Tristeza – O que é? Por que acontece e como evitar .

19 mar 2012 | By

É triste. Ainda são encontradas as definições de tristeza como mágoa, aflição, pena, angústia, inquietação ou melancolia . É normal sentimentos como esses invadirem etapas de nossas vidas, e segundo estudiosos da Universidade de Warwinck, todas as pessoas estão disponíveis a picos de alegria, euforia e também tristeza.

Ainda segundo os estudos da Universidade Norte Americana, a probabilidade de termos episódios de tristeza profunda é muito maior na meia-idade, lá pelos 40 anos, do que na juventude ou na velhice.
O quadro mais grave do sentimento de tristeza denominado “tristeza reativa” acontece por meio de alguma perda dolorosa ou grande decepção é algumas vezes chega a ser confundida com a depressão. O que distingue, basicamente, os dois estados de espírito é a quantidade, ou seja, a intensidade com que acontece os sentimentos, pensamentos e ações negativas e de desânimo. A depressão é uma tristeza, intensa e que com mais frequência pode comprometer a saúde, os relacionamentos e o trabalho.
Para nossos leitores selecionamos algumas ´para eliminar a tristeza, de acordo com a fase do desenvolvimento do sentimento. A primeira fase é o estado de choque: quando você depara-se com uma situação que não pode resolver, por exemplo. Fique calmo. O descontrole só irá atrapalhar a resolução de algum problema e nem todas as pessoas são capazes de fazer tudo, ao mesmo tempo. Fique tranquilo dentro de suas possibilidades.


Na segunda fase tentamos negar, não aceitando algumas ocorrências da vida. O resultado é inverso: ao despertar da ilusão, a tristeza é ainda maior. Tempo passou sem que nada pudesse ser mudado. Na terceira fase, a raiva alimenta a tristeza em raízes profundas. Um dos piores agravantes é a autopunição. Não culpe –se por fatores que já não pode modificar e anime-se para corrigir o que ainda é possível e corra atrás de objetivos e realizações. A quarta fase da tristeza é marcada pelo desespero, o que não dignifica que os tristes irão esbravejar a agonia. Não se declare como uma pessoa sem esperanças, que deve isolar-se do mundo por qualquer motivo. Vislumbre saídas e encare a necessidade de ter mais ânimo para a vida. Coragem e determinação nunca falham para quem quer seguir em frente.

Há fases na vida que temos que passar por certas situação, é um tipo de teste sobre como encarar a vida e os problemas que ela acaba nos envolvendo, fica uma dica além de todas acima, seja persistente em querer sai deste estado de tristeza profunda, é difícil você se sente como se não houvesse, chão embaixo dos pés, como se você tivesse caído em  um buraco frio, úmido, escuro e sozinho sem ninguém , mas você precisa entender que há vida após a decepção e que você precisa retornar a realidade.

“Os tristes acham que o vento geme; os alegres acham que ele canta.”

Fonte: Tristeza  

Antonella Barcelos

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: