Gnose- desvende o ser que existe dentro voce

01 jul 2011 | By

Decifra-me ou te Devoro

Te advirto, seja tu quem fores!
Oh! Tu que desejas sondar os arcanos da natureza,
que se não achas dentro de ti mesmo aquilo que buscas,
tão pouco poderás achar fora.
Se tu ignoras as excelências de tua própria casa,
como pretendes encontrar outras excelências?
Em ti está oculto o Tesouros dos tesouros.
Oh! Homem! Conhece a ti mesmo e conhecerás
o universo e os Deuses…”

Tales de Mileto

A palavra “Gnose” significa conhecimento superior. Trata-se de uma sabedoria que existe no universo e no interior de cada um de nós. Este conhecimento é tão antigo quanto a própria humanidade. As antigas civilizações Maias, Astecas e Incas, praticavam a Gnose.

Quando a desenvolvemos, podemos entender o que acontece me nosso interior:  os nossos pensamento, emoções, o porquê das nossas ações, a origem dos nossos sentimentos e crises. Por conseqüência, compreendemos o verdadeiro sentido da vida e desfrutamos do maravilhoso dom que é viver.

Gnose como ciência é investigação, comprovação. Nos ensina os métodos científicos através dos quais podemos estudar os mistérios da vida e da morte e vivenciar por si mesmo as leis que regem a natureza e conhecer as outras dimensões.

GNOSE ou GNOSIS significa sabedoria. É a busca por um profundo conhecimento de si mesmo e do universo. Esse conhecimento nos permite entender o que se passa em nosso interior, ou seja, nossos pensamentos, sentimentos e o porque de nossas ações; e também saber mais sobre tudo o que está ao nosso redor, sobre as pessoas, as plantas, os animais, os planetas e as dimensões da natureza.

Gnose é “ciência divina”,”é conhecimento revelado”, “é experiência interior e direta” das grandes verdades e realidades da vida que se p rocessam simultaneamente nesta e em outras dimensões do universo. Acima de tudo, gnose é experimentar Deus, que é origem, causa, fonte e repositório de tudo que existiu e que ainda há de existir. Gnose é o que se poderia dizer, se o termo não tivesse sofrido tantos desgastes, de “experiência mística”.

Quantas vezes já ouvimos ou nos fizemos as perguntas: Para que estamos vivos? Porque existe o mal no mundo? O que acontece depois da morte? Qual o objetivo da existência humana? Estudando a Gnose poderemos encontrar resposta para essas questões, e ainda, melhorar nosso relacionamento com as pessoas, ter mais saúde, e o que é mais importante: encontrar o equilíbrio interior.

Em poucas palavras: sem menosprezar as conquistas da ciência e os dogmas das religiões confessionais (que têm seus papéis a cumprir) a gnose oferece meios, sistemas, técnicas, disciplinas e ensinamentos que podem levar o indivíduo ao conhecimento direto ou revelado.

Gnose é a resposta da esfinge
Gnose é a resposta da esfinge

Esta sabedoria não é de hoje, é tão antiga quanto a própria humanidade. É capaz de mudar a nossa vida e está esperando por nós em suas quatro colunas: Ciência, Filosofia, Arte e Mística.

 

Ciência é a investigação, comprovação. É desvendar os mistérios da vida e da morte, verificar as leis que regem a natureza, descobrir outras dimensões. Para isso, não precisamos de microscópios ou fórmulas, mas sim, de capacidades naturais do ser humano, como o desdobramento astral consciente, a concentração, a intuição, a clarividência. Poderes hoje atrofiados, mas que com esforço e as devidas técnicas podemos desenvolver.

A Filosofia nos propõe dois caminhos: “SER” ou “NÃO SER”? Escolher o “Não Ser”, é optar por viver preso aos nossos medos, dores, angústias, ressentimentos, apegos, etc. Ao invés disto, podemos escolher o caminho do “Ser”, e encontrar a verdade que está escondida em cada um de nós, o nosso Íntimo.

Como filosofia a Gnose nos ensina o “Ser ou não Ser” da filosofia. O Ser é nosso “Pai”, o que possuímos de mais perfeito em nosso interior, é Deus em nós. O ser nos confere beleza íntima; tal beleza emanam a felicidade perfeita e o verdadeiro amor. O Ser possui múltiplos sentidos de perfeição e extraordinários poderes naturais. O “Não Ser” são os defeitos, vícios e erros que levamos em nossa psique. O “Não Ser” é o obstáculo que impede a manifestação do que há de mais digno dentro de nós: a essência.

Voce é a força, energia pura
Voce é a força, energia pura

Já nas obras de Arte, o artista expressa aquilo que leva em seu interior. Se o artista é um Mestre, pode nos transmitir uma grande sabedoria. Aprendendo a apreciar os quadros de Leonardo da Vinci, as sinfonias de Mozart, as esculturas gregas, vamos descobrir o ensinamento que está alí oculto, e sentir emoções sublimes, superiores. Todas as grandes civilizações demonstram sua evolução espiritual na arte, e diversas culturas antigas como a Maia e a Egípcia são carregadas com profundas obras iniciáticas.

E quando nos referimos a Mística, falamos de nossa união com o Divino que há dentro de nós, o nosso Real Ser. Ser místico é poder conversar com os Anjos, é saber meditar, é ter novamente a pureza da Alma. A verdadeira Mística perdemos através do tempo, e precisamos reconquistar.

Com o conhecimento, sinônimo de Gnose, nos conheceremos verdadeiramente e descobriremos o propósito de tudo o que nos interessa conhecer.

A alma sábia imola tudo que ao ego alegra. Essa é a grande máxima do ego: DECIFRA-ME OU DEVORO-TE.
A alma sábia imola tudo que ao ego alegra. Essa é a grande máxima do ego: DECIFRA-ME OU DEVORO-TE.

Pricipio da vida  de um gnóstico

Mate o ego que existe em seu interior

O ego teme e sofre pela sua própria existência. Não somos nós que sofremos quando somos atingidos por qualquer circunstância, é o ego quem sofre.

Existem fatos em nosso dia a dia que seriam relevados com sapiência se não déssemos tanto valor ao ego, um brincador que permitimos nos sugar a inteligência.

Temos que tapar todos os buracos por onde o ego possa entrar, ou, vamos conviver com a verdade, a alma está engarrafada no Eu.

Nenhum mestre, nenhuma entidade virá nos mostrar o mapa da mina. Eles nos deram uma ferramenta: A INTELIGÊNCIA. Cabe a nós e somente a nós extirpar essa erva daninha de nossa condição humana. ACORDAR!

Acordando vamos eliminar de vez toda e qualquer faceta de ego em nós, reduzindo-o a poeira, para sermos livres de verdade, mestres de nós mesmos COMO SOMOS NA ESSÊNCIA, porque dentro da casa ego dorme profundamente a alma.

Fonte: Gnose

 

Mistério A+

2 comentários em “Gnose- desvende o ser que existe dentro voce

  1. AntonellaNo Gravatar disse:

    Por muito tempo mantive esta frase em meu perfil SL ( Decifra-me ou te Devoro ) apesar de ser uma frase forte , marcante quer dizer muitas coisas em poucas palavras.

    ” Não somos nós que sofremos quando somos atingidos por qualquer circunstância, é o ego quem sofre.” essa é a mais pura verdade, experiência própria. :wink:

    Acordando vamos eliminar de vez toda e qualquer faceta de ego em nós, reduzindo-o a poeira, para sermos livres de verdade, mestres de nós mesmos COMO SOMOS NA ESSÊNCIA, porque dentro da casa ego dorme profundamente a alma.

    Realmente temos que acordar :dizzy: :ninja: :happy:

  2. erick givigiNo Gravatar disse:

    eu estou facinado pela gnose. eu tive esperiencias de contato com o divino e sinto que estou no caminho do auto conhecimento, alem de ter a certeza que este autoconhecimento e o sntido da vida aqui pois ira influenciar no espiritual. tenho uma teoria muito interessante para partilhar se estiver disposto a ouvir. acho que consequi sintetizar uma teoria que explica o nosso mundo e a acao do mundo espiritual e motivo do mundo fisico. o motivo da acao impulsiona tudo e explica tudo, atraves dele a verdade é revelada. procure-me por favor se voce entender do que eu estou falando.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: