O Trabalho em equipe, o incentivo e a motivação.

13 set 2011 | By

Trabalho em equipe ou trabalho de equipe é quando um grupo ou uma sociedade resolve criar um esforço coletivo para resolver um problema.O trabalho em equipe pode também ser descrito como um conjunto ou grupo de pessoas que dedicam-se a realizar uma tarefa ou determinado trabalho.

O trabalho em equipe possibilita a troca de conhecimento e agilidade no cumprimento de metas e objetivos compartilhados. Na sociedade em que vivemos, o trabalho em equipe é muito importante, pois cada um precisa da ajuda do outro.

Exemplo de uma atuação de um trabalho em equipe são os esportes ou atividades, em que times ou seleções jogam umas contras as outras.

O incentivo e a motivação

Como está sua motivação, sua vontade de vencer e conquistar novos horizontes? Motivar e ser motivado são uma das bases para o sucesso de toda equipe.

Sinergia – Refere-se à convicção de que dois mais dois podem ser cinco.

Não há dúvida de que o principal responsável pela motivação na vida do indivíduo é ele mesmo. Não devemos delegar essa tarefa para ninguém mais. Não assumir a responsabilidade pela motivação é, ao mesmo tempo, frustrante e pouco inteligente. É frustrante porque, uma vez que não dependemos dos outros para estarmos motivados, temos mais chances de alcançarmos a motivação. Também é pouco inteligente porque deixar o controle de algo tão importante nas mãos de outra pessoa é simplesmente um absurdo.

No entanto, o chefe, o empresário, o diretor, seja qual for o título da pessoa, tem alguma responsabilidade pela motivação dos seus funcionários? Sim, sem dúvida. Nesse sentido, a primeira que se deveria pedir a alguém em qualquer posto de comando é que, pelo menos, não desmotivasse seu pessoal. Em outras palavras, que não destrua as fontes de motivação intrínseca que os empregados trazem dentro de si. A ausência de muitos chefes durante o expediente é, não raro, motivo de celebração e de festa para seus colaboradores imediatos e, não por coincidência, nesse dia eles riem mais do que em todos os outros.

Quando fazemos de nossa jornada de trabalho o momento em que procuramos desenvolver nossos melhores talentos, e não como o momento em que estamos à disposição das vontades e dos caprichos de alguém com mais poder do que nós, somos mais produtivos para a empresa e para nós mesmos. É lamentável ver como, ainda hoje, muitos profissionais excelentes participam de certos jogos ridículos nos quais o que prevalece é a presença do indivíduo em detrimento de sua produtividade, em que a burocracia do local de trabalho predomina sobre o trabalho eficaz, a submissão aos desejos de quem manda impera sobre o intercâmbio transparente e sincero de idéias entre profissionais.

Depois de alcançar esse primeiro grande objetivo como chefe, isto é, não desmotivar os funcionários, há quem vá mais longe e defina condições de trabalho que permitam ao profissional dar o máximo de si. Como? As receitas são fáceis de identificar, mas extremamente difíceis de seguir:

  • Criar um ambiente de trabalho em que reine a confiança, a transparência, onde não haja receio de compartilhar idéias e onde ninguém esteja sempre certo.
  • Proporcionar condições de trabalho (salários, prêmios em geral, expectativas de crescimento profissional etc.) baseadas na meritocracia, reconhecendo e premiando toda contribuição de valor real para o negócio (constituído por acionistas, clientes, trabalhadores etc.).
  • Ter um responsável pela equipe disposto a apostar naquele empregado determinado a apostar em si mesmo: delegando, dando oportunidades de desenvolvimento — em suma, permitindo que as pessoas percorram o caminho que considerem mais propício ao crescimento: o seu caminho.

A Black Angel é o exemplo de não só apenas uma equipe, mais sim de uma grande família que está disposta a ultrapassar as barreiras das diferenças por um objetivo em comum vencer  e contamos com todos vocês sem exceções para que cada dia essa família possa crescer com uma estrutura de paz , força e amor entre seus membros, parabéns a Família Black Angel eu Antonella Barcelos Tenho orgulho de fazer parte deste antro de amizade e companheirismo.

Fonte: Wikipédia / Motivação  

Antonella Barcelos

2 comentários em “O Trabalho em equipe, o incentivo e a motivação.

  1. Nina ScorpioNo Gravatar disse:

    Realmente a Black angels é uma família, como toda familia há acertos e erros, temos que pesar que existem mais acertos que erros, estamos subindo em passos galopantes, passando uma galera que está a tempos na estrada…..parabéns a todas as meninas, cada uma com sua particularidade, pois todas se superam e vamos em frente o infinito é nosso limite!!!! :heart:

  2. RickReymondNo Gravatar disse:

    Parabens Antonella, o assunto abordado aqui hj está perfeito para a nossa equipe…
    Ninguem neste mundo é uma ilha , e nós so cresceremos se todos estivermos de mão dadas seguindo passo a passo cada fase para superarmos todos obstaculos.
    Nao podemos deixar ninguem cair, temos força juntos para ultrapassar todas as barreiras.
    Vamos em frente e seremos cada dia melhores. :cool:

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: