Exoplaneta descoberto recentemente tem mais água do que a Terra

27 fev 2012 | By

Cientistas afirmam que o planeta é diferente de tudo o que já foi estudado

Os astrônomos confirmaram que o exoplaneta GJ 1214b, encontrado em 2009, é formado em grande parte por água, assim como a Terra. Chamado de “Super Terra” pelos cientistas, a água e as altas temperaturas de sua superfície podem criar um ambiente propício à vida.

O exoplaneta (está fora do Sistema Solar) GJ 1214b está relativamente perto da Terra, localizado a 40 anos-luz de distância. Ele é maior do que o nosso planeta e menor do que gigantes como Júpiter. Através de observações feitas pelo telescópio espacial Hubble, os investigadores conseguiram estudar maiores detalhes.

Descobriu-se, por exemplo, que esse exoplaneta tem 2,7 vezes o diâmetro da Terra e uma massa quase 7 vezes maior. Completa uma órbitra em volta de uma estrela anã vermelha a cada 38 horas, a uma distância de 2 milhões de quilômetros. Por meio do cálculo da densidade do planeta, os cientistas puderam também comprovar que ele tem mais água que a terra e que a temperatura de sua surperfície é de cerca de 230ºC.

“Esse planeta é diferente de tudo o que conhecemos. As altas temperaturas sugerem que materiais exóticos podem existir por lá, como ‘gelo quente’ e ‘água superfluída’”, afirmou o astrônomo Zachory Berta, coordenador do estudo.

Os cientistas especulam que o GJ1214b começou se formar longe da sua estrela, onde o gelo era abundante, e que depois se aproximou, passando pela zona onde as temperaturas à superfície seriam semelhantes às da Terra.


Revista Galileu

 

Misterio A+

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: