Abstinêncianet.com

28 maio 2013 | By

Sem acesso à rede, viciados em internet se sentem irritados, tristes e mal-humorados

Checar e-mail, ler notícia, conferir as redes sociais, passear por blogs, descobrir novos tumblrs. Uma rotina virtual agitada não é novidade para a maioria dos usuários de internet mundo afora. Só que nem todos agem com0,,69822626,00 naturalidade quando precisam ficar horas longe de uma conexão. Uma pesquisa realizada pelas universidades de Swansea, no Reino Unido, e Milão, na Itália, mostra que pessoas viciadas em internet podem manifestar sintomas de abstinência quando o acesso à rede é restrito. Exatamente como acontece com dependentes químicos.

O trabalho envolveu 60 voluntários com idade entre 22 e 28 anos. Eles passaram 15 minutos navegando por seus sites favoritos e, depois, responderam a questionários que avaliavam seu humor e o nível de ansiedade. Aqueles classificados em testes psicológicos como dependentes apresentaram irritação, mau humor e sentimentos depressivos. “Em todos os tipos de vício, surgem sensações negativas quando o efeito da substância cessa ou o comportamento é interrompido. Esse é um dos sintomas da abstinência”, explica à GALILEU Phil Reed, professor do departamento de psicologia da Universidade Swansea.

Embora não seja oficialmente reconhecida como doença, a dependência de internet preocupa os profissionais de saúde. O novo volume do Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais da Associação Americana de Psiquiatria, que deve sair ainda este ano e é a principal referência na área, inclui o transtorno em seu apêndice e atenta para o crescimento do problema. “Estudos apontam que 10% dos usuários de internet são dependentes. Só no Brasil, isso corresponde a 8 milhões de pessoas”, estima o psicólogo Cristiano Nabuco, coordenador do Grupo de Dependências Tecnológicas do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas de São Paulo. “Mas, de maneira geral, ainda falta consciência de que o vício na rede é um problema de saúde”, conclui.

SINAIS DO VÍCIO
Dependentes de internet manifestam os cinco primeiros sintomas e ao menos um dos três últimos

1. Preocupação excessiva com a internet.

2. Necessidade de aumentar o tempo online para ter a mesma satisfação.

3. Esforços repetidos para diminuir o uso.

4. Irritabilidade e/ou depressão.

5. Alterações emocionais quando o uso é restringido.

6. Ficar mais tempo conectado do que o programado.

7. Deixar que a internet atrapalhe as relações sociais.

8. Mentir sobre a quantidade de horas conectado.

Revista Galileu

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: