Aniversário do famoso egiptólogo Howard Carter

09 maio 2012 | By

Google cria logo para homenagear arqueólogo Howard Carter

Google cria logo para homenagear arqueólogo Howard Carter

O aniversário do famoso egiptólogo Howard Carter, conhecido por ter descoberto, entre outros artefactos do Egipto Antigo, o túmulo de Tutankhamun em 1922, está a ser celebrado pela Google através de um novo doodle

No doodle de hoje o logótipo do motor de busca é substituído pela imagem de um homem, que representa Howard Carter, a olhar para um conjunto de tesouros arqueológicos que incluem sarcófagos ou estatuetas.

Com este doodle a Google pretende homenagear um dos arqueólogos e egiptólogos mais famosos do mundo, que faria hoje 138 anos se fosse vivo.

O nome de Howard Carter ficou marcado para sempre na História da arqueologia em 1922, quando descobriu o túmulo de Tutankhamun, o primeiro pertencente a um faraó descoberto por arqueólogos modernos.

Os seus trabalhos na área da arqueologia começaram ainda no final do século XIX, quando viajou para o Egipto aos 17 anos para supervisionar algumas excavações.

Em Novembro de 1922 quando se encontrava ao serviço de Lord Carnavon descobriu o túmulo de Tutankhamun e tornou-se o primeiro ser humano em cerca de 33 séculos a entrar num túmulo de um faraó egípcio.

Desde então dedicou a sua vida a documentar os artefactos encontrados naquele local, onde foram identificados mais de 5 mil objectos, entre os quais armas, instrumentos musicais, cosméticos ou roupas que permitiram dar aos investigadores do Antigo Egipto um novo olhar sobre a época.

Howard Carter viria a falecer em 1939, aos 64 anos, vítima de um linfoma.

Actualmente os seus arquivos estão a ser disponibilizados numa base de dados on-line por parte do Griffith Institute Archive da Universidade de Oxford, instituição onde foram guardados todos os documentos sobre os trabalhos do egiptólogo hoje homenageado pela Google, refere o Guardian.

Fonte: Sol Google

Antonella Barcelos

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: