Explore o corpo humano no Google Earth da Anatomia

26 set 2011 | By

Explore o corpo humano no Google Earth da Anatomia

Imagine poder conhecer em detalhes tudo o que acontece no corpo humano, umas das estruturas mais complexas da natureza, desenvolvida ao longo de milhares de anos e vários ciclos evolutivos. É o que Visible Body permite fazer: passear por complicados sistemas do corpo, como o digestivo ou o circulatório, encontrando informações precisas sobre o funcionamento de cada um deles.

Veja exemplo em vídeo:

Essa ferramenta foi desenvolvida por especialistas em Anatomia e Fisiologia, de modo a conter modelos muito precisos e em três dimensões de todos os componentes do nosso corpo. A estrutura corporal poderá ser visualizada por estudantes de medicina, professores ou até mesmo curiosos que têm interesse nesse tipo de conhecimento que envolve muita pesquisa e observação.

No total, Visible Body permite visualizar mais de 1.700 estruturas anatômicas do corpo, desde os complexos sistemas até órgãos mais simples. Por ser em 3D, dá ao usuário uma gama de opções relacionadas à forma como o conteúdo será explorado, tornando o aprendizado ou até mesmo a demonstração de um quadro de saúde mais simples e agradáveis de serem vistos.

Visible Body possui uma busca integrada bastante completa que permite fazer pesquisas por nome de estrutura ou órgão do corpo. Por meio dela você vai chegar ao sistema urinário ou ao coração, podendo visualizar os órgãos próximos a eles. Essa busca, no entanto, só funciona em inglês.

Funções:

São muitas as opções disponibilizadas pelo Visible Body para explorar o corpo humano em três dimensões. Algumas delas são:

Esconder, rotacionar e ver através de partes do corpo;

Aproximar ou distanciar a imagem (zoom) usando os comandos da tela ou a barra de rolagem do mouse;

Movimentar o modelo no espaço tridimensional, usando o painel de controle do próprio programa ou o cursor do mouse para essa finalidade;

Clicar em estruturas anatômicas para exibir nomes.

Cadastro e instalação

Antes de poder viajar pelos incríveis detalhes do corpo humano, será preciso fazer um cadastro grauito no site do desenvolvedor do programa. Quando a página for carregada, clique em “Try it for Free” (Teste gratuitamente), que será apresentado dentro de um botão verde. Em seguida um formulário irá pedir suas informações, tais como nome, senha e atividade profissional que exerce, além de pedir que aceite os termos de serviço do Visible Body.

Ao encerrar o cadastro clicando em “Continue” (Continuar), uma mensagem será enviada para o e-mail informado no formulário contendo a confirmação de que o cadastro foi feito com sucesso. A partir desse momento você já pode acessar o Visible Body com seu nome de login e senha. Em uma segunda etapa, vai ser necessário instalar o Unity Web Player, um programa fundamental para visualizar os gráficos em três dimensões de Visible Body na tela do computador.

Observação: o aplicativo gratuito só funciona no Internet Explorer 7 ou superior. Ele não será compatível com Google Chrome, Apple Safari, Mozilla Firefox ou qualquer outro navegador.
Como usar

Visible Body download

A interface do Visible Body é bastante intuitiva, embora esteja disponível somente em inglês, sem tradução para português do Brasil ou qualquer outro idioma. No lado esquerdo da tela aparecerão as opções de sistemas disponíveis para visualização, como o circulatório (ou cardiovascular) e o linfático. Aqueles que estiverem com um botão verde de “Add” ainda não foram carregados, então precisarão ser baixados pelo sistema do Visible Body para o computador antes de ser explorados corretamente.

No lado direito está o corpo humano propriamente dito. Assim que a janela é aberta, somente o esqueleto fica à disposição do usuário. No entanto, fazendo uso do menu à esquerda, será possível escolher quais camadas serão adicionados ao modelo virtual.

Uma espécie de joystick serve para controlar a inclinação do modelo em 3D. Logo abaixo dela fica o controle de zoom, permitindo aproximar ou distanciar o corpo humano, e também um menu com configurações de exibição. Depois de usar todas as alternativas, a “Reset All” colocará tudo de volta no lugar, permitindo que o internauta volte a passear pelo corpo, desse vez de uma maneira diferente da anterior.

Visible Body download

Sucesso internacional

Procurado por milhares de estudantes de gradução e professores, o serviço oferecido pelo Visible Body já é um sucesso. Mais de 150 mil pessoas ao redor do mundo já se cadastraram, de modo a gerar um tráfego no site de 3 milhões de páginas visitadas mensalmente.

Fonte: Techtudo

Mistério A+

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: