Suspeito de mandar carta letal a Obama seria imitador de Elvis

18 abr 2013 | By

Paul Kevin Curtis ganharia vida se apresentando como cantor, diz TV.
FBI suspeita que Curtis tenha enviado ricina para Obama, na quarta (17/04/13).

Tribute to Elvis Presley Nashville, TN

O homem suspeito de ter enviado uma carta contaminada com substância letal ao presidente dos EUA, Barack Obama, leva a vida se apresentando como Elvis Presley, segundo a rede de TV dos Estados Unidos, CBS.

Paul Kevin Curtis, de 45 anos, identificado pela polícia americana como o suspeito, aparece em um vídeo postado em seu canal do Youtube cantando com as roupas e o visual do cantor norte-americano. Veja o vídeo.

Curtis, de 45 anos, foi preso em sua casa em Corinth, no estado americano do Mississipi, na quarta-feira (17), por autoridades federais sob suspeita de ter enviado a carta com ricina. A correspondência foi interceptada antes de chegar ao presidente.

Segundo as autoridades, o envio não tem nada a ver com os atentados à Maratona de Boston, na segunda (15), que deixaram 3 mortos e mais de 180 feridos.O que é ricina?

 Oque é Ricina

 

A ricina é uma toxina fatal para humanos até mesmo em doses extremamente pequenas. Apenas 1 miligrama já é uma quantidade mortal se for inalada ou ingerida, e somente 500 microgramas da substância poderiam matar um adulto se injetada (CDC). A ricina é proveniente da mamona (Ricinus communis) e está presente na pasta resultante da moagem das sementes para extrair óleo. Ela pode ser apresentada como um pó, nebulizada ou como pílula.

A ricina é uma proteína inibidora de ribossomos – ela danifica irremediavelmente os ribossomos que realizam a síntese das proteínas nas células. As proteínas inibidoras de ribossomos encontradas na mamona são extremamente poderosas, e o envenenamento por ricina pode provocar danos graves nos principais órgãos.

O que acontece se eu ficar exposto?

A ricina na medicina

A ciência médica está explorando o uso de ricina em situações terapêuticas. Com o uso da ricina para destruir determinadas células, o veneno pode ajudar no tratamento de doenças como o câncer. 

A ricina pode ser fatal se inalada, ingerida ou injetada. Embora o contato da ricina com a pele ou os olhos possa causar dor, normalmente ela não é fatal nesse tipo de exposição.

 Os sintomas iniciais de doença provocados pela ricina, que podem aparecer a qualquer momento entre três e 12 horas a partir do momento da exposição, e incluem tosse, febre e dores de estômago.

Se ingerida, os principais sintomas nas primeiras horas são dores de estômago, gastroenterite, diarréia e vômito com sangue. No decorrer dos primeiros dias após a exposição, a vítima pode experimentar sintomas de desidratação e baixa pressão sangüínea.

inalação de ricina pode se manifestar como danos aos pulmões, incluindoedema pulmonar (em inglês) (acúmulo de fluido e inchaço dos pulmões).

Outros sintomas possíveis incluem doenças repentinas (em inglês) e problemas no sistema nervoso central.

Se a exposição for grave, a vítima provavelmente morrerá em até cinco dias. Se não ocorrer a morte nesse prazo de tempo, a vítima muito provavelmente irá se recuperar. Não há antídoto conhecido para o envenenamento por ricina.

Revista Galileu

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: