É coisa de macho. Metrossexual

22 jun 2011 | By

O novo guia essencial

Cuidar da aparência é, sim, coisa de macho. Na maior pesquisa já realizada sobre o assunto no país,  os homens contam como estão mais vaidosos, que produtos e serviços consideram essenciais e quais os problemas capazes de nos tirar o sono

Por dentro da vaidade masculina
As principais conclusões da pesquisa ALFA que ouviu quase 5 000 homens entre maio e junho deste ano

– 75% Se consideram vaidosos
– 15% Gastam mais do que as mulheres quando vão às compras
– 87% Compram perfume
– 75% Praticam exercícios físicos regularmente
– 60% Querem cuidar mais da aparência
– 45% Acreditam que qualidade de vida está diretamente associada a estética
– 54% Acham válido fazer plástica para se sentir melhor
– 55% Sentem-se incomodados com a barriga
– 38% Acreditam ser fundamental “se achar bonito” para ter boa qualidade de vida

Desodorantes

Cerca de 70% dos entrevistados usam o produto e o escolhem de acordo com a fragrância. Os especialistas aconselham a levar outros fatores em conta na hora da compra: se você tem suor forte, em odor ou quantidade, use apenas desodorantes sem aroma e sem álcool (componente que aumenta a evaporação) para não misturar odores e deixar a emenda pior que o soneto.

Antitranspirante, antiperspirante e desodorante: qual a diferença?
Antitranspirante e antiperspirante são a mesma coisa e têm a mesma função: reduzir a quantidade de suor eliminado. A maioria contém sais de alumínio, que servem como um tampão para os poros. O desodorante tradicional não tem essa função e, embora disfarce o cheiro do suor por causa do aroma, não impede a formação da asquerosa “pizza” na camisa. Os fabricantes de antitranspirantes começaram a adicionar a fragrância à composição por necessidade de mercado: homens só se sentem “protegidos” enquanto notam o perfume. Consultoria: Emiro Khury, diretor técnico da Associação Brasileira de Cosmetologia

Cabelos

Ao ser perguntados sobre o que mudariam em seu visual, quase 20% de nossos entrevistados disseram ser os cabelos. Esse item só perde para a barriga, que preocupa 55% das pessoas ouvidas. Vamos convir que é muito mais fácil e rápido dar um jeito no primeiro do que no segundo — e nem é necessário largar a cerveja (veja quadro ao lado).

Alerta que pode nos salvar
Novíssimo teste genético é capaz de dizer, com exatidão e muita antecedência, se você corre o risco de perder os cabelos – Por Sergio Amaral

O exame HairDX é a maior novidade no diagnóstico da calvície. Trata-se de um teste de DNA capaz de detectar, com até 80% de taxa de acerto, a probabilidade de um homem ficar careca. Aconselha-se fazer o teste antes dos 25 anos para quem tem casos de calvície na família e até os 40 para as demais pessoas. Aprovado por agências de saúde regulatórias dos Estados Unidos, da Europa e do Japão, o exame chegou recentemente ao Brasil e custa por volta de 1 000 reais. O procedimento é simples e rápido: a amostra de muco coletada com um swab (espécie de cotonete compridão) é enviada a laboratórios nos Estados Unidos, onde são avaliadas alterações em uma parte do cromossomo X que os homens recebem da mãe. Cruzando esses resultados com as informações do histórico de calvície na família, o médico obtém o diagnóstico. “Quanto mais cedo se descobre o problema, maiores são as probabilidades de sucesso no tratamento”, afirma Denise Steiner, doutora em dermatologia pela Unicamp e conselheira permanente da Sociedade Brasileira de Dermatologia.

O que fazer com os cabelos brancos quando…

…estão começando a aparecer
Relaxe e curta o visual. Dez em dez mulheres acham os primeiros fios brancos um charme.

…estão dominando
Se eles começarem a incomodar, camufle-os. Os salões aplicam um tonalizante na cor mais próxima de seu cabelo e deixam agir de 5 a 10 minutos. O produto dá um resultado bem natural, pois não cobre todos os fios brancos e sai com as lavagens

…tomaram conta
Os salões dispõem de uma técnica chamada luzes invertidas. O profissional aplica uma tintura na cor mais próxima de seu cabelo original em um terço dos fios. O efeito é anti-Silvio Santos: fica bem natural. O processo demora cerca de 1 hora e a manutenção deve ser feita de 45 a 90 dias.

…ficaram amarelados
O sol, a piscina e o mar podem deixar os cabelos com cor de dente sujo. Para reavivar o branco, use duas vezes por semana um xampu específico para cabelos grisalhos, c
Anti-idade e antiolheiras

Os olhos são a segunda parte do corpo preferida dos entrevistados — só perdem para as pernas. Então é bom tratá-los com o devido cuidado, eliminando as olheiras, que deixam qualquer um parecendo um panda, e amenizando as rugas tão fundas quanto o Canal de Suez.

A dupla fundamental para o rosto
Um pós-barba de qualidade e um creme para os olhos que previna rugas e amenize olheiras são tudo o que você precisa

• Compre produtos para seu tipo de pele.
• Esqueça tudo que contiver álcool na fórmula: ele resseca até peles oleosas.
• Se sua pele for seca ou normal, compre produtos com a palavra “balm” no rótulo. Se for oleosa ou mista, procure pelo termo “gel”.
• Nos complicadíssimos rótulos, procure os termos que importam: hipoalergênico (não causa alergia), proteção solar, vitaminas, antiaging (ou antirrugas), antioxidante, antirradicais livres. Consultoria: Fabia Schalch, dermatologista do Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo.

Depilação

Depilação é um tema sensível. Demais, para a maioria dos entrevistados: apenas 9% dizem ser adeptos. Mas 57% deles assumem aparar os pelos. De um jeito ou de outro, às vezes é necessário se livrar de tufos fora do lugar ou concentrações densas e amorfas.

Nem Tony Ramos nem Cristiano Ronaldo
Tipo de produto ou técnica para usar em cada parte do corpo

Nariz e orelha: Todos sabemos que, com a idade, pelos começam a aparecer em lugares estranhos. Estranhos e bem visíveis. Existem duas maneiras para limpar a área: aparador elétrico ou laser. As sessões de laser duram apenas 15 minutos.
Peito e barriga: Se você for daqueles que têm meia dúzia de pelos no peito, talvez seja interessante se livrar deles. Para pequenas áreas e pelos fáceis, use o Creme Depilatório Corporal DepiRoll for Men, que faz o pelo cair em 5 minutos.

Costas e pescoço: Território propenso a formações peludas estranhas ou mata cerrada que se embrenha até no último botão da camisa. A solução aqui é laser. Se seu problema for costas de King Kong, por exemplo, seis sessões de laser  o deixarão mais “devastado”.

Partes íntimas: Aparar a vegetação da área torna as atividades de sua parceira mais acessíveis, por assim dizer, e diminui a quantidade de suor.

Axilas: Menos “pizza” nas camisas já! Ajude seu desodorante a trabalhar e pode os pelos.

Pós-barba

Apesar de ter sido considerado frescura por muito tempo, hoje o pós barba é item essencial, usado por 84% dos entrevistados. Muito mais que uma loção para refrescar, ele ajuda na cicatrização da pele, previne pelos encravados e evita o ressecamento (ou o excesso de óleo, dependendo do caso). Alguns até funcionam como antirrugas. Por isso é tão importante escolher um bom, indicado para sua necessidade.

6 dicas para evitar pelos encravados

1. Faça a barba sempre no sentido de crescimento do pelo, nunca ao contrário.
2. Misturar ao gel, à espuma ou ao creme de barbear um pouco de condicionador de cabelos (ou gel para pentear) sem álcool. A combinação forma uma película sobre a pele, facilitando o deslizamento do aparelho de barbear e a agredindo menos.
3. Barbeie-se após o banho: além de os poros estarem dilatados (o que facilita a saída do pelo), a ausência de oleosidade facilita o trabalho da lâmina.
4. Use, de preferência, aparelhos com duas ou três lâminas. Troque-os a cada três utilizações: lâminas gastas cortam e queimam a pele.
5. Faça o último enxágue do rosto com água fria para fechar os poros.
6. Esfolie o rosto, com creme específico, duas vezes por semana.
Consultoria: Otavio Macedo, dermatologista da clínica Dr. Otavio Macedo, e Jardis Volpe, dermatologista da clínica Volpe, ambas em São Paulo

 

revista alfa

 

Misterio A+

Um comentário em “É coisa de macho. Metrossexual

  1. Elvira SLNo Gravatar disse:

    Cerveja de MACHO!!!

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: