Café pode afetar os níveis de hormônios sexuais das mulheres

02 fev 2012 | By

Bebidas com cafeína alteram a quantidade de estrogênio no organismo feminino

Um novo estudo mostra que mulheres que bebem duas xícaras de café por dia podem sofrer alterações nos níveis de estrogênio. Além disso, foi provado que a bebida pode aumentar ou diminuir a quantidade do hormônio sexual dependendo da etnia da pessoa.
A pesquisa, feita na Universidade de Utah, analisou cerca de 250 mulheres e verificou que asiáticas que tomam mais café tem níveis maiores de estrogênio do que aquelas quem não têm o costume. Já as mulheres brancas que consomem a bebida com mais frequência têm menor quantidade do hormônio e, no caso das negras, não há diferença significativa.
Outra descoberta do estudo foi que os níveis de estrogênio de mulheres que ingerem cafeína através de chás ou de refrigerantes (não diretamente no café) são sempre mais altos e, desta vez, sem conexão alguma com sua etnia.
Apesar dos níveis de estrogênio sofrerem alterações, foi verificado que o ciclo menstrual das mulheres não mudou devido a um maior ou menor consumo de cafeína. Mas mesmo com efeitos em curto prazo não sendo observados pela pesquisa, sabe-se que a quantidade do hormônio é ligada a endometriose, osteoporose e alguns tipos de câncer. “Então é importante que o consumo de cafeína seja levado em consideração na hora de estudar estas doenças e examinar pacientes”, conclui um dos autores da pesquisa, Enrique Schisterman.

Revista Galileu

 

Misterio A+

Um comentário em “Café pode afetar os níveis de hormônios sexuais das mulheres

  1. AntonellaNo Gravatar disse:

    :wassat: Vou ter de deixar de tomar café então :getlost:

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: