Encontrado fragmentos da estatua de Amenhotep III, pai e avô dos faraós Akhenaton e Tutancâmon.

10 jan 2011 | By

Arqueólogos encontram peças de estátua do faraó Amenhotep III
09 de janeiro de 2011

Grupo de arqueólogos descobriu seis peças que faltavam em duas estátuas, uma do faraó Amenhotep III (1410 a.C. – 1372 a.C.) e outra de sua mulher Tiye, durante escavações na cidade meridional de Luxor.

A agência oficial de notícias egípcia Mena informou neste domingo sobre a descoberta e destacou a importância das seis peças, que completarão a enorme estátua de Amenhotep III e de sua mulher.

A estátua do faraó, que se encontra atualmente no Museu Egípcio, no Cairo, foi descoberta em 1889 em Luxor, a cerca de 700 quilômetros ao sul da capital egípcia. As peças agora resgatadas incluem uma parte do peito do rei, sua coroa, parte da perna direita e dedos de seu pé direito. Já os fragmentos da estátua de Tiye são parte de seu cabelo, seus dedos e seus braços.

Espera-se que as peças encontradas sejam transferidas em breve de Luxor para o Cairo para serem colocadas nas estátuas correspondentes.

Amenhotep III foi um faraó da XVIII dinastia egípcia. O seu longo reinado de cerca de quarenta anos correspondeu a uma era de paz, prosperidade e de esplendor artístico no Antigo Egipto. Estima-se que governou entre 1389 a.C.- 1351 a.C. ou entre 1391 a.C. – 1353 a.C,  um dos mais importantes reis da dinastia XVIII,  pai e avô dos faraós Akhenaton e Tutancâmon, respectivamente..

www.estadao.com.br

Edição: Rick Reymond

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: