Como recuperar fotos apagadas de cartões de memória

14 set 2011 | By

Quem usa máquinas fotográficas digitais sempre corre o risco de apagar por engano fotos que estavam no cartão de memória. Isso pode acontecer quando se opera a própria máquina ou quando o cartão é inserido no computador para que as fotos sejam copiadas para uma pasta local.

Além disso, alguns cartões podem apresentar problemas que exigem uma formatação ou simplesmente não mostram mais as fotos que estavam lá.

Com o programa DataRecovery, seus pesadelos podem estar terminando. O programa é extremamente simples, nem requer instalação. É ótimo para se ter em um pen drive. Depois de baixá-lo, basta descompactá-lo para alguma pasta.

Ao executá-lo, você tem que selecionar a letra de drive correspondente ao cartão de memória. O próximo passo é clicar no botão Scan files. Dentro de algum tempo, ele mostrará os arquivos que possivelmente serão recuperados. Você pode clicar no botão Recovery ou, se quiser uma busca mais profunda, clicar no botão Search clusters. Isso vai demorar bem mais do que uma varredura simples.

Antes de clicar no botão Recovery, selecione os arquivos que deseja recuperar. Depois, informe a pasta (em outro drive) em que deseja colocar os arquivos recuperados.

Como a maioria dos programas desse tipo, o sucesso da recuperação de fotos dependerá de diversos fatores. O mais importante deles é que, ao detectar que as fotos foram apagadas, você não grave mais nada naquele cartão de memória. Se isso acontecer, as chances de recuperação caem bastante.

ALTERNATIVA

Se você tiver uma máquina com Windows 98, NT, 2000, Millenium ou XP, um programa excelente é oPC Inspector Smart Recovery.

O programa é voltado para a recuperação de arquivos de fotos não só nos formatos mais comuns, mas também em.raw.

O programa suporta os seguintes formatos:.jpg,.tif,.amr,.bmp,.gif,.crw,.raw,.raf,.orf,.3gp,.dcr,.mrw,.nef,.x3f,.mp4,.mov,.avi e.wav.

O funcionamento é muito simples: basta conectar o cartão da câmera ao PC, selecionar o drive correspondente e a extensão que deseja buscar. Se o seu cartão tem imagens nos formatos.orf e.jpg, é necessário executar a busca duas vezes, uma para cada extensão.

Fonte: Programas  

Antonella Barcelos

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: