Ultimas notícias sobre tecnologia e novidades sobre a internet

24 maio 2011 | By

Chrome e Firefox perdem barras de endereços

 

Os responsáveis pelo desenvolvimento do Chrome e do Firefox estão a testar a possibilidade de eliminar as barras de endereços dos browsers, num projeto que tem como objetivo deixar mais limpo a interface de navegação, dedicando mais espaço às páginas Web – uma tendência que vem sendo traçada nas últimas atualizações dos navegadores.

A novidade ainda está apenas em versão de teste e não é certo que se torne uma opção nas versões finais dos programas, mas a concretizar-se representa um impacto visual forte no design dos navegadores. Pode revelar-se particularmente útil quando se usam dispositivos com ecrãs menores, como tablets e netbooks.

Para os utilizadores do Firefox 4, a funcionalidade é disponibilizada através de um add-on que esconde automaticamente as barras de endereços sempre que não estão a ser usadas. Estas reaparecem quando se move o ponteiro do rato sobre o separador ou quando se muda de separador.

Número de computadores vítimas de malware baixa em Portugal

Ao longo de todo o ano passado o número de computadores que no país foram afectados por ameaças de segurança diminuiu de forma significativa. Se no quarto trimestre de 2009 Portugal figurou no top dos cinco países que em todo o mundo acumulavam mais vítimas de problemas de segurança informática, durante todo o ano passado melhorou essa posição e não voltou ao Top 5.

Num relatório de segurança ontem divulgado pela Microsoft (Security Intelligence Report), revela-se que as taxas de infecções no país flutuaram ao longo dos últimos seis trimestres, mas no final do ano os casos de malware tinham diminuído 37,6 por cento.

Ainda assim, os problemas mais comuns detectados nos computadores portugueses, no que se refere ao último trimestre de 2010, foram os que se incluem na categoria “Software potencialmente indesejado”, descreve-se no estudo da fabricante. Este tipo de problemas afetou 34,7% dos computadores com problemas de segurança, contra 27 % nos três meses anteriores.

Google alarga Social Search a mais 19 idiomas

 

No final de 2009 a Google apresentou o Social Search, que ficou acessível apenas para utilizadores do seu motor de busca nos EUA. Agora, prepara-se para disponibilizar “a nível global” a ferramenta que acrescenta uma dimensão “social” à pesquisa na Web.

A informação é avançada num blog oficial da Google, que agenda o lançamento para a próxima semana, sem referir uma data em concreto.

De acordo com os responsáveis, o Social Search ficará, para já, disponível em 19 línguas, mas está planeado o alargamento a outras. Não foram, no entanto, detalhados quais os idiomas contemplados pela ferramenta nesta primeira fase.

A funcionalidade permite tirar partido da rede de contatos online de um utilizador na altura de apurar os resultados de pesquisas feitas no Google, recorrendo a uma integração com outros serviços da empresa – como o Gmail, GTalk, Buzz, Blogger – ou redes sociais externas, como o Twitter, explicaram os responsáveis.

Os resultados recolhidos em páginas de conhecidos, conteúdos partilhados por estes, ou mesmo informações referentes a amigos, aparecem incluídos na lista de resultados das pesquisas no Google, que se tornam personalizadas, sendo dada preferência, na altura de mostrar os resultados, aos recolhidos com base na informação publicada ou partilhada por amigos.

Para isso, é preciso que o utilizador tenha uma conta Google e se encontre autenticado. Este poderá gerir quais os serviços que pretende “associar” a esta funcionalidade, determinando assim os contactos a ter em conta na altura de pesquisar.

Para já, é certo que o Twitter esteja na lista de “parceiros”, uma vez que é mencionado na mensagem online da empresa. Já ao Facebook não existe qualquer referência – o que dado o “azedar” de relações entre as empresas pode significar que este não será incluído na lista.

O anúncio surge poucos dias depois de o Bing, da Microsoft, ter estreado uma funcionalidade que aprofunda a integração entre o motor de busca e o Facebook para incluir nos resultados das pesquisas informações recolhidas na rede social.

 

Mozilla lança primeira beta do Firefox 5

Está disponível para download a primeira versão beta do Firefox 5, que conta, entre as principais novidades, com o suporte para animações em CSS – que promete incentivar o desenvolvimento, por parte dos programadores, de páginas Web que ofereçam uma experiência de navegação mais rica.

Com a disponibilização da beta apenas cinco semanas após a apresentação da versão para programadores (a “aurora”), a Mozilla dá início, com o Firefox 5, a um novo tipo de ciclo de lançamentos, mais curto.

“Esta mudança para um rápido ciclo de lançamento, permite trazer mais rapidamente até aos utilizadores as novas funcionalidades, melhorias ao nível do desempenho e estabilidade e atualizações de segurança”, escrevem os responsáveis na mensagem que anuncia a chegada da nova versão.

O novo modelo é também sinônimo de mudanças menos radicais de cada vez que é feito um lançamento, aproximando-se da lógica seguida com o Chrome, em que uma mudança na versão não e sinônimo de alterações radicais ao nível do aspecto ou funcionalidades. Também o Firefox passa a contar apenas com três lançamentos em cada versão: aurora (destinada a programadores), a beta para testes e a estável.

A beta do Firefox 5 traz também um botão para mudar de versão do browser em utilização – no menu “About Firefox”. A versão apresenta ainda melhorias ao nível do desempenho e estabilidade, que a Mozilla detalha no site onde disponibiliza o download.

Na passada sexta-feira, a Fundação apresentou também uma nova versão beta do Firefox 4 para smarpthones, que traz suporte a uma tecnologia que vai permitir aos sites darem aos utilizadores a possibilidade de não verem os seus dados de navegação registados por estes.

Fonte: Sapo Tek

Antonella Barcelos

 

 

Um comentário em “Ultimas notícias sobre tecnologia e novidades sobre a internet

  1. Elvira SLNo Gravatar disse:

    Que massa, navegar está se tornando cada vez melhor! :angel:

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: