Dia Mundial da Propaganda (4 de Dezembro )

04 dez 2012 | By

Propaganda

4 de Desembro Dia Mundial da Propaganda

Em uma época em que a comunicação se tornou algo imprescindível ao processo produtivo, a propaganda recebe destaque.

No dia 04 de dezembro de 1936, na cidade de Buenos Aires, aconteceu um encontro de publicitários e comunicadores em geral. Assim, foi criado o Dia Panamericano da Propaganda. A partir da década de 70, o dia ganhou abrangência internacional e passou a ser conhecido como Dia Mundial da Propaganda.

O termo propaganda, do latim Propagare, quer dizer multiplicar, espalhar idéias. Em outras palavras, propaganda é uma forma específica de apresentar uma informação ou pensamento.

Introduzida pelo Papa Clemente VII, em 1597, quando fundou a Congregação de Propaganda com o fito de propagar a fé católica pelo mundo, a propaganda, tem como objetivo expressar e espalhar princípios e teorias.

Por mais que tenha virado lugar-comum dizer que a propaganda é a alma do negocio, isso é a mais pura verdade.

Não são só os donos de empreendimentos que se preocupam com a propaganda, até Hittler conseguiu perceber sua importância.

Hoje, os políticos e até mesmo os governos em seus vários níveis investem na publicidade.

As técnicas da propaganda são variadas, mas hoje em dia, é comum associar o produto vendido à estilos de vida e à pessoas famosas.

O mundo estritamente comercial em que vivemos permite que a pessoa seja o que ela tem: o carro que ela tem, assim como as roupas e o tênis que usa, indicam que ela é e isso é bastante aproveitado pela indústria do marketing.

Além da técnica, muito da sua estrutura e da forma da propaganda dependem de regras estabelecidas pela experiência acumulada através dos anos, num saber-fazer que conduz e orienta sobre quando e como agir para se obter os efeitos desejados.

Políticos são muito preocupados hoje em dia com o seu marketing pessoal. A imagem do marketeiro político é cada dia mais presente em eleições.

É sua responsabilidade gerenciar a figura pública dos políticos, a imagem de bom pai , de alguém muito envolvido com a família e preocupado com o povo.

E a propaganda dos políticos nem sempre é explícita. Aparecer fazendo política em algum telejornal de grande audiência pode ser um Às escondido na manga.

Fonte: Portal São Fracisco

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: