1º de Dezembro dia do Numismata

30 nov 2012 | By

Numismata

1º de Dezembro dia do Numismata

Neste dia 1 de Dezembro é dia do Numismata, mas afinal o que é Numismata? Com que devemos comemorar esta data? Você conhece um?

A ciência que estuda as moedas e medalhas chama-se numismática. Numismata é aquele que se dedica à pesquisa ou à coleção dessas peças. Ele pesquisa vários fatores, como os aspectos técnicos, tipos de metal e peso em que as peças foram cunhadas, o local e a época em que circularam e os aspectos estéticos que fazem delas verdadeiras obras de arte.

No decorrer da história surgiram vários tipos de moedas. A princípio, o sal servia como pagamento de trabalho; dele derivou a palavra “salário”. O açúcar foi adotado em 1614 como dinheiro legal no Brasil, por determinação do governador Constantino Menelau. O ouro, a prata e o bronze foram escolhidos universalmente como referência de valor, chegando como tal aos nossos dias. As peças tinham formas como barras ou lingotes, anéis, brincos etc. Aos poucos, a moeda tomou a forma de placa circular no Ocidente, enquanto no Oriente eram utilizadas outras formas, como as quadradas, poligonais, perfuradas, ou feitas de outros materiais, como a porcelana. As barras de cobre circularam na Mesopotâmia e no Egito.

A numismática é importante porque se pode comparar o passado histórico da humanidade. Com as novas técnicas, pode-se analisar a composição química das moedas antigas para saber com exatidão como foram cunhadas.

Quando os governos perceberam os lucros que poderiam ser auferidos da moeda, tomaram para si o direito exclusivo de emissão. A moeda e a medalha têm sido não só símbolos nacionais, como também veículo de afirmação política, visto que, por meio delas, pode-se compreender o momento vivido pelo povo, e pela nação.

No Brasil, pode-se apreciar nas moedas a cunhagem das personagens da nossa história e das espécies da nossa fauna e da nossa flora.

Fonte: Rn RevistaNet

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: