Laser pode detectar traços de drogas em suas roupas

16 jul 2012 | By

O equipamento, mantido em segredo pelo governo dos EUA, pode descobrir tudo sobre você – a 50 metros de distância

Daqui a um ou dois anos, o Departamento de Segurança dos EUA vai saber tudo sobre você simplesmente analisando suas roupas a uma grande distância, graças a um novo laser. Disparou uma arma? Ele detecta a pólvora. Usou drogas? Ele sabe. Mas você mal vai perceber que está sendo observado tão de perto.

O equipamento, que está sendo chamado de laser molecular, deverá ser instalado em aeroportos e fronteiras do país. Ele é milhões de vezes mais rápido e preciso do que o sistema atual de detecção de substâncias. O que significa que pode detectar não apenas drogas, mas qualquer material com que você tenha entrado em contato.

O laser molecular foi criado por uma companhia chamada Genia Photonics, que promete que o uso de sua tecnologia pode ser ainda maior. Afinal, por não precisar estar próxima (a 50 metros de distância, as informações coletadas ainda são precisas) e muito rápida, ela pode ser instalada em postes, lojas, elevadores – e analisar todos os passantes. Se você tentar levar um lanche de casa para o cinema, por exemplo, a máquina vai saber.

Obviamente, questões de privacidade já foram levantadas. Afinal, se essas máquinas captam não só substâncias perigosas, o que mais elas captam? Quem irá analisar esses dados e o que eles procurariam? Remédios para identificar pessoas doentes? Químicos que mostram que cosméticos usamos? As teorias são muitas. E você, o que acha do uso desse laser?

Revista Galileu

Mistério A+

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: