Crendices popular- Espelho atrai raios?

01 jun 2011 | By

Espelho atrai raios?

É perigoso ficar em frente dele quando está caindo uma tempestade?

Não. Essa associação não tem fundamento científico. Trata-se de um mito antigo, que tem origem no fato de o raio produzir uma luz forte que, refletindo-se no espelho, parece ter vindo dele. Mas existem outras explicações para essa crença popular. Uma delas se deve à observação de que, no Brasil Colonial, os grandes espelhos, com estruturas metálicas, favoreciam a incidência de raios dentro das casas. Embora isso tenha ajudado a difundir o mito, o motivo seria a estrutura metálica e não a superfície do espelho. Outros mitos semelhantes dizem respeito aos raios serem atraídos por acessórios como fivelas de cintos, pulseiras e colares. Na verdade, o que pode atrair um raio em sua direção são objetos metálicos grandes, como varas de pesca, tripés e tacos de golfe. Veículos sem capota, tais como tratores, motocicletas ou bicicletas, também oferecem risco, e a própria água atrai eletricidade. É recomendável ficar atento principalmente a objetos altos, como chaminés e árvores, em especial se estiverem isoladas. Na Idade Média, era costume o clero tocar o sino das igrejas durante as tempestades por acreditar que isso afastaria os maus espíritos. Muitos monges morreram por conta disso. Além de serem metálicos, os sinos ficavam no alto de torres, o que os tornava alvos certos de relâmpagos. Vale ressaltar que os raios são fenômenos imprevisíveis, tanto em relação às suas características elétricas como em relação aos efeitos de sua incidência sobre as edificações, as pessoas e os animais. Por isso, todo cuidado é pouco.

Então como se prevenir?

Nas férias, campos de futebol e quadras estão cheios. O perigo é enorme. Evite áreas descampadas. Se não tiver escapatória, o ideal é ficar no chão, com as mãos na nuca e os pés juntos.Está na praia? Ao primeiro sinal de chuva, saia da água. Ela é condutora de eletricidade. Isso serve também para quem estiver em barcos e piscinas.

Na rua, o ideal é se abrigar dentro do carro, mas não embaixo de uma árvore. 

Nos últimos dez anos, 20% das mortes por raio no Brasil aconteceram dentro de casa. Para se proteger é preciso alguns cuidados. Por exemplo, a orientação para o telefone é evitar o com fio porque ele é condutor de energia. O ideal é usar o sem fio. O mesmo serve para o celular. Problema nenhum em usá-lo, desde que não esteja na tomada carregando.

Os eletroeletrônicos devem estar fora da tomada para evitar que queimem e banho só depois da tempestade.

Raio atinge avião

 

Fonte: Osmar Pinto Júnior, coordenador do Grupo de Eletricidade Atmosférica do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais

 

Edição: Rick Reymond

Um comentário em “Crendices popular- Espelho atrai raios?

  1. AntonellaNo Gravatar disse:

    AFFSSSSSSSSS APAVORANTE E ASSUSTADOR , SO GOSTEI DA MUSICA DO SEGUNDO VIDEO :smile:
    MASS AS FOTOS NAUM CREDOOOO… ALGUMAS PARECEM ATÉ MONTAGEM E O MAIS INTERESSANTE QUE OBSERVEI, É QUE PARA TER OU SURGIR RAIOS NÃO É NESCESSÁRIO QUE ESTEJA CHOVENDO? POIS ESSAS FOTOS QUE ESTÃO NO VIDEO 2 EU NÃO TO VENDO CHUVA NA MAIORIA DELAS !!! :ninja:

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: