar ser oportunistas e usar as pessoas em nome de alcançar seus objetivos. Mas é verdade que ele está sempre em função de projetos que envolvem mais pessoas e assim precisam mesmo de apoio e colaboração.

Ditados

Vale mais um pássaro na mão que dois voando.

Ambiente ideal para um capricorniano

Estilo clássico. Moveis funcionais de cores sóbrias. Tudo prático, garantindo qualidade e o necessário para ele poder realizar o que quiser.

Local preservado, enxuto e só com o necessário, onde ele se sinta resguardado. Só se entra com sua permissão.

Que tenha tudo o necessário para seu tipo de trabalho. Que tudo funcione com segurança. Mesa. Computador. TV. Fone.

Profissão

O capricorniano, detesta o incerto, assim desde cedo está ligado no que poderia ser sua profissão. Gosta de trabalhar e se orgulha por suas conquistas.

Gosta de empreendimentos e empregos seguros onde possa evoluir e prosperar. Determinado e teimoso feito uma cabra, não tem medo do trabalho duro, e com o tempo será recompensado com uma boa posição social e reconhecimento. Tendo consciência de que as coisas são conseguidas no tempo certo, sabe esperar o momento de recolher os louros de seu intenso trabalho.

O capricorniano pode chegar por baixo, mas com o tempo ele ascende. Suas qualidades o fazem rapidamente em um ótimo trabalhador e especialista do que faz.

Ele gosta comandar, e com o tempo ele sempre chegara na diretoria de onde se encontre. É um bom socio, primeiro por ser honesto e leal, segundo porque na maioria dos casos é um ótimo trabalhador ou profissional.

Isso faz deles ótimos parceiros para negócios rentáveis. costumam administrar bem o dinheiro. Não esperam nada de ninguém: seu principal lema é “eu posso fazer por mim mesmo”. Por isso, costumam ser pessoas com idéias e projetos independentes.

Cumpre com facilidade horários e rotinas. Tem uma grande capacidade para enfrentar desafios. É honesto e digno.

Pai de Capricórnio

O pai capricorniano é discreto, autoritário, presente e companheiro. Inspira confiança e aparenta saber das coisas. Fará tudo o possível para que seus filhos tenham uma boa educação e tenham garantido uma forma digna de sobreviver. Gostará que os filhos o superem e conquistem poder e status. Ele é do tipo pai durão, vai sempre estar de olho, atendendo às suas necessidades de formação e mantendo uma base firme e confiável. Eficiente e organizado nada que seja fundamental faltará aos filhos: tudo tem que funcionar como um mecanismo de relógio. Competente, organizado, sério, trabalhador e disciplinado.

Como gostará passar seu dia de aniversário ou o dia dos pais?

Gostará de passar o seu dia sabendo que todos estão felizes e que é lembrado por todos, e se a vida de todos permitirem estarem juntos celebrando a família será uma felicidade para ele!

Presentes

Gosta de coisas práticas: objetos para seu escritório, ferramentas, livros instrutivos e especiais. Roupas confortáveis e sóbrias, bem cortadas, práticas, elegantes mas sem luxo ou excessos; relógios e jóias discretas; antiguidades; telefone celular; agendas; boas canetas; livros (obras clássicas, liderança, economia, história, humor), objetos úteis para seu trabalho, dinheiro.

Como é emocionalmente?

  • É uma pessoa de natureza cautelosa e austera.
  • Reservado, teme dar vazão aos próprios sentimentos e não gosta de demonstrar o que sente para não se sentir vulnerável.
  • Gosta de ser respeitado, inclusive em sua formalidade, que é a maneira que encontra de não se deixar invadir.
  • Ambicioso, fortalece sua segurança emocional através do trabalho e da estabilidade material e familiar.
  • Reage com moderação aos acontecimentos.
  • Dedica-se às pessoas de quem gosta, defendendo-as e ajudando-as a se estruturarem.
  • Não gosta de admitir fraquezas e procura se controlar diante de acontecimentos negativos.
  • Gosta controlar e dominar tudo o que lhe rodeia, especialmente na sua casa e nos lugares onde rege.

O que o magoa?

Que não seja cumprido o que foi combinado com ele. Irresponsabilidade. Desleixo.

O que precisa?

Reconhecimento de seus cuidados e sua autoridade. Sentir-se querido e complementado no seu ambiente e relacionamentos.

O que deveria levar em conta para harmonizar com os outros?

Ter atenção de não estar controlando demais a vida dos outros. Ser mais flexível, acolhedor e carinhoso.

Como é visto pelos filhos?

Carinhoso sem exageros, compreensivo dentro da ordem das coisas que impõe, sensível às necessidades e responsável. Amigo e conselheiro.

Lado negativo

Duro e severo, com pouco tempo para dedicar aos filhos. Falar de sentimentos com ele pode ser complicado, mas apronte o que você aprontar, ele vai estar ao seu lado, inabalável.

Quais as expectativas de afeto?

Principalmente segurança material, rotina confortável, ambiente tranqüilo e sem muitas novidades.

 

Bebê ou menino de Capricórnio

A criança de Capricórnio já nasce velha. Desde cedo já esta conectada nos mecanismos que garantem a sobrevivência e a manutenção da vida.

O capricorniano gosta de carinho e toque. Mas sente-se invadido quando ele o carinho é afetado, desmedido ou feito com inconsciência. Ele é muito sensível corporalmente. Ele gosta de massagem, que ajuda a ter percepção de seus músculos e ossos. Que detalhe suas articulações. Para o capricorniano tudo tem um sentido, propósito e utilidade.

A melhor forma de complementá-lo é criando um ambiente seguro, estruturado e estável; onde se cumprem rotinas. Facilitar suas pesquisas do mundo. Observá-lo querendo a aprender a se movimentar. Logo que descobre o mundo fora de si, observar sua curiosidade natural estudando cada objeto que chega a sua mão. Depois criar condições para que ele possa caminhar a vontade e tendo despojamento para conseguir acompanhar o ritmo que a sua curiosidade imprime. Quando ele está num brinquedo de praça pública, deixá-lo primeiro pesquisar, observar. Ele gosta ver o geral primeiro, sentir o ambiente e depois ir.

Muitos pais e avós acham o capricorniano tímido ou retraído. E não tem nada disso, ele gosta estudar e sentir antes de se colocar. Capricórnio é o signo que permite a percepção física do todo que nos rodeia. Quando a pessoa tem o signo de capricórnio potencializado no mapa sente o seu chamado de estar presente e se situar antes para agir ligado, conectado em relação. Por isso aparenta que demora, que não tem a espontaneidade que caracteriza a outras crianças, especialmente aquelas que tem o elemento fogo forte nos seus mapas, ou aspectos planetários fortes a Urano natal.

O jeito feminino, receptivo é coerente com o padrão capricorniano de estar presente, ligado, lembre-se também que a polaridade de Capricórnio é feminina. Quiçá por isso, tanto o bebê capricorniano como capricorniana é muito ligado preferentemente à mãe, quiçá pela mulher ser na nossa cultura, quem garante a manutenção da vida no seu cotidiano. Quem organiza seu mundo e o alimenta. A mãe é a primeira grande mestra do capricorniano, que lhe ensina a como sobreviver.

Numa dinâmica típica familiar é a mãe que amamenta, viste, acomoda o bebê, produz e arruma seu quarto, enquanto o pai sempre é visto chegar sem participar destes rituais de cuidados, chamar a atenção da mãe e muitas vezes, segundo a visão do bebê – criança, é o pai que tira a mãe dele, e tem direito de dormir com ela todo dia. Para a percepção objetiva do bebê – criança capricorniano, o pai, muitas vezes torna-se como aquele que usufrui do mundo que a mãe cria, assim é visto como um competidor, alguém com quem tem que dividir a generosa e presente mãe.

É muito saudável para o capricorniano ter um pai presente na manutenção do cotidiano e que o alimente regularmente nos primeiros 7 anos.

A criança de capricórnio não gosta de pessoas confusas, indecisas, desligadas das tantas coisas que sempre há a serem feitas. Ela também não gosta de muita falação. É atraída por ações, pelo funcionamento da vida. Mas que no que lhe é dito, ela presta atenção no que é feito.

Existe uma tendência a controlar as emoções, reprimindo seus impulsos e caprichos, no intuito de mostrar-se amadurecida desde cedo. Algo guia ela para não dar força ao melodrama, ou excessos de falação e emoção. Na presença de familiares muito emocionais pode gerar sentimentos de culpa. Por tudo isto, é conveniente ajudá-la a entrar em contato com o que sente. Perguntar explicitamente: meu querido que você está sentindo em relação a seu primeiro dia de escola? Esta feliz? Está triste? Ficou bravo? É bom ele identificar seus estados emocionais.

É bom também estar atento a que seu jeito moderado e controlado é normal e saudável para ele.

Preste atenção em potencializar e facilitar sua vida de criança, porque a sua tendência será viver imitando os adultos. Crie oportunidades para ele brincar e ficar com outras crianças. O seu movimento natural será querer estar com adultos ou crianças de mais idade.

É de difícil relacionamento com seus colegas da mesma idade, gosta de amizades maiores com as que possa aprender e realizar atividades que desafiem seus conhecimentos.

Não se surpreenda se o encontrar incorporado do papel de pai, mãe ou professor, ensinando a outros o que é correto e adequado.

Gosta da Natureza, de passeios instrutivos que lhe mostrem as riquezas da vida e da natureza.

Brinquedos

Brinquedos práticos, instrutivos, que desenvolvam habilidades, ferramentas.

Pais interiores do capricorniano ou padrões de pais que foca nos pais

Tanto o capricorniano como a capricorniana é muito ligado a mãe, quiçá pela mulher ser na nossa cultura, quem garante a manutenção da vida no seu cotidiano. Quem organiza seu mundo e o alimenta. A mãe é a primeira grande mestra do capricorniano.

Para a percepção objetiva do capricorniano, o pai, muitas vezes torna-se como aquele que usufrui do mundo que a mãe cria, assim é visto como um competidor, alguém com quem tem que dividir a generosa e presente mãe.

No caso de ser mulher, desde cedo, tenderá a imitar a mãe ou competir com ela. Gosta de cuidar dos irmãos, de bichos de estimação. pode ser sensível as carências do pai, no relacionamento com a mãe, e de alguma forma tentar substituí-la. Especialmente se o pai for do tipo capricorniano.

Tanto o capricorniano como a capricorniana, são sensíveis as fragilidades do pai e seus pontos fracos. Vem o pai mais como irmão ou quando é do tipo durão, como alguém distante e autoritário.

 

Aconselho ao pai do capricorniano ser humilde, e o mais presente possível nos desafios do cotidiano do filho. Ter paciência quando o filho quiser demorar mais tempo do possível em desempenhar alguma atividade, enquanto não terminar o que se propus não quer parar. Optar sempre pela fala serena e amiga para instruir. E saber que as instruções só se falam uma vez. outra coisa muito importante é ser exemplo daquilo que se pede. O capricorniano é mais ligado no que as pessoas fazem que no que falam.

A mãe representa a autoridade, o controle, a mestra e a disciplina. O ideal é que a mãe seja uma mulher presente, estruturada, dona de si, que inicie a criança nas delicias da alimentação, o cuidado de si, e a manutenção dos ambientes que se habitam. É bom também a mãe iniciar a criança a se relacionar com as plantas e a natureza.

Não espere nunca muita expressividade emocional do seu filho capricorniano. Para ele um olhar de cumplicidade e um sorriso é suficiente para falar o quanto ele ama e aprova a relação. Algo profundo nele o orienta a não dar muita corda a emoção, que pode tomar um tempo precioso, que ele precisa para fazer suas coisas. Observe que um capricorniano nato sempre tem muitas coisas por fazer, e que para tomar seu tempo é só com coisas que chamem sua atenção ou sejam de seu interesse.

Quando o pai ou a mãe são do tipo emocional, deverão estudar o mapa do filho, para não acharem que se filho tem problemas de expressão emocional. O capricorniano não gosta de melodramas e cobranças, assim pode acontecer um forte choque de estilos de personalidade, que quando esclarecidas dá para se administrar com mais lucidez e liberdade. Os pais emocionais saberão respeitar o estilo sóbrio de seu filho, e o verem como normal.

O capricorniano gosta muito de ser útil e colaborar com o bem-estar dos outros, o desafio dele é encontrar tempo para tudo o que gostaria fazer.

É aconselhável o ensinar a se planejar e se organizar no tempo.

Escola

Na escola é aplicado, responsável e muito exigente consigo mesmo. Pode ser tímido no início. Respeite sua timidez, gosta de chegar pouco a pouco e escolhe a dedo seus amigos. Crie condições na sua casa para que possa receber seus amigos. Esteja atento se está se dando bem nas matérias, para ele é difícil pedir ajuda. Observe se ele está conseguindo estudar sozinho. Ensine como estudar sozinho.

Irmãos

Gosta de fazer o papel de pai, mãe e professor dos irmãos. Sempre será a criança mais velha em atitudes.

Amigos

Escolhe seus amigos a dedo, e tem tendência a conservar suas amizades por muito tempo.

 

Adolescente de Capricórnio

O adolescente de capricórnio comporta-se como adulto que sabe o que quer. Ele exigirá ter sua independência e que se acredite nele. Ele gostará de criar seu mundo pessoal onde só ele manda e controla. Na medida de suas possibilidades ele tratará de evitar a interferência de seus pais nas coisas dele.

O adolescente de Capricórnio já desde que se conhece por gente como menino sempre esteve atento a tudo neste mundo. Ele estuda as coisas da realidade, o comportamento das pessoas, como as coisas acontecem. Assim quando adolescente ja tem alguma experiência da vida, no mínimo destacada em relação aos adolescentes da mesma idade.

O adolescente de Capricórnio é responsável não porque gosta obedecer regras, mas porque gosta de agir com impecabilidade, maestria.

É habitual o capricorniano querer sair da casa dos pais mais cedo do habitual, para experimentar a vida sozinho, ele gosta de experimentar, de viver para assim conhecer, saber das coisas. Ele ainda com pouca idade pode se sentir responsável por sua vida. Por isso é muito bom o adolescente capricorniano saber negociar com seus pais sua liberdade, e para isso ele terá que ganhar a confiança deles.

O adolescente capricorniano costuma ser um bom ouvinte, tanto dos pais, como de qualquer tipo de pessoa com experiência e conhecimento. Quando falar para ele um conselho ou orientação, não repita. Ele desde a primeira vez escutara. Se ele não esta fazendo o que você quer é porque ele decidiu que seja assim. É bom não repetir as coisas para eles. Tenha certeza que falo uma vez, está falado. Se insistir vai encher seu saco e o fazer perder seu precioso tempo.

Saiba também que o adolescente capricorniano é ligado na realidade, assim se vai falar algo para ele, se preocupe em ter fundamento, se não quer receber aquele olhar de “o meu, *já estou ligado, sossega*”.

Na adolescência tem um período que ele faz questão de enfrentar os adultos e nega, desconhece a priori o que o pai e professores tem a lhe dizer. Ele criará resistência, distanciamento, tanto para só escutar aquilo que realmente é importante, como para também ter tempo e ocasião de ele ir experimentando o comando de sua própria vida. Entenda, não é nada contra você, o adolescente de capricórnio está querendo experimentar a vida como ele quer. Respeite este momento. Sempre seja seu amigo. Quando o desafie com suas atitudes, encontre uma forma inteligente e diplomática de colocar o que sente. O melhor é interferir o mínimo possível, dando os limites verdadeiramente necessários. Proponha-se também quando for falar com ele ser preciso, objetivo e conciso. Lembre ele tem sempre muitas coisas por fazer.

Observe ele desde cedo desde um ponto de vista de sua vocação profissional, para o ajudar na sua escolha de caminho. Para ele é muito importante se realizar materialmente, ter status e reconhecimento social. Assim é muito importante a sua escolha profissional. Um capricorniano fazendo o trabalho que lhe corresponde tem 100% de êxito. Ele é inteligente, dedicado, perseverante e disposto, resta a escolha profissional que tenha a ver com seus talentos, habilidades e o jeito de vida que goste de ter.

Outra coisa, com certeza, se vc ganhar o respeito de seu adolescente de capricórnio terá como amigo um bom assessor com quem com certeza terá muito a aprender..

 

Associações engraçadas a Capricórnio

Pegas da internet, editadas e introduzidas textos meus.

Frase: ‘HOJE assumi o cargo de vice-diretor de uma empresa que ORGANIZAREI, e será sucesso daqui a 10 ANOS’.

O que o capricorniano espera de seu parceiro?
Que se submeta ao seu comando e o tome como mestre.

O que o capricorniano diz depois do sexo?
Sexo é muito bom exercício físico.

Como irritar um capricorniano?

  • Fale que ele é inútil, que não serve para nada e que ninguém o considera.
  • Embarace-o em público: faça escândalos, berre com ele, brigue com o caixa por causa dele.
  • Deixe-os esperando, nunca chegue na hora marcada, nem faça o que ele quer.
  • Perca ou esqueça coisas importantes que ele confiou a você: documentos, chaves, carteira.
  • Repita sempre: “Você não tem responsabilidade!”
  • Fale errado. Troque nomes. Conte confundindo informações de fatos históricos ou acontecimentos vividos juntos.
  • Insinue que ele está saindo com alguém por interesse ou conveniência.

Como o capricorniano reza antes de dormir?
‘Querido Pai, eu estava indo rezar, mas acho que devo descobrir as coisas por mim mesmo. Obrigado de qualquer forma.’

Por que o capricorniano atravessou a rua?
Porque foi pechinchar nas lojas do outro lado.

Você foi assaltado e o capricorniano….
‘Quanto levaram??’

Adesivo para o vidro do carro do capricorniano:
‘Tenho tudo que amo, e trabalho muito para ter mais ainda’

Quantos capricornianos são necessários para trocar uma lâmpada?
Nenhum. Capricornianos não trocam lâmpadas – a não ser que não tenha a quem mandar.

Fonte: Capricórnio

2 comentários em “Características dos Capricornianos

  1. RaphaellaNo Gravatar disse:

    Postando os Signos de ontem e hoje :wink:

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: