Passo Fundo, minha cidade natal (Terra do Teixeirinha)

13 fev 2011 | By

Caravela Passo Fundo

Caravela em Passo Fundo

Passo Fundo é um município brasileiro da região sul, localizado no interior do estado do Rio Grande do Sul. É a maior cidade do norte do estado, sendo considerada cidade média, com população estimada em 184.869 habitantes. Possui um grande número de edifícios, sendo uma das cidades mais densas do Estado. O PIB do município é de 3.065.273 mil reais (2007) e a renda per capita, de 16.723 reais (2007). A cidade é conhecida como “Capital do Planalto Médio” e “Capital Nacional da Literatura“. Fuso horário UTC−3, gentílico passo-fundense e área de 780,355 km², DDD 54.

Bandeira de Passo Fundo

Bandeira de Passo Fundo

O município Passo Fundo, emancipado em 28 de janeiro de 1857, teve sua formação a partir de 1827, como resultado da ocupação do Planalto Médio e Alto Uruguai, e seu território original hoje abriga 107 municípios do Rio Grande do Sul. Leva esse nome em razão de um rio de mesmo nome utilizado pelos tropeiros desde o século XVIII.

A Revolução Farroupilha quase causa o desaparecimento de Passo Fundo. Em 1833 a então freguesia tinha 419 habitantes. Quando do fim da revolução, em 1843 restavam cerca de 60 pessoas em precárias condições. Desestruturada pelas requisições de mantimentos, gado e cavalos pelas tropas que passaram pela região, reergueu-se e chegou a vila em 7 de agosto em 1857, quando foi instalada, sob a presidência de Manuel José de Araújo, a Câmara Municipal, com poderes executivos e legislativos.
Anos depois, no final do século, seu território foi palco de uma das mais sangrentas batalhas da Revolução Federalista: a Batalha do Pulador.
Em abril de 1964, o governador Ildo Meneghetti estabeleceu em Passo Fundo o governo do Estado do Rio Grande do Sul por 4 dias devido ao Golpe Militar de 1964.
Em 1979, ocorreu a Revolta dos Motoqueiros, única rebelião, no Estado, liderada por motociclistas, durante o Regime Militar.
Passo Fundo está localizado na Mesorregião do Noroeste Rio-grandense e Microrregião de Passo Fundo. Tem área de 780,355 km². A estimativa da população pelo IBGE, segundo o Censo 2010, é de 184.869 habitantes, sendo 88.076 homens e 96.793 mulheres. E localiza-se a 289km da capital do estado Porto Alegre.

Uma volta na Avenida Brasil (Sentido Leste/Oeste):

Passo Fundo no mapa

Passo Fundo no mapa

Na vegetação, predominam campos abertos com matas nativas do tipo floresta subtropical com araucária e outras espécies de pinheiros e coníferas. Os solos são derivados de derrame basáltico, profundos e bem drenados, pertencentes ao grupo Latossolo Vermelho, argiloso.

Situada em um relevo montanhoso a uma altitude média de 690 metros e com clima temperado, Passo Fundo apresenta um clima do tipo fundamental úmido (f) com variação específica subtropical (Cfa). A temperatura média anual é 17°C, com máximas em torno de 28°C em janeiro e 18°C em julho e mínimas de 17°C em janeiro e 8°C em julho. Os invernos podem ser ligeiramente frios com temperaturas abaixo de 0°C, sendo que já foi registrada a temperatura de -7°C em 18 de julho de 1975. Nos meses mais frios é comum a formação de geada e, mais ocasionalmente, a ocorrência de neve. A chuva é bem distribuída durante o ano, tendo o mês de setembro o maior volume (206.8 mm) e abril o menor (118.2 mm). Para cada mês, a umidade fica em torno de 70%. Não há ocorrência de seca.
Música Veterano:
  • Entre os principais bairros de Passo Fundo, estão:
São Cristóvão: É o maior bairro da cidade, e o melhor estruturado, possui o campo da Brigada Militar e o Estádio do Vermelhão da Serra como seus principais atrativos. Sua população é de aproximadamente 50 mil habitantes.
Boqueirão: É o segundo bairro mais importante da cidade, porém o mais completo, possui várias lojas, postos de gasolina, agencias bancarias, e outros serviços importantes. Nele está localizado o ginásio Teixeirinha.
Petrópolis: Outro bairro importante para a cidade, no qual está localizado o Bourbon Shopping e a RBS TV.
Vera Cruz: Chamada de “grande Vera Cruz”, o bairro fica localizado na zona norte da cidade, possui um porte médio, contudo, está desenvolvendo-se rapidamente. O bairro, é ponto importante para a construção, e muitas construtoras apostam nessa área para moradias.
São José: Um bairro pequeno, porém importante para Passo Fundo, pelo fato de estar na entrada da cidade e nele estar localizada a UPF (Universidade de Passo Fundo) e o Aeroporto Nacional Lauro Kortz. Sua população é de aproximadamente 14 mil habitantes.
Centro de Passo Fundo

Centro de Passo Fundo

Centro: O centro da cidade chama a atenção por ser um dos municípios com maior densidade de edifícios do Rio Grande do Sul.

* A cidade está se tornando um município que cresce para cima, chamados municípios de crescimento vertical, onde cada vez mais se observa edifícios com mais de 20 andares. Atualmente os maiores edifícios de Passo Fundo são o Edifício Dr. Paulo Secco com 24 pavimentos e o edifício Sun Life com 23 pavimentos, sendo que ja estão sendo contruídos dois edifícios, um de 24 andares chamado Residencial Abu Dahbi com 24 pavimentos e o Residencial John Kennedy com 32 pavimentos. Dessa forma o setor de construção civil é um dos que mais crescem na região e também onde mais falta demanda de trabalhadores, sendo que muitas empresas se vêem obrigadas à contratar trabalhadores de outros municípios.
Luiz Felipe Scolari

Luiz Felipe Scolari

A base econômica do município se concentra, fundamentalente, na agropecuária e no comércio, além de contar com forte setor em saúde e educacional (universitário).

A produção e a renda gerada no município estão centradas nos setores do comércio, sobretudo o varejista, e de serviços, responsável pela maior parte dos empregos gerados localmente; mais de 70,00% do emprego gerado no município de Passo Fundo está no setor terciário. Enquanto o número de empregos formais total aumentou 59,54% no período entre 1985 a 2005, o emprego no setor comercial aumentou 54,97%, no setor de industrial aumentou em torno de 52,00% e no setor de serviços 57,23%. O emprego no setor da construção civil atingiu o seu maior valor em 1994 (1.249 empregos) e em 2005 era responsável por pouco mais de metade desse número
A cidade conta com uma boa infraestrutura em hotéis, lojas de vestuário e eletrodomésticos, shopping centers, casas noturnas, restaurantes, cinemas, livrarias e teatros. Recentemente em setembro de 2009 foi inaugurada a expansão do Shopping Bella Citta, que com mais de 50.000 m² tornou-se o maior shopping do interior do Rio Grande do Sul. Além do Bella Citta Passo Fundo também conta com o Bourbon Shopping, no qual encontra-se o maior Hiper mercado da região norte do Estado. No total os 2 shoppings possuem 4 salas de cinema além de grande diversidade de produtos e extensas praças de alimentação, atendendo a demanda de toda a região.
Passo Fundo também conta com um grande espaço turístico no Parque da Gare, atrativo para inúmeros circos, parques, teatros e shows.
Música Eu sou do Sul:
Aeroporto Lauro Kurtz de Passo Fundo

Aeroporto Lauro Kurtz de Passo Fundo

Passo Fundo é considerado pólo em saúde, sendo considerado como terceiro maior centro médico do sul do Brasil. A cidade conta com um dos maiores e mais modernos centros de radiologia e radioterapia do sul Brasileiro, sendo esse hospital também, o maior do interior do Rio Grande do Sul. Possui ainda o único banco de tecido ósseo do Rio Grande do Sul.

A taxa de analfabetismo, em torno de 2,18%, é inferior à taxa média do Brasil, de aproximadamente 11,40% (PNAD/2004).
O município conta com 73 escolas públicas (34 estaduais e 39 municipais) e 9 particulares. Possui ainda oito instituições de ensino superior: a Universidade de Passo Fundo (UPF), localizada na BR-285, a Faculdade Anhanguera de Passo Fundo, Faculdade Meridional (Imed), Portal Faculdades, Faculdade Anglo-Americana, a Universidade Norte do Paraná – Pólo Passo Fundo (Unopar), Faculdade Senac e ainda o Instituto Federal de Ensino Tecnológico de Passo Fundo.
Música Gritos de Liberdade:
A Universidade de Passo Fundo é conhecida nacionalmente, e é nela que se realizam, a cada dois anos, as Jornadinhas e as Jornadas de Literatura, e trazem de diversas partes do mundo autores de livros importantíssimos, reconhecido como o maior evento literário da América Latina. Entre as escolas mais importantes destacam-se as particulares Colégio Notre Dame, o Instituto Educacional de Passo Fundo, Colégio Marista Conceição e entre as estaduais o Cólegio Joaquim Fagundes dos Reis, o Instituto Cecy Leite Costa, o Colégio Protásio Alves e a Escola Nicolau de Araújo Vergueiro (EENAV), sendo esta última a segunda maior escola pública do estado.
A Biblioteca Pública Municipal Arno Viuniski, fundada em 2 de abril de 1940, possui um acervo de mais de 40 mil livros disponíveis.
A Universidade de Passo Fundo possui uma rede de bibliotecas que totaliza um acervo de 92.434 títulos de livros e 227.232 exemplares e 2.808 títulos correntes de periódicos. Já o acervo da Biblioteca Central corresponde a 53.553 títulos e 133.558 exemplares, 254 unidades de CD-ROM, 27 títulos de revistas em CD-ROM e 830 normas técnicas da ABNT.
Rodoviaria de Passo Fundo

Rodoviaria de Passo Fundo

Estátua do Teixeirinha de Passo Fundo

Estátua do Teixeirinha de Passo Fundo

Passo Fundo possui três empresas para o transporte coletivo urbano da cidade: Coleurb, Codepas e Transpasso.

Coleurb, a maior de todas, possui cerca de 24 linhas que atendem a maior parte de bairros da cidade, seguida da Codepas, empresa em parte pertencente à Prefeitura Municipal, e a Transpasso, a menor.
A passagem é de R$ 2,20 (dois reais e vinte centavos), e possui somando todas as empresas cerca de 28 ônibus com APD (apropriado para deficientes), sendo 24 da Coleurb e 2 da Transpasso. A Codepas infelizmente não possui nenhum veículo com tal funcionalidade.
Passo Fundo é muito bem servida de linhas que ligam a cidade a vários estados do Brasil. A estação rodoviária de Passo Fundo possui 16 box (plataformas) e funciona 24h por dia, e recebe grandes linhas de ônibus
Desde o ano de 1981 Passo Fundo sedia, bienalmente, a Jornada Nacional de Literatura. O evento foi ganhando proporções até que, no dia 2 de janeiro de 2006 o presidente da República sancionou a Lei 11.264, que confere à cidade gaúcha o título de Capital Nacional da Literatura.
O Festival Internacional do Folclore é realizado em todos os anos pares, o Festival apresenta espetáculos artísticos com a presença de grupos de diversos países e estados brasileiros, com o objetivo de integração cultural.
Passo Fundo possui cerca de 20 entidades tradicionalistas, dentre eles 10 CTG.
Anualmente acontece a encenação da Batalha do Pulador, lembrando a batalha corrida em 27 de junho de 1894, durante a Revolução Federalista.
  • Pontos turísticos
Parque de Rodeios Roselandia

Parque de Rodeios Roselandia

Praça do Teixeirinha – Praça onde se encontra o monumento em homenagem ao conhecido cancioneiro tradicionalista Victor Mateus Teixeira, o Teixeirinha.

Marcos do Pulador – São dois marcos históricos, em forma de capitel, da Batalha do Pulador ocorrida durante a Revolução Federalista de 1893. De um lado, posiciona a Força Revolucionária dos federalistas ou “Maragatos”, de outro o Marco das Forças Legalistas Republicanas ou “Chimangos”.
Complexo Turístico de Roselândia – O local possui uma área com mais de 200 hectares, abrangendo cerca de 22 entidades, entre a sede campestre de clubes, CTG, kartródromo, escola de equitação e Parque de rodeios, sendo que somente este possui uma área de 75 mil metros de mata nativa.
Parque da Gare – O conjunto arquitetônico que forma o Parque da Gare relembra o antigo local onde passava o trem, tendo como ponto alto o “Monumento ao Homem Voador”, evocando o ferroviário. Atualmente o parque conta com espaços alternativos de lazer, prática esportiva, exposições de natureza cultural e artística.
Música Querência Amada:
Praça da cuia em Passo Fundo

Praça da cuia em Passo Fundo

Praça Marechal Floriano – Principal praça do município e cartão postal da cidade. Bastante arborizada, nela encontra-se a ‘Cuia de Passo Fundo’, símbolo oficial da cidade, doada em 7 de agosto de 1957, pelo Governador de São Paulo como presente pela passagem do centenário de Passo Fundo.

Chafariz da Mãe Preta – Construído em terra doada pelo Capitão Manoel José das Neves. No princípio servia para abastecer a vila de Passo Fundo. De acordo com a lenda, quem beber da água da fonte retornará a Passo Fundo.
Monumento das Missões – Monumento em homenagem à Redução de Santa Tereza de Igaí, fundada em 1632 pelo Padre Francisco Ximenes, considerada marco da expansão da Companhia de Jesus, os Jesuítas, no Planalto Médio.
Sétimo Céu – Belvedere localizada no bairro Petrópolis, de onde se tem uma vista completa da cidade. Muitas pessoas sobem ao local para apreciar o pôr-do-sol. O lugar já rendeu até composições musicais e Literárias como a canção homônima do músico local Eliezer Machado e o conto Sétimo Céu escrito por Markeli Rosin.
  • Patrimônio histórico
Catedral Passo Fundo

Catedral Passo Fundo

Igreja Matriz – Fundada em 1° de janeiro de 1893, localiza-se em frente à Praça Tamandaré, em terreno doado por Ramon Rico.

Capela de São Miguel Arcanjo – Fundada em 1835. Segundo a lenda da região, dois escravos que voltavam de uma guerra da Província encontraram a estatueta do Arcanjo Miguel à beira de uma lagoa e, ao regressarem, ergueram uma capela em pau a pique e telhado de capim. Desde então acontece a tradicional Festa de São Miguel.
Catedral de Nossa Senhora Aparecida – Inicialmente Capela de Nossa Senhora Aparecida, fundada em 23 de agosto de 1834. Em 1885 uma nova igreja foi construída no local e inaugurada em 10 de setembro de 1949. Na fachada externa possui quatro estátuas que simbolizam os evangelistas Mateus, Marcos, Lucas e João. Suas duas torres são inspirados no estilo grego.
Teatro Municipal Múcio de Castro – Antigo prédio da Câmara de Vereadores. Com capacidade para 208 pessoas, o teatro é palco de peças teatrais e exposições, entre outras atividades culturais.
Cassino da Maroca – Edificação localizada na esquina das ruas XV de Novembro e General Osório, onde, na década de 40 e 50, funcionava o bordel da Maroca. O ponto ficou famoso na cidade pelas grandes atrações musicais que por ali passaram e pelo luxo que cercava o palacete de três níveis, marco principal da então chamada “Rua do Meretrício”. Décadas depois o prédio foi sede do DOPS, durante a Ditadura Militar de 1964. A importância histórica do local remete diretamente há cidade de Passo Fundo, pois nos tempos áureos do Cassino, grandes nomes da sociedade passaram por lá. A artista plástica Ruth Schneider pintou em suas telas a história do Cassino. As obras podem ser apreciadas no Museu de Artes Visuais Ruth Schneider, em Passo Fundo.
Música Passo Fundo do coração:
  • Museus
Museu Histórico Regional – Criado em 1977 por decreto Municipal, e reestruturado em 1996. Tem por objetivo a preservação e difusão da memória, acervo e patrimônio histórico-cultural da região, divulgada através de exposições temáticas e temporárias.
Museu de Artes Visuais Ruth Schneider– pertencente à Universidade de Passo Fundo, foi criado em 25 de abril de 1996 e inaugurado dia 18 de maio do mesmo ano. A formação do acervo original partiu de, aproximadamente, duzentas doações feitas pela artista plástica passo-fundense Ruth Schneider, razão pela qual o museu leva seu nome.
Museu Zoobotânico Augusto Ruschi – Mantém coleções representativas do patrimônio natural, desenvolvendo programas de formação continuada e transmitindo à comunidade o conhecimento científico de forma integral.
Museu do Imigrante Leonardo Da Vinci – Pertencente ao Centro Italiano di Beneficenza e Assistenza Leonardo da Vinci. O espaço foi oficializado há três anos e reúne peças doadas por famílias de imigrantes, como também por brasileiros.
Museu Paixão Côrtes – Possui um acervo de indumentárias e objetos que contam a história do gaúcho através dos tempos, doadas pelo tradicionalista que dá nome ao museu.
Música Céu, Sol, Sul, Terra e cor:
Números de telefones importantes de Passo Fundo: PassoFundo.Net
Site da prefeitura de Passo Fundo: PrefeituraDePassoFundo
Notícias atualizadas de Passo Fundo: ClickRBS
Pesquisa elaborada com partes da Wikipédia, youtube, google e livros históricos, se copiar, cite este blog BlackAngelSL.Net como fonte.

16 comentários em “Passo Fundo, minha cidade natal (Terra do Teixeirinha)

  1. Uliana RubyNo Gravatar disse:

    Omg..somos vizinhosssss…pertinho da minha cidadeeeeeeeeee
    Sou de Erechim

    1. Elvira SLNo Gravatar disse:

      Que legal, bem pertinho!
      Como é bom sermos gaúchas! :lol:

  2. eliseteNo Gravatar disse:

    muiiiiiiiiiiiito legal parabéns pela homenagen a nós gaúchos bjsss

    1. Elvira SLNo Gravatar disse:

      Saudades de ti!

  3. Elvira SLNo Gravatar disse:

    O frio intenso marcou a manhã desta terça-feira em Passo Fundo. Além da geada de forte intensidade pintar de branco gramados, campos e lavouras, a temperatura mínima registrada entre as 6h e 7h foi de 1,8ºC negativos. Devido à ausência de ventos, a sensação térmica era a mesma que marcavam os termômetros. Em comparação com junho de 2010, o mês está mais frio, já que a mínima registrada no ano passado foi no dia 6, com 3,5ºC. Ontem a máxima não passou dos 10,6ºC.
    Para hoje, conforme o observador meteorológico da Embrapa Trigo, Ivegndonei Sampaio, ainda há possibilidade de ocorrência de geada de intensidade moderada e temperaturas baixas, mas o ar polar começa a perder força. A mínima ainda fica entre 0ºC e 2ºC e a máxima já pode passar dos 14ºC.
    Já na quinta-feira, a previsão muda. O dia fica parcialmente nublado a nublado, com temperaturas entre 8ºC e 16ºC, podendo chover isoladamente no final do dia. As temperaturas variam entre 7ºC e 18ºC. A instabilidade deve predominar até sábado, mas não em grandes acumulados como ocorreu na última semana. Já entre sábado e domingo, Sampaio destaca que há previsão de uma nova massa de ar polar de forte intensidade chegar à região, ocasionando temperaturas ainda mais baixas.

    Vejam as fotos aqui na reportagem do jornal local: :ninja:
    http://www.diariodamanha.com/noticias.asp?a=view&id=13968

  4. Elvira SLNo Gravatar disse:

    Passo Fundo é uma cidade verdadeiramente gaúcha, mas tão gaúcha, que de uns tempos pra cá até os carros começaram a andar no trote. Quem dirige, ou melhor, pilota, melhor ainda, tenta pilotar, sabe do que estamos falando.
    É o festival da buraqueira pra todos os gostos. Tem pequeno, grande, fundo, raso, tem uns tão “legais” que se duvidar dá pra esconder um ser humano lá dentro.

    Há algum tempo os cidadãos passofundeses vêm sofrendo com os buracos que tomam conta da cidade. Indignado, o povo resolveu se manifestar colando em seus carros um adesivo com a frase: PASSO FUNDO A CAPITAL DOS BURACOS! Se esperava que a reação dos governantes viesse no sentido de resolver tal problema, entretanto não foi esta a resposta de um dos vereadores da cidade. O vereador Roque Letti, advogado, proferiu um discurso na sessão plenária da Câmara que revoltou a população. Ofendeu a comunidade, dizendo que “cada um devia cuidar do próprio buraco” ou que tal manifestação ocorria porque o cidadão “estava levando algo em casa”. O vídeo foi postado na internet para comprovar esse absurdo. A indignação é tanta que as redes sociais estão fervendo com depoimentos do povo.. e não é para menos! Por ser advogado é conhecedor das leis, sabe que a Constituição Federal garante a todos o direito de expressão, mas de uma forma educada e inteligente e não com ofensas!
    Dizem que o povo anda muito silente aos problemas ocorridos no país.. mas quando se mobiliza em prol de melhorias é achincalhado por políticos que só estão no cargo graças ao povo que o elegeu! Isto é no mínimo revoltante!
    Mas nós cidadãos passofundenses, não baixaremos a guarda, continuaremos na luta para que tenhamos uma cidade que honre o título de Capital Nacional da Literatura e Capital do Planalto Médio, já que assim o diz o ilustríssimo vereador!

    Assista até 3:50min

  5. RickReymondNo Gravatar disse:

    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
    Mas tudo isso saiu na RBS do Sul …
    E ainda querem aumentar os vereadores nas camaras … affffffs
    kkkkkkkkkkkkkkkkkkk
    Acho que com tudo isso rolando pelo mundo virtual tua cidade toma jeito kkkkkkkkkkkkkk
    massss

    OBS: Passo Fundo nao é a unica cidade deste Brasil que esta nesta calamidade com as estradas … Os Governantes deveriam tomar uma atitude e antes de colocar mais deputados , vereadores pra comer o dinheiro do povo, deveriam sim arrumar as ruas, estradas e rodovias deste Brasil. :pouty:

    1. Elvira SLNo Gravatar disse:

      Falando em outras cidades, estou sabendo que colocaram adesivos em outra cidade tb, nos carros, como protesto, seguindo o exemplo de PF:

      “Visite Gravataí e ganhe uma multa”

      rsrsrs *A idéia perdeu a originalidade rsrsrs

  6. Elvira SLNo Gravatar disse:

    até os carros começaram a andar no trote…

    ahsuahsuahsuhsuahsa Achei muito engraçada a comparação! :lol:

  7. AntonellaNo Gravatar disse:

    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
    Putzz eu pensei que isso só existia em RC hahahahahahaha / Isso é um descaso com a população , parece que ninguém paga impostos tão caros affsssssssssssssssss

    1. Elvira SLNo Gravatar disse:

      kkkkkkkkkkkkkkk O pessoal tá indignado com os buracos, eu gostei dos agradecimentos pela pescaria do final do vídeo kkkkkkkkkkkkk
      Mas convenhamos, o de Passo Fundo é mais “curioso” pois passa automóveis e pessoas, na principal rua da cidade hsuahsuahsuahsuahsuahsa

  8. RickReymondNo Gravatar disse:

    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk isso ta virando moda mesmo! :silly:

  9. AntonellaNo Gravatar disse:

    Pode crer kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk :w00t:

  10. RickReymondNo Gravatar disse:

    Io/ virou matéria. :angel:

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: