Não seja Antiético – O que é Etica?

24 maio 2011 | By

O termo ética deriva do grego ethos (caráter, modo de ser de uma pessoa). Ética é um conjunto de valores morais e princípios que norteiam a conduta humana na sociedade. A ética serve para que haja um equilíbrio e bom funcionamento social, possibilitando que ninguém saia prejudicado. Neste sentido, a ética, embora não possa ser confundida com as leis, está relacionada com o sentimento de justiça social.

A ética é construída por uma sociedade com base nos valores históricos e culturais. Do ponto de vista da Filosofia, a Ética é uma ciência que estuda os valores e princípios morais de uma sociedade e seus grupos.

Cada sociedade e cada grupo possuem seus próprios códigos de ética. Num país, por exemplo, sacrificar animais para pesquisa científica pode ser ético. Em outro país, esta atitude pode desrespeitar os princípios éticos estabelecidos. Aproveitando o exemplo, a ética na área de pesquisas biológicas é denominada bioética.

Além dos princípios gerais que norteiam o bom funcionamento social, existe também a ética de determinados grupos ou locais específicos. Neste sentido, podemos citar: ética médica, ética de trabalho, ética empresarial, ética educacional, ética nos esportes, ética jornalística, ética na política, etc.

Uma pessoa que não segue a ética da sociedade a qual pertence é chamado de antiético, assim como o ato praticado.

Siga as dicas e não seja antiético!

Fonte: Ética

Mistério A+

4 comentários em “Não seja Antiético – O que é Etica?

  1. Elvira SLNo Gravatar disse:

    Mas se sou protetora dos animais e a sociedade que me cerca acha certo maltratá-los, o que faço?
    Sigo a “minha” ética, em desconformidade com a sociedade que me cerca… Ou tento me enquadrar na sociedade que não me compreende? :ermm:

  2. Elvira SLNo Gravatar disse:

    Pra descontrair, já que ninguém quer responder minha dúvida… :whistle:

  3. RickReymondNo Gravatar disse:

    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
    E a ética onde fica ????
    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
    :devil: :silly: :devil:

    1. Elvira SLNo Gravatar disse:

      Dentro do envelope… Se o envelope chegar no cidadão :biggrin:

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: