Saiba o que é, e como se defender dos engenheiros sociais

09 fev 2011 | By

Com certeza já ouviu falar de pessoas que clicaram em e-mails com propagandas ou e-mails do tipo “Veja fotos da  traição de sua namorada” e tiveram o computador infectado por vírus. Pois é a arte que faz as pessoas clicarem nesses tipos de e-mails é a “Engenharia Social”

O que é Engenharia Social?
Engenharia social nada mais é que uma forma de obter acesso a informações importantes ou sigilosas em organizações ou sistemas por meio da enganação ou exploração da confiança das pessoas!


Como age um Engenheiro Social?

Um engenheiro social tem em mente duas coisas: “Confiança e Curiosidade”, ou seja, se ele conseguir despertar a sua curiosidade ou tiver a sua confiança, isso já é uma oportunidade fantástica para ele agir.
Um Engenheiro social nunca vem despreparado! Se você se tronou um alvo para os engenheiros sociais, provavelmente ele já sabe algumas coisas sobre você, como por exemplo: o que gosta o que faz o que acompanha etc…

As pessoas hoje são muito atraídas por pessoas famosas, cantores, tragédias, e principalmente fofocas! Se hoje eu enviasse, por exemplo, duzentos e-mails para duzentas pessoas diferentes e o titulo desse e-mail fosse: “Veja:  Fotos de atrizes e atores antes da fama”, eu aposto que pelo menos cem das duzentas pessoas iriam abrir esse e-mail. Por quê? Simples, despertei a curiosidade delas sobre uma coisa que provavelmente elas jamais teriam oportunidade de ver, e fiz com que elas ficassem empolgadas e curiosas somente usando o titulo da mensagem!

A principal maneira de saber como um engenheiro social age, é saber que ele não terá limites para alcançar seus objetivos! E isso inclui: falsos e-mails com fotos de tragédias, com pessoas supostamente mortas, enfim…
Mas também é importante saber que um engenheiro social, não agirá somente pelo e-mail, mas também por redes sociais, pessoalmente ou até por telefone!

Como se defender de um Engenheiro Social?
A melhor forma de se defender de um engenheiro social é pensar! Usando o exemplo do e-mail acima, a forma de pensar é: “Fiz alguma inscrição em site de celebridades?” “Realmente existem fotos disponíveis de celebridades antes da fama?” e outra série de perguntas que podem ser feitas a si mesmo antes de clicar em um e-mail desse tipo, fiquem atentos pois por dia você pode receber em seu endereço virtual e até mesmo em sites de relacionamento social, de um até vinte emails com falsas mensagens, se liga galera o mundo virtual, não é tão seguro o quanto pensamos.

Fonte: Engenheiro sociais

Edição: Antonella Barcelos

Equipe Black Angel

Um comentário em “Saiba o que é, e como se defender dos engenheiros sociais

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: