O significado da famosa cruzada de pernas

12 set 2011 | By

Muitos sabem que, o gesto de braços cruzados indica que a pessoa é simplesmente fria. Pode ser uma forma de se resguardar, de se proteger ou de mostrar medo, timidez, força ou poder. De uma forma geral demonstra uma posição defensiva. O que indica o gesto de pernas cruzadas?

Considera-se que, este gesto causa a impressão que a pessoa está a defender a zona genital. Se comparar os dois gestos, então diríamos que, manter braços cruzados demonstra uma atitude mais negativa. Também podemos saber se o nosso interlocutor está ou não interessado na conversa.

O gesto padrão é quando uma perna se encontra sobre a outra, habitualmente a direita sobre a esquerda. Esta postura é característica entre os europeus, australianos e neozelandeses. Pode indicar uma postura nervosa, reservada ou defensiva. Em geral, é um gesto de apoio que ocorre junto com outros sinais negativos, e não devem ser interpretados isoladamente ou fora do contexto. Por exemplo, as pessoas sentam-se muitas vezes nesta posição durante as aulas ou quando tem-se que sentar numa cadeira incómoda.

Se alguém está com frio, também, intuitivamente toma esta postura. Se ao mesmo tempo a pessoa tem os braços e pernas cruzadas, indica um modo de fechar o circuito e bloquear a comunicação. E seria ridículo um vendedor pedir ao cliente sentado com braços e pernas cruzados que tomasse uma decisão. Esta postura é muito comum entre as mulheres, quando manifestam discordância em relação aos companheiros e colegas.

Fonte: Cruzar as pernas  

Antonella Barcelos

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: