OpenSimulator ou OPENSIM – O mais novo Servidor 3d para múltiplos usuários

06 fev 2012 | By

Introdução: OpenSimulator  (OpenSim), o que é isso?

OpenSimulator é um Servidor 3d para múltiplos usuários, ele é gratuito e tem seu código fonte aberto. É usado para criar um ambiente virtual (ou um mundo) que poderá ser acessado por vários usuários através de uma rede (local ou internet). Em resumo o OpenSimulator é um CLONE, ou melhor, tem como objetivo ser o clone do SecondLife, totalmente gratuito e livre para todos. Outro objetivo do OpenSimulator, é se tornar o padrão para WEB 3D, e ele está mais próximo que o SecondLife, não pela qualidade, mas pelo simples fato do OpenSimulator ser gratuito e código fonte aberto.

Na prática, o que eu posso fazer com o OpenSimulator? Exemplo assista o vídeo abaixo.

Praticamente tudo, como se você fosse o dono da Linden Lab e não somente um Residente proprietário de uma ou mais regiões do SL. Abaixo alguns exemplos de utilização (do mais fácil para o mais difícil):

1- Instalar o OpenSim e Viewer em seu único computador com 4 regiões (vazias) e acessar localmente (conhecido como StandAlone). É possível instalar em um pendrive também.

2- Instalar o OpenSim em um simples servidor na sua casa (rede local), os demais computadores (com viewers) acessando as regiões hospedadas no servidor.

3- Instalar o OpenSim em um servidor com acesso a internet, e permitir que seus amigos em qualquer lugar do mundo acessem suas regiões, bastando configurar nos viewers o IP da máquina a ser acessada.

4- Instalar o OpenSim em um servidor na sua casa e configurá-lo para fazer parte do HyperGrid, com isso residentes de outros servidores OpenSim poderão ver e teleportar para as regiões do seu servidor.

5- Por último, meu preferido, você instala um servidor Controlador (Grid Manager) e vários servidores OpenSimulator, construindo assim seu próprio GRID com N regiões (dependendo de quantos computadores e capacidade de rede você tiver disponível).

Quais as tecnologias utilizadas no OpenSimulator? 

Foi escrito utilizando o Microsoft .NET Framework e por isso funciona em computadores com o Sistema Operacional Windows, e com o Framework Mono é possível utilizar em servidores Linux.

Posso utilizar qualquer Viewer do SecondLife? 

Infelizmente não, o viewer oficial do OpenSimulator é o Hippo OpenSim Viewer (leve e de fácil utilização, também recomendo o Imprudence ou o Meerkat (que funcionam em Windows 64 Bits).

Quem utiliza o OpenSimulator?

Muitas universidades americanas e européias migraram ou estão migrando do SecondLife para Grids OpenSimulator (por motivos financeiros) e algumas grandes empresas de tecnologia possuem projetos (ex. IBM e Intel).

Espero ter cooperado para um maior entendimento do que é o OpenSim, em minha recente pesquisa informal com aproximadamente 20 residentes experientes (mais de 3 anos de SL) somente 1 sabia realmente o que era o OpenSimulator (ou OpenSim) e quase ninguém demonstra interesse, vai entender…

Conheça melhor o projeto OpenSim:
OpenSim.ORG: http://opensimulator.org
OSgrid: http://www.osgrid.org/ – Maior Grid OpenSimulator
OpenLife Grid: http://www.openlifegrid.com/
ReactionGrid: http://www.reactiongrid.com/
ScienceSim:  http://www.sciencesim.com/wiki/doku.php

Por : Hudson Wolfenhaut

Fonte: Mundo Linden 

Antonella Barcelos

Um comentário em “OpenSimulator ou OPENSIM – O mais novo Servidor 3d para múltiplos usuários

  1. RafaelaNo Gravatar disse:

    aii good my life :devil:

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: