NASA descobre planeta com condições habitáveis

07 dez 2011 | By

Astrônomos da NASA, a Agência Espacial Americana, descobriram um novo planeta aparentemente habitável. Segundo os cientistas, o Kepler-22b, como foi nomeado, possui temperatura média de 21ºC e se encontra 600 anos-luz distante da Terra. Foi rastreado pelo telescópio espacial Kepler, ativado em 2009 para explorar os céus em busca de mundos semelhantes ao nosso.

A verdadeira natureza do novo planeta, porém, permanece desconhecida. Sabe-se que possui um tamanho 2,4 vezes maior que o da Terra, mas sua massa e composição ainda não foram determinadas. Ainda assim, os astrônomos acreditam que pode se tratar de um planeta rochoso, com prováveis grandes quantidades de gelo.

O Kepler-22b gira em torno de uma estrela muito semelhante ao nosso Sol – sendo apenas um pouco menor e mais fria –, com um ano que dura 290 dias. Ele se encontra no que os astrônomos chamam de zona habitável, região em torno de uma estrela onde as temperaturas são medianas, possibilitando a existência de vida e de água líquida.
O novo planeta não foi a única descoberta do telescópio Kepler. Desde que entrou em funcionamento, o equipamento já registrou 2326 candidatos a novos planetas. Até agora, porém, apenas 29 deles – incluindo o Kepler-22b – foram confirmados como planetas de fato.

Revista Galileu

Misterio A+

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: