Aplicativo incentiva boicote a empresas que apoiam lei antipirataria

12 jan 2012 | By

A briga entre as empresas contra e a favor da Stop Online Piracy Act (SOPA), a

Imagem mostra a mensagem que o aplicativo manda para o usuário caso o produto seja pró-SOPA: “Item ruim! Este produto está intimamente relacionado a uma companhia que apoia a SOPA” (Foto: Reprodução)

lei contra a pirataria que tramita no Senado dos Estados Unidos, chegou ao mundo real. Dois estudantes – contrários à lei – desenvolveram um aplicativo para Android que lê códigos de barra de produtos encontrados no supermercado e mostra se ele foi produzido por uma empresa que apoia a SOPA.

Segundo a página do aplicativo, chamado Boycott SOPA, é possível ler o código de barras de produtos de 800 empresas. Se uma delas apoiar a SOPA, o usuário recebe uma mensagem. A dupla também mantém um site atualizado com o nome de todas as empresas que apoiam a lei.

Grandes empresas que são contra a SOPA, como o Google, o Facebook e a Wikipédia, ameaçaram suspender suas atividades e causar um blackout na internet. Até agora, a ação é apenas uma ameaça e não tem dada para acontecer.

 A SOPA prevê a suspensão de sites e a prisão dos responsáveis por postar conteúdos ilegais por seis meses a cinco anos. Espera-se que a lei diminua a pirataria na rede e ajude a desmascarar sites que vendem drogas. No Congresso americano, a lei tem amplo apoio de congressistas tanto do Partido Republicano quanto do Partido Democrata, mas a votação, por enquanto, não tem data para ocorrer. Atualmente, a SOPA está no Comitê de Justiça do Congresso.

Fonte: Revista Época 

Antonella Barcelos

2 comentários em “Aplicativo incentiva boicote a empresas que apoiam lei antipirataria

  1. RickReymondNo Gravatar disse:

    Poxa vida! SOPA ???
    Não podia escolher entao PIZZA ???
    :devil: :devil:

  2. Elvira SLNo Gravatar disse:

    Bem… Eles não abrangeram este assunto ainda kkkkkkkkkkkkk

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: